dezembro 07, 2005

JOÃO PEDRO OLIVEIRA (ASSOCIADO da A.GUILHERMINA SUGGIA) VENCE PRÉMIO INTERNACIONAL DE MÚSICA NOVA EM PRAGA

Lisboa, 30 Novembro 2005 (Lusa) - O compositor português João Pedro Oliveira venceu o Prémio Internacional de Música Nova, de Praga, e foi segundo classificado num concurso, também de electro-acústica, em São Paulo, foi hoje divulgado. A obra "A escada estreita" para flauta e sons acústicos, escrita em 1999, valeu o 1º lugar ao compositor português, entre as 110 obras, de 32 países, a concurso. A peça foi uma encomenda da Universidade de Aveiro, com o apoio do Instituto das Artes.

Em São Paulo, a peça "Time spell" foi a segunda classificada, entre 165 obras a concurso. "Time spell", composta para clarinete e sons electro-acústicos em seis canais, foi escrita em 2003, através de uma encomenda do Instituto de Música Electro-acústica de Bourges (França).

João Pedro Oliveira tem já no seu palmarés vários primeiros prémios internacionais, nomeadamente dos concursos Joly Braga Santos e Fernando Lopes-Graça, do International ALEA III Prize e Earplay (Estados Unidos) ou do Concurso de Bourges. Doutorado em Música pela Universidade de Nova Iorque é, actualmente, professor catedrático no Departamento de Comunicação da Universidade de Aveiro.

(MELOTECA)

Publicado por vm em dezembro 7, 2005 07:37 AM
Comentários