janeiro 04, 2006

CONCERTOS ANTENA 2- "HOMENAGEM A GUILHERMINA SUGGIA - O VIOLONCELO LUXURIANTE"

Co-produção: Antena 2 / Associação Guilhermina Suggia / CCB
20 de Fevereiro 2006
às 19h | Pequeno Auditório do CCB
Duração:1h15 (com intervalo)

Guilhermina Suggia foi uma das maiores violoncelistas de sempre à escala mundial. O seu estatuto, no início do século XX, era comparável ao de Pablo Casals, com quem, de resto viveu, e com quem rivalizou, no que respeita ao interesse demonstrado pelo público e epla crítica. A mítica intérprete portuguesa deixou um legado valioso, sobretudo pela influência que exerceu em muitos outros violoncelistas. Paulo Gaio Lima foi galardoado, em 1979, com o Prémio Suggia (destinado a eleger jovens talentos do violoncelo), e Irene Lima, sendo uma admiradora de Suggia, faz jus ao seu génio sendo hoje uma das mais destacadas violoncelistas portuguesas do nosso tempo. Este concerto é, pois, dedicado à memória de Guilhermina Suggia, baseado em obras de compositores como Julius Klengel ou Emanuel Moór, ambos conquistados pelo virtuosismo de Suggia.

A suite para dois violoncelos de Moór, por exemplo, foi concebida expressamente para Suggia e Casals, e será interpretada, mais de 90 anos depois da estreia.


Publicado por vm em janeiro 4, 2006 10:14 AM
Comentários

Alguem possui a partitura do Concerto para Dois Violoncelos de Emanuel Móor? Seria possível conseguir uma cópia em alguma biblioteca de Portugal?

Paulo Velho

Afixado por: paulo velho em abril 15, 2007 11:29 PM

O espólio musical de Suggia, foi deixado, por vontade testamentária, ao Conservatório de Música do POrto. Supõe-se que desse espólio fizesse marte o concerto para 2 violoncelos de E. Moór. Infelizmente durante anos esteve tudo ao Deus dará numa sala onde cada um levava o que podia. E a partitura não consta hoje desses arquivos. Já tentei vários contactos com lojas no estrangeiro e nunca consegui resposta favorável.
Em Portugal, infelizmente, a venda de partituras é uma pobreza franciscana. Para além de não se editarem não se vendem. Se alguem conseguisse arranjar seria muito bom. Há violoncelistas, e não só, interessados em conhecerem o concerto.

Afixado por: Vm em abril 16, 2007 12:44 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?