março 21, 2007

ENSEMBLE AVONDANO- MUSEU DA MÚSICA - 24 de MARÇO / 21,00H

O Ensemble Avondano apresenta um segundo concerto igualmente assente nas composições do português João Baptista André Avondano, mas desta feita para o público em geral. Será uma oportunidade única para ouvir música “nova” tocada com instrumentos de época do Museu, designadamente o violoncelo Stradivarius que pertenceu ao Rei D. Luís e o cravo setecentista de Joaquim José Antunes.

O Ensemble Avondano é um agrupamento instrumental composto por Catherine Strynckx (violoncelo), João Paulo Janeiro (cravo), Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), músicos com um objectivo central comum: executar e divulgar a música instrumental dos Pós-Barrocos Europeus, em particular a que era cultivada nos diversos contextos sociais portugueses de finais do século dezoito e inícios do século XIX. No seu breve percurso, o Ensemble Avondano realizou concertos em diversos locais, designadamente, no Centro Cultural de Belém, nos Encontros de Música Antiga de Tomar, em Castelo Branco e em Cascais. Ainda no ano de 2007 está prevista a apresentação em concerto na Casa da Música.

» Encontra informação sobre o Museu da Música, as suas colecções e actividades no nosso site em www.museudamusica-ipmuseus.pt.

João Baptista André Avondano foi um violoncelista e compositor nascido no seio de uma das mais importantes famílias de instrumentistas profissionais activas em Portugal durante o século XVIII. Foi violoncelista na Orquestra da Real Câmara, participando e dirigindo também outros eventos musicais patrocinados por privados. Da sua autoria conhecem-se quatro sonatas e dois duetos, obras dedicadas ao Rei D. José I (na imagem). Nessas obras, Avondano (falecido em 1800) apresenta-se como um instrumentista de grande agilidade que, com um conhecimento profundo da estética musical da sua altura, explora as capacidades expressivas do violoncelo.

Publicado por vm em março 21, 2007 12:00 AM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?