março 24, 2009

JOSEP COLOM - MASTERCLASS DE PIANO 14-16 de MAIO DE 2009 - ESMAE-PORTO

img013a.jpg
carregue AQUI para ver todas as informações.

Natural de Barcelona, Josep Colom está considerado tanto pelo público como pela crítica especializada como um dos mais destacados pianistas do panorama espanhol.

Foi-lhe concedido pelo Ministério da Cultura Espanhol o “Prémio Nacional de Música 1998″. Entre os prémios obtidos no início da sua carreira destacam-se o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Santander Paloma O’Shea (1978), os Primeiros Prémios do Concurso Internacional de Jaén e Epinal na França, para além dos Prémios “Beethoven” e ” Scriabin” da Rádio Nacional Espanhola.

Após a sua estreia em França, no Théâtre des Champs Elysées de Paris em 1979, o jornal “Le Monde” deixou escrito: «um recital que faz esquecer todos os outros».

Foi convidado a participar como membro do Júri em inúmeras competições internacionais, com especial destaque para o Concurso Internacional de Piano “Frederick Chopin” de Varsóvia.

Apresenta-se regularmente com praticamente todas as orquestras espanholas – Orquestra Nacional de Espanha, Orquestra da RTVE, Real Orquestra Sinfónica de Sevilha, Málaga, Sinfónica da Galiza, a Real Filarmónica da Cidade de Barcelona, Orquestra de Tenerife, etc. – tendo-se apresentado também com a Boston Symphony Orchestra, English Chamber Orchestra, London Philharmonic Orchestra, Orquestras de Maastricht, de Buccarest, Orquesta Filarmónica de Zagreb, de Estrasburgo, de Varsóvia, Bamberger Symphoniker, Orquestra Filarmónica de Oslo, Orquestra Gulbenkian e Orquestra do Porto, em colaboração com maestros como Bragado Darman, Edmond Colomer, Sergiu Comissiona, F. Paul Decker, García Asensio, Sir Alexander Gibson, Eliahu Inbal, Arpad Joo, Kiril Kondrachiev, Krzysztof Penderecki, Salvador Mas, Víctor Pablo, Josep Pons, Alesander Rahbari, Antoni Ros Marbá, Antoni Witt y Michael Jurowsky. Realizou uma tournée pelas principais cidades da Áustria, Suíça, Alemanha e Japão com a Orquestra Cidade de Barcelona sob a direcção do Maestro Colomer, e mais recentemente pela França e Bélgica com a Orquestra de Granada sob direcção de Josep Pons, alcançando sempre um grande êxito junto do público e da crítica.

Viaja regularmente por toda a Europa para dar recitais e concertos, apresentando-se em Festivais como La Roque d’Anthéron, Château de Joiville, Bagatelle de Paris, Festival de Duszniki Chopin, e Festival Tanglewood, Festival Pablo Casals, entre outros.
Apresentou também vários recitais com o violoncelista Lluis Claret com a integral de Beethoven para violoncelo e piano no Palau de la Música de Barcelona e no Auditório Nacional de Madrid, entre outros locais.
A sua carreira discográfica teve início em 1982 com a gravação da integral das sonatas de Blasco de Nebra (século XVIII) para a etiqueta Etnos, pelas quais recebeu o Prémio do Ministério da Cultura. Em 1989 gravou em CD a obra completa para piano de Manuel de Falla para a editora Circe (França), trabalho amplamente aclamado pela crítica francesa que acabou designado pelo Fanfarre New York Magazine como sendo a melhor versão dessas obras. Gravou a obra completa para dois pianos e quatro mãos de Brahms com a colaboração da pianista Carmen Deleito (Chant du Monde) e os Concertos n º 1 e n º 2 para piano e orquestra de Brahms, com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Praga. A sua discografia distribuída pela Harmonia Mundi inclui autores tão diversos como Brahms (Variações e últimos opus), as principais obras de Frank e de Falla, a integral da obra de Mompou, e “Noches en los Jardines de España” de Falla com a Orquestra de Granada dirigida por Josep Pons, tendo todas estas gravações sido entusiasticamente recebidas pela crítica internacional.

Publicado por vm em 10:44 AM | Comentários (0)

março 20, 2009

CCB- PEQUENO AUDITÓRIO - 29 de MARÇO - 11 HORAS - " CONCERTOS À CONVERSA" -

img012a.jpg

Publicado por vm em 01:51 PM | Comentários (0)

março 10, 2009

DO ROMANTISMO PORTUENSE - CONFERÊNCIAS MUSICAIS 2009 - " VISITA AO CASAL DUBINI E FILHOS" - 13 DE MARÇO - 21,30H

Do Romantismo Portuense -.jpg

Publicado por vm em 11:55 PM | Comentários (0)