julho 21, 2005

SUGGIA VISITOU TODOS OS CENTROS MUSICAIS EUROPEUS

Guilhermina Suggia com os dotes maravilhosos de violoncelista exímia, visitou e conquistou todos os centros musicais europeus.

Aos 10 anos de idade já se apresentara em público, em Leça da Palmeira, tocando numa festa infantil, sendo aplaudida com caloroso entusiasmo. Essa “menina-prodígio” no Orpheon Portuense (Teatro Gil Vicente) acompanhada por sua irmã Virgínia ao piano, dá o primeiro concerto no Porto (22-5-1896). No mês seguinte faria 11 anos!

Mas fortes aplausos, colherá já, quando no Grémio de Matosinhos se exibe (12-10-1895) com a irmã ao piano e um ano depois em 28 de Setembro, colabora com Óscar da Silva no Clube de Leça.

Poucos anos decorrem e aos 13 anos, prestava a sua arte, ao lado do talentoso e experiente Moreira de Sá e Henrique Carneiro, como violinistas e Benjamim Gouveia, viola. O celebrado “Quarteto Moreira de Sá”. Entretanto, em Março de 1901 apresenta-se no Salão do Conservatório de Música de Lisboa. Rotundo sucesso. O público fica maravilhado com a jovem violoncelista.

Mais tarde, num recital no Palácio das Necessidades, a Rainha D. Amélia assegura-lhe os meios para continuar os seus estudos na Alemanha, como a novel artista pretendia.

ORLANDO COURRÈGE- JORNAL DE MATOSINHOS 17/1/1997

Publicado por vm em julho 21, 2005 12:30 AM
Comentários