dezembro 09, 2007

1º CONCERTO DA TEMPORADA 1900/1901 DO ORPHEON PORTUENSE

Por não recebermos a tempo o respectivo programma, só hoje podemos registar o Sarau musical com que o simpathico e infatigável Orpheon Portuense inaugurou a presente época d'inverno.
A festa realisou-se em 29 de Novembro e foi, ao que nos dizem, brilhantíssima como todas as que aquella benemérita Sociedade tem organisado.

Figura no programma o quartetto de Rabl para piano e cordas, que talvez por considerações demasiado benévolas para com uma parte do publico, foi insolitamente dividido entre a primeira e a segunda parte do concerto. E sem de modo algum querermos melindrar seja quem for, vem a pello lastimar as concessões que vemos fazer a todo o passo na organisacão dos concertos, tanto no Porto, como em Lisboa, quando é certo que o publico que é sempre uma creanca, mas que em Portugal é uma creanca intelligente e dócil, sujeita-se a todos os regimens quando lhe forem impostos pela auctoridade e pela boa fé.

Um quartetto, como todas as obras em forma de sonata pode equiparar-se a uma conferencia ou discurso, cujas partes componentes, se não forem expostas sem interrupção, incorrem no perigo de não serem comprehendidas.
Tudo se concatena e completa n'uma Sonata e, como toda a obra d'arte, é indispensável que a possamos admirar no conjuncto mais ou menos harmonioso das suas formas. Se é certo que ninguém se lembraria de cortar a tela ao meio ou quebrar a estatua em dois pedaços, sob que pretexto fosse, porque havemos de ser menos respeitosos para com a obra musical?

Relevem-nos os talentosos artistas e amadores do Porto este ligeiro desabafo e não queiram ver n'elle senão a melhor das intenções.
No resto do programma, vemos citados os nomes da Sr." D. Olinda Rocha Leão e Sr. Raul Marques Pinto, como cantores, e bem assim o do Sr. José Cassagne, como solista de piano.
Nas pecas d'ensemble figuram as Sr.as D. Leonilda Moreira de Sá (piano), Bernardo Moreira de Sá (violino). Benjamim Gouveia (violeta) e D. Guilhermina Suggia (violoncello).
Ao piano de acompanhamento estava o maestro Roncagli.

“A ARTE MUSICAL” ANNO II, numero 48 de 31 de Dezembro de 1900

Publicado por vm em dezembro 9, 2007 10:09 AM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?