julho 25, 2007

O JOVEM CLARINETISTA DAVID SILVA VENCE o INTERNATIONAL CLARINET SOLO COMPETITION CLARINETFEST, EM VANCOUVER -CANADÁ

O jovem clarinetista português David Silva, de Viana do Castelo, venceu o International Clarinet Solo Competition do festival ClarinetFest, que se realizou este ano em Vancouver, Canadá

Natural de Barroselas, Viana do Castelo, David Silva, de 20 anos, venceu a competição para clarinete solo destinada a instrumentistas, entre os 18 e os 24 anos, daquele que é um dos mais importantes concursos internacionais deste instrumento.

David Silva começou a estudar clarinete aos 12 anos nos escuteiros da sua terra natal, concluiu o ensino secundário na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e está presentemente a preparar-se para entrar para o 3/o ano da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), do Porto.

«A minha prioridade é terminar a minha formação superior na ESMAE, para o que faltam dois anos, e depois tudo farei para entrar para os quadros de uma grande orquestra», disse David Silva, em declarações à Lusa.

O jovem clarinetista está para isso disposto a ir viver para o estrangeiro, onde quer que seja possível conseguir um lugar, caso não o consiga numa orquestra portuguesa.

«Este prémio foi uma grande alegria para nós, para o David e para mim, como seu professor», disse António Saiote, um dos mais conceituados clarinetistas a nível mundial, que, como docente, é também uma referência internacional.

António Saiote sublinhou que este prémio mostra que os clarinetistas portugueses estão «cada vez mais cotados a nível internacional».

«Nos últimos seis anos conseguimos três primeiros prémios e três segundos, o que é para mim uma grande satisfação», disse.

António Saiote que há 30 anos tocou pela primeira vez e há 25 começou a ensinar, regressou há duas décadas a Portugal com a firme intenção de criar uma escola de clarinete em Portugal, o que tem sido conseguido com muito trabalho e ultrapassando muitas dificuldades.

O concurso, organizado pela International Clarinet Association (ICA), decorre todos os anos, sendo realizado de dois em dois anos nos Estados Unidos e, no ano alternado, numa cidade fora daquele país.

A competição é dividida em duas categorias, uma para clarinetistas até aos 18 anos e outra até aos 24 anos.

Outro clarinetista português, Horácio Ferreira, de Santa Comba Dão, obteve este ano o terceiro lugar na categoria até aos 18 anos.

O júri foi constituído por John Scott, Michael Rowelett, Madeline Johnson e Michele Gingras.

O concurso internacional de clarinete divide-se em duas partes, uma pré-eliminatória e uma final.

A pré-eliminatória é feita por gravação de CD enviada para o júri de pré-selecção (formado por Lee Livengood e Robert Walzel) que escolhe os seis finalistas que participarão na final, a realizar na cidade anfitriã no ClarinetFest.

Este concurso irá realizar-se em Portugal, em Agosto de 2009, na Casa da Música, no Porto.

«O facto de termos conseguido trazer este concurso para Portugal é uma prova do nível que os clarinetistas portugueses têm vindo a atingir a nível mundial», disse António Saiote.

A edição de 2008 terá lugar na Universidade do Missouri, em Kansas City, nos Estados Unidos.

Lusa/SOL

Publicado por vm em julho 25, 2007 08:59 AM
Comentários

Sou o proprio clarinetista que venceu o concurso a falar... era so para corrigir uns erros da entrevista: Sou natural do Canada, na cidade de Montreal e aos 8 anos vim para portugal onde vivo agora em Barroselas, Viana do Castelo. Começei a tocar clarinete aos 10 anos na Banda Escuteiros de Barroselas mas iniciei os meus estudos musicais profissionais na Escola Profissional de Musica de Viana do Castelo. Obrigado

Afixado por: David Silva em julho 25, 2007 03:53 PM

Em primeiro lugar, parabéns. Igualmente desejos de uma brilhante e longa carreira.

Obrigado pelas correções à notícia que foi transcrita da LUSA/SOL conforme indicado. Não vou por esse motivo corrigir o texto, como é evidente. No entanto Aqui fica o seu comentário com as devidas alterações.

Afixado por: vm em julho 25, 2007 04:07 PM

sou clarinetista também e fico muito felis em saber que és muito considerado no maio da música parabéns. Um abração.

Afixado por: gilson em setembro 2, 2007 02:02 PM

BOM DIA...

SOMOS FABRICANTE DE CLARONE E CLARINETE EM MADEIRA, NÓS ESTAMOS COM UM NOVO LANÇAMENTO DO CLARINETE COM 17 CHAVES EM SIB, COM OPÇÕES DE CHAVES NIQUELADAS, PRATEADAS, DOURADAS.

ESTE CLARINETE É SIMILAR AO Buffet E11

GOSTARÍAMOS SE POSSÍVEL UMA PARCERIA DE VENDA JUNTO A SUA ESCOLA COM OS ALUNOS E DEMAIS.

CASO TENHA INTERESSE SOBRE ESSA PROPOSTA ENTRE EM CONTATO COM NOSSA EMPRESA PARA MELHOR ESCLARECIMENTO SOBRE ASSUNTO.

Obrigado(a), C/ VALTER/VENDAS
FONES 11-4059-2223 /8585-6528
Valter@devon.com.br

Afixado por: valter em outubro 4, 2007 05:05 PM

David, só os melhores ganham...
Parabéns!
Abraço

Afixado por: Ricardo Basto em março 27, 2008 03:38 PM

Parabéns!
Que sua carreira seja duradoura e muito proveitosa!
Em meio à obstáculos nunca desista, e se isto te ocorrer olha, não desista porque pode se arrepender, a música é uma carreira com imensas surpresas e maravilhas.....


PaRaBéNs!

Afixado por: Dryelle Soster Iede em julho 13, 2008 04:37 AM

conhecer o clarinete

Afixado por: titas em julho 13, 2008 03:04 PM