março 26, 2005

Manga 10 (actualizado)

Último dia possível de manga. A frente passou durante a noite, mais rapidamente do que o esperado, proporcionando condições de vôo para hoje, mas com algum risco de Cb´s, tectos baixos e térmica fraca. Devido às condições meteo (decolagem encoberta) a manga teve que começar tarde. A manga delineada inicialmente tornou-se impossível de realizar quando alguns cúmulos mais encorpados começaram a descarregar na zona onde se desenrolaria, a Sul do Ibituruna. A manga foi alterada para o lado Norte mas continuou a ser demasiado longa para as condições do dia e a hora a que teria início, acresce ainda que a metade inicial foi feita com vento de frente, atrasando ainda mais o decorrer do voo. Resultado: ninguém no golo e alterações nos primeiros lugares da classificação geral!

De qualquer modo estabeleceu-se aqui um recorde muito difícil de bater em futuras competições FAI Cat.1: dez mangas voadas em onze dias de voo possíveis!

Resultados da manga:
1° Christian Maurer 29,7 km
2° Patrick Berod 29,0 km

27° Louise Crandal 26,9 km

76° Américo Sousa 21,9 km
78° Gil Navalho 21,8 km

92° Cristian Tamegger 16,0 km (lider do campeonato até à manga de hoje)

RESULTADOS FINAIS DO CAMPEONATO
1° Steve Cox (CHE)
2° Cristian Tamegger (AUT)
3° Stefan Wyss (CHE)

18° Louise Crandal (DNK)

47° Gil Navalho (PRT)
88° Américo Sousa (PRT)

Mulheres
1° Louise Crandal (DNK)
2° Ewa Cieslewicz (DEU)
3° Elisabeth Rauchenberger (CHE)

Países
1° Suíça (CHE)
2° Alemanha (DEU)
3° República Checa (CZE)

Publicado por Fernando Amaral às 08:09 PM

março 25, 2005

Manga 9

Devido à previsão de aproximação de uma frente fria foi definida uma manga com distância um pouco inferior às dos últimos dias: 53km, com três balizas em volta do Ibituruna e golo na base da montanha, no "Pouso do Carrapato". 98 pilotos chegaram ao golo. O primeiro foi o Italiano Luca Donini. O Américo foi o 23° piloto a chegar, cerca de 5 minutos após o primeiro e o Gil foi o 61°, aproximadamente 5 minutos depois. Estão agora na 87ª e 43ª posição, respectivamente.

Publicado por Fernando Amaral às 07:42 PM

março 24, 2005

Manga 8

A mais longa manga do campeonato - 76,4 km - foi ganha por... Petra Krausova! Pela primeira vez uma mulher ganha uma manga duma competição deste nível.
- "As mulheres estão a voar tão bem que para lhes ganhar fui obrigada a ganhar a manga", brincou Petra enquanto tirava fotografias com o 2º e 3º classificados do dia, todos a voar asas MAC-PARA Magus. A prova acabou muito tarde para o local - 16:30 - com as condições térmicas já muito fracas, pelo que menos de 20 pilotos terão chegado ao golo. (a confirmar)
Confirmação:
chegaram exactamente 20 pilotos, sendo o 20° o Português Gil Navalho.

Publicado por Fernando Amaral às 08:31 PM

março 23, 2005

Manga 7

Um dos melhores dias de voo deste campeonato. Foi estabelecida uma manga com 66,0 km. Na parte final cerca de 17 km com vento cruzado e 5 km com vento de frente. Ainda assim os primeiros pilotos percorreram os 58 km desde a linha de partida em apenas 2 horas. A chegada foi disputadíssima por uma quantidade enorme de pilotos. No final chegaram pelo menos 100 pilotos ao golo onde se incluíam os Portugueses Américo e Gil.

Publicado por Fernando Amaral às 07:31 PM

março 22, 2005

Manga 6

Contra-relógio de 53,1 km. Condições muito fracas no início melhorando drasticamente no final da manga. 60 pilotos no golo incluindo Gil Navalho e também Christian Tamegger (Austria) que continua imparável apesar do constante ataque dos Suíços Steve Cox e Stefan Wiss. Louise Crandal está na frente da classificação feminina e é 16ª na classificação geral!

Publicado por Fernando Amaral às 12:26 PM

março 20, 2005

1º dia sem manga

A aproximação da frente que tem ameaçado chegar nos últimos dias impediu a realização de manga. Espessas camadas de cirrus, cúmulos com base muito baixas e por fim a descolagem dentro da nuvem.
Amanhã também não haverá manga uma vez que é dia de descanso oficial.

Publicado por Fernando Amaral às 05:27 PM

março 19, 2005

Manga 5

Golo a 60 km com duas balizas intermédias. Nenhum piloto chegou ao golo, a chegada dos cirrus que estava prevista terminou a prova prematuramente. Stefan Wiss ganhou a manga com cerca de 54 km. Gil e Américo aterraram juntos voando cerca de 45km. Estão agora na 70ª e 100ª posição respectivamente.

Publicado por Fernando Amaral às 01:29 PM

março 18, 2005

Manga 4

A quarta manga revelou-se muito interessante para os espectadores na descolagem, uma vez que os pilotos passaram três vezes pelo Pico da Ibituruna depois da descolagem, e o golo foi o "pouso do carrapato" bem à vista da descolagem, após 58,2 km de voo. O Gil Navalho liderou a prova isolado, durante vários quilómetros, na primeira parte da prova. Acabou por ser apanhado pelo "pelotão", mas ainda assim chegou ao golo classificado no 15 lugar, com mais 3 minutos e 37 segundos que o primeiro - Christian Tamegger da Austria, e obteve uma excelente pontuação de 925 pontos. O Américo não conseguiu sobreviver ao "desligar" das condições térmicas cerca das 15:30 e ficou a 9 km do golo com 345 pontos.
O Gil protagoniza assim uma boa recuperação para a 67ª posição na geral e o Américo é agora o 109°.
De salientar ainda que o Brasileiro Frank Brown foi 5° na manga e que a equipa Brasileira tem 2 pilotos nos 10 primeiros lugares, "Bafinho" em 8° e o Frank em 9°, e por equipas está classificado na 6ª posição.

Leia notícia completa: "Manga 4"

Publicado por Fernando Amaral às 07:43 PM

março 17, 2005

Manga 3 - continuação

Americo Sousa
posição na manga: 41 (39.3km)
posição na classificação geral: 112

Gil Navalho
posição na manga: 48 (38.2km)
posição na classificação geral: 102

Publicado por Fernando Amaral às 11:59 PM

Manga 3

O Brasileiro Frank Brown volta a estar nos lugares da frente, desta vez vencendo esta manga de 52 km com menos de um metro de avanço para o Alemão Torsten Siegel. No final da prova as condições tornaram-se extremamente difíceis e apenas 5 pilotos chegaram ao golo. O Américo esteve no grupo da frente durante grande parte da prova, mas o seu grupo acabou por ficar quase todo aterrado quando as condições se deterioraram.

Publicado por Fernando Amaral às 01:41 AM

março 16, 2005

Manga 2

Manga de 62,5 km com as melhores condições de voo dos últimos dias. Norman Lausch venceu seguido de Frank Brown (BRA) e um total de 78 pilotos chegam ao golo. Aos pilotos Portugueses esta manga não correu da melhor forma tendo ficado ambos classificados abaixo dos 100 primeiros.

Publicado por Fernando Amaral às 01:21 AM

março 15, 2005

Manga 1

Foi estabelecida uma manga do tipo "race to goal" de 56,5 km com duas balizas intermédias. A janela de descolagem abriu às 13:00 o arranque para a corrida aconteceu às 14:00. Cerca das 15:40 Bruce Goldsmith chega ao golo imediatamente seguido por Christian Tamegger e um pouco depois por Oliver Rossel. Um total de 25 pilotos atingiu o golo, incluindo a piloto Espanhola Beatriz Garcia, num dia em que nenhum dos seus colegas de equipa o conseguiu. Este resultado da equipa Espanhola vem salientar a importância que pode ter a presença dos elementos femininos para a classificação da equipa, especialmente quando a equipa apenas conta com 2 homens, como é o caso da equipa Portuguesa. Os 2 pilotos Portugueses ficaram bastante próximos um do outro, com pontuações no meio da tabela. Será interessante analisar a quantidade de bons pilotos que progressivamente foi ficando pelo caminho quase desde o início do percurso:
http://www.2005worlds.com/results.asp

Publicado por Fernando Amaral às 03:33 AM

março 14, 2005

Briefings, desfile, cerimónia de abertura e más notícias

O dia começou com o primeiro "Team Leaders Briefing" do campeonato. Entretanto o processo de registo continuou até às 14:30 altura em que se concluiu que apenas 1 piloto dos 150 inscritos previamente não concluiu o processo em Governador Valadares. Esta única vaga foi atribuida, segundo as regras vigentes, a um piloto Norueguês. O piloto Português Diogo Pires ficou fora do campeonato e apenas temos 2 pilotos em prova: Américo Sousa e Gil Navalho.
Ainda se seguiu o Briefing sobre segurança, com todos os pilotos, o desfile e a cerimónia de abertura, mas o estado de espírito dos Portugueses presentes não era dos melhores.

Publicado por Fernando Amaral às 02:52 AM

março 13, 2005

Segundo dia de treinos oficial

Foi estabelecida uma manga semelhante à do dia anterior, ligeiramente maiotr. Varios pilotos fizeram golo.

Publicado por Fernando Amaral às 02:49 AM

março 12, 2005

Primeiro dia de treinos oficial

Foi estabelecida uma manga do tipo ida e volta de cerca de 50 km: Ibituruna, Posto Monza, regresso ao Ibituruna, com tempo de golo na "torre da Embratel" e golo (distancia) na Feira da Paz. O tecto estava baixo (pouco acima de 1000m), no regresso as condições ficaram muito fracas e os pilotos viram-se obrigados a fazer voo de sobrevivência para chegar ao golo. Pelo menos uns 20 conseguiram-no, incluindo um Português.

Publicado por Fernando Amaral às 01:32 AM

março 11, 2005

Quinto dia de "treinos livres"

Os indices de instabilidade para o dia de hoje eram incríveis. Às 13:30 já um cumulo-nimbos brutal continuava a desenvolver-se a Nordesde de Governador Valadares. Às 14:00 desabava violentamente sobre a cidade evoluindo muito rapidamente em direcção ao pico do Ibituruna. Ainda assim muitos pilotos conseguiram fazer os seus voos antes de as condições se tornarem perigosas. A direcção de voo preferida foi Conselheiro Pena (Sueste).

Publicado por Fernando Amaral às 01:21 AM

março 10, 2005

Quarto dia de "treinos livres"

Hoje o dia acordou ensolarado.
Voou-se desde relativamente cedo mantendo-se os tipos de treino dos últimos dias. Deverá ter sido o piloto Espanhol Borja Rodrigues quem conseguiu o maior voo do dia com cerca de 80 km.
Às 16:30 um cumulo-nimbos descarregava violentamente sobre Valadares e posteriormente sobre o percurso de voo habitual, a estrada para Caratinga, direcção Sul.

Publicado por Fernando Amaral às 07:48 PM

março 09, 2005

Terceiro dia de "treinos livres"

O dia amanheceu completamente encoberto. Ao meio-dia chovia abundantemente na descolagem, embora fosse possível perceber que as condições de voo em volta do monte Ibituruna eram boas. À uma da tarde os pilotos começaram a descolar para o melhor dia de "treinos livres" até agora. Embora a térmica continue fraca, estreita e com frequentes alterações da posição do núcleo, foi possível aos pilotos que voaram até mais longe fazer a distância de 67 km. As novas Advance (tipo kite) também já voam em Valadares e aparentemente sobem muito bem nestas condições fracas.

Publicado por Fernando Amaral às 10:55 PM

março 08, 2005

Continuam os treinos

Hoje voltou a ser possível treinar em G.V. Embora as condições continuem fracas os pilotos fizeram voos com várias idas e voltas até que a nebulosidade provocada por cumulo-nimbos distantes deixasse o solo à sombra.
A chuva não tem voltado em quantidade e a água do rio já baixou o suficiente para descobrir a aterragem na Feira da Paz.

Publicado por Fernando Amaral às 10:36 PM

março 07, 2005

Primeiros treinos

Finalmente a chuva parou, permitindo os primeiros voos de treino ao pilotos já presentes em Governador Valadares. Muita humidade mas deu para alguns voos de ida e volta e algumas distancias pequenas (cerca de 20 km). Térmica boa junto ao Ibituruna e fraquinha pelo caminho. As Boomerang 4 estão por todo o lado com muitos pilotos em estreia da asa no campeonato.
Entretanto a chuva foi tão seguida nos últimos dias que o Rio Doce transbordou e inundou as partes mais baixas da cidade, incluindo a aterragem oficial de Governado Valadares - a Feira da Paz.

Publicado por Fernando Amaral às 09:34 PM

fevereiro 09, 2005

Pilotos Inscritos

Veja aqui a lista de pilotos inscritos.

Publicado por Fernando Amaral às 03:13 PM