abril 07, 2007

MÚSICOS DA ÓPERA DE BERLIM GRAVAM CD COM COMPOSITORES PORTUGUESES

António Victorino d’Almeida, Joly Braga Santos, Jorge Peixinho, Filipe de Sousa e José Viana da Motta são os compositores portugueses com peças integradas no álbum “Portugal - Klant der Welt”, gravado por músicos da Orquestra da Ópera de Berlim.
A Orquestra realiza desde 1998 um ciclo de música de câmara intitulado “Klant der Welt” (Sons do Mundo), tendo escolhido compositores de Portugal e Espanha na temporada de 2004/2005, data desta gravação.

O CD abre com o septeto de Vitorino d’Almeida para flauta, oboé, clarinete, trompa, fagote, piano e xilofone, seguido do Quarteto de cordas em Lá menor (opus 27) de Braga Santos composto em 1956. De Jorge Peixinho - falecido em 1995 - foram escolhidas cinco peças curtas para piano compostas em 1959. De Filipe de Sousa toca-se o quinteto para sopros, composto em 1957, e, finalmente, de Viana da Motta foi escolhido o Quarteto para cordas (opus 2) em Sol Maior.

Os músicos intervenientes, pertencentes ao Teatro de Ópera berlinense, distribuem-se por dois conjuntos, um quarteto e um quinteto. O quarteto, intitulado Eosander, foi buscar o seu nome ao arquitecto sueco do século XVII Johann Friedrich Nilsson Eosander, autor de vários palácios na capital alemã. O quinteto, Quintettsolisten der deutschen Oper Berlim, além dos músicos da Ópera, inclui instrumentistas da Sachsische Staatskapelle de Dresden. A edição discográfica é acompanhada por uma brochura com textos assinados por Carsten Jens, contextualizando a obra e apresentando cada um dos compositores.
CIMP




Publicado por vm em abril 7, 2007 12:00 AM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?