fevereiro 20, 2006

ADESÃO À ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Para aderir à Associação Guilhermina Suggia terá apenas que concordar com os objectivos e estututos da Associação e manifestar esse interesse através de email (suggia.weblog@sapo.pt), ou comentário no blogue. Oportunamente ser-lhe-á enviada uma ficha de inscrição. A quotização de um associado Fundador/Efectivo será de €24,00 anualmente -€2,00 por mês

Publicado por vm em 11:26 AM | Comentários (0)

janeiro 08, 2006

ADESÕES DE NOVOS ASSOCIADOS

Vamos ter muito que fazer na ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA e naturalmente que precisamos de muitos associados.

É claro que todas as pessoas que estejam de acordo com os objectivos e os estatutos podem ser associados. Não precisam de ser convidados, basta que manifestem esse desejo através do blogue. Usarem o email do blogue será o melhor.

Publicado por vm em 06:19 PM | Comentários (0)

dezembro 05, 2005

LINHAS GERAIS DO PROGRAMA DA DIREÇÃO QUE SE APRESENTA A ELEIÇÕES NO PRÓXIMO DIA 10

Após a feliz constituição em Junho passado da nossa Associação Guilhermina Suggia, cumpre, enquanto associados fundadores, encontrarmo-nos para eleger os primeiros órgãos sociais que orientarão a associação nos próximos três anos. O momento é de alegria e de desafio: uma oportunidade para, na permanência, homenagear Suggia e a sua arte e, também, a exigência que tal ocorra ao nível do seu merecimento.

São pois estas duas ideias de constância e de qualidade na acção que nos impelem a, solidariamente, nos candidatarmos aos vários órgãos sociais.

Mas sendo à Direcção que compete a maior criatividade, iniciativa e gestão das criatividades e iniciativas de todos, está, e sente-se, esta obrigada a apresentar, umas linhas programáticas para o trabalho a desenvolver.

Como se disse e, primeiro de tudo, homenagear Suggia na permanência e, assim, levar o seu nome a passar de pretexto para efemérides de elites para acicate de actividade musical e alargadamente artística. Suggia é presente e futuro. A estreita periodicidade de Encontros Suggia dedicados à promoção das artes, do espectáculo, do saber em que se estimulem o diálogo e a controvérsia em grande abertura de espíritos é um compromisso que nos propomos assumir.

Máximo sabor e pertinência terão estes encontros quando acolhidos na casa da Rua da Alegria, no Porto, enquadrados por teres e haveres que recordem e revivam Suggia no tempo tanto em que ela aí morou. Almeja-se assim que esta moradia se torne no mais próximo futuro uma Casa-Museu Guilhermina Suggia com uma gestão viva e de viabilidade consistente. Não nos arredaremos deste caminho.

A arte de Suggia foi eminentemente a arte de fazer soar o violoncelo. Resta-nos, contudo, para o nosso ouvido ora a memória que em alguns existe e subsiste por favor dos tempos ou, tão só, para muitos, abreviadamente, o registo em CD de uma parte dos muitos discos que a violoncelista gravou. Impõe-se a edição da integral das gravações de Suggia. Não é fácil consegui-la, também, mas tentaremos.

Por último, nestas linhas muito gerais, deixamos uma proposta ambiciosa porque temos convicção vincada de que, para bem mostrar Suggia aos portugueses e ao mundo, importa equilibrar com uma acção a ocorrer em Portugal a notoriedade que subsiste em Inglaterra da sua memória, seja pelo Prémio Suggia da Royal Academy seja, também, pelo quadro Madame Suggia de Augustus John. Falamos de um grande Concurso Internacional de Violoncelo Guilhermina Suggia, com um júri de máximo saber e notoriedade mundial e para o qual venham a verter os prémios que a instrumentista instituiu em Portugal. Bom será, ainda, que, em actividade paralela, ocorra um festival de violoncelo onde para além da promoção deste instrumento aconteçam aprendizagens, oportunidades performativas e troca de saberes e experiências.

Sabemos que não vamos chegar ao fim do percurso. Mas trilharemos este caminho com todos.

Publicado por vm em 10:18 AM | Comentários (1)

dezembro 03, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

No próximo dia 10 pelas 16 horas, nos Paços do Concelho de Matosinhos, os Associados Fundadores irão elegar os órgãos sociais da Associação GUILHERMINA SUGGIA. Apenas se candidata a lista abaixo indicada

Mesa da Assembleia Geral
Rui Vieira Nery - Presidente
Mário Cláudio - Secretário
Jed Barahal - Secretário

Direcção
Manuel Dias da Fonseca - Presidente
Helder Macedo Sampaio - Vice-Presidente
Virgílio Marques - Vice-Presidente
José Luís Borges Coelho - Vogal
Sofia Lourenço - Vogal

Conselho Fiscal
José Manuel Dias da Fonseca - Presidente
Fátima Pombo - Vogal
José Augusto Pereira de Sousa - Vogal


Publicado por vm em 01:05 AM | Comentários (0)

novembro 10, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA - ASSEMBLEIA GERAL 10/12/2005- 16 horas

Finalmente irá ser realizada, no dia 10 de Dezembro uma Assembleia Geral dos Associados Fundadores da ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA, onde serão eleitos os seus Corpos Directivos. A Assembleia terá lugar nas instalações da Câmara Municipal de Matosinhos, a quem agradecemos essa cedência.
Poderão ser apresentadas listas com programa de actividades até fim deste mês por associados fundadores. Pensamos ter avisado todos os associados fundadores de todos os requisitos necessários para que tudo se processe em normalidade. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do blogue (comentário ou email).

Dado que a Sede da Associação é no Porto - não temos ainda um local definitivo - o local da realização da Assembleia será em Matosinhos, podendo no entanto, todos os associados que assim o entendam votarem por correspondência.

Desejamos que a ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA, logo que os corpos Directivos tomem posse, inicie a sua actividade que queremos e confiamos seja digna de GUILHERMINA SUGGIA.

Publicado por vm em 09:59 AM | Comentários (0)

julho 06, 2005

NOTÍCIA SAÍDA NA PÁGINA WEB DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

Há 120 anos, o Porto via nascer a mais prestigiada violoncelista portuguesa. Numa altura em que se comemora o aniversário do nascimento de Guilhermina Suggia, vai ser formalizada, no Porto, a criação da Associação Guilhermina Suggia.
O objectivo é estudar a obra da violoncelista e divulgar o seu espólio através da criação de uma Casa-Museu.

Neste momento, está também a ser gravado um CD onde ficará registado o som do Violoncelo de Guilhermina Suggia, tocado por José Augusto Pereira de Sousa, cujo o lançamento está previsto para o final de Setembro.

Guilhermina Suggia começou a estudar música aos cinco anos e aos 12 anos tornou-se na principal violoncelista da Orquestra do Porto, começando por tocar com o quarteto de cordas Bernardo Moreira de Sá. Um ano mais tarde vai para o Conservatório de Leipzig, na Alemanha. Antes de regressar a Portugal, em 1940, passa ainda por Paris e Londres, onde chegou a tocar com a BBC Symphony Orchestra. Em 1950, morre, no Porto, uma das primeiras mulheres a fazer carreira como violoncelista.

Publicado por vm em 12:02 AM | Comentários (4)

junho 28, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Penso que foi dado um passo importante: a ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA tomou ontem, dia 27, forma legal. Assinaram a escritura:
MADALENA SÁ E COSTA, MANUEL DIAS DA FONSECA, FÁTIMA POMBO, MÁRIO CLÁUDIO, JED BARAHAL, PAULA ALMEIDA, LUIS GASPAR GOMES ARAÚJO, HÉLDER MACEDO SAMPAIO, INÊS LOURENÇO, SOFIA LOURENÇO, ISABEL MILLET, JOSÉ MAMUEL DIAS DA FONSECA, JORGE RODRIGUES e eu próprio.

Esperemos que muita mais gente se junte à Associação e que façamos pela sua memória o que é merecido. E o seu país, a sua cidade lhe deve.

Oxalá!

Publicado por vm em 12:51 AM | Comentários (8)

junho 03, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Parece-me que seria muito mais fácil fazer uma associação de vigaristas, corruptos do que a ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA .

EStou a ficar cansado deste país de brandos costumes. É tão difícil fazer qualquer coisa de bem. A burocracia tem um peso enorme. A Cunha outro. Nada se faz sem cunha. Parece-me. Mas se a Associação não se fizer por questões de burocracia e de burrice eu despejo e deito para fora pormenores que eu gostava de não contar.

Esperemos que tudo se resolva e que não seja necessário pedir a alguém "importante" da lista de adesões para fazer um telefonema para que tudo ficasse resolvido no mesmo dia (como me foi sugerido indicando mesmo os nomes) .

Este país é uma farsa. Não merece os valores que tem e que despreza.

Publicado por vm em 12:02 AM | Comentários (6)

abril 05, 2005

MARA ZAMPIERI NA ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

TROVATORE A LISBOA.jpg
Complimentandomi per l'Associazione da voi fondata a ricordo della grandissima violoncellista GUILHERMINA SUGGIA sono onorata di aderire tra i soci fondatori.
Con i migliori saluti e i più vivi complimenti

Mara Zampieri

Publicado por vm em 12:11 AM | Comentários (0)

março 14, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Após várias objeções que foram levantadas pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas, quanto ao uso do nome de Guilhermina Suggia na Associação, foi finalmente passado o certificado de admissibilidade autorizando o nome da associação.
O passo seguinte será o da constituição da escritura pública.
Venham mais associados e, sobretudo, pessoas com ideias e vontade de trabalhar no projecto.

Publicado por vm em 11:36 AM | Comentários (2)

novembro 25, 2004

PROJECTO DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

O projecto de estatutos da Associação Guilhermina Suggia poderá ser lido carregando no "LINK" PROJECTO DE ESTATUTOS DA ASSOCIAçÂO GUILHERMINA SUGGIA" que se encontra na coluna do lado direito do blogue.
Todas as pessoas, independentemente de terem ou não aderido à Associação, podem dar as suas sugestões através de comentários a esta entrada ou do endereço electrónico do blogue.

Oportunamente, e nos mesmos moldes, será colocada uma lista por ordem alfabética, das adesões à associação.

Publicado por vm em 12:16 PM | Comentários (0)

novembro 12, 2004

ALGUMAS ADESÕES À "ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA"

A LISTA COMPLETA DE ADESÕES DEVE SER VISTA ATRAVÉS DO LINK "ADESÕES À ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA" COLOCADO NO LADO DIREITO DO BLOGUE.
AS ADESÕES MAIS RECENTES SERÃO ESCRITAS NO LINK " ADESÕES RECENTES À ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA". MANTEREMOS NESTE LINK AS ADESÕES DE 2 DIAS. AMANHÃ TIRAREMOS AS DE ONTEM E ACRESCENTAREMOS AS DE AMANHÂ, CASO AS HAJA. SE NÃO HOUVER ADESÕES SERÃO MANTIDOS OS 2 DIAS. A ORDEM USADA É A DE ADESÂO

Publicado por vm em 10:42 AM | Comentários (2)

novembro 02, 2004

ASSOCIAÇÂO GUILHERMINA SUGGIA- SINDICATO DOS MÚSICOS

A Direcção do Sindicato dos Músicos tem o maior empenho e honra em associar-se a esta iniciativa, na convicção de ser a preservação da memória colectiva dos nossos valores culturais o garante futuro dessa vivência cultural, tão comprometida na actualidade.

Mais gostaríamos de vos comunicar que estamos a inventariar o nosso espólio e arquivos históricos nos quais, com grande probabilidade, se deverão encontrar referências à grande violoncelista e à sua quase certa passagem pelo Sindicato, como associada (a associação ao Sindicato Nacional dos Músicos foi compulsiva até ao 25 de Abril). Dar-vos-emos conta de todos os “achados” eventualmente realizados.

Os serviços do Sindicato estarão, em tudo o mais, disponíveis para colaborar nessa vossa obra.

Finalmente, associam-se como apoiantes individuais os membros dos Corpos Gerentes: Carlos Alberto de Passos, Rui Fernandes, Paula Pestana, Luís Cunha, César Viana, Vasco Broco, António Vitorino de Almeida, Carlos Azevedo, Sales Martins, Vítor António e Aníbal Varela.

Com as melhores saudações musicais,

A Direção do Sindicato dos Músicos

Publicado por vm em 10:51 AM | Comentários (2)

outubro 28, 2004

ADESÃO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES À ASSOCIAÇÂO GUILHERMINA SUGGIA

Em resposta ao seu e.mail sobre a projectada associação de amigos/admiradores de Guilhermina Suggia, tenho o maior gosto em comunicar-lhe em nome da Sociedade Portuguesa de Autores, de que sou Vice-Presidente, que podem contar com a adesão e apoio desta instituição, que se identifica com os objectivos enunciados e com a representatividade dos nomes que já aderiram à iniciativa. Disponha, pois, do nosso apoio, estando a SPA , inclusivamente, disponível para promover um debate, ou outro tipo de evento, sobre a artista num dos seus espaços em Lisboa.
Na expectativa de mais notícias sobre o projecto, sou, com cordiais saudações,
José Jorge Letria

Publicado por vm em 07:31 PM | Comentários (1)

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Com o objectivo de de divulgar o espólio, a arte e a memória de GUILHERMINA SUGGIA, e por sugestão da poetisa Inês Lourenço, está em fase de criação a ASSOCIAÇÂO GUILHERMINA SUGGIA.
Trata-se, evidentemente, de uma associação sem fins lucrativos, a cujo projecto já deram o seu acordo muitas pessoas. Pedimos desculpa de não referirmos todas, aqui, mas seria cansativo provavelmente. Deixamos apenas os nomes de algumas, apelando de novo a todos os que queiram aderir, que se manifestem quer comentando este "post" quer através do endereço electrónico do blog.
Todas as pessoas que queiram lutar pelo cumprimento do objectivo da associação serão bem recebidas.

Eis alguns nomes de pessoas que deram a sua anuência ao projecto:
Judite Lima, Jorge Rodrigues, João Almeida, Isabel Millet (filha), Inês Lourenço, Fátima Pombo, Mário Cláudio, António Alçada Baptista, Teolinda Gersão, Eduardo Prado Coelho, Maria João Avillez, Maria do Rosário Carneiro, Sérgio de Azevedo, Ana Maria de Almeida Martins, Maria João Reynaud, António Lagarto, Manuel Dias da Fonseca, Ana Isabel Trigo de Morais, Guilherme d'Oliveira Martins, Jorge Oliveira, Ruben de Carvalho, José Pacheco Pereira, Manuela Magno, Maria João Bacelar Cerqueira, Joana Millet Barradas, Maria Luisa Sá Carneiro, Maria Helena Pina, Duarte Lima, Helder de Macedo Sampaio, Francisco Louçã, Daniel Proença de Carvalho, José Saramago, Júlio Machado Vaz, Vital Moreira, José Viana da Mota Brandão, Inês Viana da Mota Brandão, Graça Mota de Barahona Fernandes, Elisa Lamas, Teresa Ferreira Macedo, Jorge Sá Machado, Miguel Sobral Cid, Filipe Mesquita de Oliveira, António Pinho Vargas, Manuel Ivo Cruz, José Ferreira Lobo, Ana Mafalda de Castro, José Carlos Araújo, Elvira Ferreira, José Manuel Araújo, Alexandre Delgado, violoncelistas Henrique Fernandes, Paulo Gaio Lima, Irene Lima, Maria José Falcão, Luís Sá Pessoa, Isabel Delerue, Gisela Neves, José Augusto Pereira de Sousa, Miguel Ivo Cruz, Paula Almeida, Bruno Cardoso, Teresa Valente Pereira, Filipe Quaresma, Bruno Borralhinho e Hugo Fernandes. Helena Sá e Costa, Maria Teresa Xavier, Nella Maissa, Maria Fernanda Wandschneider, Sofia Lourenço, António Rosado, Bárbara Dória, Fausto Neves, Miguel Henriques, Dina Resende,António Toscano, Picky Resende, Joana Torres Levy, Magna Ferreira, Pimentel Fonseca, Jorge Vaz de Carvalho, Miguel Lobo Antunes,Carlos Alberto de Passos, Rui Fernandes, Paula Pestana, Luís Cunha, César Viana, Vasco Broco, António Vitorino de Almeida, Carlos Azevedo, Sales Martins, Vitor António, António Varela, Christian Bayon, Adriano Aguiar, Pedro Wallenstein, Alberto Gaio Lima, Leonor de Sousa Prado. Isabel Cerqueira Millet, Madalena Sá e Costa e Maria Beires (discípulas de Guilhermina Suggia), Círculo Portuense de Ópera, Sociedade Portuguesa de Autores, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Sindicato dos Músicos, Teatro Pé de Vento, Carlos A Alves,Henrique Silveira,Luis Filipe Vieira,Rogério Santos, Vistalegre

Publicado por vm em 12:50 PM | Comentários (2)

setembro 21, 2004

VAMOS CRIAR A ASSOCIAÇÃO

Fazemos daqui um apelo a todas as pessoas que queiram fazer parte duma futura Associação de Amigos de GUILHERMINA SUGGIA ( tudo está ainda por definir. Este é mesmo o começo duma associação que promova a divulgação da vida e da obra de Suggia e lute para que a sua memória seja respeitada) que se manifestem aqui através do blog quer através de um comentário ou do email.

Publicado por vm em 11:40 PM | Comentários (7)