outubro 22, 2007

"INDÚSTRIAS CULTURAIS- IMAGENS, VALORES E CONSUMOS", de ROGÉRIO SANTOS

Industrias Culturais.jpg
INDÚSTRIAS CULTURAIS – Imagens, valores e Consumos
Rogério Santos
A apresentação da obra estará a cargo de

António Pinto Ribeiro

O livro é prefaciado por Isabel Gil, directora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Convidados-surpresa darão curtos depoimentos.

A Apresentação da obra terá lugar no dia 25 de Outubro de 2007, quinta-feira, pelas 19h, na Livraria Almedina Atrium Saldanha, loja 71, 2.º piso, Lisboa

A Obra:
As indústrias culturais remetem para o universo de reprodução técnica (registo e difusão) da cultura, casos da televisão, cinema, música e fotografia. Um bem cultural torna-se acessível a qualquer pessoa graças à cópia ou ao envio de ficheiro pela internet. Mais recentemente, ganharam força as indústrias criativas, presentes nas artes do espectáculo e cuja articulação com a publicidade, vídeo, actividades de lazer e indústrias culturais contribui para a formação do PIB de um país ou região.

O livro resulta do cruzamento de vários caminhos teóricos e práticos, como a reflexão a partir do texto fundador de Adorno e Horkheimer sobre indústrias culturais e a análise destas actividades com especialistas e estudantes universitários. Inclui-se também a compreensão dos grupos receptores: audiências de televisão, consumidores de centros comerciais, fãs de bandas musicais ou jogos como o Sudoku.

O ponto de partida do livro é o blogue Indústrias Culturais , espaço que o autor alimenta diariamente e onde observa e comenta a realidade dos acontecimentos, faz a leitura de livros e artigos de jornais sobre a área e partilha os mesmos assuntos com outros investigadores ou simples leitores.

Publicado por vm em outubro 22, 2007 09:10 AM
Comentários