agosto 02, 2006

COLASANTI CONQUISTA PRÉMIO LOPES GRAÇA

COLASANTI CONQUISTA PRÉMIO LOPES-GRAÇA 2006
Silvia Colasanti venceu prémio de melhor composição, por maioria, com a peça "Rifrazione in canto"


"É estúpido pensar em escrever qualquer coisa [na música], hoje, esquecendo e rejeitando o passado. Mas isso não significa ficar preso a ele. Não se pode ser obliterado pelo passado" - declarou a compositora italiana Silvia Colasanti, vencedora do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2006. Ultrapassando o âmbito nacional, a distinção especial foi atribuída por motivo da comemoração do primeiro centenário do nascimento do compositor.

Silvia Colasanti venceu com "Rifrazioni in Canto", uma "peça para duas orquestras", explicou em declarações à agência Lusa. "O canto é um elemento muito importante, mas não no sentido tradicional", continua a compositora a quem interessa mais explorar as vertentes tímbrica e melódica e tratá-las "com chave contemporânea".

Citou, a propósito, Wittgenstein, segundo o qual "a linguagem é como uma cidade, algo tão estratificado" como na música, onde nenhuma das camadas se entende isolada das restantes.

Estreia em Portugal

"Rifrazioni in Canto" mereceu o voto maioritário do júri constituído pelos compositores Simon Bainbridge, Azio Corghi, Christopher Bochmann, Sérgio Azevedo e Evgueni Zoudilkine. Além de receber 5 mil euros em dinheiro, Silvia Colasanti terá a sua peça executada em Portugal em primeira audição.

"De luas", de Carla Rebora, também italiana, e "O lobo, o capuchinho e a avó", do português Rogério Ferreira de Medeiros, foram distinguidos com menções honrosas.

Colasanti, de 31 anos, é diplomada em piano com Valentino Di Bella e em composição com Luciano Pelosi e Gian Paolo Chiti no Conservatório Santa Cecília de Roma, onde estudou História e Estética da Música com Cláudio Annibaldi. Frequentou 'master classes' de composição com Fabio Vacchi.

Instituído pela Câmara Municipal de Cascais em 1994, o Prémio Nacional de Composição Fernando Lopes-Graça retomará o seu âmbito nacional nas próximas edições, mantendo a periodicidade anual.

Publicado por vm em 12:30 PM | Comentários (0)

agosto 01, 2006

GUILHERMINA SUGGIA EM LONDRES

A7 a.jpg
Aqui, GUILHERMINA SUGGIA, com 3 amigos em Londres, entre eles o pianista GEORGE REEVES

Publicado por vm em 12:58 PM | Comentários (0)