abril 28, 2004

AUTORIA DA CARICATURA DO CABEÇALHO DO BLOG

É, de facto, uma lacuna não estar referido o autor da caricatura das irmãs SUGGIA, que aparece junto ao nome de GUILHERMINA SUGGIA, no cabeçalho do blog.
É, para os que não sabem, AMADEU de SOUZA-CARDOSO.

A Propósito da mesma um texto de A Cunha e Silva que a seguir reproduzimos:

A caricatura sobre Guilhermina e Virginia Suggia feita pelo pintor Amadeo de Souza- Cardoso, representa no contexto deste levantamento sobre registos iconográficos, provávelmente (porque não mesmo?) o primeiro, dentro duma ordem cronológica, de que se tem conhecimento.
Curiosamente e para além desta particularidade, ganha também valor histórico e documental, porque nenhum outro – a não ser um fotografia em criança -, envolve as duas irmãs em concerto, em plena exibição.
Trata-se de um momento raro captado por um dos mais invulgares pintores portugueses do sec. XX.
Porém, uma dúvida persiste: a caricatura terá sido realizada em Paris ou Espinho?
O pintor Amadeo de Souza-Cardoso, chegou a Paris em Novembro de 1906 e nesta altura Suggia vivia em Auteuil, perto de Paris, zona muito procurada pelos pintores e artistas em geral. Guilhermina Suggia estava com Pablo Casals com quem tinha casado recentemente, facto que Amadeo não desconheceria, porque os artistas portugueses a viver em Paris contavam-se pelos dedos e como por outro lado o pintor tinha suficiente poder económico, isso permitia-lhe desafogadamente participar nos acontecimentos mundanos da vida parisiense, assim participando do mesmo meio que o casal Suggia.
Durante o ano de 1907, o pintor realizou um conjunto assinalável de caricaturas, que publicou no jornal “O Primeiro de Janeiro”, período que marca também o início do reconhecimento do percurso de Amadeo como pintor. “...A atracção de Amadeo pela caricatura, prende-se com o terreno propício da vida parisiense de então, e onde proliferavam os jornais humorísticos, entre 1907 e 1909. Para além do estudo da Arquitectura e Pintura – motivo pelo qual seguiu para Paris -, Amadeo entregou-se com entusiasmo” - confirmam os seus biógrafos, a praticar esta forma de arte: a caricatura.
Neste espaço de tempo temos a notícia do concerto em Paris, na Salle Gaveau, a 15 de Março de 1908, de Guilhermina Suggia e é de admitir que terá sido nesta ocasião que Amadeo registou o acontecimento.
Rebelo Bonito, a quem se deve a primeira divulgação desta imagem, num artigo publicado no “Tripeiro”, nada adianta sobre a origem do desenho de Amadeo.
A caricatura apresenta um terceiro personagem. Será Pablo Casals?
Comparando com fotografias da época não é despropositado.
Será Léon Richon? Marido de Virgínia Suggia e livreiro e editor parisiense.
A personagem em causa, equilibra a composição do desenho, criando profundidade e simultaneamente determina que se trata de um local de concerto, a avaliar pelo rigor das “toilletes”, daí admitir como mais provável tratar-se da Salle Gaveau, em Paris.
A Cunha e Silva

Publicado por vm em abril 28, 2004 04:46 PM
Comentários