maio 21, 2008

CONCERTO AVONDANO ENSEMBLE - 25 de MAIO - 18 Horas - MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA - CASA VERDADES DE FARIA - MONTE ESTORIL

Avondano 1.jpg
PROGRAMA
I
Alberto Gomes da Silva (-1795)
6ª Sonata em Ré Maior para Cravo
Allegro - Minuetto
João Baptista André Avondano (- 1800)
1º Dueto para dois violoncelos
Andantino - Largo - Allegro Assai
João Baptista André Avondano (- 1800)
3ª Sonata para violoncelo e baixo contínuo
Andantino - Largo - Minuetto con Variazione
II
Franz Keyper (1756 – 1815)
Romance e Rondo para contrabaixo e cravo
Luigi Boccherini (1743 - 1805)
Sonata em Lá Maior para violoncelo e baixo contínuo
Adagio - Affetuoso - Allegro
Giacomo Bassevi Cervetto (1682-1783)
1ª Sonata para dois violoncelos e baixo contínuo
Adagio - Minuetto I e II - Allegro
AVONDANO ENSEMBLE
MUSEU DA MÚSICA PORUGUESA - CASA VERDADES DE FARIA
Av de Sabóia, 1146
MONTE ESTORIL
Tel 214815904/02

Este agrupamento instrumental reúne um conjunto de músicos com um objectivo central comum: executar e divulgar a música instrumental dos Pós-Barrocos Europeus, em particular a que era cultivada nos diversos contextos sociais portugueses de finais do século dezoito e inícios do século XIX.

Após um período inicial de trabalho, em 2005, o agrupamento emerge com a sua formação de base de dois violoncelos, contrabaixo e cravo na sequência da tomada da decisão de prosseguir com o trabalho entretanto desenvolvido, sendo Catherine Strynckx, Miguel Rocha, Adriano Aguiar e João Paulo Janeiro os seus membros fundadores.

Esta decisão consubstancia-se num projecto que obteve o apoio do Instituto das Artes, da Casa da Música, da Câmara Municipal de Cascais, e que se encontra em finalização, no qual se integra a gravação discográfica das quatro sonatas e dois duetos de João Baptista André Avondano em instrumentos históricos de referência do Museu da Música, designadamente o violoncelo Stradivarius ‘Rei de Portugal’ e o cravo Antunes, bem como a edição crítica destas obras e a realização de concertos.

A adopção do apelido Avondano para a designação deste agrupamento decorre, por um lado, deste ter iniciado a sua actividade executando as obras de João Baptista André Avondano, e por outro, da evocação da família de músicos com o mesmo nome, de origem italiana, que desempenhou um papel marcante na prática e composição musicais do século dezoito em Portugal.
No seu breve percurso, o Avondano Ensemble realizou concertos no Centro Cultural de Belém, nos Encontros de Música Antiga de Tomar, em Castelo Branco e em Cascais.

Recentemente actuou nos “Dias da Música” no CCB e tem previsto concertos de lançamento das edições aqui mencionadas no início de Maio de 2008, em Cascais – Centro Cultural – e no Porto – Casa da Música

Publicado por vm em maio 21, 2008 03:57 PM
Comentários