julho 03, 2008

COMPOSITOR PORTUGUÊS JOÃO PEDRO OLIVEIRA PREMIADO EM FRANÇA

jpoliveira.jpg
O compositor português João Pedro Oliveira foi distinguido com o prémio Magisterium, no concurso internacional de música e arte sonora electroacústica de Bourges (França).
O prémio, de relevo a nível mundial na área, é atribuído anualmente a um compositor que tenha desenvolvido uma carreira de prestígio na música eelectroacústica ou mista (instrumentos e electrónica).
Entre os compositores a quem já foi atribuído este prémio figuram nomes como Bernard Parmegiani, Jean-Claude Risset, Wlodzimierz Kotonski e Francis Dhomont.

Professor catedrático na Universidade de Aveiro, João Pedro Oliveira conta na sua carreira de compositor com vários prémios internacionais.
Além de ser distinguido em Bourges, em cujo concurso já havia sido premiado no ano passado, só no ano de 2007 obteve o primeiro prémio no Roma Soundtrack Competition (Itália), o prémio Yamaha-Visiones Sonoras(México) e foi ainda premiado no concurso de Música Nova (República Checa), tendo produzido obras sob encomenda para instituições como a Orquestra Arturo Toscanini (itália) e a Fundação Gulbenkian.

João Pedro Oliveira nasceu em 1959 e estudou composição, órgão e arquitectura em Lisboa. De 1985 a 1990 esteve nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana.

Na Universidade de Aveiro, João Pedro Oliveira ensina Composição, Análise e Música Electroacústica.
Diário Digital / Lusa

Publicado por vm em julho 3, 2008 12:02 AM
Comentários