fevereiro 20, 2009

RAUL PEIXOTO DA COSTA VENCE CONCURSO INTERNACIONAL DE PIANO "ALEXANDER SCRIABIN"

r peixoto costa
Pianista de 16 anos da Póvoa de Varzim vence concurso internacional em Paris
(foto tirada DAQUI)

O jovem pianista português Raul Peixoto da Costa venceu quarta-feira, dia em que fez 16 anos, o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano ‘Alexander Scriabin', realizado no conservatório russo de Paris, confirmou hoje à agência Lusa o pai.

Entre candidatos de todo o mundo, Raul Peixoto da Costa, natural da Póvoa de Varzim, foi o único dos premiados que não é russo, tendo interpretado peças dos compositores Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Beethoven e Sergei Prokofiev.

O júri da competição foi presidido por Mikhail Voskresensky, professor naquele conservatório de Paris.

Filho do advogado, escritor, poeta e declamador Aurelino Costa, Raul tem ganho vários prémios, não só em Portugal, mas também no estrangeiro e contabiliza várias participações em espaços como a Casa da Música, no Porto, e o CCB, em Lisboa, entre outras.

O ano passado, conquistou também o primeiro prémio no Concurso Internacional de Jovens Pianistas, que se realizou em San Sebastian, Espanha.

Em declarações à agência Lusa, o pai de Raul Peixoto Costa disse estar “muito satisfeito”, tendo frisado que este é um prémio “que não é só para ele e para nós (pais) mas também para a Póvoa de Varzim e para todo o País”.

Após ter actuado, Raul Peixoto da Costa mandou-lhe uma mensagem a dizer que a sua prestação “tinha corrido bem”.

“Depois, cerca das 19h00 ligou-me a dizer que tinha ganho e estava muito feliz, porque ele trabalha muito e esta distinção acaba por ser o reconhecimento de todo o seu trabalho e esforço”, disse o pai à Lusa.

O jovem poveiro, que frequenta o 10º ano, estuda ainda na Escola de Música S. Pio X, em Vila do Conde, sob orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes.

Raul Peixoto Costa, que também toca clarinete, descobriu aquilo que costuma denominar de “maravilhoso mundo da música” quando tinha apenas 7 anos, altura em que ouviu a mãe tocar.

Começou aí a ensaiar as primeiras notas e nunca mais largou o piano.

Ainda hoje, mantém um sonho de criança que é tocar, um dia, no Carnegy Hall, em Nova Iorque.

Lusa, hoje às 0:01

Publicado por vm em fevereiro 20, 2009 10:12 AM
Comentários

O Raúl não foi o único não russo... só na categoria dele houve mais 3 primeiros prémios, um holandês, um árabe e um russo. Houve também segundos prémios para a França, Russia e Portugal e terceirosa para Russia e Portugal!

Afixado por: Elena em março 5, 2009 02:23 PM

Por isso mesmo no dia 27 se colocou, aqui, no blogue a lista de todos os premiados.

Afixado por: vm em março 6, 2009 12:42 AM

Na ânsia de tentar remediar nem se aperceberam que a lista que publicaram foi a do passado ano, 2008.
Os resultados deste ano ainda não estão na internet!
CUIDAO::::

Afixado por: Elena em março 7, 2009 09:56 PM

Foi um leitor do blogue que nos chamou a atenção para o facto de existirem outros premiados portugueses no mesmo concurso e enviou-nos a lista dos premiados. Claro que devíamos ter reparado que a lista era a do ano passado. No entanto, logo que ela esteja disponível prometemos publicá-la. Pelo lapso pedimos desculpas.

Afixado por: vm em março 8, 2009 05:46 PM

Não consigo entender o que é o Conservatório russo de Paris?

Afixado por: Luís Sá Pessoa em março 8, 2009 08:02 PM

Le Conservatoire Russe Alexandre Scriabine a été fondé à Paris en 1997 par un groupe de professeurs russes. L'enseignement dans ce Conservatoire découle d'une longue et riche expérience des méthodes musicales russe, en harmonie avec les écoles européennes.

Les professeurs du Conservatoire sont les héritiers des grands maîtres de l'école russe, tels H.Neuhaus, A.Goldenweiser, S.Feinberg, P.Serebriakov, V.Gornostaïeva, L.Kogan et bien d'autres.

Les élèves du Conservatoire sont régulièrement présentés aux auditions et concerts de classes. Beaucoup d'entre eux ont été hautement récompensés aux concours nationaux et internationaux.

En l'an 2000, le Conservatoire a créé son Concours International de Piano. Ce concours annuel est largement fréquenté par les jeunes pianistes français et européens (Europe Occidentale, Europe de l'Est, Japon ...) et plébiscité par l'ensemble de la profession.


Association régie par la loi 1901, le Conservatoire Russe Alexandre Scriabine est domicilié dans les somptueux locaux du Centre Culturel de Russie, dans le 16ème arrondissement de Paris, à deux pas de la place Victor Hugo.
(CONSERVATOIRE RUSSE ALEXANDRE SCRIABINE - http://www.conservatoire-russe.com/)

Afixado por: vm em março 8, 2009 11:13 PM

apagado comentário (IP 194.210.97.247)

Afixado por: vm em março 13, 2009 05:31 PM

levando comoleva o nome de um dos maiores vultos da música portuguesa de sempre, este espaço devia ter mais cuidado com o que publica, verificando sempre com rigor a veracidade dos conteúdos. Não fica bem veicular informação não confirmada que depois tem que infirmar e não da forma mais elegante. Por favor não se tornem no boletim de alguns que se querem promover à custa vossa custa. Quem tem valor tem. naõ precisa de meias verdades.

Afixado por: carlos em abril 29, 2009 03:01 PM

Este blogue limitou-se a publicar uma notícia (tal como é indicado no final) da LUSA. Se existem críticas a fazer quanto à veracidade dos factos nela descritos devem, como é óbvio, serem feitas aquela agência.

Concordo, no entanto, que quem tem valor não precisa de falsas promoções. E este blogue, através de alguns comentários feitos sob falsos nomes tem servido para isso também.

Afixado por: vm em abril 30, 2009 10:35 AM

O Raúl é sem duvida um musico excelente! Muitos Parabens

Afixado por: poveira em outubro 28, 2009 10:38 AM

Parabéns ao Raul, que é um motivo de orgulho para todos nós...

Afixado por: maria da graça em janeiro 2, 2010 10:21 AM

Ouvi-o na Casa da Música 03/01/10 e curvo-me com humildade perante um talento tão jovem, uma inspiração...A música é poesia e Raúl Peixoto leu poesia aos meus ouvidos...Atenta estava...
PARABÉNS!!

Afixado por: Sofia Gouveia em janeiro 4, 2010 02:35 AM

....parabéns Raul !!
Continua a viver assim a música!!
Adorei ouvir-te. Ainda tenho comigo os sons da Toccata de Shumann e da tua "Sugestão" diabólica.... ( casa da música, 3/o1/o9 )

Afixado por: IP 189.63.79.185 em janeiro 4, 2010 11:35 PM

Tive o privilégio de ouvir pela segunda vez o repertório de Raul Peixoto da Costa; uma no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos e outra no passado dia 3 de Janeiro de 2010 na Casa da Música com o auditório Guilhermina Suggia totalmente preenchido.
Raul Peixoto da Costa é um daqueles jovens talentos que terá um futuro de sucesso garantido. Não tenho dúvidas. Assim continue a trabalhar e a estudar como o tem feito até aqui. E que nos continue a emocionar com os sons ímpares da música. Da boa música que tão bem sabe interpretar. Parabén Raul.

Afixado por: Álvaro Mendonça em janeiro 11, 2010 12:37 PM

Se o Raúl não foi o único (não russo) a ser premiado, se houve mais prémios na sua categoria, se a lista que foi publicada era de 2008, se há quem não consigo entender o que é o Conservatório russo de Paris, pouco importa. São minudências que parece quererem desvalorizar o mérito de quem o possui. Do que Portugal precisa é de muitos jovens empenhados como o Raul.

Afixado por: Álvaro Mendonça em janeiro 11, 2010 12:56 PM

Comentário apagado a pedido do autor

Afixado por: Bs em fevereiro 25, 2010 03:30 PM

Se ler com atenção, e até ao fim, verá que a notícia que aqui postei tem no fim a indicação da sua fonte: "LUSA". Terá que perguntar à Lusa porque menciona apenas um laureado e não outros!
De qualquer modo terei todo o prazer em dar aqui, no blogue, a notícia desde que me dê todos os dados, evidentemente.
Deixe-me também dizer-lhe, para que não existam confusões, que este blogue é da minha inteira responsabilidade, sou eu o responsável por tudo aquilo que nele publico e não substituo órgãos de comunicação.

Afixado por: vm em fevereiro 25, 2010 04:40 PM

Entre um miúdo de 16 anos que ganha e uma menina de 14, que no mesmo concurso fica em 3º lugar prefiro mil vezes o 3º lugar. Porque é mais nova, porque não falam da brilhante Margarida, que foi a Paris a título pessoal com a sua professora ucraniana e porque já tocou no único sítio inacessível ao comum dos mortais pianistas. No Órgão da Capela da Universidade de Coimbra.
Só por aí vê-se quem tem mais talento. Não são todos os pianistas que tocam num Órgão centenário.

Afixado por: Licínio Freire em março 4, 2010 12:41 PM

Eu, francamento, não entendo tanto rancor comtra alguém que é premiado. Somos um país de invejosos, não há dúvida!
Que fique claro que este blogue não é sítio para lavagem de "roupa suja" ou ajustes de contas.
A notícia que aqui coloquei foi transcrição exata da LUSA. Qualquer reclamação futura deverá ser encaminhada para lá.
Apagarei todos os comentários que futuramente aqui sejam feitos denotando falta de razão ou invejas idiotas!

Afixado por: vm em março 4, 2010 06:03 PM

Raúl vai em frente.
Margarida que foi a Paris a título pessoal ai em frente.
Raúl não tentes ultrapassar a MArgarida mas sim a ti próprio. Já és brilhante. Já te vi executar peças de piano com superior categoria.
Margarida nunca te vi a tocar piano mas espero que aos 16 anos seja melhor do que aos 14 e por ai fora. Precisamos é de muitos miúdos como o Raul e a Margarida e dispensamos alguns dos invejosos comentaristas.
IP 84.91.35.158

Afixado por: IP 84.91.35.158 em março 4, 2010 10:09 PM

Atenção... salvo erro ( e eu conheço-a) , a margarida não tem 14 anos.

Afixado por: bs em março 25, 2010 08:52 AM

Parabéns!
Para quando a próxima aparição pública?

Abraço

Afixado por: valentim Durval em abril 15, 2010 10:05 PM