dezembro 19, 2007

INAUGURAÇÃO DO SALÃO DA RUA DE SANTO ANTÓNIO, no PORTO, NA DATA DE NASCIMENTO DE BEETHOVEN

1.jpg
Na noite de 16, sob o duplo pretexto de inaugurar o seu lindo salão da Rua de Santo António e de commemorar a data do nascimento de Beethoven, deu o eminente professor e nosso bom amigo Moreira de Sá um delicioso concerto que dedicou ás famílias dos seus discípulos do Porto.

Um programma conciso, elaborado com o mais subido critério e bom gosto: o Concerto de Beethoven e Trio de Tchaikowski (á memória de um grande artista).

Com estas duas obras geniaes e com o simples concurso de sua filha e de dois outros virtuoses de alto merecimento, Sr. Freitas Gonçalves e D. Guilhermina Suggia, attingiu o grande violinista um scopo artístico bem mais elevado, do que se recheiasse p seu programma com essas graciosas inutilidades que não servem senão para desencaminhar o gosto do publico e lisongear a vaidade de quem as exhibe.

Oxalá que todos, cá e lá, seguissem o caminho serio e desinteressado que Moreira de Sá acaba de traçar com esta sua memorável audição.

“A ARTE MUSICAL” Anno II, numero 48 de 31 de Dezembro de 1900

Publicado por vm em dezembro 19, 2007 09:12 AM
Comentários

A Rua de Santo António é a actual Rua 31 de Janeiro, no Porto, cujo nome foi mudado durante a Ditadura para não lembrar perigosas Revoluções.

Ainda existe esse salão? Parece-me ter sido um salão particular...

Afixado por: Joka em dezembro 21, 2007 03:38 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?