junho 15, 2008

NELLA MAISSA - CASA DA MÚSICA - SALA SUGGIA - 17 de JUNHO - 19,30 H

Nella Maissa.jpg
Programa:
Armando José Fernandes
Sonatina
Allegretto grazioso
Tempo di follia Allegro moderato (fughetta)

João Domingos Bomtempo
Sonata Op. 9 nº 1
Allegro maestoso cantabile
Larghetto con molta espressione
Finale allegro vivace

Fernando Lopes Graça
Sonatina recuperada nº 1
Com spirito
Andantino
Fughetta

Chopin
Fantasia Op. 49

Nascida em Turim em 1914, é portuguesa pelo casamento. Estudou piano com Bufaletti, Alfredo Casella e Vianna da Motta e composição com Ferrari Trecate. É diplomada em piano pelos Conservatórios de Milão e Pesaro e licenciada em Direito pela Universidade de Parma. Em 1933, foi premiada no 1º Concurso para Jovens Concertistas, em Roma, e obteve, em 1944, por unanimidade, o primeiro Prémio Vianna da Motta, da Emissora Nacional de Lisboa.

Além de concertos sinfónicos e recitais em Portugal e outros países da Europa, realizou várias digressões no Brasil e África do Sul. Deu importantes primeiras audições, entre as quais, do Ludus Tonalis de Hindemith, dos Prelúdios de Frank Martin, de várias obras de Messiaen e dos concertos de Prokofieff, Béla Bartók, Hindemith, Dallapiccola, Shostakovitch, Tansmann, Gershwin, Ruy Coelho, Armando José Fernandes e Fernando Lopes Graça. Fez recitais e palestras sobre Scarlatti e Clementi. Gravou vários discos de música portuguesa e fez a gravação integral da obra pianística de Bontempo, incluindo os quatro concertos para piano deste mesmo autor, com a colaboração da Orquestra Sinfónica de Nuremberg.

Em 1974, recebeu da imprensa um prémio especial pela divulgação da música portuguesa. No dia 1 de Outubro de 1986, foi-lhe atribuída, pela Secretaria de Estado da Cultura, a Medalha de Mérito Cultural e, em 10 de Junho de 1989, a Comenda da Ordem de Santiago da Espada, pelo Presidente da República.

Em Janeiro de 2004, foi condecorada pelo Presidente da República da Itália com o grau de grande Oficial de Ordem da Solidariedade Italiana.

Publicado por vm em junho 15, 2008 01:29 AM
Comentários