julho 10, 2005

JULIUS KLENGEL

KLENGEL—1859—Um dos pedagogos e artistas alemães de maior reputação. Foi o melhor aluno de Hegar. Solista no Gewandhaus e professor do Conservatório de Leipzig, sua terra natal. Viajou muito na Alemanha e Rússia e tem formado muitos e bons alunos, entre os quais se destaca a nossa violoncelista portuguesa Guilhermina Suggía. O violoncelista português David de Sousa também foi seu aluno mas com ele pouco aproveitou.
E' também um excelente compositor para o seu instrumento destacando-se das suas obras o concerto em Ré Maior tocado em Lisboa, pela primeira vez, por Guilhermina Suggia no Salão da Trindade e com o qual fiz a minha apresentação no teatro de S. Carlos em 1916. Até à data não consta que tenha falecido.
DO LIVRO “O VIOLONCELO- SUA HISTÓRIA, LITERATURA, PEDAGOGIA E METODOLOGIA (1938-EDITORA GRÁFICA PORTUGUESA), DE ADELAIDE SAGUER

Publicado por vm em julho 10, 2005 12:32 PM
Comentários

É curioso referir que, Julius Klengel morreu em 1933. 5 anos antes do livro de Adelaide Saguer ter sido editado e, no entanto, Adelaide Saguer diz:"não consta que tenha falecido". Hoje as tudo se sabe ao mesmo tempo que acontece.

Entre outras coisas pode-se tirar daqui a conclusão que Guilhermina Suggia tinha que ser realmente um fenómeno. Mai sai de Leipzig é chamada para tocar em todos os grandes centros musicais.

Afixado por: vm em julho 10, 2005 12:40 PM