dezembro 13, 2006

AGREMIAÇÕES RECREATIVAS - "O CLUB DE LEÇA"

Clube de Leca.jpg
Fundou-se no ano de 1884, sendo seus principais organizadores os snrs. António Manuel Lopes Vieira de Castro, António Alberto de Cerveira Pinto e Manuel Pereira Marques Júnior; e estabeleceu-se numa casa da antiga rua do Arnado, onde se realizou a primeira assembleia geral, para eleger a direcção, em 1 de Setembro de 1884.
Este club constitui-se para reunião e diversão dos seus sócios, tendo salas para conversação, leitura e jogos lícitos; e assim se manteve até 1888, em que, na mesma rua e defronte da primitiva sede, se construiu um esplêndido edifício, especialmente destinado à sua condigna instalação, ficando então com óptimas salas, no rés-do-chão, para leitura, jogos, conversação e restaurante, e com um belo salão de baile, no andar nobre.

No seu novo e excelente prédio, o Club de Leça tomou um desenvolvimento extraordinário, marcando, entre todos os clubs de praias do norte, um lugar de incontestável destaque, pela sua distinta frequência e pelas admiráveis festas que nele se realizaram.

Antigamente, na época balnear, era costume organizarem-se, quási tôdas as semanas, sessões de música, antecedendo a dança.
Fizeram-se assim ouvir, no lindo salão de Leça, muitos dos grandes artistas e dos mais célebres amadores do norte, tais como Oscar da Silva, D. Guilhermina Suggia, Joaquim Casela, D. Alexandrina Castagnoli, Moreira de Sá, Paulo Navone, D. Carolina Palhares, Raimundo de Macedo, Fernando Moutinho, D. Amélia e D. Emília Marques Pinto, D. Laura Leite, Guilherme Aflalo, Frank de Castro, Oscar Laroze, F. Claus, etc.

“GUIA DE LEIXÕES” editado em 1934 pela Comissão de Iniciativa de Leixões (constituída por Augusto Cardia Pires, José Pestana da Silva, José Veloso Salgado e Júlio Ferreira Santos Silva)

( Cedido gentilmente pelo sr JOSÉ VARELA)

Publicado por vm em dezembro 13, 2006 12:00 AM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?