« Quer seja a deslizar, quer seja por uma espécie de vácuo espaço-tempo... | Entrada | White Gloves »

outubro 12, 2009

Manuel procura Manuel


É já amanhã o primeiro debate do ciclo «A política para além da política», no bar do Teatro Maria Matos. Consta que serão cometidos vários plágios. Nenhuma frase inscrita nas paredes desta cidade estará a salvo.

13 de Outubro
POLÍTICA, RAZÃO E EMOÇÃO
Com Manuel Villaverde Cabral e Manuel Loff

A frequente utilização da ideia de populismo tem levado à sua banalização, a ponto de ser legítimo perguntar se nos tempos que correm populismo não é apenas a forma mais rápida de desautorizar projectos políticos de que se discorda. Simultaneamente assistimos a uma crescente tecnicização do debate político, definindo-se a política enquanto assunto de especialistas que deverá privilegiar um tratamento preferencialmente racional, de acordo com o qual uma qualquer relação entre política e emoção reveste um sentido patológico.

Autor de várias obras, de O Operariado nas Vésperas da República a Cidadania e Equidade Política em Portugal, Manuel Villaverde Cabral é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Lisboa, sendo actualmente Vice-Reitor da Universidade de Lisboa.
Manuel Loff é historiador, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e tem vários trabalhos na área da História. Publicou recentemente O Nosso Século é Fascista! - O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945).

Publicado por [Rick Dangerous] às outubro 12, 2009 06:57 PM

Comentários

That's more than sesnbile! That's a great post!

Publicado por [Celina] às novembro 5, 2011 09:22 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)