janeiro 19, 2004

A maneira do Samurai...(O Último Samurai)

Num tempo em que a honra como valor, se começa a desvanecer, um homem, um Gaijin (um estrangeiro), descobre os valores dos Samurais e a si mesmo...

"O Último Samurai" - "The Last Samurai" é o melhor filme que já vi este ano e, provavelmente poderei considerar que é o melhor filme que já vi nos últimos anos.

A história começa nos Estados Unidos, com um Herói de Guerra (Campanhas militares contra os Indios) Nathan Algren (Tom Cruise), Capitão do 7º de Cavalaria (que ficou famoso por causa do seu comandante, o General Custer e pelo massacre das suas tropas na Batalha deLittle Big Horn).

A vingança do Homem Branco sobre os Sioux, por causa dessa batalha ( e poroutros motivos, por vezes perfeitamente irracionais) é motivo de um sentimento de culpa do Capitão Nathan Algren. Para ele, não combatentes ( mulheres e crianças), não podem ser alvo de represálias. Para ele, foram mortes injustificadas, assassínios.

Por essa culpa, Nathan refugia-se na bebida... até que é contratado por um conselheiro do Imperador Japonês, como Conselheiro Militar.

Estamos em 1876, na Era "Meiji", o "Iluminismo" japonês.

O seu propósito é treinar o Exército imperial para combater a revolta dos Samurai.
Estes opõem-se ao progresso, porque está a acontecer de uma forma tão acelerada, que está a destruir os costumes ancestrais.

No primeiro recontro com os Samurai, o Exército Imperial é esmagado.

Não estava preparado para lidar com uma força eficaz e bem treinada como a dos “Samurai”.

Na batalha, Nathan fica ferido e isolado, mas a ausência de medo e a sua tenacidade leva a que seja poupado.

E a partir dai, começa uma viagem de descoberta, tanto por parte de Nathan, como do último Senhor Samurai, Katsumoto!

Do conhecimento nasce a amizade e admiração pela cultura Samurai (cujo significado é “Servir”)!

A honra de servir ideais, de servir causas e a coragem de fazer todos os sacrifícios pelas nossas crenças, ao mesmo tempo procurando aperfeiçoar-mo-nos como seres conscientes, julgo ser uma das muitas mensagens do filme.

Recomendo vivamente!

Publicado por emigas em janeiro 19, 2004 01:21 AM
Comentários