« junho 2008 | Entrada | agosto 2008 »

julho 31, 2008

good night and good luck

O Spectrum já teve tempos em que era evado mais a sério.

Fiquei triste...antes de mais porque as garrafas de vinho que toda a gente (que recebeu os mails sobre a doença do presidente de todos os portugueses por uma décima) comprou sabem ao mesmo com ou sem doença. Depois, fico triste de haver um comentário negativista sobre a nossa seriedade...

aqui declaro, eu, chuckie egg, que levo isto tão a sério, que aqui no espectro que paira sobre os blogs não existem silly seasons, la militanza non va in vacanza, e portanto não vou sugerir explicarem lá ao gajo que queria proibir as massagens que quando se quer foder não se pode pedir massagens senão só dá direito a punheta.

good night and good luck

goodnight.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 09:05 PM | Comentários (3)

O que será?

Acho estranho a comunicação social estar a especular tanto em torno das razões da comunicação ao país de Cavaco Silva e ninguém avançar com o problema da doença dele.

Será que é por pudor ou é o Spectrum que anda demasiado bem informado?

Publicado por [Saboteur] às 12:31 PM | Comentários (13)

julho 30, 2008

Questão cívica


"Nem Fernando nem eu conseguíamos aguentar a Bahia depois de 64, e todo o mundo se mandou, e nós ficamos praticamente sem amigo nenhum, principalmente os que nós queríamos converter à nossa maneira de viver. Eu sempre dei para comunistas e esquerdistas variados por uma questão que eu considerava cívica. Comunista é ruim de cama que ninguém sabe, talvez seja a maior incidência de broxura definhada que eu encontrei. Nunca tive tesão em Lênin, só tenho por Fidel Castro. Mas os esquerdinhas tinham todos desaparecido, entre boatos de que enfiaram uma granada na boca de um, outro era guerrilheiro no Camboja e outra tinha dedado todo o mundo e agora era comborça de uma major torturador, todo o dia aparecia uma história. E todo o mundo que ficou parecia sem graça, chato e atrasado - e, para quem está cheirando pó, todo mundo que não cheira é chato e atrasado -, e Fernando tinha quer viajar para o Rio para conseguir pó, e tudo era realmente muito, muito chato, e aí nós resolvemos vir para o Rio."
João Ubaldo Ribeiro, A Casa dos Buda Ditosos, Publicações D. Quixote, p.124

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:02 PM | Comentários (1)

Bem domesticado

musseke.jpg

Em matéria de liberdade política e de aposta democrática, prouvera que houvesse muitas angolas em África...

Publicado por [Chuckie Egg] às 09:43 AM | Comentários (5)

julho 29, 2008

Na costa Ocidental da Europa

Terá sido então que o deixaram sair acompanhado. Conta que no meio da confusão e da dor, ainda riu ao vislumbrar o código de ética da PSP "numa grande moldura". Foi ter então com a namorada e apresentar queixa à PSP da Lapa. "Apresentei queixa, mas o polícia ainda se riu e disse que não iam denunciar os colegas". Dirigiu-se ao hospital e diz que o relatório foi conclusivo: "Murros e traumas múltiplos no corpo (...) Hematoma retroauricular, escoriação no cotovelo, hipocôndrio e costas". Não se detectaram fracturas, mas fez uma pequena cirurgia.
"Estou bem, apesar de me custar a andar e a respirar. Este momento foi feio, mas eu sou forte psicologicamente. Por isso não me vou calar". O curso de linguística que tirava em Berlim, até vir para Erasmus em Lisboa, será retomado já este ano.
Fonte da PSP conta ao DN que a única coisa que foi feita, na esquadra, foi um auto de identificação. Sobre as mazelas do jovem, a mesma fonte justifica que só podem ter sido feitas "quando foi puxado do eléctrico, porque estava em andamento. Esta foi apenas uma forma de tentar imputar responsabilidades às autoridades policiais. Acredito que tenha sido esta a situação. A outra não teria lógica."

Público

Publicado por [Rick Dangerous] às 06:29 PM | Comentários (4)

Sexo com animais

Desde que fizémos um Post com as palavras 'Mário Machado' no título, esse post tornou-se um sucesso de visitas e comentários. Ainda hoje bomba... Google Rules!

Agora, pela mesma ordem de razões, nasce mais um post histórico.

Não deixem de ler esta excelente notícia do DN: O indivíduo que baleou os vizinhos por acreditar que um deles, pelo facto de ser homossexual, estaria a sodomizar o seu gato foi ontem condenado, no Tribunal São João Novo, Porto, a cinco anos e seis meses de prisão efectiva. José Maria Correia, 53 anos, empregado de mesa, foi condenado por homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida.
.


Publicado por [Saboteur] às 05:57 PM | Comentários (3)

julho 28, 2008

O ponto de partida

O ser isolado que se agarra, fatalmente encontra alguns dos seus semelhantes. De facto, todo o caminho insurreccional parte de uma verdade sobre a qual não cedemos. Foi visto em Hamburgo, nos anos 80, quando um punhado de habitantes de uma casa ocupada decidiu que doravante seria necessário passarem por cima dos seus corpos para os expulsar. Foi necessário todo um bairro ocupado de tanques e helicópteros, jornadas de batalhas de rua, manifestações enormes - e um presidente de câmara que, finalmente, capitula.

Georges Guingouin, o "primeiro maquisard de França", não necessitou de mais que 1940 para o seu ponto de partida, a certeza da recusa da ocupação. Para o partido comunista não era mais que, na altura, "um louco a viver nos bosques"; até que eram 20000, loucos a viverem nos bosques, e a libertarem Limoges.

hamburg.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 08:37 PM | Comentários (12)

Party Program faz anos




Publicado por [Rick Dangerous] às 03:43 PM | Comentários (5)

julho 27, 2008

Siempre es 26

Publicado por [Saboteur] às 10:25 PM | Comentários (1)

Sigue Sigue Sputnik

O meu carro ainda tem um leitor de cassetes.

Na sexta, antevendo uma viagem grande sozinho, fui ao armário à procura de uma cassete antiga (já não gravo nada em cassetes há uns 10 anos).

De vez em quando faço isso e depois fico a ouvir a mesma cassete durante 1 semana ou mais, antes de voltar à minha música de carro normal.

Desta vez apanhei uma coisa que já há muito tempo que não ouvia e que é muito bom: Sigue Sigue Sputnik. Uma banda dos anos 80 que mais parece uma coisa do Séc. XXI. Geniais!

O meu espanto é que tenho contado esta história a toda a gente e ninguém sabe o que é Sigue Sigue Sputnik!

Tomem lá um videozinho do youtube para não dizerem que no Spectrum não se aprende nada:

Publicado por [Saboteur] às 03:48 AM | Comentários (8)

julho 24, 2008

Boa 1ª página

Vindo de férias, descubro na caixa do correio o último nº do Le Monde diplomatique, com "João Rodrigues, Jorge Sampaio e Nuno Teles" a escreverem sobre "Que futuro para o Estado?"

“Quem será este Jorge que escreve com os nossos 2 camaradas”, pensei logo eu... Mas afinal eram artigos separados.

João Rodrigues e Nuno Teles, dos Ladrões de Bicicletas, estão cada vez melhores.

Quem, como eu, recebe todos os dias spam de artigos-contra-a-política-neoliberal, sabe que a esmagadora maioria são enfadonhos e parecidos uns com os outros. Este é diferente e eu gostei de ler.

Basicamente, dizem que o projecto neoliberal não equivale ao “regresso do laissez-faire” e ao desaparecimento do estado, mas sim aposta na reconfiguração das funções do Estado, consumindo-se cada vez mais energia e recursos em complexas engenharias de subsídios, subcontratações e parcerias publico-privadas; e também reforçando as áreas de actuação do Estado associadas à repressão, segurança, punição, etc.

Depois, comecei a ler o do tal Jorge e quando acordei já estava atrasado para o trabalho.


Publicado por [Saboteur] às 11:00 AM | Comentários (7)

julho 23, 2008

Um bófia em cada esquina


Rusga na Quinta da Fonte em Março de 2008.

Publicado por [Rick Dangerous] às 12:54 AM | Comentários (6)

julho 22, 2008

bici anarcóide

Digo já que é para não haver confusões: quero que o aquecimento global, o preço do petróleo/sustentabilidade energética e a saúde dos habitantes de Lisboa se fodam.

Vou participar na próxima Massa Crítica de Lisboa, na próxima sexta-feira, às 18:00 no Marquês de Pombal porque gosto muito de andar de bicicleta e queria poder fazê-lo em Lisboa e àrea metropolitana sem sentir que arrisco a vida a cada 5 minutos.

Alguém se junta?

Publicado por [Renegade] às 01:33 AM | Comentários (5)

julho 21, 2008

O Saboteur tem cunha no Sol (confirmaremos a lua brevemente)

Em resposta ao post abaixo, o semanário Sol, esse defensor da liberdade que não traz brindes, já mostrou a sua batalha contra a teoria da conspiração que esperneia perante a ocultação/absolvição das agressões exercidas pelo muito democrático estado de israel (e seus compinchas). Por ocultares tu também esta cunha, hoje pagas tu o jantar!


Publicado por [Chuckie Egg] às 04:29 PM | Comentários (4)

julho 19, 2008

O melhor do mundo são as crianças

Estou de férias e pouco tempo tenho para procurar informações figdignas... Alguém me pode ajudar?

Já ouvi dizer em vários órgãos de comunicação social que Samir Qantar, o Libanês que estava preso em Israel e que foi "trocado" esta semana pelos corpos de dois soldados, era acusado da morte de 4 pessoas (entre elas uma criança). Mas também já li que era de 3 pessoas (entre elas uma criança); e já li que eram 2 pessoas (entre elas uma criança).

Também ouvi na TSF que foi um "atentado terrorista" que matou as 4 pessoas (entre elas uma criança), mas já li que a criança foi morta "com o crânio esmagado por uma pedra"... Claro que uma coisa não invalida a outra mas...

Entretanto,não devem haver nenhumas crianças nas urnas devolvidas ao Líbano por Israel nesta troca, senão tinha lido concerteza qualquer coisa sobre o assunto.

Publicado por [Saboteur] às 10:28 PM | Comentários (3)

Dinheiro,há

Em tempos de combate sem tréguas ao déficit e à despesa pública, o Ministério da Administração Interna anunciou que os carros da PSP e da GNR vão ter novos equipamentos de combate ao Carjacking, esse flagelo social que faz com que eu tenha medo de sair à rua com o meu carro topo de gama.

Fico satisfeito porque, apesar da crise, o Governo sabe gastar onde é mais preciso.

Publicado por [Saboteur] às 10:12 PM | Comentários (2)

julho 17, 2008

Já não há anarquistas honrados

Eu e a Joystick tinhamos programado uma noite de Rock em Amesterdão, ingrediente que faltava para a triologia estar completa.

Nada melhor que um Squat na Spuirstaat, cheio de punks mal-cheirosos à porta. Pensava eu...

Foi um fiasco. Pedem-nos 3,5 Euros à entrada para ajudar uma publicação chamada Klass, ou coisa do género, e a música é um pimba espanhol alternado com um pimba tunisino. Tudo passado como se tratasse dessa coisa muito alternativa, que a malta de esquerda da europa gosta muito, e a que chamam (com imensa graça) «música do mundo».

Publicado por [Saboteur] às 11:50 PM | Comentários (10)

El Payaso



"O único jogador por quem vale a pena pagar para ver jogar."

Diego Armando Maradona

Publicado por [Rick Dangerous] às 03:00 PM | Comentários (3)

Ainda dizem que o tempo dos milagres já acabou

De facto há coisas que me ultrapassam. Por exemplo, estar a ler um dos jornais da parvónia e deparar-me com uma notícia/apelo que diz o seguinte:

"Tendo em vista o lançamento a concurso dos trabalhos de conclusão da igreja da Sagrada Família que vai servir a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Abelheira, o Pároco, Pe. Artur Coutinho lançou a favor da obra o 2º volume de "Famílias com Rosto". Neste novo templo, levantado e suportado graças ao contributo de paroquianos e amigos, já se despenderam mais de 800 mil euros (?!?!?! dazzz...). E a comunidade paroquial espera concretizar os seus objectivos sem nada pedir ao Governo. São, portanto, os amigos generosos e solidários para com esta causa que a vão levar até ao fim. O referido volume, cuja apresentação pública foi já noticiada e suscitou interesse, encontra-se à venda na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. É um livro original a favor de uma causa justa. Participe nesta campanha de apoio às obras da nova igreja."

Lido isto só me resta aconselhar a quem se anda a queixar da crise que olhe para este exemplo de empreendedorismo e boas práticas. A iniciativa privada como ela devia ser, sem andar ao colo do Governo. Mais pessoas houvesse neste país como o Pe. Artur Coutinho, um homem dotado de sólida cultura e clara visão prospectiva e outro galo cantaria. Mais portugueses de fé houvesse como os devotos paroquianos da comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, uma comunidade com evidente sentido profundo das prioridades e das apostas necessárias para o futuro, e, meus amigos, outro galo cantaria no nosso querido portugal. Sr. primeiro ministro, portugueses, olhai para a Abelheira!

PS: Aproveito para recomendar a tod@s uma visita às festas da Senhora da Agonia daqui a um mês na princesa do Lima. E já agora, passem na paróquia e comprem o livro.

Publicado por [Renegade] às 12:59 AM | Comentários (3)

julho 14, 2008

Têm fome? Dêem-lhes trufas!

Como para provar que as trufas continuam no centro dos debates sobre a sociedade que temos aqui fica o link para um programa da RTP - A voz do cidadão transmitido no passado dia 5. Tudo isto porque o meu tio Amâncio se escandalizou com um programa de culinária da RTP2 durante o qual o cozinheiro preparou um prato com trufas, "um ingrediente que custa 5 ou 6 mil euros ao quilo". O meu tio escreveu ao Paquete e teve resposta. Segue-se um debate semi-interessante sobre a oportunidade da trufa televisiva e de educar o gosto de um povo de pobres e remediados nas subtilezas de coisas em que nunca meterão o dente.

Publicado por [Renegade] às 02:38 AM | Comentários (2)

julho 12, 2008

Novas teses sobre o imprevisível - "Falta agitação"


"O novo mundo é isto. Densidade, diversidade e dinâmica. Ora procurando tirar alguma lição disto é evidente que Portugal tem uma baixíssima densidade humana, pouca diversidade cultural e aquela falta de dinamismo individual e empresarial que se conhece. A densidade populacional não é possível aumentar nem sequer a médio prazo; uma maior diversidade cultural pode facilmente conseguir-se desde logo libertando a nossa cultura do antro mafioso e subsídio-dependente que a domina e explora há demasiado tempo. Uma maior abertura à cultura dos outros, africanos, brasileiros, ucranianos também ajudará muito. O dinamismo é por sua vez uma função do "stress" ambiental e portanto só pode aumentar vista a crise económica e social que o país atravessa.
De qualquer modo a questão não se prende tanto com as condições objectivas, mas com o modelo a seguir. Integrados na Europa tendemos a ver o nosso desenvolvimento à imagem da Alemanha e da eficiente social-democracia do Norte da Europa. Mas é tarde demais para realizar esse sonho de se conseguir em simultâneo pacificação social, distribuição equilibrada da riqueza e eficiência do Estado. O conflito social, grande horror da social-democracia, é um motor essencial das sociedades emergentes. A conflitualidade, a instabilidade, o imprevisível, o emergente, são enormes forças na natureza e são-no também nestas enormes urbes do novo mundo. Nesse sentido Portugal sofre de uma das suas grandes aparentes qualidades. É demasiado pacato. Falta agitação."

Leonel Moura, Jornal de Negócios

Publicado por [Rick Dangerous] às 07:37 PM | Comentários (4)

julho 11, 2008

Provocação

Trufas e caviar no jantar da cimeira do G8 sobre fome

Publicado por [Saboteur] às 11:37 PM | Comentários (4)

julho 10, 2008

Mainstream is a dream

randomshooter.jpg

http://2boredtofeelfree.blogspot.com/

http://www.rosaxokk.blogspot.com/

Publicado por [Chuckie Egg] às 01:48 PM | Comentários (0)

julho 09, 2008

poesia de rua #44 (bairro alto território libertado)

SANY0041.jpg

Publicado por [Renegade] às 03:56 PM | Comentários (3)

julho 07, 2008

poesia de rua #43

SANY0006.jpg

Publicado por [Renegade] às 12:12 AM | Comentários (2)

julho 06, 2008

poesia de rua #42

SANY0003.jpg

Publicado por [Renegade] às 12:00 AM | Comentários (6)

julho 05, 2008

Ingrid Bettencourt

Bom post do camarada Jorge Nascimento Fernandes

Publicado por [Saboteur] às 12:49 PM | Comentários (3)

julho 04, 2008

We're chained

Publicado por [Rick Dangerous] às 05:21 PM | Comentários (0)

Para Saboteur et pour cause

A ZDB acolhe um encontro informal de três dias no qual se vão trocar ideias sobre o estado actual das paredes do Bairro Alto, contando com a participação de interlocutores de áreas distintas.
A paisagem composta pelo tecido edificado do Bairro suscita várias reacções e interesse de moradores, comerciantes, transeuntes, artistas e investigadores. No primeiro fim-de-semana de Julho vamos ouvi-los, juntamente com alguns dos talentos do graffiti e street art da actualidade.
Pretende-se fomentar uma discussão alimentada de perspectivas e representações díspares sobre as paredes repletas de tags, graffitis, cartazes e autocolantes, que compõem um pastiche de informação e sinalética, indecifrável para a maioria, mas familiar para alguns.
graffiti_no_bairro.jpg

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:57 PM | Comentários (2)

Ainda acerca do poliamor...

...vale a pena ler a fanzine das panteras rosas, nomeadamente o artigo do Sérgio Vitorino, aqui.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:49 PM | Comentários (4)

Calote

A EDP pretende pôr os cidadãos comuns, bons e regulares pagadores, a pagar as dívidas acumuladas por caloteiros clientes da EDP, num total de 12 milhões de euros e, para o efeito, a entidade reguladora está a fazer uma consulta pública que encerra em meados de Julho. Em função dos resultados desta consulta será tomada uma decisão. Esta consulta não está a ser devidamente divulgada nem foi publicitada pela EDP.
A DECO tem protestado, mas o processo é irreversível e o resultado desta consulta irá definir se a dívida é ou não paga pelos clientes da EDP. A DECO teme que este procedimento pegue e se estenda a todos os domínios da actividade económica e a outras empresas de fornecimento de serviços (EPAL, supermercados, etc.). Há que agir rapidamente. Basta enviar um e-mail com a nossa opinião(consultapublica@erse.pt), o que também pode ser feito por fax ou carta .
Link para a notícia do Jornal de Negócios, aqui.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:36 PM | Comentários (1)

julho 03, 2008

Slavoj Žižek

Como sei que a esquerdalhada que lê este blog gosta destas coisas, lembro que amanhã o Sr. Žižek vai estar em Braço de Prata para ser entrevistado pelo Nuno Ramos de Almeida.

É às 17h45.

Publicado por [Saboteur] às 06:14 PM | Comentários (10)

julho 02, 2008

dove stai?andiamo?

gn.jpg

tu che fai l'amore selvaggio
trovi sempre un passagio per andare più in là
viaggi con quell'aria precaria
sembri quasi un poeta dentro ai tuoi bouleavard

CascadesOuzoud.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 12:58 PM | Comentários (3)

julho 01, 2008

O concerto de Rita Lee hoje à noite no Coliseu - oportunidade única para postar um vídeo de uma idiota camarária

Esta imagem andava a rodopiar-me na cabeça desde aquela fatídica noite em que a Vereadora da Cultura de Lisboa fez figura de ursa para a sala esgotada do Cinema São Jorge, sem pingo de vergonha e deixando todos os outros confrangidos por vermos o calibre de quem tem as rédeas da cultura na cidade. No final alguém me disse: "o pior não é a parva dizer versos que desconhece, é dizer versos que acha que se adequam só porque têm a palavra cinema lá no meio".

Publicado por [Joystick] às 07:14 PM | Comentários (5)

enquanto não chega o vídeo, que isto anda muito parado

Rainbow Ballon, Gay Pride 2008.jpg
Heart in The Middle, Gay Pride 2008.jpg
Rua do Ouro, Gay Pride Parade Lisboa 2008.jpg

Publicado por [Renegade] às 02:08 PM | Comentários (2)