março 24, 2007

"LACHRIMAE #1"Novo CD de nova etiqueta "ARTE DAS MUSAS"

24MAR07(4).jpg
A etiqueta da Arte das Musas, MU ( murecords.com) lança a 24 de Março de 2007, no concerto de encerramento do 3.º Festival Terras sem Sombra (em Santiago do Cacém), o primeiro CD do seu catálogo com o consort Sete Lágrimas.

Sob o título Lachrimae #1 o programa do CD percorre um período que se estende dos finais do século XVI ao século XVIII. Nele se cruzam várias tradições e estilos musicais (francês, italiano e germânico) e a expressão ritual de vários credos religiosos (Catolicismo e Protestantismo) unidos por fios condutores evidentes ou subtis. O tema das lágrimas como expressão da dor, do sofrimento íntimo ou colectivo, da melancolia, da fé ou da intolerância religiosa está implícito em quase todas as épocas no contexto de criação de várias obras musicais ou no seu próprio conteúdo. Por outro lado, a voz que canta (mas também chora) é um elemento primordial intrínseco à própria natureza da música, que é aqui entendida de forma abrangente estendendo-se à aspiração que conduziu compositores e intérpretes a tentar igualar a eloquência da voz humana na música instrumental.

Poucas imagens tiveram um impacto tão profundo na composição musical como a da lágrima que espelha a alma humana. As vozes e as lágrimas humanas vertidas em música ilustram a história da dor, da verdade e da mentira, do passado e do presente, da tristeza e da alegria.

A etiqueta MU Records, da Arte das Musas, apresenta-se com um projecto editorial independente vocacionado para a música antiga, para a música contemporânea e para a música de fronteira procurando potenciar a distribuição nacional e internacional de projectos inovadores com linguagens próprias que tendem a ser esquecidos pela indústria mainstream discográfica. Com uma forte aposta na direcção artística, na comunicação gráfica e nas novas tecnologias a etiqueta MU planeia editar, em 2007, mais três referências. O nome MU tem origem num conjunto alargado de significados associados a esta expressão em diversas culturas e regiões. Por exemplo na Antiguidade Clássica era utilizada na expressão "Alpha, Mu e Omega" que significava o princípio, o meio e o fim de todas as coisas.

O CD estará à venda nas principais discotecas do país e em murecords.com. Neste site podem ser ouvidos excertos das 18 faixas e lidos os conteúdos (em português, inglês, françês e espanhol) do booklet do CD.

--

Publicado por vm em março 24, 2007 05:15 PM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?