« Como se organiza uma insurreição | Entrada | Posicionamento lacrimógeneo »

dezembro 27, 2008

Queremos tudo

Sejamos realistas, o que se passa na Grécia tal como o que se passou no novembro Françês, ou até mesmo nas manifs anti-CPE, é díficil de ser incorporado por qualquer quadrante político. Por cá, aquilo a que o outro lado da barricada chama a extrema-esquerda, mais não faz que manter uma posição prudente típica de quem acha que o sentido de estado é o mínimo denominador comum de qualquer debate a que se possa dar o nome de democrático. A violência nem é o pior dos seus pesadelos, um motim nos banlieus não é nenhuma novidade desde há 20 anos, e Paris agora no final da noite de passagem de ano acordará com centenas de carros incendiados tal como tem sido ao longo das últimas duas décadas. Esta fuga, esta disparidade, entre o que a realidade grega demonstra e o que os partidos "à esquerda do possível" defendem, só me fazem lembrar outros tempos, em que a rejeição total da liderança do movimento pelos partidos e sindicatos foi determinante na elaboração de toda uma nova perspectiva organizativa, um novo construir o partido.

vogliamo-tutto.jpg


O Bloco, na tentativa de acompanhar de alguma maneira os acontecimentos, tem feito umas notícias no esquerda.net. Acontece que uma delas não passou o crivo do critério editorial. No passado dia 20, foi convocada uma pequena manifestação de apoio aos guerreiros helénicos em Lisboa e algum ingénuo terá tido o desplante de tentar publicar isto

"na conjuntura histórica em que nos encontramos, de crise, raiva e bloqueio das instituições, a única coisa que pode converter o abalo do sistema em revolução social é a rejeição total do trabalho"

"Às caricaturas supostamente pacifistas dos meios de comunicação da burguesia (a violência é sempre inaceitável, onde quer que seja) apenas podemos contrapor gargalhadas: a sua dominação, a dominação dos espíritos tranquilos e do consenso, do diálogo e da harmonia, não é mais do que um bem calculado prazer da bestialidade"

Na verdade, procurando no site esquerda.net pela manifestação do dia 20, apanhamos com esta bonita frase:

"Não possui permissões para aceder a esta área do site.
É necessário efectuar a sua autenticação para entrar. Se já tinha efectuado a autenticação, a duração da sua sessão terá terminado. Volte à Página Principal e efectue de novo a autenticação. Obrigado"

A marcha pelo emprego segue dentro de momentos.

zedu.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às dezembro 27, 2008 06:22 PM

Comentários

Woot! Boa malha, Chuckie ;)

Publicado por [rui.baptista.ml] às dezembro 28, 2008 02:05 AM

muito bom. sim senhor, ganda joão romão. telefonou-me na sexta, na véspera, em nome do esquerda.net, para saber quem estava a organizar a manif, quem erámos nós, que queria fazer um artigo, etc. ao que respondi com os blogs que ele cita e com a pergunta quem eramos nós como? ele riu-se e disse - por exemplo, um grupo de estudantes, e rimo-nos os dois. muito bonito. e lá aparece os "estudantes portugueses" no texto. são os bastidores dos bastidores da medíocridade política. boa chuckie.

Publicado por [maria] às dezembro 28, 2008 02:36 AM

Com que então o Bloco não se quis associar à vossa "pequena manifestação de dia 20"... Mas ela foi mesmo convocada como "pequena"? Ai, ai, já tou como o Bloco: "cresçam e apareçam!" :)

Publicado por [tulinegri] às dezembro 28, 2008 12:04 PM

Eu concordo com as vossas opiniões em relação ao Bloco de Esquerda e o seu posicionamento em relação ao que se passa na Grécia.

Mas parece que neste blogue falar da Grécia quase que só serve para falar do BE e dos seus súbditos Rui Tavares e Daniel Oliveira.

Publicado por [quero] às dezembro 28, 2008 03:25 PM

É caso para dizer que alguém teve uma opinião mas acabou por não concordar com ela...

Publicado por [Rick Dangerous] às dezembro 28, 2008 05:44 PM

Mas parece que neste blogue falar da Grécia quase que só serve para falar do BE e dos seus súbditos Rui Tavares e Daniel Oliveira

Publicado por [Anónimo] às dezembro 28, 2008 05:48 PM

Chuckie Egg estava lá! ;)

Na minha opinião o esquerda.net - site que eu visito diáriamente há bastante tempo - já foi menos "orgão central" do BE. É uma pena...

Publicado por [Saboteur] às dezembro 28, 2008 09:51 PM

Thanks for introducing a little rationality into this deatbe.

Publicado por [Jera] às janeiro 19, 2012 02:36 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)