« Empate | Entrada | Chegar tarde e a más horas... »

domingo, 10 setembro 2006

Benfica desilude, Sporting vence

Categoria: 06/07 Superliga

O Benfica estreou-se ontem na Superliga, e começa bem: goleado por 3-0 diante de um Boavista a jogar a elevadas rotações, algo que o Benfica pelos vistos não sabe fazer...

O Sporting foi à Madeira vencer o Nacional por 0-1, com golo algo polémico de Nani ( parece precedido de falta...) mas que foi uma vitória justa, disso parece não haver dúvida.

Já o Braga tinha vencido na sexta-feira o Aves, com golo de Wender de penalty.

O austríaco Roland Linz, com dois golos, foi o homem do jogo no Bessa, e parece que temos um bom candidato (à partida) para ser uma das sensações do campeonato. Depois de ter sido o melhor marcador do campeonato austríaco, ontem já mostrou grandes qualidade e estar mais que adaptado ao futebol português ( e o campeonato austríaco é bem diferente do nosso, comparado com com outros campeonatos, cujos jogadores estão meses e meses a adaptar-se à nossa Liga...).
O outro golo foi da autoria do polaco Kazmierczak, que tal como o seu compatriota Grzelak parecem ser outros dois bons reforços dos axadrezados, a par do porventura grande "craque" do Boavista: Petrovic, que ontem deu banho de bola a um veterano como Fernando Santos.

Quanto ao Benfica, estão a treinar há meses, mas pouca coisa se vê... além de terem jogado mal, inadmissível três expulsões num jogo, uma de Nuno Gomes e duas já em descontos, o que é de facto algo a rever: Manú fez entrada forte e foi para a rua, Petit protestou e aconteceu-lhe o mesmo...triste Benfica, e Fernando Santos começa a ter pouca margem de manobra no que respeita aos sócios.


No outro jogo de ontem, o Sporting venceu na Madeira um dos seus "carrascos" habituais, o Nacional.
Os madeirenses entraram bem, equilibrando as coisas, mas logo aos 12 minutos, num lance que parece precedido de falta, Nani marca o golo, e a partir daí o Sporting teve o jogo na mão, e venceu de uma forma justa um Nacional que não mostrou a garra habitual.
Destaque para Nani, que além de jogar que se farta, agora parece revelar uma faceta goleadora que pode ainda fazer render mais ( a nível desportivo, espero, porque a nível financeiro...espero que aguante mais uns anos no nosso futebol!) esta jovem pérola.

No dia anterior, o Sporting de Braga, mesmo sem brilhar, conseguiu a sua segunda vitória na Superliga. Um golo de Wender, aos 34 minutos, na conversão de uma grande penalidade, deu mais três pontos ao Sporting de Braga, que parece estar a provar que é uma das grandes equipas do nosso campeonato.


Uma última nota para o Gil Vicente, que decidiu ir "contra tudo e contra todos", agora com o voto dos sócios, e hoje não se irá apresentar para defrontar o Feirense. Não sei se fazem bem ou mal, veremos o que sai desta história (só uma referência para algumas contradições nas que, na minha opinião, estes senhores entram: contestam a invocação de "bem público" do futebol porque não morre ninguém por causa do futebol, mas depois até dizem que podem recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem...enfim!).

Publicado por luis gonçalves às 14:04

Comentários

Bom post, Luís Gonçalves.

Um Sábado em cheio! Sporting a matar o borrego na choupana, Benfica a ser derrotado no Bessa. Para ter sido perfeito só faltava mesmo o Atlético ganhar em casa ao Valência, mas já se sabe os dissabores por que passa sempre quem sofre pelos colchoneros...

O jogo da choupana foi talvez a primeira exibição verdadeiramente convicente do Sporting desta época. Foi um Sporting sólido, coeso e lutador que mereceu a sorte de ter marcado um golo que, a bem da verdade, deveria ter sido anulado por falta de Nani. Melhores em campo para foram Nani, Veloso, Polga e Tonel. Tello e Alecsandro entraram bem, e gostei sobretudo da atitude de todos. Ricardo continua para mim a ser um caso preocupante a quem ninguém está a dar a devida atenção e a sua insegurança no jogo de ontem foi mais uma vez evidente. Mas igualmente se deve dizer que se um jogador agride um árbitro e não é expulso, então já vale tudo! Ah, e já nem vale a pena falar em critérios disciplinares absurdos e em faltas inventadas- e outras não assinaladas. Diria mesmo que só por piada se pode dizer que fomos beneficiados. Não há dúvida que LFV tinha razão: O Paulo serve mesmo!!!

Quanto ao grande Benfica, que na pré-época se preparava para arrasar a europa com o talento dos seus jogadores, assim o afiançava "a Bola", fez mais uma partidinha digna daquele futebolzinho que vinha exibindo antes da paragem. A bem da verdade do Benfica apenas vi este ano uns minutinhos contra o Aústria e outros contra o Bordéus- sendo no restante uma equipa que pratica um futebol vulgar e previsível. Está uma equipa a jogar bem pior que no ano passado, e incomensurávelmente pior que o de Trap e Camacho. Não se percebe isto, na medida em que a equipa até dispõem de mais e melhores soluções( Rui Costa ou Katsouranis, por exemplo, são excelentes jogadores, não se percebendo o que é que não funciona para que sejam quase corpos estranhos na equipa). O Boavista, que pouco me impressionara contra o Sporting, esteve soberbo- quer a atacar quer a defender, tendo claramente merecido a vitória e até pela margem que conseguiu. Os polacos e Linz prometem miséria para este ano- e parece que está a formar-se uma equipa muito competitiva. Uma equipa a rever com atenção, em resumo. Nota final para o árbitro: João Ferreira exagerou na expulsão de Nuno Gomes( parece-me que o avançado encarnado vai à bola e chega atrasado, não tendo a intenção de magoar o seu opositor), mas quanto ao after game estou curioso para saber quantos jogos irá apanhar Petit depois de ter agredido um árbitro( uma moda que parece estar a pegar...). O então nosso João Pinto apanhou 4 meses de suspensão por uma cena semelhante, ou já se esqueceram disso? Sérgio Conceição idem!... Ou há incidentes de primeira ou de segunda? Agora é que eu queria ver LFV a falar no fim da Liga! Agora está caladinho que nem um rato, certamente satisfeito com os dirigentes não eleitos que estão na Liga, e que lhe vão fazer o favor de não castigar o rapaz. Por isso é que quando fala em seriedade só dá mesmo para rir...

Um abraço

#1 | Comentado por: pedro pita | 8 de maio de 2012 às 15:28

Boas,

Concordo com a apreciação, “triste” é a melhor forma de definir a exibição do Benfica frente a um Boavista em grande. Sem ideias, sem força, sem querer, sem futebol, sem…nada. A falta de ritmo não pode ser uma desculpa mas sim uma preocupação. Sinceramente, não esperava grande coisa para este joga mas perder assim dá que pensar. De todos aqueles senhores que alinharam com a camisola do SLB, apenas Quim não merecia tal sorte. Não adianta pedir desculpas depois do jogo, meus senhores. JOGUEM À Bola!!!

Talvez este seja um pouco o discurso da desilusão mas Fernando Santos tem que mudar, e já!, o rumo das coisas. Esperemos que este jogo da Champions tenha o mesmo efeito do Lille, da época passada.
Posso até admitir que faltam alguns prováveis titulares e que o ritmo ainda não seja o ideal mas temos que exigir mais aos nossos rapazes. E nem os a dualidade de critérios de João Ferreira podem ser argumentos. Espero, para a semana, estar mais satisfeito. Mas uma coisa é certa, não há campeões em Setembro.

Abraços

PS. As arbitragens dos jogos de SLB e scp não foram nada diferentes do ambiente que se vive no futebol nacional. O lance do antecede o golo de Nani parece precedido de falta e Ricardo Silva poderia ter visto o segundo amarelo. Mas isto digo eu do meu sofá. Mais achas para a fogueira oriundas dos homens do apito.

#2 | Comentado por: Carlos Eugenio | 8 de maio de 2012 às 15:28

Boas,

Concordo com a apreciação, “triste” é a melhor forma de definir a exibição do Benfica frente a um Boavista em grande. Sem ideias, sem força, sem querer, sem futebol, sem…nada. A falta de ritmo não pode ser uma desculpa mas sim uma preocupação. Sinceramente, não esperava grande coisa para este joga mas perder assim dá que pensar. De todos aqueles senhores que alinharam com a camisola do SLB, apenas Quim não merecia tal sorte. Não adianta pedir desculpas depois do jogo, meus senhores. JOGUEM À Bola!!!

Talvez este seja um pouco o discurso da desilusão mas Fernando Santos tem que mudar, e já!, o rumo das coisas. Esperemos que este jogo da Champions tenha o mesmo efeito do Lille, da época passada.
Posso até admitir que faltam alguns prováveis titulares e que o ritmo ainda não seja o ideal mas temos que exigir mais aos nossos rapazes. E nem os a dualidade de critérios de João Ferreira podem ser argumentos. Espero, para a semana, estar mais satisfeito. Mas uma coisa é certa, não há campeões em Setembro.

Abraços

PS. As arbitragens dos jogos de SLB e scp não foram nada diferentes do ambiente que se vive no futebol nacional. O lance do antecede o golo de Nani parece precedido de falta e Ricardo Silva poderia ter visto o segundo amarelo. Mas isto digo eu do meu sofá. Mais lenha para a fogueira oriunda dos homens do apito.

#3 | Comentado por: Carlos Eugenio | 8 de maio de 2012 às 15:28

quando aui alguém diz que o arbitro esteve mal ao expulsar o nuno gomes, não percebe patavina de futebol...
então uma entrada daquelas às pernas, merecia era VERMELHO DIRECTO.
VERMELHO DIRECTO era também para o Manu na 1ª parte, e o arbitro estava "distraido" e nem falta marcou... e vem depois o jornal "a bosta", culpar o arbitro por esta injusta expulsão...
é que eu vi o meu clube ver um jogador expulso com VERMELHO DIRECTO, por muito menos !!!!!!
estou curioso em ver se a postura desse "petit" jogador, cujo nome define o seu caracter, lhe vai dar mais alguma coisa que um jogo de suspensão...
e lá se caminha mais uma época, onde veremos os mesmos arbitros com leituras diferentes dos mesmos lançes, com uma imprensa a tapar o que quer e a expor o que lhe convém, e os mesmos adeptos de sempre....

#4 | Comentado por: davidfereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

quando aui alguém diz que o arbitro esteve mal ao expulsar o nuno gomes, não percebe patavina de futebol...
então uma entrada daquelas às pernas, merecia era VERMELHO DIRECTO.
VERMELHO DIRECTO era também para o Manu na 1ª parte, e o arbitro estava "distraido" e nem falta marcou... e vem depois o jornal "a bosta", culpar o arbitro por esta injusta expulsão...
é que eu vi o meu clube ver um jogador expulso com VERMELHO DIRECTO, por muito menos !!!!!!
estou curioso em ver se a postura desse "petit" jogador, cujo nome define o seu caracter, lhe vai dar mais alguma coisa que um jogo de suspensão...
e lá se caminha mais uma época, onde veremos os mesmos arbitros com leituras diferentes dos mesmos lançes, com uma imprensa a tapar o que quer e a expor o que lhe convém, e os mesmos adeptos de sempre....

#5 | Comentado por: davidfereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

O golo é ilegal. E esta tudo dito quanto ao valor desportivo do Nacional-Sporting. Ou seja, n vale nada. E é muito triste que qq sportinguista se regozije com um erro (espero que tenha sido erro) de arbitragem.

Quanto ao Benfica exibição miserável, mas com o Carlos Eugénio bem disse, dualidade de critérios por parte do árbitro.

#6 | Comentado por: Bill | 8 de maio de 2012 às 15:28

É pá, ó David Ferreira, tu és assim de nascença ou tiveste algum acidente? Os teus comentários são de uma complexidade notável. Só estranho não falares do penalty "clarissimo" a favor do teu scb(osta). Será que tb já tens um clube "metralha". Tu, de tão imbecil, dás pena mas não deixes de escrevinhar comentários pois és...engraçado.

#7 | Comentado por: Fiuza | 8 de maio de 2012 às 15:28

É pá, ó David Ferreira, tu és assim de nascença ou tiveste algum acidente? Os teus comentários são de uma complexidade notável. Só estranho não falares do penalty "clarissimo" a favor do teu scb(osta). Será que tb já tens um clube "metralha". Tu, de tão imbecil, dás pena mas não deixes de escrevinhar comentários pois és...engraçado.

#8 | Comentado por: Fiuza | 8 de maio de 2012 às 15:28

sim senhora, Fiuza.
tens um grande apelido.
Mas o verdadeiro, pode ser parolo a falar, mas quando fala, o que diz, diz bem dito.
nao basta chamar-se fiuza para todos serem como o verdadeiro

à frente
meu caro postal:
não te chamo imbecil, porque nem sequer lá chegas
não te chamo engraçado, porque o que escreves é obre e faz pena
não sei se és metralha, mas com tanto defeito, esse deve ser mais algum

quanto ao SCBraga, eu sei que os mesmos adeptos que o ano passado assobiaram para o lado com tanto roubo de igreja ao SCBraga, este ano aparecem preocupados.
claro que para mim, é indiscutivel o penalti sobre o Wender. se o agarrao motivou a sua queda ? provavelmente não. mas que o impediu de jogar a bla, é claro.
o outro lançe de que se fala, é dsicutivel. parece ser carga de ombros. se marcasse, aceitava. não marcou e também o aceito. até porque com 0-0 há um lançe bem mais evidente de penalti claro, que ovbiamente ninguem dele fala.. se fosse um dos 3 metralhas, já teria sido debatido.
por fim, convinha falar da expulsão do cesinha. se os arbitros mantiverem este criterio, quereo ver a quantidade de expulsões desta liga (repito que não vi o mesmo critério aplicado a alguns jogadores do benfica)

portanto, "good bye" que eu "good bou"

#9 | Comentado por: davidfereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

sim senhora, Fiuza.
tens um grande apelido.
Mas o verdadeiro, pode ser parolo a falar, mas quando fala, o que diz, diz bem dito.
nao basta chamar-se fiuza para todos serem como o verdadeiro

à frente
meu caro postal:
não te chamo imbecil, porque nem sequer lá chegas
não te chamo engraçado, porque o que escreves é obre e faz pena
não sei se és metralha, mas com tanto defeito, esse deve ser mais algum

quanto ao SCBraga, eu sei que os mesmos adeptos que o ano passado assobiaram para o lado com tanto roubo de igreja ao SCBraga, este ano aparecem preocupados.
claro que para mim, é indiscutivel o penalti sobre o Wender. se o agarrao motivou a sua queda ? provavelmente não. mas que o impediu de jogar a bla, é claro.
o outro lançe de que se fala, é dsicutivel. parece ser carga de ombros. se marcasse, aceitava. não marcou e também o aceito. até porque com 0-0 há um lançe bem mais evidente de penalti claro, que ovbiamente ninguem dele fala.. se fosse um dos 3 metralhas, já teria sido debatido.
por fim, convinha falar da expulsão do cesinha. se os arbitros mantiverem este criterio, quereo ver a quantidade de expulsões desta liga (repito que não vi o mesmo critério aplicado a alguns jogadores do benfica)

portanto, "good bye" que eu "good bou"

#10 | Comentado por: davidfereira | 8 de maio de 2012 às 15:28

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?