outubro 20, 2008

FOTO DE GUILHERMINA SUGGIA DEDICADA A EMILE GOFFIN, EM 19 de FEVEREIRO de 1906

Guillerminia Suggia bruxelles.jpg
(Fotografia gentilmente enviada por Mr Pierre Dubar- Bruxelles)

Publicado por vm em 10:55 AM | Comentários (0)

outubro 17, 2008

A DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA da REPÚBLICA DA PETIÇÃO SOBRE O SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL

16OUT 014-salao.jpg
Apesar da insistência da oposição
PS não se compromete com datas para recuperar Conservatório Nacional
15.10.2008 - 20h19 Lusa
O PS disse hoje que a recuperação do Conservatório Nacional será "elencada na próxima priorização" de obras da Parque Escolar mas não se comprometeu com qualquer data, perante as críticas unânimes da oposição parlamentar.

"O conservatório do Porto está bem instalado, o Conservatório de Coimbra vai ter as suas instalações e o Conservatório de Lisboa será elencado na próxima priorização da Parque Escolar [empresa que depende do ministério da Educação]", afirmou a deputada do PS Rosalina Martins.

A deputada socialista, que disse reconhecer "a validade dos argumentos" das bancadas da oposição, frisou que o Parque Escolar está a dar prioridade à recuperação das escolas secundárias do país e que quando avançar com o projecto do Conservatório, será também "para dar resposta às novas exigências do ensino artístico".

PCP, BE, PSD e CDS-PP apresentaram projectos de resolução a recomendar ao Governo a recuperação do Salão Nobre e do edifício do Conservatório Nacional, com o PCP e o PEV a alertarem que o Orçamento do Estado para 2009 não contempla verbas para as obras necessárias. Os projectos foram apresentados no âmbito da discussão de uma petição promovida pelo movimento Fórum Cidadania Lisboa que alerta para a degradação do Salão Nobre do Conservatório Nacional e que foi subscrita por 5043 cidadãos.

Degradação do espaço

"A degradação do espaço e do edifício é vergonhosa e inqualificável como salienta a própria relatora da petição", afirmou o deputado do PEV Madeira Lopes, referindo-se à deputada independente eleita pelo PS Matilde Sousa Franco, que não esteve presente no debate. Matilde Sousa Franco defendeu ontem que todo o edifício, e não apenas o salão nobre, "merecia uma intervenção". Do lado do PSD, o deputado Feliciano Barreiras Duarte considerou que a petição é "um cartão vermelho aos poderes públicos por deixarem o património ao abandono".

O deputado do PCP Miguel Tiago considerou "desmesuradamente grave" a reacção do Governo e do PS perante a "urgência" de recuperação do espaço que "está prestes a ruir". Para o BE, a recuperação do salão nobre daquela escola de música centenária deve ser "uma prioridade absoluta", afirmou a deputada Cecília Honório, criticando o ministério da Educação por invocar "falta de agenda" para fazer as obras.

"Os senhores não têm desculpas", afirmou a deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, dirigindo-se à bancada do PS para notar que "mais uma vez a Cultura sofre um corte nunca visto" no OE para 2009. A deputada não inscrita Luísa Mesquita acusou o Governo de mentir sobre a matéria "de acordo com as conveniências", destacando que a Parque Escolar "ignora o Conservatório Nacional" nas suas prioridades até 2010.

PÚBLICO (online)


BE, PCP, PSD e PP/CDS apresentaram no dia 15, dia da discussão na Assembleia, Propostas de Resolução no sentido de que as obras de Recuperação do Salão Nobre fossem realizadas com toda a urgência necessária. Essas 4 Propostas foram hoje votadas tendo sido chumbadas com os votos contra do PS.

Publicado por vm em 05:25 PM | Comentários (0)

outubro 13, 2008

SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL - DIA 16 DE OUTUBRO - 18,30 H

D joao V a.jpg
RUA DOS CAETANOS, 29 - ao BAIRRO ALTO - Tel 213425922 - LISBOA

Publicado por vm em 08:34 PM | Comentários (0)

outubro 08, 2008

"ALGUÉM ACUDA AO SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL, POR FAVOR!" - REUNIÃO PLENÁRIA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

balcao salao.jpg
No próximo dia 15, 4ª-feira, pelas 15 horas irá ter lugar na Assembleia da Replública a discussão da petição "ALGUÉM ACUDA AO SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL, POR FAVOR!".
E esperamos que, na verdade, alguém acuda ao Salão Nobre do Conservatório.

Publicado por vm em 01:40 PM | Comentários (0)