« O caso da Fleximol | Entrada | Shame on you, Saldanha Sanches »

outubro 28, 2009

Activistas 'Verde Eufémia' arriscam cadeia

3 activistas ambientais foram acusados pelo Ministério Público por dano com violência, punível com um a oito anos de prisão, e por desobediência qualificada, que lhes pode custar até dois anos de prisão.

O seu "crime" foi, como se lembram, estarem envolvidos num protestado contra a plantação de milho trangénico, aliás, ironicamente (coisas do Macário Correia, penso), num distrito onde as autoridades políticas locais tinham declarado como “a primeira zona livre de transgénicos em Portugal”.

A esta distância dos acontecimentos, tendo já passado a exaltação do momento que levou Mário Crespo a espumar tanto pela boca, tendo entretanto sido feito um importante debate sobre os transgénicos em que ficaram mais claras as implicações destas plantações e o importante contributo que esta manifestação teve para o aprofundamento desse debate no nosso país, não deixa de chocar a mão pesada do Ministério Público.

Por causa do que não chegou a ser 1 hectare de pés de milho trangénico pisado e pela “falta de autorização oficial para aquela manifestação”, quer pôr na cadeia 3 pessoas que pensam e que agem em torno dos problemas ambientais, que são cada vez mais centrais para o futuro da humanidade, é uma barbaridade mediavalista.

Ficaremos atentos às cenas dos próximos episódios.


Publicado por [Saboteur] às outubro 28, 2009 10:24 AM

Comentários

foda-se!

Publicado por [stipouff] às outubro 28, 2009 12:39 PM

pois, há quem lhe chame criminalização de movimentos sociais. Por mim acho que é altura de organizar solidariedade com eles, começar a fazer barulho.

Publicado por [renegade] às outubro 28, 2009 12:57 PM

o mário crespo só mostrou o cretino que é.

Publicado por [Anónimo] às outubro 28, 2009 01:17 PM

Alguém tem de ir para a cadeia, não é? Já que não conseguem, ou não querem conseguir, lá meter os corruptos do costume, vai a malta verde que é para o pessoal não pensar que isto é uma rebaldaria.

Publicado por [Aristes] às outubro 28, 2009 05:59 PM

O fascismo está a passar por aqui...
Manuel Monteiro

Publicado por [Manuel Monteiro] às outubro 28, 2009 09:46 PM

Estou com o Renegade. Vamos lá?

Publicado por [Bomb Jack] às outubro 29, 2009 12:52 AM

vamos lá, por cada dia de prisão um hectare de transgénico queimado.

Publicado por [com medo do echelon] às outubro 29, 2009 03:41 PM

não consigo, como muitos, odiar o agricultor de silves a ponto de achar cretina a sua reacção violenta aquando da acção. Seria a reacção da maioria de nós, até me parece bastante natural correr à biqueirada alguém que está a pisar o milho que semeaste. O que me pareceu realmente cretino foi a atitude ultra vitimizadora da comunicação social, sempre tomando a parte pelo todo e o latifundiario pelo "pobre agricultor". E incapaz de falar com os seus vizinhos, entre eles um apicultor que vê as suas colmeias adoecerem, pq a broca do milho, a doença combatida por aquele trangenico,cumpre funções de limpeza para as abelhas. Ja nao falo de todos os outros que cultivem milho nas redondezas, que se arriscam a ser processados por estarem a cultivar transgenicos sem querer.
Quanto ao caso, pode ser uma nova oportunidade para se debater os transgénicos como deve de ser, mas cheira-me que o debate vai ser mais sobre a actuação da policia e eficiencia da justiça.
Quanto a solidariedade organizada, já existe e precisa de força, goglem solimove que encontram.

Publicado por [Jaime] às outubro 30, 2009 10:36 PM

Podem assinar aqui uma petição em solidariedade com o pessoal Verde Eufémia.

http://gopetition.com/online/21252.html

Publicado por [Cláudia Borralho] às novembro 5, 2009 06:18 PM

I feel so much hpaiper now I understand all this. Thanks!

Publicado por [Susy] às julho 7, 2011 12:48 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)