dezembro 22, 2005

JORGE MOYANO- Prémio Suggia 1979

Nasceu em 1951. Aos quatros anos de idade iniciou os estudos de piano na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, sob a orientação da Professora Noémia de Brederote e, posteriormente, da Prof.ª Helena de Matos. Em 1986, terminou, no Conservatório Nacional de Lisboa, o curso superior de piano, na classe da Professora Cristina Pimentel, tendo ainda frequentado a classe de composição do Prof. Jorge Croner de Vasconcelos.

Participou em diversos cursos de Verão, tendo trabalhado, entre outros, com os professores Karl Hengel, Claude Helffer e Helena Moreira de Sá e Costa.

Entretanto, em 1974, terminou o curso de Engenharia Civil e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório Nacional de Lisboa como professor de piano, passou a dedicar-se inteiramente à música. Em 1969, obteve os Prémios do Conservatório Nacional e Rey Colaço, tendo ainda sido finalista no Concurso Internacional de Orense.

Em 1978, obteve o 1.º prémio do Concurso Cidade da Covilhã e, em 1979, o Prémio Guilhermina Suggia. Em 1981, na qualidade de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, trabalhou em Nova Iorque com os professores Gary Graffman e Martin Canin.

Nos últimos anos, tem realizado recitais por todo o País, para a Secretaria de Estado da Cultura, Pró-Arte, Juventude Musical Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian, tendo igualmente colaborado em várias gravações para a RDP e RTP. É ainda participante habitual nos diversos festivais existentes em Portugal. Teve oportunidade de se apresentar no estrangeiro, nomeadamente em Itália, Espanha, ex-Jugoslávia e França, desenvolvendo a sua actividade, não apenas como solista, mas também no domínio da música de câmara. Actuou diversas vezes com a ex-Orquestra da RDP (Porto) e tem tocado regularmente com a Orquestra Gulbenkian.

Faz regularmente parte de júris de concursos internacionais e integrou, em 1987, o júri do Concurso Internacional Vianna da Motta. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa.


Publicado por vm em dezembro 22, 2005 12:37 AM
Comentários
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?