« dezembro 2005 | Entrada | fevereiro 2006 »

janeiro 31, 2006

* Será verdade? Acredite quem quiser

A Notícia surgiu hoje:

"• PS
Militantes de Cabeceiras de Basto contra suspensão
Três militantes do PS de Cabeceiras de Basto estão contra a suspensão que lhes foi imposta devido ao apoio dado a Manuel Alegre. O presidente do Conselho de Jurisdição do PS/Braga diz que a suspensão tem a ver com o apoio a listas independentes nas autárquicas.

Mas então?!!!
Na noite eleitoral, o secretário-geral do PS, José Sócrates, garantiu que não haveria "ajuste de contas" com os militantes que apoiaram Manuel Alegre em vez de Mário Soares e que o congresso do partido não será antecipado, decorrendo "na data marcada", em Outubro deste ano.

Esperam-se desenvolvimentos.

Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 06:30 PM | Comentários (13)

janeiro 30, 2006

* Olha os laranjas a saltarem do cabaz! O que é que se passa?!


• PSD/PORTO
Marco António Costa abandona liderança
O presidente da distrital do PSD/Porto, Marco António Costa, anunciou esta sexta-feira que vai abandonar a liderança desta estrutura e convocou já eleições antecipadas para o próximo dia 11 de Março.

• PSD
Pedro Passos Coelho abandona actividade partidária
O vice-presidente do PSD Pedro Passos Coelho anunciou, este sábado, que irá abandonar a actividade partidária, mas escusou-se a revelar as razões o levaram a tomar esta decisão.

Alguém me pode explicar o que é que se passa no laranjal?
Começou a lavagem pós eleição do grande Mestre?

Publicado por Zé do Telhado às 11:25 PM | Comentários (6)

* Para onde vais Manel?!

Alegre vai criar «movimento aberto de cidadãos»
O ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre anunciou, este sábado, a criação de um «movimento aberto, plural e transversal de cidadãos», com base na estrutura de apoio à sua candidatura, orientado para a «discussão de grandes temas».

Ora aqui está o que eu estava à espera; As primeiras reacções de quem obteve 20,68% dos votos expressos. Na altura perguntei eu, e perguntou muita gente,: "E agora, o que vais fazer Manel?"
Pois parece que o nosso poeta está com a cabeça feita num molho de bróculos. Arranjou um belíssimo 31 sem dúvida nenhuma.
Não acredito que vá sair daqui nada de importante, e bem gostava de estar enganado, juro. Manuel Alegre não vai ter coragem para romper com trinta anos de SISTEMA a quem serviu nem a abdicar dos previlégios que granjeou ao fim deste tempo. Como soi dizer-se, a montanha vai parir um rato. A maioria que segue o Manel é gente desse SISTEMA e tarde ou cedo iria empurrar algo que se organizasse "à margem" para o carreirinho que a gente sabe. Aceitam-se apostas, embora reafirme, gostava de ser perdedor, a sério.

Publicado por Zé do Telhado às 10:55 PM | Comentários (8)

* Do Melhor; Um lamento e um sorriso

Primeiro o Lamento:
O Paulo, ao que parece, decidiu por agora encerrar o blog. É um direito que lhe assiste, embora a malta que gosta de ler a sua prosa (como o je) lamente profundamente. Bastas vezes tenho afirmado que para ficar só vieram ainda duas coisas ao mundo: A PALAVRA DO SENHOR e A TOYOTA DO SALVADOR CAETANO, mas... pôrra, lamentamos mesmo.
Diz então o fundador da Weblog:
"...O fim do blog pessoal de Paulo Querido é apenas isso: o fim do blog pessoal do Paulo Querido. Ele tem direito, como qualquer outra pessoa, a fechar o seu blog pessoal. Os projectos, profissionais ou não, do Paulo Querido mantém-se -- quiçá com um aumento de vigor. O weblog.com.pt está para as curvas e recomenda-se, sempre a crescer. Não sofrerá a mínima beliscadura pelo facto de o seu proprietário encerrar o seu blog pessoal. O único blog em que jamais escreveu. O DoMelhor contará com a edição mais atenta do Paulo Querido. E... outros projectos dele estão na calha. ..."

Segundo, o
:
É a nova paixão do Paulo e do Vitorino.
"...Jornalismo participativo
Para os entusiastas do Digg em especial, para todos em geral: chega à língua portuguesa o jornalismo participativo. Chama-se DoMelhor, pode ser acedido em http://domelhor.net e abre hoje ao público a versão ainda de aprimoramento, depois de uma fase beta com um grupo de testes.
..."

Mais que falar desta coisa nova é melhor irem ver e FAZEREM PARTE DELA; Eu já lá ando. ( E podem deixar lá o vosso votozinho e comentário no Zecatelhado, eh,eh,eh!

Um bom começo de semana para todos
com Aquele @bração do
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 10:54 PM | Comentários (2)

* E que tal darmos uma voltinha em parte do I.R.S.?

A ideia foi levantada pela Sandra Feliciano e de pronto a abracei: EU VOU ADERIR POIS!
"...ONG's e IRS2005
Como sabem, a lei permite que possamos consignar, para fins de beneficência, 0,5% do IRS que vamos entregar ao estado, bastando para isso colocar o NIF da entidade a quem desejamos que o governo entregue esse valor, na respectiva quadrícula da declaração de IRS.

Não pensem que o gesto não conta: Só para dar um exemplo, a AMI - Assistência Médica Internacional, recebeu 19.900 euros relativos a consignações do IRS de 2002 dos cidadãos Portugueses.

Para nós, contribuintes, é igual, uma vez que esse valor é deduzido do imposto que teríamos de entregar ao estado depois das contas todas feitas, e sempre é uma forma de obrigar o governo a fazer algo de útil com os nossos impostos - Nem que seja apenas com 0,5% deles! ;-)

Deixo-vos a lista de entidades que podem usufruir deste donativo e o respectivo NIF. E já agora, divulguem-na, se puderem.

Publicado por Zé do Telhado às 10:54 PM | Comentários (3)

* Ora vamos lá a adivinhar...

Внимание России
Εδώ στη Λισσαβώνα επίσης ήδη αυτό χιόνια
То abra1c6ao
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 10:54 PM | Comentários (3)

janeiro 29, 2006

* Pois é, quando o diálogo não resulta...

... quando a chacina dos povos da Palestina continua
...Quando nos obrigam a sermos prisioneiros dentro da nossa própria casa
... Quando morrem em média vinte pessoas por dia assassinadas pelo "diálogo"
ESTAVAM À ESPERA DE QUÊ?

Publicado por Zé do Telhado às 09:43 PM | Comentários (3)

* Cai Neve no Jardim!?...

Cai neve, cai neve
cai neve no jardim
branquinha pelo chão
então
TUDO É BRANQUINHO ASSIM!

Cantavamos nós há quarenta e tal anos na escolinha primária e hoje... ACONTECEU MESMO!
Durante duas horas nevou na Amadora; QUE ESPECTÁCULO! Não desgrudei da janela e coloquei o termómetro lá fora: 1 grau! Brrrr!!!!

Publicado por Zé do Telhado às 08:13 PM | Comentários (6)

* Foi Bonita a Festa Pá!


Não, não vou falar da vitória retumbante do Sporting na dita "Catedral", vou falar do encontro de blogues que decorreu esta noite na Associação 25 de Abril, na Rua da Misericórdia em Lisboa, mais uma vez organizado pelos companheiros: Fernando, Augusto e Firmino.
Foi um encontro assaz diferente dos habituais, mas já lá vamos.
Saí de casa por voltas das 17h30. Cheguei à Baixa Chiado às 18h00. O metro cheio de adeptos do futebol ia super-colorido.
Ao sair, uma chuvada à moda antiga aguardava-me furiosa. Estive recolhido durante 20 minutos atá que parou. Subi as escadinhas de acesso à Rua Nova do Almada, Calçada do Carmo e parei na Brasileira para o cafézito da praxe. Depois encaminhei-me para a Associação e entrei. Não conhecia o local por dentro, lugar onde antigamente funcionava o jornal fascista Época. Tive logo a sorte de encontrar um velho conhecido que não via vai para vinte anos(!), o Henrique, mestre de "crimónias" da casa, e irmão de um ilustre deputado da nação. Já lá se encontravam alguns velhos conhecidos ( não vou apontá-los porque tenho medo de me esquecer de alguém e ferir susceptibilidades, eh,eh,eh!).
Quando o grosso da malta começou a afluir, passámos à sala. Sentei-me em frente à nossa Wind, e ao lado do Orca e respectiva esposa. A comesaina foi sobrerba e aqui o Zecatelhado até bebeu vinho ( Juro que não foi para comemorar a derrota do Benfica eh,eh,eh!).
Depois, o Jorge (Orca) leu uns poemas seus, e muitos outros companheiros fizeram o mesmo, transformando o encontro numa coisa muito agradável. Quando nos trouxeram a notícia (LINDA!) que o glorioso tinha chupado 3 na pá, eu e o Fernando levantámo-nos ao ar à vez com três URRAS bem saídos.
De salientar também a presença da Manuela Magno que teve a amabilidade de comparecer (é sócia da Associação) e trocar umas palavras com a malta. Explicou direitinho a patifaria que o SISTEMA lhe pregou e o debate de ideias e pontos de vista estendeu-se a toda a sala. Claro que o Zecatelhado também opinou, e bastante inflamado por sinal.
Falámos também no encontro que vai ter lugar em Santarém organizado pelo Orca (Jorge Castro) e no qual também vou estar presente.
Finda a festa eram 00h30, saí mais a Wind e fomos apanhar um táxi ao largo da Misericórdia. Cheguei na paz do Senhor à Reboleira às 01h10 depois de me ter cruzado com dois acidentes na subida da Duarte Pacheco. Agora, estou a beber uma água de Vimeiro e a escrever este post.
Os participantes e as fotos, serão colocados no blogue do Fernando, portanto é só ir lá dar uma espreitadela.
E pronto; Foi tudo. Agora vou dormir um bocadinho porque a noite passada foi quase directa e estas coisas já começam a pesar.
Uma nota final para um lamento; Faltaram os meus queridos amigos Raúl e Luís Bonifácio, possívelmente por dificuldades de última hora. Fica para uma próxima oportunidade.
Um @bração a todos
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 03:32 PM | Comentários (25)

janeiro 28, 2006

* Saiu ...

o
(link na imagem) desta semana. É ler antes que esgote.
Entretanto o Zecatelhado vai-se preparar para mais um encontro blogueiro a decorrer esta noite AQUI!
Aquele @bração e bom sábado para todos. Amanhã cá estarei a relatar novas do encontro.

Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 04:04 PM | Comentários (0)

janeiro 26, 2006

* No Solar da Rosa

O SOLAR DA ROSA

Nesta tasquinha bizarra
de ambiente bem sadio
ao doce som da guitarra
canta-se o fado vadio

rosa.bmp

Apresentador: Ora muito boa noite minhas senhoras, meus senhores, respeitável público. Sejam muito bem vindos ao Solar da Rosa. Esta noite vamos ter para começar, um artista do fado choradinho que está a ser um tremendo sucesso de vendas. Foi muito difícil à direcção desta casa trazê-lo aqui, já que nos últimos dias tem estado assoberbado quanto baste a arrumar tralhas para a mudança de estúdio, mas com a persistência e o profissionalismo que é lema desta casa, lá o conseguimos "sacar" dos seus muitos afazeres de momento...
Um do público: Ó pá, deixa-te lá de merdas e passa à acção!
Outro: Pois claro! Nunca vi um gajo tão pindérico como tu. É só flores ó meu, pareces um jardim!...
Plateia: Eh,eh,eh! boa, boa! Cala-te ó troglodita do paleolítico inferior e põe lá o homem a cantar que é para isso que a malta pagou bilhete!
Apresentador: Calma meus senhores!...
Público: Qual calma qual caraças, vai-te mas é embora e põem o homem a cantar!
Apresentador: Se assim querem... quem manda é o público, eh,eh,eh!... Senhores e senhoras, o grande, grande, grande...Aníbal Cavaco Silva!
Como sempre teremos à guitarra o Avô Almeida, à viola o tio Jerónimo, o Minorca Mendes no baixo e no baixo baixinho a Anã Droga.
( Público aplaude. Entram os guitarristas e logo a seguir o fadista Cavaco).
Cavaco: Obrigado a todos, muito obrigado. É com imenso prazer que estou aqui perante vós para interpretar um fadinho choradinho à portuguesa. Com letra desse grande amigo reencontrado, Alberto João Jardim, e música do fado que lhe deu nome: O FADO DO 31!

(aplausos) (entram as guitarras) (Cavaco canta)

Olarilolela, como o je não há ninguém
tudo quis em Portugal o Cavaquinho em Belém }Refrão
Olarilolela, como o je não há nenhum
de Monção a Boliqueime foi um rico trinta e um

À porta da sede Rosa
dois tipos encontram dois
juntam-se os quatro e depois
em cavaqueira afanosa
de pronto se azeda a prosa
Mário, Manel outro alguém
qual deles para Belém
não se entendem nem por nada
desata tudo à lambada
ó que sorte desditosa

Aiiiii!!! }refrão

Um homem que quer granel
dentro do próprio partido
deixa tudo dividido
entre o Soares e o Manel
e eu fazendo o papel
de anjinho do além
fui aterrar em Belém
lá diz o velho ditado
às vezes o mais calado
é quem vai provar o mel

Aiiiii!!!

Olarilolela, como o je não há ninguém
tudo quis em Portugal o Cavaquinho em Belém
Olarilolela, como o je não há nenhum
de Monção a Boliqueime foi um rico trinta e um

Público de pé: Ah boca linda! Ah fadista! (aplausos)
(Cavaco agradece e sai de cena)

Apresentador: Obrigado a todos, e ainda bem que gostaram. Seguidamente, e para terminar, o grupo coral "Os Derrotados da Vida", vai interpretar para vós o Requiem de Mozart, em estreia mundial com a letra da Internacional. Palmas para eles!

(público aplaude). Entra o coro, alinha e canta)

De pé ó vítimas do Aníbal
de pé quem não votou Cavaco
mas como é que foi possível
a vitória desse macaco?...

(49,4% do público presente na sala levanta-se e começa a apupar)

49,4% do público: Uhhh!!! vão-se mas é embora ó seus chouriços de Lafões! Uhhh!!! Ai agora ainda vêm para aqui com esse choradinho mete nojo? Uhhh!!!

( começam a voar garrafas, copos, cadeiras e tudo o que está à mão. Mário Soares apanha em cheio com um rissol de berbigão num olho, Manuel Alegre com uma torta de requeijão nas barbas, Francisco Louça com os restos de uma feijoada à transmontana no peito, Jerónimo de Sousa com uma cabeça de leitão made in Bairrada e Garcia Pereira com uma garrafa de Porca de Murça tinto no cocuruto. José Sócrates, sai disparado da plateia agarrado às muletas e sobe ao palco tentando acalmar os ânimos)

Sócrates: Calma meus senhores, tenham calma por favor!...

( Uma das muletas resvala em cima de um monte de gordura de comida, desiquilibra-se e cai redondo no chão. A bagunça é total. O Côro foge e entra a polícia de choque que corre tudo à chinfralhada ).
...

(Vazia a sala, o apresentador abeira-se de Sócrates que jaz sem sentidos estendido no palco e começa a dar-lhe estaladinhas na cara tentando despertá-lo.)

Apresentador: Senhor Engenheiro, ó Senhor Engenheiro, acorde por favor...

(Cavaco Silva, que ainda se encontrava no camarim aquando da desbunda, entra também)

Cavaco: Então homem, então você nesse estado vai-se armar em herói? Bem, você nos últimos dias deu dois tombos do caraças, um na Suíça e outro nas presidenciais, mas... por favor, convém não abusar, né? Eh,eh,eh!







Publicado por Zé do Telhado às 04:30 PM | Comentários (53)

* Ora façam lá o favor...

... de ir a esta página e colaborar na "Causa". O Golfinho(José Paulino) merece.
Aquele @bração do
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 11:22 AM | Comentários (1)

janeiro 25, 2006

Lá Vem a Nau Catrineta ( 60)

Nau.bmp


De rosa se fez zarpar
para uma nova demanda
é D. José quem comanda
esta Nau em alto mar
dessa aventura sem par
de loucos navegadores
ouvi agora senhores
outra história de pasmar





No camarote encerrado
estava o nosso Capitão
dirigindo a reunião
com o seu almirantado
'inda à muleta agarrado
olhava p'rá televisão
papel e lápis na mão
e olhar mui concentrado

"Tenho uma fé do diabo
que isto vai correr bem
vamos meter em Belém
no trono real sentado
quem me deixe descansado
a comandar esta Nau
doce como um carapau
tal como El-Rei que é finado"

"Eu também -diz D. Coelho-
tenho uma grande fezada
de que não vai falhar nada
podeis estar certo meu velho
vós sabeis que ao aparelho
sob a mão cá deste mangas
modéstia à parte, sem tangas
não escapa nem um pentelho"

"Calai-vos agora então
que já só falta um minuto
venham champagne e charuto
porque isto já está na mão
honra ao deposto chorão
e viva o novo monarca
que haja festa na barca
e escorra o rum pelo chão"

Abriu-se a porta fechada
e saíram para a ponte
olhando p'rá malta a monte
que no convés aguardava
e a t.v. anunciava:
"...vitória p'ra D. Aníbal
e será quase impossível
haver segunda virada!"

"Urra! Viva! Já ganhámos!
-gritou D. Coelho ufano-
Àh Cavaco! G'anda mano!
limpinho como pensámos
tal como planeámos
foi ponto e nó sem tirar!...
-e bradou a rematar-
...estão feitos, já os lixámos!"

E toda aquela gajada
dava pulos de alegria
que até a ponte parecia
vir abaixo tarda nada
a marinhagem coitada
com cara imensa de espanto
um a um de canto a canto
coçava a mona siderada

"Juro que se perceber
eu engulo os meus chinelos!...
estão loucos estes marmelos
ou estou eu a endoidecer?!
alguém está a entender
o que se está a passar?!...
...alguém pode explicar
o que é que eu estou a ver?!"

"Eu népias, ó camarada
estou tão parvo como tu
estão-nos a mexer no cú
e a gente não dá por nada
tod'esta festa danada
levando D. Mário um banho
daqueles de todo o tamanho
de água fria e salgada!"

"Rum p'ra todos, siga a dança
que a festa reine na barca
mais um charuto de marca
para animar a festança
toca a atulhar a pança
honra a Sua Majestade
e desbundem à vontade
qu'inda a noite é'ma criança"!

Sorridente, D. José
à maralha assim falou
quando alguém se adiantou
um bruto dos da ralé
moveu-se pé-ante-pé
chegou-se à primeira fila
e com olhar de reguila
à moda Cais do Sodré

Abriu a boca cariada
olhando o almirantado
e em tom de voz bem gozado
arrimou de um'assentada:
"A maralha está banzada
tudo com cara de otário
não era a mona do Mário
que querieis ver coroada?!"

"Eh,eh,eh! sois uns dementes
pobres ingénuos, coitados
não passais vós de soldados
logo pouco inteligentes
as coisas são bem diferentes
do que vos possam parecer
a política, estão a ver?
é para os clarividentes

Ao dizer publicamente
que queríamos ver no trono
o D. Mário, esse mono
tínhamos um plano em mente
o de acabar finalmente
com esse velho danado
enterrou-se, está finado
suicidou-se, felizmente

Quanto aos laranjas malvados
e ao minorca que os chefia
irão ficar noite e dia
de mãos e pés bem atados
serão mantidos calados
por El-Rei da sua cor
que nos fará o favor
de os ter bem açaimados
E El-Rei está bem tramado
feito ao bife, estão a ver?
não se vai poder mexer
devido à pose de estado
temos tudo controlado
vão ser três anos de paz
digam lá se este rapaz
não é um iluminado?"

"Mas com D. Manuel, senhor
tendes um caso intrincado!..."
"Com D. Coelho a meu lado
não há porque ter temor
vai dizer-lhe sem favor
ou te portas à maneira
e acabas com a brincadeira
ou vais a'ndar meu amor!"

Autor: Zecatelhado - in: www.tadechuva.weblog.com.pt




Publicado por Zé do Telhado às 07:10 PM | Comentários (7)

janeiro 24, 2006

* Alegrem-se pôrra!...

Nada é definitivo, tudo é efémero!
Até hoje o mundo só conheceu duas coisas que VIERAM PARA FICAR:
A Palavra do Senhor e O Salvador Caetano com o Toyota, portanto...
Alegrem-se pôrra!

Publicado por Zé do Telhado às 12:20 AM | Comentários (4)

janeiro 23, 2006

* Ana Gomes veio dar razão ao Zecatelhado...

ao vir hoje afirmar, como ouvi na R.T.P. às 20horas: "...Como se sentirá Manuel Alegre depois da vitória de Cavaco Silva?...". Confesso que senti um ataque de FÚRIA, REVOLTA e NOJO!
Esta papagaia do directório socialista, que veio a terreiro dizer o que os seus correlegionários da direcção do P.S. gostariam de ter dito, é do mais cínico que se possa imaginar. Nem vou contrapôr nada às palavras desta senhora, ou ainda me ponho aqui a dizer o que não devo, portanto...calminha Zeca!
Tenho no entanto que afirmar o seguinte: A constatação do que dizia no post abaixo - "Esta gente não vai aprender nada"- chegou mais cedo que o esperado.

Publicado por Zé do Telhado às 11:43 PM | Comentários (4)

* Cavaco! Ou estavam à espera de quê?

Olá amigos, companheiros e camaradas;
Depois de uns dias a descansar corpo e espírito com uma paisagem de encantar "o olho", cá estou eu de volta a estas lides. No caminho de regresso a casa fui escrevendo o texto que se segue:

Ora aí está o que o Zecatelhado - e todos os companheiros com os cinco sentidos bem medidos - tinham previsto também: Cavaco Silva ELEITO À PRIMEIRA VOLTA!
E o que é que contribuiu para que tal acontecesse? Muito simplesmente isto:

1: - A unidade da "direita" em torno de um único candidato.
2: - O sectarismo cego da "esquerda" ao partir para estas eleições com CINCO candidatos.
3: - As políticas seguidas pelo maior partido da oposição (P.S.) depois de ter obtido uma MAIORIA confortavel nas últimas legislativas.

Passo a desenvolver:
1: A "direita", depois das derrotas secessivas com que foi prendada nas presidenciais, tendo inclusivé chegado ao ponto de apoiar Soares numa delas por não ter outro remédio, jogou inteligentemente e uniu-se à volta de Cavaco Silva, vendo com agrado a "esquerda" degladiar-se em torno dos seus CINCO candidatos.

2: A cegueira partidária da "esquerda" ao fragmentar-se em CINCO candidaturas contra o bloco unido da "direita". A direcção do P.S., ao apostar no velho "cavalo" de batalha, fez orelhas moucas a todos os que, NO SEU INTERIOR, queriam jogar desta vez de forma diferente,e com toda a razão como se comprovou.
O P.C.P. e o Bloco de Esquerda, embora afirmando o contrário, esfregaram as mãos de contentamento perante a estratégia da direcção do P.S. e apresentaram cada qual a sua própria candidatura. O M.R.P.P., embora pouco representativo, foi o único dos quatro partidos que clamou sempre desde a primeira hora por uma convergência séria à esquerda na oposição a Cavaco.

3: E eis que chegámos finalmente ao ponto mais importante para justificar esta estrondosa derrota da "esquerda": AS
POLÍTICAS SEGUIDAS por José Sócrates e pela direcção do Partido Socialista nestes poucos meses de poder, essa sim, a principal responsável pela hecatombe. É conveniente não esquecer que este governo foi eleito com uma percentagem MAIORITÁRIA bem grande há pouco tempo atrás; O que levou então a que o povo que em si confiou tivesse de um momento para o outro deixado de confiar? A resposta é tão óbvia, não é?... Pois é! Para quê estar aqui a gastar tempo, dedos e teclado a enumerar ponto por ponto o que foram promessas de mudança constantemente metidas no saco? Estavam à espera de milagres? O povo não é burro de todo, metam isto na cabeça, se é que alguma vez o quiserem entender.

Vai a "esquerda" aprender alguma coisa com tudo isto? Tenho muitas dúvidas, ou melhor, tenho a certeza que não vai aprender nada; Continuará a trilhar (como dizia o Zecatelhado a semana passada) pela "vesguice" saloia, pelo sectrismo partidário cego etc...; E não me venham com a conversa esfarrapada que a culpa é dos abstencionistas malandros (trinta e não sei quantos por cento)´que só por si dariam para, pelo menos, obrigar o Cavaco a ir a uma segunda volta; Os abstencionistas estão fartos desta merda de jogo sujo em que se tornou o dia a dia político, onde se promete tudo e depois se faz precisamente o contrário. "Mas há sempre alternativa" dizem os crédulos no sistema; ALTERNATIVA?... Estão a brincar comigo?... o que existe é uma ALTERNÂNCIA de mentirosos, de chulos e ladrões que, ao agarrarem o poder fazem exactamente a mesma coisa que os seus antecessores, por isso não acreditam em nada nem em ninguém que coabite o sistema fraudulento. É necessário encontar o verdadeiro caminho da democracia plena, onde os cidadãos obriguem os responsáveis políticos a cumprir e a fazer cumprir VERDADEIRAMETE os seus programas eleitorais sob pena efectiva de responsabilização civil E CRIMINAL se o não fizerem, ou então continuaremos neste "faz-de-conta democrático" onde Portugal está enfiado de corpo inteiro, alternando entre P.S. e PSD -oras és tu poder ora sou eu- a descarga das suas frustrações de sonhos adiados e roubados pela corja política que o tem "governado".

Aquele @bração para todos
Zecatelhado


Publicado por Zé do Telhado às 03:45 PM | Comentários (12)

janeiro 21, 2006

* Cá está o "novo" Café Expresso Tadechuva-Recortes

Não amigos, não é o Zecatelhado que está a colocar este post, já que o malandreco "fugiu" até 2ª feira com a "amiga" para a Serra da Estrela. Foi o filho Manuel, eu, quem ficou responsável por colocar isto no ar, bem como o Café Expresso. O cota ensinou-me tudo muito direitinho e, embora isto dê um trabalhão e pêras, parece que está conseguido. Um bom fim de semana a todos e votem bem e conscientemente. Cá eu não vou nos abstencionismos do velhote e voto Manuel Alegre, compreensivelmente; Manuel... só podia votar MANUEL.

Manuel Gomes

Publicado por Zé do Telhado às 07:29 PM | Comentários (9)

janeiro 17, 2006

* Os Governos Europeus sabiam das prisões secretas?


CIA
Países europeus sabiam de prisões secretas
Os países europeus tinham conhecimento há pelo menos dois anos das prisões secretas e das actividades dos Estados Unidos na Europa relativas a presumíveis terroristas, afirmou esta sexta-feira o relator de uma comissão de inquérito do Conselho da Europa.
«Desde há dois, três anos, que os países sabem exactamente o que se está a passar», declarou Dick Marty, também deputado suíço, à televisão do seu país.
«Há países que colaboraram activamente, outros que toleraram e outros ainda que simplesmente olharam para o lado», acrescentou.

O.K. está entendido. Curioso(!?) é que isto não tivesse (ou muito pouco) sequer sido publicitado em Portugal e no Ocidente. Se fosse ao contrário (prisioneiros americanos ou ocidentais às mãos dos "berberes", o que não seria para aí!

Publicado por Zé do Telhado às 11:22 AM | Comentários (12)

janeiro 16, 2006

* No País da Macacada - Simplício e Matateu- 16.01.2006

Simplício- CAVACO SILVA disse que quer ser o presidente, se for essa a vontade dos portugueses no próximo domingo, do diálogo social e também aí pode falar como nenhum, por experiência própria.».
Matateu- Há alguma dúvida? Não te lembras do "diálogo" havido aquando do bloqueio de protesto na Ponte? .

Simplício- MÁRIO SOARES manifestou-se «chocado» com o facto de haver dois milhões de pobres em Portugal, responsabilizando os governos de direita pela «catástrofe, desvario e recuo» dos últimos anos.
Matateu- Realmente, dois milhões de pobres caídos do céu em dez anos é muita fruta! É mesmo muito pobrezinho, à média de duzentos mil ao ano! Sim, que enquanto ele foi poder não havia pobres em Portugal!.

Simplício- MANUEL ALEGRE afirmou que se querem ganhar ao professor Cavaco Silva, façam as contas e vejam qual é o candidato que tem mais condições de numa segunda volta poder disputar esta eleição»..
Matateu- Mas vai haver segunda volta?.

Simplício- JERÓNIMO DE SOUSA é da opinião que Cavaco apoia as políticas de Sócrates mas não o admite..
Matateu- Essa é profunda. Se o Soares desconfia vai ser bonito!.

Simplício- FRANCISCO LOUÇÃ diz acreditar no facto de o seu adversário ter uma «grande surpresa» nas eleições presidenciais..
Matateu- ???!!!... Qual deles?!.

Simplício- GARCIA PEREIRA diz que até compreende muitas das posições do Alberto João Jardim. .
Matateu- Olha que grande novidade! Nós também entendemos, sobretudo quando são tomadas depois do almoço..

Publicado por Zé do Telhado às 09:02 PM | Comentários (7)

* A meu favor...tudo bem... Contra mim...Aqui D'el Rei!

Se há coisa que me irrita solenemente é a saloiice vesga das pessoas, ou seja: Quando somos nós os beneficiados à custa de qualquer jogada menos limpa, calamos e assobiamos de fininho para o ar, mas se, pelo contrário, a "porcaria" nos prejudica... AQUI D'EL REI! Será por influência do país do futebol? Talvez.
Vem isto a propósito da recente campanha eleitoral. Mário Soares vem reclamando indignado (E COM RAZÃO) contra a campanha tendenciosa dos meios de comunicação social em favor do candidato Cavaco Silva. Quanto a mim, pode-se igualmente chamar ESCÂNDALO VERGONHOSO ao "espectáculo" que se vai presenciando. Só que... Mário Soares parece ter-se esquecido(!?) do passado próximo ( Aconselho toda a gente a ler um excelente resumo no Sociocracia), daí a minha irritação solene.
Um resto de bom domingo a todos
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 11:30 AM | Comentários (2)

janeiro 15, 2006

* Reabriu o Café Expresso Tadechuva


Este é um blogue/Jornal feito por internautas e para internautas. O Zecatelhado colocará semanalmente em destaque os post's que, em sua opinião, mais se destacaram na semana. Aqui cabem todas as correntes políticas de opinião, cores clubísticas futeboleiras e há ainda o direito pleno ao contraditório; em suma: Aqui neste espaço mora a democracia plena. Leia, comente, aplauda, critique e divulgue. Este jornal sai aos sábados de manhã cedinho ainda antes da concorrência feita de papel.

É assim que corre o scroll de apresentação. O Zecatelhado decidiu abrir o Café Expresso Tadechuva, título ao qual acrescentou "Recortes, calcularão porquê. Os editores são os mesmos conhecidos de todos vós, no entanto, também se publicarão outros post's de outros autores que achar valer a pena.
Como compreendem, não queria voltar a sobrecarregar os amigos habituais com a "obrigatoriedade" de fazer um post semanal, portanto achei por bem proceder desta forma. Também sei que os nossos companheiros não colocarão nenhum problema.
Espero que aceitem esta ideia. Para a semana que vem "arranca" a todo o gás, porque por enquanto é só obras.

Um @bração para todos
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 07:10 PM | Comentários (4)

* A frase do dia na campanha foi feita por Manuel Alegre...

rei de paus.JPG
..." Francisco Louçã é o Cavaco ao contrário".

Publicado por Zé do Telhado às 11:16 AM | Comentários (4)

janeiro 14, 2006

* Fica para depois das presidenciais...

... falarei de Bilderberg's e de sinistras movimentações internacionais que, obviamente, também passam (e de que maneira) pela nossa política caseira.

Publicado por Zé do Telhado às 10:32 PM | Comentários (5)

* Reflectindo...

De vezes em quando gosto de me "armar" em Zandinga e "deitar-me" a adivinhar cenários de próximo futuro. Foi o que fiz esta tarde após um almoço com uma amiga, que me deixou prostrado ( o almoço, não a amiga, eh,eh,eh! ) e a dormir uma sesta "à moda antiga. E enquanto Hypnos não tomou conta de mim entregando-me a seu filho Morfeu, fui desenhando o cenário da tarde/noite do próximo dia 22.
Se Cavaco vencer ao primeiro round...
Veremos todos os outros candidatos a chorar lágrimas de crocodilo, lançando culpas uns aos outros indiscriminadamente, argumentando que a falsa maioria que deu a vitória ao adversário se deveu ao facto de não ter havido um entendimento entre a "esquerda" com vista a encontrar entre si uma figura "independente" que reunisse à sua volta o mínimo consenso de todos.
Claro que a culpa de tal não ter acontecido nunca será de nenhum deles mas sim dos outros, e vão jurar que tudo fizeram para que tal fosse conseguido.
A rir ficará somente o Garcia Pereira, muito embora o candidato do MRPP não junte mais que os habituais 0,4% da ordem.

Se Cavaco tiver que ir à segunda volta...
Aí é que vai ser engraçado, seja essa segunda volta disputada quer com Soares quer com Manuel Alegre. O país vai ser invadido pela bíblica praga dos sapos e os Hipermercados vão vender mais água do Vimeiro que nunca. Ouviremos os restantes candidatos e respectivas "máquinas partidárias" explicar o que não tem explicação; Que independentemente do candidato que vai fazer a segunda volta contra o mafarrico de Boliqueime, o que é preciso é concentrar esforços para derrotar Cavaco Silva, ficando o Zé eleitor a perguntar com cara de parvo ao seu chapéu porque não fizeram isso à partida).

... Depois disso Morfeu atacou e...


Publicado por Zé do Telhado às 09:03 PM | Comentários (10)

* Em Directo da Fossa das Marianas

fossa 2.bmp

- Alô!...Alô!... Está alguém à escuta?
...
- Alô!...Alô!... Daqui fala o Comandante Sócrates!...Está alguém à escuta?...
...
- Comandante, à escuta só se fôr...

Publicado por Zé do Telhado às 11:29 AM | Comentários (5)

* Triste,triste,triste,triste,triste...imagem a desta pocilga por terras de Vera Cruz

Ao ler o blog da "Saltapocinhas", fui chamado à atenção para o link da B.B.C. Brasil sobre a tourada das escutas telefónicas em Portugal. Ora então reparem bem na "folha online":


Presidente Jorge Sampaio foi um
dos que teve telefone grampeado



O jornal português 24 Horas revelou nesta sexta-feira que todas as principais figuras do Estado português foram vítimas de grampo telefônico durante as investigações de abuso sexual em um internato para menores.
Tendo como desculpa a necessidade de investigações para uso em um processo sobre casos de pedofilia em um lar para crianças de Lisboa, durante cinco meses foram ouvidos telefonemas pessoais do presidente da República, Jorge Sampaio, do então primeiro-ministro, António Guterres e do ex-presidente do Parlamento José Cardoso Costa, entre outros.

...

Confesso que não resisto a uma gargalhada. Ao que isto chegou!

Publicado por Zé do Telhado às 10:30 AM | Comentários (4)

janeiro 13, 2006

* Souto Moura, P.G.R., Judiciária, Casa Pia, Escutas Telefónicas ou...

...A FALÊNCIA PURA E SIMPLES DESTA REPÚBLICA!?
Já não tenho dúvidas absolutamente nenhumas. Ao assistirmos a esta desbunda mal-cheirosa, Portugal, como estado soberano...já era!

Publicado por Zé do Telhado às 10:20 PM | Comentários (7)

* O "Hajj" português

Hajj.bmp

Publicado por Zé do Telhado às 01:11 PM | Comentários (7)

janeiro 12, 2006

* Vou Buscar a Caçadeira e é já!

Via "Planície Heróica" (o compadre sempre atento) e "Confraria das Bifanas (Paulo Dâmaso), aqui vai mais uma:

- Lembram-se dos discursos do Engenheiro Sócrates quando era oposição, contra os despautérios do Santana?
- Lembram-se dos discursos do resto do aparelho rosa contra a pouca-vergonha laranja sobre este tipo de coisas?
LEMBRAM-SE?????!!!

Como em cima referi, apetecia-me ir já buscar a caçadeira e declarar aberta a caça aos melros côr de rosa.
É FARTAR VILANAGEM!!! Vão para a pu.. que vos Par.., seus ladrões!!!
É por estas e por outras que... não é? Pois é!

Publicado por Zé do Telhado às 10:07 PM | Comentários (10)

* Slogans de Campanha

Ainda o não tinha feito, só agora me decidi analisar em profundidade (juro que não foi submergindo na banheira) as siglas adoptadas pelos cinco candidatos ao trono da aldeia. E a que conclusões óbvias cheguei:

Aníbal: Por Um Portugal Maior
Digo Eu: Ainda maior?! Mas se com este que é tão pequenino já é o que é...

Marinho: Pela Mesma Razão de Sempre
Digo Eu: Ai é pela mesma razão?!... Então já chega!

Manel: Portugal de Todos
Digo Eu: Ó Manel, custou mas foi pá! Ao fim de 30 anos entendeste que isto tem sido só de e para alguns. Bem, mais vale tarde que nunca.

Sousa: Determinação e Confiança
Digo Eu: Em quê e em quem?

Anacleto: Política de Olhos nos Olhos
Digo Eu: Está certo; Até agora tem sido Política do olho do cú.


Pereira: A Coragem de Mudar de Rumo
Digo Eu: Coragem?! Ai isto é mesmo um país de cobardes?... Bem me tinha parecido.

Publicado por Zé do Telhado às 10:07 PM | Comentários (3)

* O Abat Jour

abat jour.bmp

Publicado por Zé do Telhado às 10:07 PM | Comentários (3)

janeiro 11, 2006

* Meu Querido Diário...

Cá na terra o crico ainda tem o acampamento montado e o senhor engole chamas (e espadas e sapos e tudo) diz que vai ficar mais semana e meia; Que bom, isto aqui é um tédio tão grande que, quando o chapitô arrear não sei o que vai ser de nós; Lá temos que ver o canal 18, isto para quem tem televisão, porque quem não tem, vai aguentar-se com o costumeiro - como dizia o Xico da Alzira -"O meu pai peida-se e a gente ri".
Mas vamos lá ao programa de hoje:

Cavaco: Diz compreender a angústia dos que trabalham uma vida inteira e que receiam perder as reformas.
Zecatelhado: Estamos safos ó malta; O futuro presidente desta merda até COMPREENDE! O que é que queriam mais, hã?

Soares: Mário Soares faz um alerta. Portugal pode estar ameaçado na comunicação social pelo exemplo de Berlusconi, em Itália.
Zecatelhado: Genial tirada do Marinho Gordo; Esta cabeça é uma inteligência!... Que prespicaz!

Alegre:Manuel Alegre considera que o cavaquistão pertence ao passado.
Zecatelhado: Sem dúvida; Agora é o CAVACAL ( deixou de ser Viseu, passou a ser Portugal )

Jerónimo:classifica como um «pouco engraçada» a teoria de Cavaco que reduziu a condição de Marques Mendes apenas a de um amigo.
Zecatelhado: O amigo serralheiro mecânico não joga xadréz, senão sabia o que é um Roque.

Louçã:recusa comentar critérios dos jornalistas.
Zecatelhado: Ainda bem, sempre se cala um bocadinho.

Publicado por Zé do Telhado às 06:30 PM | Comentários (10)

* O S.M.A.S. está a dar sumo!?...

jarro.bmp
... gritou o meu filho ao abrir a torneira. A água estava positivamente côr de laranja, motivo: O SMAS tinha estado a reparar uma avaria e tinha cortado durante a manhã o fornecimento.
Obviamente não deixei de soltar uma sonora gargalhada.

Publicado por Zé do Telhado às 05:50 PM | Comentários (5)

janeiro 10, 2006

* O que leram os candidatos ao deitar?


Simplício- Soares:"...Passei de pai da pátria para o grande perturbador nacional...".
Adriano- Esteve a ler o Manual do Mourinho: "De bestial a besta em oito dias apenas".

Simplício- Cavaco: "...Todos os portugueses que se juntam a mim são bem-vindos....".
Adriano- "O Sermão da Montanha do Novo Testamento":"...Abençoados os pobres de espírito..."

Simplício- Alegre: "...Manuel Alegre considerou que viveu na segunda-feira a «melhor noite» da sua vida".
Adriano- Esteve a ler o "Kamasutra".

Simplício- Jerónimo: "...um voto na sua candidatura «vale a dobrar".
Adriano- Leu os regulamentos da UEFA para o goal average.

Simplício- Louçã: "......"Louçã quer mobilizar abstencionistas".
Adriano- De certeza a "Utopia" de Thomas More.

Simplício- Garcia: A sua campanha só teve uma visita: A Associação dos Deficientes das Forças Armadas".
Adriano- "Falar para a parede" de J.C. Walker.

Publicado por Zé do Telhado às 11:08 PM | Comentários (149)

* A "Cavala" contra Mário Soares

cavala.bmp

APOIANTE - "Senhor Doutor, o senhor está a ser vítima de uma CAVALA... por parte dos jornalistas. Ainda ontem no Expresso..."

Publicado por Zé do Telhado às 01:12 PM | Comentários (8)

janeiro 09, 2006

* Olha o Cartãozinho do Partido - que agora é a nossa vez...


O Governo substituiu o director artístico do Teatro Nacional D. Maria II "...porque António Lagarto não estava a apresentar resultados correspondentes ao salário, disse o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho."

Responde o pessoal do teatro: "...«É um desgoverno, um desnorte absolutamente impossível. Não sei se um currículo de uma professora universitária dá para ministra da Cultura. Está apenas a fazer favores dentro do partido como é esta nomeação do Carlos Fragateiro.

Zecatelhado: Ó malta, então isso diz-se? A fazer favores aos afilhados do partido? Sinceramente! Como se em Portugal se fizessem coisas dessas! Aliás, esta douta ministrazinha está a dizer que "...António Lagarto não estava a apresentar resultados correspondentes ao salário!" Olha que giro!... se a moda pega...!

Publicado por Zé do Telhado às 10:42 PM | Comentários (5)

* Perdoa-me...

macacada.bmp
-...meu querido filho. O papá bebe uns copinhos ao almoço e depois não sabe o que diz. Pronto, pronto, está tudo bem. Queres que te cante uma cantiga?

Publicado por Zé do Telhado às 03:00 PM | Comentários (9)

janeiro 08, 2006

*Lá Vem a Nau Catrineta (59)

RIH.bmp
Catrineta 2.JPG


De rosa se fez zarpar
para uma nova demanda
é D. José quem comanda
esta Nau em alto mar
dessa aventura sem par
de loucos navegadores
ouvi agora senhores
outra história de pasmar

Estando o nosso Capitão
impossível de aturar
aos berros e a gritar
mal disposto e rezingão
por causa do trambolhão
que o deixara entrapado
e à muleta agarrado
sem meter o pé no chão
Olhava p'rá enfermeira
rapariga "bem dotada"
olhos verdes, voz melada,
imigrante brasileira
que velara a noite inteira
p'lo pobre desafortunado
mantendo-o aconchegado
sentadinha à cebeceira

"Estou-te grato criatura
p'la tua dedicação
que suave é tua mão
quando muda a ligadura
que carinho, que ternura
ao dar-me banho mostraste
e com que cuidado trataste
estas feridas com tintura..."
"Dêche p'rá lá Capitão
eu 'stou mais quiabituada
na massage sou danada
tenho jeito nessa mão
não agradeça, pois não
me chamo Maria Esperança
tenho casinha em Bragança
rua da Consolação"

"Em...Bragança?! Ai Deus me acuda
não digas isso a ninguém..."
"Ma...porrquê!? quié qui têm!?"
"Ia ser linda a barbuda!...
Trata de te fingires muda
se um dia alguém perguntar
como cá viste parar
já entendeste?...Caluda!"
"Se o Capitão o orrdena..."
É uma ordem!...já disse
ia ser bela a chatiçe
e não ia ser pequena
...Ora bem, minha morena
já estou vestido a rigor
chega-me aí por favôr
aquele tricórnio com pena

E agora vai chamar
o D. Jorge de Coelho
tenente do aparelho
a quem eu quero falar"
...
"Ora aqui estou, poxo entrar?"
"Pois claro que podes pá!
Vá depressa, entra lá
que a coisa vai azedar!"
" Anda mouro a querer galgar!?"
"Muito pior, estou tramado
ora lê lá o recado
que El-Rei me fez chegar"

"Humm...Mas que mozca lhe mordeu!?
em dez anos de Belem
nunca chateou ninguém
nunca o bedelho meteu!...
...ezta agora, amigo meu!...
fora o caso Santanázzz
nunca o gajo foi capazzz
de abrir a boca, Deus meu!"

"É por causa do Espanhol..."
"Qual ezzzpanhol!? Não ezzztou a ver!?..."
"Do Pina, estás a entender?
por causa do carcanhol!..."
"Do Pina!?...Do carcanhol!?..."
"Mas tu hoje estás estarola?
do Pina!...Da Iberdrola
estou-me a fazer entender?..."

"Ah!...já essstou a perceber!...
então tu achasss que é issso?..."
"E vem aí o chouriço
para ouvir se fazer
não sei se tu estás a ver
o que daqui vai sair
quando a populaça o vir
o que vai acontecer!..."

"É El-Rei, barco à vista!"
grita no alto o vigia
estava batendo o meio-dia
"Ora aí vem o artista!"
"Eu direi maisss: O sacrisssta
se é por issso que cá essstá!"
"Ai é é, olálá!!!
perdoa-me que eu insista!"

Subindo p'lo próprio pé
o escadaréu de cordame
qual trapezista no arame
foi direito a D. José
"Ora assim mesmo é que é
estás coxo mas aprumado
registo com muito agrado
esse teu acto de fé"

"A que devo a honraria
de tão ilustre visita
ó Majestade bendita
a esta hora do dia?"
-E a populaça ouvia
ardendo em curiosidade-
"Vim cá matar a saudade
desta Nau por companhia!

"Com que então vens de mansinho
meter-me o de dedo no cú
espera aí meu gabirú
que eu já te dou o caldinho
vais sair-te mal, tadinho
meu sacaninha sagaz
pensas que eu sou Santanás
a quem tu fizes-te o ninho?"

Pensava assim D. José
ao olhar perversamente
p'ró Rei que na sua frente
tinha fincado o seu pé
Foi então que da ralé
se ouviu alguém a bradar
"El-Rei vem cá p'ra falar
da E.D.P., já se vê!"

"Quem foi o engracadinho...?"
"Fui eu porquê? quer bater?
digo-lhe e torno a dizer
sem tirar um bocadinho
acha que eu sou adivinho
ou que povo é parvalhão
que não entende a razão
de todo este burburinho?

Você e a corte rosa
no caso da Iberdrola
meteram o pé na arola
fizeram merda da grossa!"
"Descarado!...Minha Nossa..."
"Qual descarado, qual quê?!
pois saiba vossa mercê
que aqui ao Zé Barbosa
Lhe ensinaram na escola
primária de Massarelos
como um tal de Vasconcelos
que defendia a espanhola
à espadeirada e à pistola
atiraram o madraço
pela janela do paço
chutando-o como uma bola!

Nesse tempo Capitão
o povo tinha tomates
e tratava dos dislates
com a sua própria mão
a todo aquele que á traição
vendia o próprio país
p'los amores da meretriz
ou p'la gula do cifrão

E se a malta hoje em dia
agarasse nos marmelos
e os levasse p'los cabelos
para o cesto do vigia
rezava uma Avé Maria
e empurrava o poltrão
desde o alto até ao chão
o que é que acontecia?

"Tratados" com tal justeza
seria remédio santo
só que claro, entretanto
por força dessa limpeza
virava pernas a mesa
e os vossos oficiais
sabujos e outros mais
iam todos de certeza!

Neste coito de ladrões
pulhas, canalhas, traidores
agiotas, estupores
filhos de puta, cabrões
trepaceiros e poltrões
aldrabões e vigaristas
agiotas, prestamistas
há p'rá aí uns dez milhões

Esta Nau que correu mundo
há muito perdeu o Norte
e vai navegando à sorte
não tarda estará no fundo
o fétido cheiro imundo
da traição e da devassa
deixa no ar quando passa
um cheiro nauseabundo!"

El-Rei com ar espantado
e com a lágrima no olho
escutou Barbosa, o Zarolho
e foi-se de rabo alçado
D. José saltou siderado
estava lívido, quase rôxo
esqueceu-se que estava côxo
e caiu ao mar, coitado.

Autor: Zecatelhado - in: www.tadechuva.weblog.com.pt




Publicado por Zé do Telhado às 09:55 PM | Comentários (22)

janeiro 06, 2006

* À Grande ( e à Francesa) Constâncio!


In " O Independente"

O Banco de Portugal, cujo Governador como sabem é o ilustríssimo senhor Vítor Constâncio, no passado mês de Dezembro foi "à mercearia" da esquina e comprou: três Volkswagen Passat, dois Audi A4 e um Mercedes classe E. Como o Independente noticiou, os salários da administração do BdP custam 1,5 milhões de euros anuais e o banco comprou, no último ano e meio, 26 viaturas por 1,2 milhões de euros.

Zecatelhado: Foi o senhor que falou em "...manter um rigoroso realismo financeiro constitui tarefa do momento...", senhor (des)Governador...?
Deve estar a brincar connosco, não?.

Publicado por Zé do Telhado às 07:42 PM | Comentários (10)

* No País da Macacada - Simplício e Matateu- 06.01.2006

Simplício- Manuel Alegre quer combater o «bloco central de interesses», algo que «mina a confiança dos cidadãos». Em Ponta Delgada, o candidato pediu uma separação entre os negócios e a política.
Matateu- É a sua "costela" poética a falar.

Publicado por Zé do Telhado às 06:35 PM | Comentários (3)

* O Pais da Macacada - Simplício e Matateu -05.01.2006


Simplício- Cavaco diz que a sua candidatura é para unir os portugueses.
Matateu- Eu bem te disse outro dia que a verdade vem sempre ao de cima; um a zero.
Simplício- !? Não estou a entender...
Matateu- Aí está um dos financiadores.
Simplício- !?Quem?!
Matateu- A Super Cola 3!

Publicado por Zé do Telhado às 04:30 PM | Comentários (4)

janeiro 05, 2006

* As Figuras dos Candidatos

CAVACO - Nos Açores
Ponta Delgada.bmp

Publicado por Zé do Telhado às 11:30 PM | Comentários (6)

* Vamos Já esclarecer quem afinal subsidia a campanha de D. Cavaconi:

1º Contribuinte: CAVACAS DAS CALDAS

"...Com Cavacas das Caldas temos um candidato do car...."

2º Contribuinte: PUDINS DANONE

"...Um só Cavaco por dia, não sabe o bem que lhe fazia"

3º Contribuinte: T.M.N.

..."T.M.N. onde você estiver... Cavaco já lá esteve".

4º Contribuinte: PINGO DOCE

"...Alfarrobas de Boliqueime a 20 cêntimos o quilo, esta semana no...Pingo Doce".

Já está tudo esclarecido ou querem mais?

Publicado por Zé do Telhado às 06:20 PM | Comentários (7)

* Diário dos Candidatos

• PRESIDENCIAIS

CAVACO: Ouviu em Grândola um Grupo Coral Alentejano cantar a Gândola Vila Morena, no jantar a que presidiu.
Zecatelhado: Contam que um bêbado lhe segredou;"Não se aflija Professor; No jantar do Jerónimo estão a cantar o "Lá Vamos Cantando e Rindo".

JERÓNIMO: Diz que não compreende as «mordidelas» de Francisco Louçã à sua candidatura.
Zecatelhado: Já ouvi chamar tudo ao padreco, agora Mike Tysson...

SOARES: Em Almada, Mário Soares mostrou-se uma vez mais convicto de passar à segunda volta e ganhar aí as eleições.
Zecatelhado: Isto é uma mensagem subliminar. O velhadas quer dizer por outras palavras que ainda aguenta duas seguidas.

LOUÇÃ: Disse que os portugueses farão as contas no dia das presidenciais.
Zecatelhado: Com exemplos destes vindo dos dirigentes políticos, depois queixam-se que os putos não fazem o trabalho de casa a horas.

ALEGRE: Alegre diz que «Portugal não precisa mais do mesmo».
Zecatelhado: Tem razão. Portugal não precisa de mais NADA. Para pior já basta assim, portanto não inventes pá!

Publicado por Zé do Telhado às 05:59 PM | Comentários (2)

Os Candidatos: Na Cama Com...

Na cama.bmp

Publicado por Zé do Telhado às 05:59 PM | Comentários (8)

* A Face dos Candidatos (II)

II Campismo.JPG

Publicado por Zé do Telhado às 05:59 PM | Comentários (2)

janeiro 04, 2006

* Tombe la neige...

Neve.JPG

Publicado por Zé do Telhado às 11:18 AM | Comentários (11)

*As Faces dos Candidatos(I)

CAVACO SILVA - Hoje em Lisboa
Cavaco e os fundos.JPG
"... Não é verdade que a minha campanha seja financiada pelos partidos..."

********************************
MANUEL ALEGRE- Hoje na ACAPO
Manel Alegre.JPG
"...Eu tenho um PONTO DE VISTA diferente; Comigo todos os manifestos deviam ser transcritos em Braile..."

********************************
SOARES - Hoje na Visita à Sinagoga de Lisboa:


"...Não meus irmãos, não sou o AVÔ CANTIGAS, sou o Novo Apóstolo Ecuménico!

Publicado por Zé do Telhado às 11:17 AM | Comentários (4)

janeiro 02, 2006

* É Necessário Agir e Já!...


"...Como passa senhor Contente?
Como vai senhor Feliz?
Diga à gente, diga à gente
Como vai este país...

Era assim que começava a rábula protagonizada pelos actores Nicolau Breyner e Herman José, aqui há uns anitos valentes. O País dos Dupont & Dupont posto a nú, ou seja: Agora eu e depois tu e vice-versa, num doce...lá vamos cantando e rindo.
Começo por citar Biranta:
"...Qual é a Mafia que mais manda? Sei lá! O que nós sabemos é que isto devia ser uma democracia e não é!
Não é democracia, porque quem detém o poder não quer que seja. Imaginem, por exemplo, a seguinte situação: O país está "bloqueado", devido às lutas intestinas entre máfias, há muito tempo. Agora imaginem que, perante os factos, cada vez mais graves, que se vão acumulando na sociedade, o Presidente exercia as suas competências e actuava, porque as instituições não estão a funcionar. Mas não actuava por livre arbítrio, como acabou por fazer, tarde e más horas; mal, portanto. Fazia esta simples pergunta ao povo: "Sente-se representado no Parlamento?"
Imaginem agora que, perante a resposta, óbvia, ele dissolvia o parlamento; e mais: ficava com o direito de voltar a fazê-lo, se a situação se repetisse. É que o parlamento deve representar a totalidade da população. São eles que o dizem e assumem, como forma de "legitimarem" a sua chulice! Portanto, verificando-se que não representa, conclui-se que as instituições não funcionam regularmente!
Querem melhor forma de verificar que as “instituições não funcionam? Vocês iam ver como apareciam as soluções para os nossos problemas sociais; como a nossa economia se desenvolvia; como começava a "caça" às competências, para colocar em qualquer cargo de responsabilidade; como se acabava com uma série de bandalheiras e escândalos, que nos mantêm neste marasmo e não nos deixam sair dele. Como deixávamos de ouvir as desculpas falaciosas e esfarrapadas do costume!
O mal de quem "pensa" a nossa política é não conseguir sair dos limites impostos por teóricos da treta, que eternizam as nossas desgraças. Se o poder político pertence ao povo, então que seja o povo a decidir. Pior não fica, isso eu posso garantir! Mas garanto mais: garanto que seria um óptimo "ponto de partida" para a resolução dos nossos problemas. Porque eles têm solução e os políticos sabem como chegar lá! Tá nos livros e na base de qualquer teoria minimamente evoluída; ou seja: qualquer pessoa esclarecida o sabe. Portanto, ou os nossos políticos são muito imbecis, broncos e ignorantes, ou sabem! Só não o aplicam porque são perversos!"...

"...a ideia não é "promover a discussão em torno de problemas. A "convocatória" está feita sob o lema: "valorizar a abstenção" e, se condiz com uma ideia antiga pela qual me tenho batido, trata-se de divulgar essa proposta CONCRETA, junto da população; isto é: fora do espaço da NET. Isto porque "os nossos problemas" estão discutidos e rediscutidos, diagnosticados e "sentenciados", de todas as formas possíveis e imaginárias, ou seja: para todos os gostos... o que não estão é em vias de resolução.
A meu ver, as soluções existem e também existem as pessoas... Haver soluções passa por "colocar as pessoas certas nos lugares certos", condição essencial da democracia... Só se podem colocar "as pessoas certas nos lugares certos" responsabilizando os políticos e quejandos. A valoração da abstenção, para além de acabar com a actual prática, nazi, sancionada por todos os partidos, que permite as "maiorias" falsas e vigaristas, que nos têm destruído, permite atingir esse objectivo de responsabilização e avançar para "colocar as pessoas certas..."
Há uma infinidade de coisas que podem ser feitas para divulgar estas propostas fora da NET e, para iniciar esse processo, nem são precisas muitas pessoas, apenas pessoas empenhadas no mesmo objectivo.".


Aqui há uns dias encontrei-me com uma amiga da Blogosfera para discutirmos esta coisa, já que temos pensamentos comuns sobre o problema, e achámos que era necessário "Deixar o Acto e passar ao Facto" . Era necessário discutir e passar à acção, promovendo debates de aprofundamento e organizando formas de luta directa. Deixei isso para o príncipio deste ano que começa, já que o mês de Dezembro, por razões óbvias, não era o mais indicado para o arranque de tal iniciativa.
Já enviei uns mail's para alguns amigos doutros quadrantes que não o blogosférico, e já obtive algumas respostas de aderência. Que tal promovermos um encontro para trocar ideias. Aqui fica o desafio a todos os que quiserem participar. Para começar, enviem um mail para: Zecatelhado@gmail.com a confirmar a vossa disponibilidade. Quanto ao espaço...fica por minha conta.
É tempo de dizer JÁ CHEGA à pantomina. É tempo de passar à actuação IMEDIATA.
Adere e manda um mail,(ou deixa aqui mesmo a tua aderência) mais que não seja, não percas a oportunidade de dar a tua opinião.

Um @bração do
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 06:50 PM | Comentários (64)

*Aplausos e Pateadas da Semana no Tadechuva II



A GRANDE LOJA DO QUEIJO LIMIANO

Escreve o Manuel:..."Assim não se vai longe, e só se contribui para afastar ainda mais eleitores de eleitos e descredibilizar o que resta da nossa democracia. As pessoas não querem eleger máquinas, semi-deuses perfeitos em tudo e mais alguma coisa, as pessoas querem é eleger pessoas nas quais confiem minimamente e com as quais se identifiquem. Dito isto, é patente que estes excessos de estilização e coreografia, de parte a parte, vão acabar mal. É só uma questão de tempo."

Aplauso da Semana
Vai para o O Clark59, pelo seu regresso às lides blogosféricas. Estamos todos de parabéns por nos podermos deliciar com a sua escrita "Única".

Protesto da Semana


Vai inteirinho para o "A Internet Para As Domésticas Já!", porque se anda a "baldar" destas lides há bué de tempo! A Comadre e o seu Cócó fazem o favor de sair da toca? Esta comunidade não se pode dar ao luxo dessa "patifaria", por isso grita: A INTERNET PARA AS DOMÉSTICAS...QUE REGRESSE...JÁ!

Graças Senhor!

...Por me teres abençoado com a autorização da Entidade Patronal para o gôzo de férias em Janeiro. Sempre quis fazer uns dias de vacaciones na neve dos Montes Hermínios, por isso estou aos saltinhos.Graças Senhor!
P.S.: Podem ficar descansados que não me vou armar em Sócrates e malhar com as trombas num pinheiro.

Chuta!...





Estes senhores da Liga Portuguesa de Futebol "Profissional"(!?) devem andar a brincar com isto. Duas semanas de profissionais parados para férias de festas? Ou sou eu que sou maluco ou isto não entra na cabeça de ninguém! Um pequeno exemplo: Sabem que por cada hora de fuso, um atleta de alta competição necessita de UM DIA (24 horas) para recuperar os índices físicos? Depois admiram-se das tristes figuras que se vão fazendo por aí fora.

E por esta semana é tudo. Para a semana há mais.
Um Santíssimo Natal para todos vós.
Zecatelhado

Publicado por Zé do Telhado às 06:49 PM | Comentários (8)

janeiro 01, 2006

Lá Vem a Nau Catrineta ( 58 )

Piratada.JPG Catrineta 2.JPG

Lá Vem a Nau Catrineta que tem muito que contar...

De rosa se fez zarpar
para uma nova demanda
é D. José quem comanda
esta Nau em alto mar
dessa aventura sem par
de loucos navegadores
ouvi agora senhores
outra história de pasmar

A azáfama tinha tomado
conta desta Nau sagrada
cantando e rindo animada
estava a malta em todo o lado
Do seu penar desgraçado
nestes dias de folguedo
calava-se e em segredo
esquecia-se do seu fado

Um estendia um festão
outro enrolava fitinhas
outro enchia garrafinhas
de espumante do Esporão
Um outro tinha na mão
uma dúzia de rabichas
e explicava ao Barbichas
como chegar-lhe o tição

Aquilo é que ia ser
um fim de ano de espantar
e punham-se a adivinhar
até já estavam a ver
o que ia acontecer
tudo a cantar e a dançar
que loucura de arrasar
até ao amanhecer

Mas quando a sorte asquerosa
persiste em dizer-nos não
até a pôrra do pão
sabe a bosta mal cheirosa
quando a sina desditosa
teima em não desaparecer
que pode um homem fazer
contra a saga dolorosa?

Ora isto tem a ver
com o que a seguir se passou
e num segundo virou
o edílico prazer
a que a malta se entregava
como acima relatava
num sonho mau, de morrer

D. José o Capitão
um nobre amante da neve
fora à Suíça, a Geneve
armar-se em galo papão
levantando os pés do chão
dera um malhanço de arromba
espetando pernas e tromba
num pinheiro do Cantão

Tinha o joelho entrapado
que mais parecia um trambolho
mais um derrame num olho
e um tornoselo inchado
só com um pé o desgraçado
deste Capitão da treta
surgiu na Nau de muleta
na qual vinha pendurado

Vendo a malta embasbacada
com os olhos postos em si
sentia-se a mais ali
plantado ao cimo da escada
sentiu a altura chegada
de dar uma explicação
sobre o adiar ou não
da festarola aprazada

"Pensa Zé, e com cuidado
arranja uma solução
se lhes dizes que o festão
vai ter que ser adiado
de certeza estás tramado
pois na próxima eleição
estes cabritos irão
deitar-te à água, e fardado!"

"Marujos, estou desolado
por vós a quem tanto adoro
não tarda nada 'inda choro
qual Kalimero ao quadrado
sabei, estou desesperado
e nem sei o que dizer
que mais vai acontecer
neste barco desgraçado?"

"Mas Senhor, o vosso estado
não vai cancelar a festa
ide dormir uma sesta
e descansai um bocado
tenho um plano gizado
que será a solução
escutai com atenção
pois é muito bem esgalhado!"

"Um plano!? Diz depressa!..."
"Nós não somos todos burros
Trongos, nabos e canhurros
embora a vós vos pareça
Veio-me agora à cabeça
ao vê-lo assim, ora bom:
misturar o Reveillon
com o Entrudo, ora essa!"

"Queres dizer...com o Carnaval!?"
"Ou isso, também pode ser
fica já aperceber
e a entender tal e qual
Estando o senhor afinal
com a pena feita num oito
É só trazer do Magoito
o papagaio real..."

"D. Coelhone!?...de que jeito!?..."
"Quem mais poderia ser?
pinta-o de verde, está a ver?
põe-no no ombro direito
pála no olho a preceito
e está quase mascarado
para o fim fica guardado
o artífice mais perfeito..."

"A muleta vai bugiar
põe uma perna de pau
veste uma cara de mau
siga a festa sem parar
bebe rum até fartar
tranformado num corsário
e já não passa p'lo otário
que deu barraca a esquiar

Publicado por Zé do Telhado às 09:20 PM | Comentários (10)