dezembro 11, 2005

ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA

Realizou-se ontem a 1ª Assembleia Geral da Associação GUILHERMINA SUGGIA onde, entre alguns pontos discutidos, se elegeram os corpos sociais para a Associação.

Havia apenas uma lista concorrente já aqui apresentada.
A Direção foi eleita com 44 votos a favor, 1 abstenção e 1 voto em branco.
A Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal foram eleitos com 45 votos a favor e 1 em Branco.

Publicado por vm em dezembro 11, 2005 07:46 PM
Comentários

Bela fotografia!
E se conseguíssemos colocar uma sobre o túmulo dela, com a indicação da profissão?
Fui ontem ao cemitério, e vi-me aflita para o encontrar, mesmo com as indicações escritas pela funcionária da secretaria, que lhe chamou "um jazigo baixinho". È que está escondido entre os mais altos.
As últimas chuvas puseram-no em tal estado que uma habitante do Porto que, com a hospitalidade que só ali se encontra, insistiu em ajudar-me, - mesmo sem conseguir compreender o que representa, para mim, tal senhora que não me é nada, - surpreendeu-me com o comentário: "Está muito porquinha!", e avisou-me: "Olhe que se a Câmara. se a encontra ao abandono, parte-lhe a pedra e vende-a!”. Acrescentou ainda: ” Quer que eu lhe arranje quem a limpe?"
Só consegui explicar-lhe que iria avisar umas pessoas que comigo se juntaram para zelar pela memória daquela senhora que foi muito importante. Mas notei, ao mesmo tempo, o desconsolo da minha acompanhante por não poder ver o retrato de Guilhermina, como os que via noutras tumbas: percebi que esta falta dificulta a fixação do nome da defunta.

Por coincidência, enquanto estávamos na reunião, houve uma romagem, guiada por uma individualidade do Porto, aos túmulos das pessoas importantes que repousam ali, no cemitério de Agramonte. Não sei se viram aquele.

Afixado por: Ana Maria Costa em dezembro 12, 2005 05:54 PM

Por acaso fui nessa romagem com a celebridade a qual tentou encontrar a tumba da Guiulhermina Suggia, mas não conseguiu talvez pela falta da fotografia já que só a conhecia de vista.

Afixado por: António Menndonça em dezembro 12, 2005 06:10 PM

Gostaríamos de, embora de maneira simples, ver a sepultura de GUILHERMINA SUGGIA mais cuidada e com indicações precisas para que qualquer pessoa possa chegar até ela sem dificuldades.
De qualquer modo aqui ficam os dados de localização:
Cemitério de Agramonte-Porto
Secção 36
Jazigo 2132

Afixado por: vm em dezembro 13, 2005 12:32 AM

tenho a informar que o jazigo da Guilhermina Suggia não está abandonado, porque eu tenho cuidado dele, e costumo lá ir sempre que posso. Limpo o jazigo, ponho flores e lamparinas. Com oas chuvas e os temporais, é natural que se suje, mas não está nem parece abandonado, com certeza. As flores que lá estão são recentes, qualquer pessoa pode ver.
Quanto à fotografia, acho de péssimo gosto porem-se fotografias nos jazigos.
Quanto a mim, já mandei corrigir, a minhas expensas, as placas anteriores, que apresentavam os nomes errados, e também já mandei plantar novas flores nos canteiros, o que ainda não fizeram, mas vou tratar outra vez disso em breve.
Tudo isto é só para não se preocuparem, porque o jazigo da Guilhermina Suggia não está, nem estará nunca, abandonado.

Afixado por: isabel millet em dezembro 15, 2005 06:38 PM

Tenho ainda a esclarecer que, apesar de eu me ocupar do jazigo da Guilhermina Suggia, faço-o apenas por devoção, porque este nem sequer pertence à minha família, mas sim à Câmara Municipal do Porto que, por sinal, é quem o abandona. Se não fosse o meu cuidado, sim, estaria abandonado. Assim, era o que faltava que a Câmara ainda por cima fosse lá partir-lhe a pedra para a vender.
Também tenho a informar que foi a Câmara a responsável pelos erros inadmissíveis nos nomes dos pais de Guilhermina Suggia, ao mandar repintar as palavras que estavam apagadas. Mas esses erros já foram corrigidos, não pela Câmara, claro, como deveriam ter sido.
Com isto se conclui que nunca se deve falar daquilo que não se sabe.

Afixado por: isabel millet em dezembro 17, 2005 01:07 AM