« Ateísmo Militante (...ou como perder a vontade de atacar Saramago) | Entrada | Pressão »

outubro 29, 2009

O spectrum, instrumento da contra-revolução


As caixas de comentários do Spectrum vêm fervilhando de debates estimulantes. De tal forma que já nem sequer se consegue ir lá deixar mais comentários.
O visado costumava ser saboteur, mas aqui o ricky deu o flanco ao preferir António Costa a Santana Lopes. Naturalmente, só pode querer dizer que vai acabar como deputado ou secretário de estado do PS. Escreve depois das eleições a dizer que havia diferenças entre os programas dos dois candidatos? Que falta de coerência, de honestidade intelectual, de chá. Só lhe podem doer os rins e a coluna. Apoia a invasão do afeganistão e o estado de israel. A excisão feminina. As experiências laboratoriais em ratos. A caça à foca bébé. O apedrejamento das adúlteras. A castração dos homossexuais.
Desta troca de ideias, fica o desconforto de muitos em debater as posições que concretamente se assumem e o desejo de que tudo fosse simples e claro, sem a complexidade incómoda da vida e das escolhas efectivas que ela nos apresenta.
Por outro lado, todos sem excepção chutaram para canto cada uma das observações críticas a respeito da sua própria militância política no Bloco de Esquerda e das muitas contradições que ela encerra.
É objectivamente verdadeiro, por exemplo, que uma vez abandonado o apoio a Sá Fernandes, a direcção do Bloco procurou fazer de Helena Roseta a sua candidata. E que o Bloco organizou um comício com Manuel Alegre que é, objectivamente, militante do PS e apoiante de Sócrates, para debater o futuro da esquerda. A esse debate - que não pode deixar de lhes dizer directamente respeito - alguns militantes do bloco preferiram esmiuçar a coerência de Rick Dangerous. São escolhas, mas relembro-vos que vocês não militam no partido do Rick Dangerous e que antes de se dedicarem à minha presumível incoerência, fariam boa coisa em examinar a distância entre o que aqui vêm escrever e o que efectivamente se passa no interior do vosso partido.
Não perdoam a Saboteur que ele defenda abertamente o que os vossos dirigentes fazem de forma envergonhada. São escolhas. Cada um se mete com quem pode. Notem em todo o caso como o António Costa com quem o Bloco estabeleceu um acordo no Verão de 2007 (votado em plenário concelhio e aprovado na mesa nacional) é agora «o braço político do patrão», o representante da Mota/Engil e o homem por trás da invasão do Afeganistão. Deve ter ganho essas qualidades enquanto presidia à CML que é, como se sabe, uma boa plataforma logística para quem quer invadir países da Àsia Central.
Para que as coisas fiquem um pouco mais claras, este jogo de computador desactualizado que vos escreve gostaria de vos esclarecer a respeito de uma questão que vos confunde permanentemente.
Rick Dangerous não é «anarquista». Rick Dangerous não é «autónomo». Rick Dangerous não representa qualquer corrente política nem o pretende fazer, embora seja comunista. Rick Dangerous tem todos os defeitos e qualidades que fazem de cada ser humano um gigantesco caos e não pretende alterar essa condição. Nem mesmo quando escreve acerca de si próprio na terceira pessoa. Nem mesmo quando dá asas ao seu «nihilismo aristocrático».
Mas Rick Dangerous perdeu há muito o respeito por quem acha que ser «coerente» é, em si mesmo, uma posição política que coloca qualquer um acima das problemáticas escolhas que a cada momento se lhe colocam. Rick Dangerous não reconhece, aos militantes do Bloco de Esquerda que fogem continuamente ao debate acerca do que é o seu partido e do que ele se propõe fazer, qualquer moral para aqui vir falar das suas incongruências.
E agora, vou ali ao Gambrinus almoçar com o meu primo António Costa e discutir algumas das patifarias que quatro anos de mandato permitem praticar. Que vos parece uma quinta travessia do Tejo apenas para bicicletas?
Ciao a tutti quanti.

Publicado por [Rick Dangerous] às outubro 29, 2009 03:43 PM

Comentários

entao pa! nihilista aristocratico sou eu!

Publicado por [PP] às outubro 29, 2009 04:46 PM

Embrulhem, meninos do bloco. Esta é a verdadinha: entenderam-se com o costa, não têm as mãozinhas lavadas, falta-vos moral.

Publicado por [Anónimo] às outubro 29, 2009 04:54 PM

O Rick: Também estás a ser injusto. No Pelenário o voto a favor do acordo foi esmagador, mas eu vi que a maioria do pessoal estava com um ar chateado.

Publicado por [Anónimo] às outubro 29, 2009 05:07 PM

Camarada Jorge Fontes
o secretariado da LIT vem acompanhando com desagrado e desconforto a forma abusiva como tens utilizados o pseudónimo Bertinoti. Estava combinado que escreveríamos rotativamente comentários no spectrum a combater esta camarilha anarco-estalinista e tu estás a ter a diversão toda.
Para além disso achamos que ainda é cedo para trocares os comprimidos azuis pelos vermelhos. De militantes como tu, que acolhemos na nossa organização depois de anos passados a insultar-nos nas fileiras da IV Internacional (SU), esperamos outra disciplina e obediência às decisões colectivamente tomadas.
Mais ainda te dizemos que há operários e camponeses a consciencializar e dirigir, tarefas que ficam em perda enquanto tu gastas o teu tempo a discutir com jogos de um computador que já nem sequer se encontra no mercado.
Lembra-te bem. A crise da humanidade é a crise da direcção revolucionária. Saudações morenas.
teu
o gil
garcia

Publicado por [Liga Internacional dos Trabalhadores] às outubro 29, 2009 05:07 PM

Ricky:

Lamento ter de desiludir-te, mas tu não és um gajo assim tão importante. Até prova em contrário és mais um otário com uma bolsa de investigação da FCT. Acertei? Boa sorte de qualquer maneira para o teu sonho de te tornares no Zé Neves 2, pois quanto ao vosso oportunismo político não há nada a fazer: Atenas a arder, lembras-te?

Publicado por [Berlinguer] às outubro 29, 2009 05:09 PM

Berlinguer a arder. É o meu único sonho.

Publicado por [Rick Dangerous] às outubro 29, 2009 05:12 PM

Mais contentores para Xabregas!

Publicado por [Tárique] às outubro 29, 2009 05:28 PM

O 3º comentário foi baixo, boa tentativa para descobrir quem sou, razaram, mas não acertaram...vão tentando :)

Publicado por [Bertinoti] às outubro 29, 2009 05:37 PM

quem são os gajos da foto de cima?
que impressão, têm todos umas pilas tão pequenas.
assim a revolução não vai lá!

Publicado por [Anónimo] às outubro 29, 2009 07:41 PM

Ricky by himself falando de si no seu clube de fãs do facebook:


He is a portuguese leftist intelectual of indian-goese descent.

He claims not being a marxist since Marx himself was not a marxist. Noronha was first one of the key organizers of the portuguese communist youth but left the communist party in the early 2000 disatisfied with the current policies. Contrary to many of his ex-comrades he hasn't joined Bloco de Esquerda and chose to continue his political militance in the autonomist galaxy of movements.

A great cook, an enthusiastic dancer and a good laugh he is known between his friends for his sense of humour and precise remarks and also for his oratory skills.

Always ready to party he is also a brave student and quite proud of his roots in the oeiras suburbs of Lisbon. He has lived Italy where learned to make his trademark ragu pasta dish and currently lives with friends and cats near a train line in Lisbon.

Publicado por [berlinguer] às outubro 29, 2009 08:20 PM

Uhu, a surfar no facebook? Falhaste o porta-aviões. O texto que foste desenterrar foi escrito por terceiros, com a óbvia e jocosa intenção de proporcionar a certos e determinados otários a possibilidade de postar comentários no spectrum. Tal como o Gil Garcia, estás enganado. Mas continua. Pode ser que chegues um dia ao parlamento.

Publicado por [Rick Dangerous] às outubro 29, 2009 08:33 PM

Espera aí.. o Bertinoti não é o Jorge? É que o Délio pelo nível não será de certeza (é uma pessoa inteligente) ? A francesa? O Tiago? Aquele rapaz gordinho dos óculos? A Flor? O Renato, hum... eles são tão poucos e tão iguais...

Publicado por [LITO] às outubro 29, 2009 09:06 PM

ta bonito isto. é como ver a novela das seis. Continuem assim que ainda ganham um tempo de antena na Sic Radical.

Publicado por [Dirk Diggler] às outubro 29, 2009 10:10 PM

pq e que estas cenas sao sempre qdo estou fora?

Publicado por [PP] às outubro 29, 2009 10:21 PM

Que grande confusão que vai por aqui....

Se o Spectrum apoia o Costa contra o Santana é uma opção, veremos se o albuergue espanhol que é a candidatura do Costa se vai aguentar.

Pelos vistos em relação aos contentores de Alcantara , a Roseta já começou a partir a loiça.

Em relação ás construções que querem fazer no Largo do Rato, tambem não se entendem.

Quanto á EPUL e á Gebalis, óptimos locais para os Boys e Girls sejam eles laranjas ou rosas, terem tachos, a corrida já começou.

A EGEAC, que detem o exclusivo de tudo o que é festas e festanças, tem um orçamento maior que a Fregesia dos Olivais, que digo eu, maior que várias das grandes freguesias de Lisboa, e o seu controlo é bem pequeno.

O PCP ou a CDU como desejarem, já pisca o olho ao Costa, mesmo não fechando a porta a coonvegências com o PSD e o CDS ,nas juntas da Graça, da Ameixoeira, dos Prazeres de Alcantara.

Em suma os proximos anos vão ser bem interesantes na politica autarquica em Lisboa, e os apoiantes de António Costa, estarão sempre a tempo de dizer que foram enganados.

Há eu tambem não queria de forma alguma a vitória do Santana, mas nunca votaria em alguem que me chamou parasita....

Publicado por [Augusto] às outubro 29, 2009 11:14 PM

Grande texto, mas digo isto sem saber (felizmente) nada das guerrinhas tão pessoais (masculinas?) que se adivinham nas caixas de comentários.

Dito isto: não votei no Costa (nunca na vida votei PS); também prefiro o Costa ao Lopes (não o suficiente para votar PS); há diferenças entre os programas mas só um idiota é que acha que comparar dois programas feitos por néscios é importante; tenho gostado de ler o Saboteur, e não tenho bicicletas; não sou militante de partidos; o Bloco tem sido errático em Lisboa e estou persuadida de que o é por razoes de conflito interno; a esperança na Roseta & Alegre é uma ideia de asno para qualquer pessoa de bom senso (já não digo de esquerda); Lisboa vai continuar a atrofiar; não faço ideia qem é o Neves; gosto deste blog mesmo quando não gosto (o mesmo com o Bloco); estamos a viver uma fascização do mundo sem qualquer precedente e vocês perdem-se em demasiadas palavras.

Publicado por [Xica Darque] às outubro 30, 2009 12:15 AM

claro, ricky, claro. P-A-T-É-T-I-C-O

Publicado por [Berlinguer] às outubro 30, 2009 11:24 AM

se o "p-a-t-é-t-i-c-o" deixado pelo Berlinguer for "pa" em vez de "pá" então é o Sócrates.

estou munido de pipocas.

Publicado por [noti tegri] às outubro 30, 2009 12:48 PM

Ainda não me tinha passado essa pela cabeça. É sabido que o nosso primeiro não suporta elogios ao António Costa. Põe-no logo a pensar em «sucessão» e arranjos palacianos no largo do rato. Faz todo o sentido.
E nesse caso o Bertinoti deve ser o Júlio Pereira. Daí o seu conhecimento em profundidade de (quase) todos os meus desvios pequeno-burgueses da última década.
Zé pá, és tu e ainda não me tinhas dito nada? Sempre brincalhão. Olha pá, da próxima vez avisa que eu perco menos tempos a teclar.
Vai preparando essa cadeira. Secretário de Estado da Administração Interna parece-me lindamente. A minha maezinha sempre me disse que eu chegaria longe.

Publicado por [Rick Dangerous] às outubro 30, 2009 01:11 PM

claro, ricky, claro. Continua a ter-te em grande conta. O mundo não seria o mesmo sem a tua arrogância balofa. Ou como dizes sobre ti:

"known between his friends for his sense of humour and precise remarks and also for his ORATORY SKILLS."

ui...

Publicado por [berlinguer] às outubro 30, 2009 01:45 PM

quem descreveu assim o rick no facebook nao foi ele, fui eu. estes trostkystas ortodoxos conseguem ser a guerrinha mais ridicula do spectrum, juntam o pior do bloquistas com o pior dos anarquistas.

Publicado por [PP] às outubro 30, 2009 02:38 PM

Só para esclarecer que não escrevi nada para este blog, que não costumo frequentar.
Quanto aos insultos, podem criticar à vontade que me estou literalmente a cagar para estas polémicas estéreis.
Fiquem só a saber que quando escrevo algo, assino e dou a cara.
A partir de agora, escusam de usar o meu nome para fins obscuros, mas se persistirem é porque me dão um valor que eu não atribuo aos meus detractores.
Jorge Fontes

Publicado por [Jorge Fontes] às outubro 30, 2009 02:54 PM

Faço minhas as palavras do Jorge Fontes.
Não sou o Berlinguer. Safa.

Publicado por [José Sócrates] às outubro 30, 2009 03:07 PM

Olhando para lá das referências a pessoas que não conheço de lado nenhum, nem Rick's nem Saboteurs (ainda que com este já devo ter-me cruzado sem saber em alguma Massa Crítica), concordo com o texto.

Muitos militantes do BE são os Meninos Rabinos que Pintam Paredes dos nossos dias: mais uns anos e vamos ver muitos deles a dar cartas como outros ilustres mrpp's (Durão, PP, ring a bell?)...se os deixarem.

Porra que não há pachorra para estas intriguinhas da tanga. Razão tem a Xica

A programação segue dentro de momentos?

Publicado por [João Peixoto] às outubro 30, 2009 05:06 PM

espelho meu, espelho meu existe alguém mais comuna do que eu?

Publicado por [Anónimo] às outubro 30, 2009 06:40 PM

Eu gosto de defesas de honra, não tanto pela honra mas porque eu sempre gostei de esforços autobiográficos. Tenho especial simpatia por alguém que, nesse esforço, acaba por dizer que é um caos, porque muitas vezes sinto-me assim e, de alguma maneira, nesses momentos nutro uma inveja ridícula por quem parece caber nas gavetas das organizações partidárias e para-partidárias.

Publicado por [Joystick] às novembro 1, 2009 01:52 PM

Pois joystick e rick dangerous. Até o caos serve para marcar a diferença distintiva, não é? Serve para manifestar a vossa superioridade perante o rebanho burro, pobre, unilateral, gasto, não-autónomo, não-caótico, arrumadinho, cheio de ceretezas, e etc e tal. O vosso caos tem bué estilo, pessoal. Vocês são o máximo, são tão autênticos, pá! Que «inveja ridícula» eu sinto.

Publicado por [Anónimo] às novembro 1, 2009 03:45 PM

Now that’s sulbte! Great to hear from you.

Publicado por [Prudence] às maio 26, 2011 10:20 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)