« * Paris já está a arder? | Entrada | * Lá Vem a Nau Catrineta ( 56 ) »

novembro 10, 2005

* No Solar da Rosa

O SOLAR DA ROSA

Nesta tasquinha bizarra
de ambiente bem sadio
ao doce som da guitarra
canta-se o fado vadio

***** ***** ***** *****
Apresentador:Boa noite senhoras e senhores, respeitável público. É com o prazer do costume que vos voltamos a dizer: SEJAM BEM VINDOS AO SOLAR DA ROSA...
(Palmas do público)
... Hoje temos o grato prazer de anunciar uma inovação de estilo, a qual penso vir a bar brado...
Um do público: Mau! Quando vocês, os da rosa, se põem com invenções...
Outro:...Geralmente dá merdum!
(Risada geral na plateia)
Outro ainda: Nada de invenções ó professor Pardal, fado é fado com guitarra, viola e fadista, portanto vê lá o que é que vais arranjar!
Apresentador:Tenham calma! Longe de mim vir para aqui desvirtuar a canção nacional!...
Outro: Era só o que faltava!... Mas então desembucha lá ó meia-leca!
Apresentador: Bem... Vão ver que vão adorar. O que eu vos queria dizer é que esta noite vamos ter não um, mas vários fadistas a cantar em uníssono o mesmo fado, ou seja: UM CÔRO!
Outro: Fado em côro?!...Mas que raio de merda é essa?!...
Outro ainda: Não queremos essa trampa ó camelo! Fado é fado e fadistas um de cada vez. No máximo dois, para cantos à desgarrada!...
Ainda outro: Nunca se viu tal coisa ó morcão! Um fado cantado por um coral tipo Ceifeiros de Pias?!
Plateia:Eh,eh,eh,eh!...
Apresentador:(já muito aflito)Calma por favor! E que tal ouvirmos primeiro e pronunciarmo-nos depois?
Um do público: Tá bem ó esticadinho da silva, mas se o espectáculo for uma bosta não vai ficar tábua sobre tábua desta espelunca, ficas desde já avisado!
Toda a plateia:Apoiado!Apoiado!
Apresentador: Pois eu estou plenamente convencido que toda a gente vai adorar o espectáculo e que no final ainda vão pedir bis!
Plateia: Vai-te fiando!... Começa lá essa merda que já chega de conversa!
Apresentador: Então lá vai: Senhoras e senhores, na minha e na vossa presença o grupo coral fadista dos AUTARCAS DE PORTUGAL!
Plateia:O quê?! Ainda por cima é esta cáfila que vem cantar?! Uhuhuhuh!!!! Cambada!!! Chulos!!! Vigários!!! Filhos da P...! Corruptos!Uhuhuhuh!!!...
Apresentador: Então meus senhores? Sejam comedidos por favor! Este grupo de amigos vai interpretar para todos vós o fado "AFINAL ERA A MORAL". A música é do Ti Alfredo ( Igual à da Rosa Maria da Rua do Capelão) e a letra é dum ferrabrás qualquer que eu não conheço de lado nenhum chamado Zecatelhado. Como sempre, teremos à guitarra o avô Almeida Santos e à viola o Tio-Avô Jerónimo de Sousa. No baixo o baixinho do Marques Mendes e no super-baixo ( não, não é um porta-chaves ) a Anã Droga. Por favor silêncio que se vai então cantar o fado!
(começam a ouvir-se os acordes da guitarra e das violas)
(entram cantando os fadistas)

Côro:Fizeram uma lei bizarra
para calar a'lgazarra
deram-lhe um ar moralista
mas nós velhas ratazanas
como não somos bananas
não lhes baixamos a crista

Passeou de gaveta em gaveta
a funesta lei da treta
até final dos mandatos
numa alegre roda viva
foi andando a respectiva
de Herodes p'ra Pilatos

Logo a seguir a maralha
lá tomou posse na esgalha
toda feliz e contente
protocolo despachado
era o momento chegado
de ordenar ao Presidente

Mande agora publicar
a lei que nos quer lixar
que a gente não quer saber
porque a retroactividade
todos sabem que é verdade
aqui nunca vai valer...

Plateia em geral: Uhuhuhuhuh!!! Olha a lata destes cabrões, ainda a gozar o pagode!... Seus filhos de uma cadela debochada que vão ficar com os focinhos em papas!...
Vamos a eles! Vamos a eles!...
( Desatam todos a correr direito ao palco munidos de cadeiras, garrafas, guarda-chuvas e tudo o que haja à mão e faça mossa. Os autarcas fogem para os bastidores. Os músicos escondem-se debaixo das cadeiras onde estavam sentados. É a confusão total)
Apresentador: Meus senhores!...Meus senhores, civilidade!!!...
Um dos invasores do palco: Tu também vais chupar pela grande; Já estava prometido, portanto...TOMA!
( Enfia-lhe com uma cadeira pela cabeça abaixo e o pobre apresentador cai redondinho no chão. Chega a polícia de intervenção)
Chefe da Polícia: Mas que raio de cagaçal vem a ser este? Já chegámos a Paris ou quê?...
(virando-se para o batalhão)... Porrada nesses cabrões!
(Assiste-se a um autêntico festival de bordoada da grossa nos energúmenos que fogem porta-fora ou pelas janelas. Terminado o arraial a polícia retira-se)
(Escondidos num armário dos camarins, dois autarcas sussurram:)
Autarca 1: Pôrra! Nunca mais me meto noutra. Dou aqui por terminada a aventura de fadista nas horas vagas!
Autarca 2: Eu igualmente! Este povo é uma súcia de arruaceiros e de gente mal-formada. Se uma pessoa os engana e lhes mente descaradamente, é o maior e levam-no em ombros, mas se pelo contrário diz a verdade, ó da guarda...filho disto e daquilo... e ainda está sujeito a levar uns palmadões em cheio nas ventas!

Publicado por Zé do Telhado às novembro 10, 2005 10:00 PM

Comentários

maravilha!

//(~_~)\\ um beijo da Titas

Publicado por: titas em novembro 10, 2005 04:29 AM

Genial! Ri a bom rir, e adorei a tua crítica perspicaz como sempre:) beijos

Publicado por: wind em novembro 10, 2005 08:35 AM

Esta graça sádia e descomprometida, é um banho de alegria e lusitanidade. Bem haja, Zeca Telhado!

Publicado por: Fernanda Leitao em novembro 10, 2005 02:13 PM

Olá! Adorei este teu genial post! :)**

Publicado por: M.P. em novembro 10, 2005 04:27 PM

A verdade pode ser e é sadia ainda que dita com ironia, pena foi os da policia não terem alinhado com os espectadores, mas já estamos habituados...

Publicado por: jgonçalves em novembro 10, 2005 10:45 PM

Rite, rite.
Eles vão continuando a engordar...

Publicado por: rupo em novembro 10, 2005 10:47 PM

não é justo tirar o publico aos teatros, casas de fado etc. para vir sentar os espetadores frentes a um pc! so faltou bater palmas, Olá amigo, ja dizias que eu nunca mais... engano, ainda encontrei tempo para te visitar e foi bom, um abraço do Alexandre

Publicado por: Alexandre em novembro 11, 2005 01:41 PM

Está lindo :-)) Como se costuma dizer: Cantam bem mas não me alegram!!! :-))
Beijos

Publicado por: dulce em novembro 11, 2005 05:39 PM

:)) Adorei. Beijos, amigo e bom fim de semana.

Publicado por: lique em novembro 11, 2005 10:54 PM

E assim ao som da guitarra
terminou o festival
acabando tudo à porrada
em cima do maralhal

Quase sempre assim acontece
em reacção pessoal
o povo tem o que merece
neste constante carnaval

Com um abraço Raul

Publicado por: congeminações em novembro 11, 2005 11:22 PM

Na boa tradição de Rafael Bordalo Pinheiro, Zeca Telhado no seu melhor!
Dá-lhes companheiro!

Um abração do Maio

Publicado por: Maio em novembro 12, 2005 05:09 PM

Caro Zeca, de onde te vem tanto talento e imaginação. Admiro-te, amigo. Força, bate
nessa cambada em nome de todos nós.
Beijinhos

Publicado por: betania em novembro 13, 2005 09:10 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)