outubro 25, 2009

SEMINÁRIO DE ETNOMUSICOLOGIA - MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS - PORTO - 7 de NOVEMBRO DE 2009

Museu_Nacional_de_Soares_dos_Reis_Detalhe.jpg
Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE)
Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança.
Universidade Nova de Lisboa

SEMINÁRIO DE ETNOMUSICOLOGIA
Museu Nacional Soares dos ReisPorto, 7 de Novembro de 2009
A Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE) e o Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Museu Nacional Soares dos Reis, vai organizar no Sábado 7 de Novembro de 2009, um Seminário de Etnomusicologia, seguido de uma Conferência da Prof.ª Salwa Castelo Branco, presidente do referido Instituto, intitulada:
“Etnomusicologia: percurso histórico e tendências actuais”.
O Seminário decorrerá no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, e terá um número limitado de participantes (30), sendo obrigatória a respectiva inscrição prévia para antonio.huet@gmail.com, até ao dia 31 de Outubro.
Programa
10h00 – Recepção dos participantes
10h30 – 13h00 – Seminário de Etnomusicologia

Maria do Rosário Pestana "A Comissão de Etnografia e História do Douro Litoral: etnografia, museologia e performance musical na construção do Douro Litoral"
Susana Sardo "Situar as Memórias - Novas formas de encontro com a tradição no quadro dos Ranchos Folclóricos em Portugal"
Maria de São José Corte-Real "Música e Educação numa Perspectiva Etnomusicológica"
João Soeiro de Carvalho "A experiência transcultural na música: Relatividade e Alteridade"
Jorge Castro Ribeiro "Batuku sta na moda: dinâmicas transnacionais da música cabo-verdiana"
13h00 – 14h30 – Interrupção para almoço.

14h30 – 16h00 – Seminário de Etnomusicologia: Debate e Conclusões.

16h00- 16h30 – Pausa Café
16h30 – 18h00 – Conferência seguida de Debate. Aberta ao público.

Salwa Castelo-Branco “Etnomusicologia: percurso histórico e tendências actuais”

18h00 -18h30 – Porto de Honra. Momento musical. Encerramento.

Publicado por vm em 09:43 AM | Comentários (0)

outubro 23, 2009

MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS - PORTO - CONCERTO "ANTÓNIO FRAGOSO E O SEU TEMPO" - 24 de OUTUBRO - 21,00h

Logotipo JMP.bmp
JEUNESSES
MUSICALES

P O R T U G A L
P O R T O


Com o empenhado apoio da Juventude Musical Portuguesa - Porto, terá lugar no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, Rua D. Manuel II, Porto, às 21 horas do próximo sábado, dia 24 de Outubro, um concerto organizado pela recém-constituída AAF-Associação António Fragoso e o referido museu, com a colaboração da Livraria Lello, em que se darão a ouvir obras relevantes do notável compositor António Fragoso (1897-1918).

A preceder o concerto, cujo programa e intérpretes abaixo se referem, a AAF fará a sua apresentação pública à cidade do Porto e dará sumariamente a conhecer as actividades entretanto desenvolvidas e previstas para breve prazo no âmbito da promoção do conhecimento da vida e obra de António Fragoso e da música portuguesa em geral.


PROGRAMA:

António Fragoso (1897-1918)

- Petite Suite
Prelúdio
Berceuse
Dança
- Quatro Prelúdios Românticos
- Nocturno em Ré bemol maior

Manuel Araújo, piano

- Trio em Dó sustenido menor

Xuan Du, violino
Maxim Doujak, violoncelo
Margarida Prates, piano


LOCAL: Museu Nacional Soares dos Reis - Rua D. Manuel II, Porto

DATA e HORA: Sábado, 24 de Outubro, 21 horas

ENTRADA: Livre

Publicado por vm em 10:42 AM | Comentários (1)

outubro 22, 2009

JORGE MOYANO - "MÚSICA EM DIÁLOGO com o MAESTRO JOSÉ ATALAYA "

Jorge Moyano.jpg
CHOPIN 4 baladas; 4 nocturnos

Jorge Moyano (piano)

Sábado, 24 Outubro | 16h

Auditório do Centro de Apoio Social de Oeiras (ex Complexo das Forças Armadas)

(Rua D. Duarte, 2 – próximo da CP, lado mar – frente ao Liceu de Oeiras)

Domingo, 25 Outubro | 11h

Auditório Municipal Ruy de Carvalho

(Centro Cívico de Carnaxide)

Entrada Livre (a partir dos 6 anos), limitada aos lugares disponíveis

Publicado por vm em 10:14 AM | Comentários (1)

outubro 16, 2009

PIANISTA DAVID SANTOS VENCE CONCURSO INTERNACIONAL SCHUBERT

d santos.jpg

O pianista português David Santos venceu, juntamente com o baixo- barítono polaco Tomasz Wija, o concurso internacional Schubert para duos de Lied (canto e piano). Ao DN, David Santos, que actualmente é professor de piano na Universität der Künste, em Berlim, disse que este prémio era "o reconhecimento ao mais alto nível" do seu "trabalho nos últimos anos". E graças a este concurso o duo já recebeu um convite para participar num ciclo de recitais em Zurique.

Este prémio, no valor de oito mil euros, vai possibilitar ao duo a gravação de um disco, apesar de o pianista ter confessado que ainda não sabe quando é que esse projecto se irá concretizar. Com o valor monetário, espera "investir em cursos com especialistas em duo de canto e piano".

David Santos afirmou que espera que esta menção "abra novas portas" e lhe possibilite "dar mais concertos", não só na Alemanha, onde actualmente vive, mas também em Portugal. O músico referiu ainda que tem também interesse em colaborar com cantores em Portugal.

No ano passado, o músico chegou a gravar com o barítono Luís Rodrigues (na foto) o ciclo Viagem de Inverno, de Franz Schubert.

A sua formação começou em Portugal, tendo tirado o curso superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa. Mas "a vontade de prosseguir" a sua "formação no estrangeiro" levou-o até aos EUA e à Alemanha, onde é professor.

DNartes

Publicado por vm em 10:35 AM | Comentários (0)

outubro 01, 2009

GUILHERMINA SUGGIA em "PADRE LUÍS RODRIGUES: UMA VIDA DE PRECE MELODIOSA" por ARMANDO PINTO - 2004

img055a.jpg
Guilhermina Suggia, figura ímpar e executante musical muito conhecida internacionalmente, teve apoio espiritual do Padre Luís em vida, como nos últimos momentos e na morte: “…depois dos maiores triunfos nas grandes cidades e cortes da Europa, de Lisboa a S. Petersburgo – morreu, segundo desejo que manifestara, nos derradeiros dias, ao Padre Luís Rodrigues… E, pelas onze horas da noite de 30 de Julho, o Padre Luís Rodrigues, seu confessor, a quem a doente pedira que não a abandonasse na hora extrema, ajoelhado à beira da sua cama, rezava-lhe as orações dos moribundos que ela atentamente seguia, no supremo esforço de deixar a terra e entrar, purificada, na Eternidade. No quarto, como testemunhas mudas da tragédia sublime da libertação daquela alma, apenas Mrs Melville, que chegara de Londres nesse mesmo dia, chamada por um telegrama da doente (mais a criada amiga Clarinda, segundo outro testemunho) e a enfermeira inglesa, de joelhos também, subjugada pela grandeza do quadro que tinha diante dos olhos. E mal o sacerdote acabou de recitar as orações, Guilhermina Suggia expirou serenamente, entregando a alma a Deus que a fizera nascer Artista e seguir no mundo da música uma trajectória de luz….”

Numa autêntica afinidade da Igreja com a Música, a relação de confidente, amigo e confessor do Padre Luís com Suggia, levou a que, conforme desejo de Guilhermina, o funeral da grande violoncelista saísse precisamente da igreja da Lapa, com o respectivo levantamento de encomendação a ser feito pelo Reitor Padre Luís Rodrigues. Facto saliente por ser ali, e não em Matosinhos, onde expirara (*), nem sequer noutro local mais próximo do cemitério onde iria repousar, tendo o féretro seguido para o cemitério de Agramonte (particularmente referido nos mais diversos meios, sendo nele que também está o mausoléu do Futebol Clube do Porto) … “Isto testemunhou num discurso que fez, num concerto em sua homenagem a 25 de Novembro de 1950, o Prof. Dr. Hernâni Monteiro da Faculdade de Medicina do Porto.”

(do livro:”Padre Luís Rodrigues: Uma Vida de Prece Melodiosa”, por Armando Pinto - 2004

(*) Guilhermina Suggia morreu na sua casa do Porto, na Rua da Alegria, 665, onde vivia desde 1927.

Publicado por vm em 12:37 AM | Comentários (0)