outubro 16, 2009

PIANISTA DAVID SANTOS VENCE CONCURSO INTERNACIONAL SCHUBERT

d santos.jpg

O pianista português David Santos venceu, juntamente com o baixo- barítono polaco Tomasz Wija, o concurso internacional Schubert para duos de Lied (canto e piano). Ao DN, David Santos, que actualmente é professor de piano na Universität der Künste, em Berlim, disse que este prémio era "o reconhecimento ao mais alto nível" do seu "trabalho nos últimos anos". E graças a este concurso o duo já recebeu um convite para participar num ciclo de recitais em Zurique.

Este prémio, no valor de oito mil euros, vai possibilitar ao duo a gravação de um disco, apesar de o pianista ter confessado que ainda não sabe quando é que esse projecto se irá concretizar. Com o valor monetário, espera "investir em cursos com especialistas em duo de canto e piano".

David Santos afirmou que espera que esta menção "abra novas portas" e lhe possibilite "dar mais concertos", não só na Alemanha, onde actualmente vive, mas também em Portugal. O músico referiu ainda que tem também interesse em colaborar com cantores em Portugal.

No ano passado, o músico chegou a gravar com o barítono Luís Rodrigues (na foto) o ciclo Viagem de Inverno, de Franz Schubert.

A sua formação começou em Portugal, tendo tirado o curso superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa. Mas "a vontade de prosseguir" a sua "formação no estrangeiro" levou-o até aos EUA e à Alemanha, onde é professor.

DNartes

Publicado por vm em outubro 16, 2009 10:35 AM
Comentários