outubro 30, 2007

MATINÉE MUSICAL DOS ESPOSOS SARTI, NO SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO

DSC00188 - Salao 3.JPG
Para assistir á matinée musical dos esposos Sarti, no dia 7 do corrente mez encheu-se litteralmente o salão do Conservatório, avultando o elemento feminino, pois, salvo felizes excepções, o masculino costuma ás segundas feiras occupar-se de outros assumptos menos elevados talvez, mas consideravelmente mais práticos.

Les Chansons de Miarka executavam-se pela primeira vez em publico e eram por conseguinte novidade para muita gente. Esta suite vocal, de que já aqui nos occupamos, conseguiu grandes applausos, especialmente em alguns números que foram distinctamente desempenhados pelas Sr.as Condessa de Proenca e D. Clara Sarti. Sobretudo Les Nuages, La Pluie e Hymne des Morts fizeram muita impressão ou foram talvez melhor comprehendidas
Além da extravagante suite cantaram vários trechos as senhoras Viscondessa de Almeida Araújo, D. Josephina Aboim, Condessa de Proenca-a-Velha, Mad.le Sarti e sr. José Eduardo Pinto da Cunha, e tocou o Yankee Doodle de Vieuxtemps o talentoso violinista Júlio Cardona, a substituir um numero do programma que não poude ser executado.
Em todos os números de canto se houveram brilhantemente os distinctos amadores, que, como se sabe, procedem da escola de Sarti e assimilaram com notável talento as qualidades de technica que distinguem o illustre professor.
De Madame Sarti, a inimitável diseuse que todos conhecem, só diremos que nos deliciosos trechos com que fechou o program¬ma e especialmente na Rieuse de Pierné, soube suggestionar o publico a ponto de lhe causar uma fortíssima commoção e de se verem lagrimas em muitos olhos…
Não queremos fechar esta noticia sem comprimentar um novo e modesto profes¬sor, o sr. José Henrique dos Santos pela maneira distincta como acompanhou na flauta, conhecida e sempre formosa Ária de Misoly, que a Srª Condessa de Proenca can¬tou proficientemente
Os nossos parabéns a Alberto Sarti pela sua festa artística e pelas justíssimas de¬monstrações de sympathia que o publico lhe trioutou.
A ARTE MUSICAL Ano II, Nº 33 de 15 de Maio de 1900

Publicado por vm em outubro 30, 2007 08:52 AM
Comentários

Que assuntos "menos elevados, mas consideravelmente mais práticos" seriam esses?

Afixado por: Joka em novembro 1, 2007 12:43 AM

Também me atiçou a curiosidade essa frase.

Afixado por: vm em novembro 2, 2007 08:36 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?