« Sinais dos tempos | Entrada | Deputados Suínos »

outubro 24, 2009

The Revolution that wasn't - DOCLISBOA

Um filme que mergulha na clandestinidade do Partido Nacional Bolchevique para nos revelar a fragilidade do seu discurso político, verdadeiramente confrangedor, verdadeiramente de direita nacionalista, patriótica, saudosista, imperial. Ouvimo-lo da boca do número 2 do partido, enquanto lava um cadáver na morgue (belíssima metáfora cinematográfica), que acabará depois a aspirar tapetes de igreja por uma esmola e uma benção de um padre ortodoxo. Ouvimo-lo, também, do líder de uma distrital que se passeia alegremente com o seu fato da Coreia do Norte e posa sem pudor para a câmara e para o espelho com o semblante Kim Jong-Il meets Napoleão Bonaparte, dizendo uma espécie de oração política redonda, sempre com "pátria" e "revolução" em todas as frases. Muito triste.

Publicado por [Joystick] às outubro 24, 2009 04:17 PM

Comentários

Os nazbols (tal como os anarco-nacionalistas) são uns gajos patuscos mas perigosos. Por cá é coisa que ainda não pegou, mas é preciso ter algum cuidado. Estes discursos abjectos entram bem nos ouvidos dos jovens (e menos jovens também) mais incautos.

Publicado por [partizan] às outubro 24, 2009 05:34 PM

Por acaso, o da camisa negra faz-me lembrar o Trotsky.

Publicado por [pedro bala] às outubro 26, 2009 12:18 AM

É o presidente do Partido. Adopta o look trotski, mas como estalinista, odeia-o, claro.

Publicado por [Anónimo] às outubro 26, 2009 01:09 AM

Eu também não nutro qualquer simpatia pelo Trotsky. E então? Isso faz de mim um desses nazis? (Que não me parece que tenham algo a ver com o Estaline)

Publicado por [pedro bala] às outubro 26, 2009 09:26 AM

Ser estalinista nos dias que correm é realmente um feito. parabéns, pedro.
Também acho curioso estes comunas que tratam o partido como um clube de futebol. Vivó Benfica, sempre vai melhor que o PCP.

Publicado por [Jorge Jesus] às outubro 26, 2009 01:28 PM

Parabens!
acabam de tecer mais um hino à Rússia de Putin, um gajo porreiro

Publicado por [xatoo] às outubro 26, 2009 05:27 PM

e para avisar os incautos. Este post é uma fraude.
Este trailer não faz parte do filme. É uma obra de propaganda manipulada para denegrir os que acreditam noutra Rússia, que aliás é o nome da coligação em que o PNB concorreu às eleições

Publicado por [xatoo] às outubro 26, 2009 05:31 PM

Qual é a parte que é fraude? O vídeo não é o filme. Esse vi-o no cinema e não online. O vídeo, como todas as outras imagens neste blogue, noutros blogues e em todos os suportes de comunicação escrita que conheço, é ilustrativo. Não percebemos russo, é pena, senão se calhar teríamos visto neste vídeo de personagens estranhas (o de barbas atrás do Limonov é o n.º 2 que acabou a aspirar tapetes) para além dessa estranheza gritos como "viva a morte" que os militantes do PNB gritam hoje nas ruas e os falangistas espanhóis gritavam na investida fascista. Quanto à "Outra Rússia", o vídeo postado não refere qualquer outra força política para além do PNB, e ainda bem porque o post não é sobre a "Outra Rússia", é sobre um filme sobre o PNB.

Publicado por [Joystick] às outubro 26, 2009 10:14 PM

Joy, viste mal
aconselho-te vivamente a ir ver de novo, porque o filme é mesmo sobre a coligação que concorreu às eleições em 2008. Há aqui, neste post, um proposito claro de retirar a idiossincrasia dos russos fora do contexto, fazendo-os aparecer como fanáticos perigosos, p/e nao referes que o PNB foi ilegalizado pelo Putin, etc. etc E o filme é sobretudo sobre o papel da Igreja Ortodoxa na ascensão deste outro tipo de ditadura; preferes esta?
Eu por mim, jamais colocaria o combate aos comunistas, sejam eles de que matizes forem, por cima do combate aos detentores do Poder. Mas enfim, como diria a gabriela, tu nasceste assim...
De qualquer modo faço a minha interpretação lá no meu sitio, com muitos links que apontam para linhas de informação não facciosa,,, se te quiseres dar ao encómio...

ps - enviei o link antes mas suspeito que a caixa não aceita. se estiver repetido apaga p/f
cumpr.

Publicado por [xatoo] às outubro 27, 2009 03:00 PM

Hahahaha. I’m not too brihgt today. Great post!

Publicado por [Jannika] às maio 26, 2011 04:55 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)