« Benfica desilude, Sporting vence | Entrada | E. Amadora 0-3 FC Porto »

domingo, 10 setembro 2006

Chegar tarde e a más horas...

Categoria: 06/07 Superliga , 06/07 Superliga , Benfica

O Benfica entrou na Liga Bwin.com (com uma semana de atraso) da pior maneira. Na sempre difícil deslocação ao Bessa, a equipa encarnada voltou a deixar a pálida imagem transmitida durante a pré-temporada e saiu derrotado por 3-0. Como se isso não bastasse, viu três dos seus jogadores serem expulsos, deixando transparecer a intranquilidade e falta de confiança que reina nesta altura no balneário, a começar na figura do treinador.

O Benfica é, neste momento, tudo menos uma equipa. Não só porque falta espírito de equipa., mas porque o principal problema continua a ser a falta de coesão. Os sectores continuam a jogar muito distantes e fica sempre a ideia de que é cada um por si. No Bessa, na primeira parte, o Benfica não jogou mal mas também não teve a arrogância que precisava para impor-se naquele reduto. Em vez dessa arrogância, no sentido positivo, de quem concilia qualidade técnica com entrega ao jogo, os jogadores não souberam controlar as emoções e nunca tiveram a serenidade necessária nestes momentos.

Mas o Benfica até nem jogou mal na primeira parte. Teve mais posse de bola, foi a equipa que mais procurou a circulação de bola. Faltou depois profundidade. Fernando Santos identificou o problema (pelo menos segundo as suas próprias palavras, no final do jogo), mas a solução encontrada não foi a melhor. O Benfica não precisava de mais um homem na frente. Por muito que Kikin viesse revolucionar, o Benfica não precisava de mais um homem na frente, precisava que os que já lá tinha jogassem mais perto uns dos outros e, por conseguinte, mais perto de Nuno Gomes.

Nem sempre é preciso mudar tudo quando se está a perder. O Benfica estava a perder, acima de tudo, porque cometeu um erro defensivo, e não porque estava a ser inferior ao adversário (ainda que também não estivesse a ser muito superior). A solução encontrada por Fernando Santos veio fragilizar ainda mais a equipa. Miguelito não estava a fazer uma exibição espantosa (alguém estava?!), mas a sua saída veio desequilibrar a equipa. O Benfica ficou com três jogadores no miolo (Petit, Katsouranis e Rui Costa), para igual número de jogadores no Boavista (Kazmierczak, Lucas e Tiago).

E se na primeira parte o meio-campo axadrezado já tinha dado conta do recado, no segundo tempo a tarefa foi ainda mais fácil. Lucas, que tinha como missão fechar o corredor direito, deixou de se preocupar com isso, porque o Benfica já não tinha ninguém nesse flanco. O médio axadrezado apenas lá aparecia em tarefas ofensivas, para em parceria com Zé Manel, criar superioridade numérica perante Léo. E o treinador do Boavista nem precisou de mudar nada para ajustar à equipa à entrada de um segundo avançado no Benfica. Hélder Rosário, que iniciou a partida adaptado à direita, fechou mais no centro do terreno, uma vez que não tinha um extremo a aparecer no se flanco.

A última substituição de Fernando Santos também remete para um aspecto que eu, por mais que veja futebol, nunca hei-de perceber. O que leva um treinador que está a perder por 2-0 a partir o meio-campo da sua equipa, retirando jogadores desse sector para meter em jogo avançados, mantendo até ao fim os quatro defesas?! O Benfica faz os últimos dez minutos do jogo (até às duas últimas expulsões), com um meio-campo formado por Petit, Nuno Assis e Manú!! E isto com os quatro defesas ainda lá atrás, provavelmente para evitar uma derrota mais pesada que, estranhe-se, acabou mesmo por surgir.

Acertos pontuais

Para além destas questões tácticas, também é importante fazer algumas análises individuais. Nélson continua muito longe das exibições que fazia há sensivelmente um ano, e pior, deixa a ideia de que as mesmas não se vão repetir. Fica também a ideia de que o Benfica vai passar o ano com mexidas no lado direito, com Alcides a ter as suas oportunidade naquele posto.

No centro da defesa há críticas a fazer aos dois elementos, mas Luisão tem alguma margem de manobra pelo que já fez, razão pela qual a minha atenção recai em Anderson. Depois de uns primeiros meses de bom nível, na época passada, o brasileiro fez uma segunda volta algo fraca e este ano também não está a convencer. Já se justifica plenamente a titularidade de Ricardo Rocha. Léo também não esteve bem mas tem duas atenuantes: o facto de ter vindo de lesão e as exibições da época passada. Por isso tem também margem de manobra.

No meio-campo existe o problema da conciliação de Petit e Katsouranis. O grego não joga mal mas fica sempre a ideia que aparece pouco em jogo. Ao Benfica faz falta um Tiago, um Maniche, alguém que consiga preservar a bola nos pés e transportá-la para a frente, alguém que apoie mais Rui Costa, que tem estado muito desacompanhado e que, como é óbvio, não pega na bola e resolve os problemas todos. Katsouranis até parece ter qualidades técnicas e tácticas para fazer esse papel, mas parece faltar-lhe alguma dinâmica. E o pior é que Beto e Diego não são as soluções para este problema, isso é certo.

Publicado por nuno travassos às 17:11

Comentários

"...entrou na Liga Bwin.com (com uma semana de atraso) da pior maneira."

Por acaso não acho. Deus os conserve sempre assim.

#1 | Comentado por: Alfredo Caiano Silvestre | 8 de maio de 2012 às 15:28

viva o fernando santos! tive o privilegio de assistir ao jogo mesmo aqui no brasil, passou na esporte interativo (www.esporteinterativo.com.br) para quem estiver por estas bandas. grande estreia dum grande benfica. acho estranhíssimo não estarem aqui 100 mensagens! viva o nosso benfica! e o porto que está mal, que é uma casa desorganizada.. já lá moram 3..

#2 | Comentado por: O Rei | 8 de maio de 2012 às 15:28

Aguardamos, ansiosamente, pelo castigo a ser aplicado ao Petit. Ao que indicam as regras, pode estar em causa uma punição de 4 jogos. Mas algo me diz que esta, a punição, se vai resumir a um mero jogo de suspensão... desta vez vão-se ver à rasca, pois não há jogos da taça pelo meio... :-)

#3 | Comentado por: Vandelart | 8 de maio de 2012 às 15:28

Aguardamos, ansiosamente, pelo castigo a ser aplicado ao Petit. Ao que indicam as regras, pode estar em causa uma punição de 4 jogos. Mas algo me diz que esta, a punição, se vai resumir a um mero jogo de suspensão... desta vez vão-se ver à rasca, pois não há jogos da taça pelo meio... :-)

#4 | Comentado por: Vandelart | 8 de maio de 2012 às 15:28

Também aguardo ansiosamente pelos castigos a aplicar aquela equipa que levou o José Pratas a fazer os 100 metros de costas...

#5 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 8 de maio de 2012 às 15:28

Também aguardo ansiosamente pelos castigos a aplicar àquela equipa que levou o José Pratas a fazer os 100 metros de costas mais rápidos da história do futebol português.

#6 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 8 de maio de 2012 às 15:28

Não sei o que se passa (espero que não seja nada pessoal), mas desde há bastante tempo que não consigo comentar nem ler todos os comentários. Calculo que isso seja um alívio para muitos.
Seja como for, o que queria dizer é que é uma pena que não tenha sido escrito nenhum post sobre as tão esclarecedoras escutas que vieram a lume na semana passada. O que eu gostaria de ler as opiniões de muitos opinadores puros e incorruptíveis sobre aquela conversinha inocente, em que a virgem de bigode escolhe um árbitro e veta quatro! Provavelmente foi tudo a partir das marisqueiras de Matosinhos.
Mas ainda mais do que isso, é uma pena que este blogue tenha ficado tão desequilibrado em termos clubísticos, provavelmente por falta de disponibilidade de muitos que aqui escreviam há um ou dois anos. Deixou de ter a piada e a qualidade que tinha.

#7 | Comentado por: joethelion | 8 de maio de 2012 às 15:28

Concordo contigo, joethelion. O terceiro anel está em declínio. Fomos avisados disso há uns meses atrás mas nunca pensei que fosse acontecer, de facto.
Quanto à virgem de bigode, é curioso que as escutas tenham passado a ter interesse quando entre dezenas de conversas escandalosas, finalmente aparece uma conversa com o presidente do Benfica. E é curioso que sejas tu a levantar o assunto. Logo tu, que sempre classificaste o caso do apito dourado como sendo um "fait divers" sem importância. Mas esta conversa já é importante. Uma conversa que pelo que li nos jornais, não refere fruta nem café nem rebuçados. No entanto, sou daqueles que pede prisão e irradiação para todos. Seja quem fôr e de que clube fôr. E se fosse para o Porto descer de divisão e perder dois ou três títulos, não me importava nada que esta conversa gravada também originasse a descida do Benfica ou a perda daquela taça de Portugal. Uma limpeza total, de cima a baixo. Para bem do futebol. E é isso que distingue a maioria dos portistas da maioria dos benfiquistas. Nós não cantamos o nome do nosso presidente nos estádios. Nem temos as nossas claques a fazer de guarda pretoriana à entrada dos tribunais. Nós cantamos os nomes dos nossos jogadores e prestamos-lhes homenagens em vida. Também os assobiamos. Também os insultamos. Mas não estamos agarrados a um dirigente porque no nosso clube, não é o presidente que marca golos ou faz assistências ou nos faz vibrar ou fazer quilometros para acompanhar a equipa.

#8 | Comentado por: Miguel J. Lopes | 8 de maio de 2012 às 15:28

Nem mais Miguel !

#9 | Comentado por: Johnny Rook | 8 de maio de 2012 às 15:28

3 na pá para começar, não está mau!!!
Mas ainda agora saiu a procissão da igreija, não adianta acompanhar com foguetes.
Folgo em ler o comentário do Miguel, pois mostra coerencia, contudo, tb sou daqueles que gostaria de vos ver comentar a ligação, onde o presidente do Benfica assume que lhe havia sido PROMETIDO o Paraty. Nega uns poucos arbitros que "não lhe servem", etc... (tudo a bem da verdade do futebol Português....Penso até que a justificação acabou por ser pior que a p´ropria ligação,rs,rs,rs)
Apenas uma observação, para ti Miguel, nada pessoal, claro " Nós não cantamos o nome do nosso presidente nos estádios.". Pois claro que não...Vcs cantam o nome do nosso...
Ou nunca ouviu a claque do benfica fazer alusão ao Sr.PC mandando-o para o Cara*****?!?!
Como dizia o outro.....Acido no cú dos outros para mim é refresco!!lol:)

Saudações e boa sorte na europa.

#10 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 8 de maio de 2012 às 15:28

3 na pá para começar, não está mau!!!
Mas ainda agora saiu a procissão da igreija, não adianta acompanhar com foguetes.
Folgo em ler o comentário do Miguel, pois mostra coerencia, contudo, tb sou daqueles que gostaria de vos ver comentar a ligação, onde o presidente do Benfica assume que lhe havia sido PROMETIDO o Paraty. Nega uns poucos arbitros que "não lhe servem", etc... (tudo a bem da verdade do futebol Português....Penso até que a justificação acabou por ser pior que a p´ropria ligação,rs,rs,rs)
Apenas uma observação, para ti Miguel, nada pessoal, claro " Nós não cantamos o nome do nosso presidente nos estádios.". Pois claro que não...Vcs cantam o nome do nosso...
Ou nunca ouviu a claque do benfica fazer alusão ao Sr.PC mandando-o para o Cara*****?!?!
Como dizia o outro.....Acido no cú dos outros para mim é refresco!!lol:)

Saudações e boa sorte na europa.

#11 | Comentado por: Billy Joe Fagundes | 8 de maio de 2012 às 15:28

Não vai haver liga do 3º anel no Fantasy Football da UEFa este ano?

#12 | Comentado por: L.Rocha | 8 de maio de 2012 às 15:28

Ainda referindo o comentário do Miguel...nós também não rebentamos com os carros dos treinadores, não gritamos o nome de outros clubes no estádio, ao contrário de outros...

#13 | Comentado por: Rui Pereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

Ainda referindo o comentário do Miguel...nós também não rebentamos com os carros dos treinadores, não gritamos o nome de outros clubes no estádio, ao contrário de outros...

#14 | Comentado por: Rui Pereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

Ainda referindo o comentário do Miguel...nós também não rebentamos com os carros dos treinadores, não gritamos o nome de outros clubes no estádio, ao contrário de outros...

#15 | Comentado por: Rui Pereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

Ainda referindo o comentário do Miguel...nós também não rebentamos com os carros dos treinadores, não gritamos o nome de outros clubes no estádio, ao contrário de outros...

#16 | Comentado por: Rui Pereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?