fevereiro 02, 2005

FORA DE PORTUGAL SABEM QUEM FOI SUGGIA E RECORDAM-NA

juilliard school-a.jpg
Este é um convite para um forum sobre GUILHERMINA SUGGIA realizado em 2002, na Juilliard School, em Nova York. Em Portugal graças à Prof Madalena Sá e Costa foi instituído, de há 2 anos para cá -penso - o dia Guilhermina Suggia no Conservatório de Música do Porto. E não me consta que noutras escolas de música se fale duma das mais importantes figuras portuguesas que houve no panorama musical. Em Novembro passado foi editado um CD com gravações de Suggia. Fiz contactos para que o mesmo aparecesse nas nossas lojas mas ainda não o vi por cá. Disseram-me que estas coisas de "mandar vir os discos de lá de fora não é assim tão fácil como pensam"
Em Dezembro a revista STRAD dedica 4 páginas a Guilhermina Suggia, a mesma sobre quem numa livraria do Porto me perguntaram se era um programa de computadores.
A mesma sobre quem Fátima Pombo escreveu 2 livros: "GUILHERMINA SUGGIA ou o Violoncelo Luxuriante" e " GUILHERMINA SUGGIA, a Sonata de Sempre" e que não estão à venda no Museu da Música, porque "o Museu não contacta editores". Assim mesmo! E é um problema. Tem que se dar conta ao Instituto Português dos Museus de tudo o que se vende.

Às vezes dói muito ser português!

(Convite cedido por Anita Mercier)

Publicado por vm em fevereiro 2, 2005 12:00 AM
Comentários