« fevereiro 2007 | Entrada | abril 2007 »

março 30, 2007

Eles são só 8...

http://www.geoito2007.blogspot.com/

i5.jpgi6.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 10:15 AM | Comentários (2)

Carbonária

Enquanto a blogosfera e os média mais convencionais discutem se os faxos deviam ser ilegalizados, se a nossa lei é justa, se é aplicável neste caso, se o cartaz é bonito ou feio, se o faxo pôs ou não rímel nos olhos, etc, etc , Miguel Vale de Almeida já dissertou, curto e simples....e para mim, já descobriu a melhor solução!!

i1.jpg

Por falar nisso, repararam (saiu no P2 do publico) naquele senhor italiano que se fazia passar por herdeiro do trono de portugal e que "vendia títulos de nobreza e passaportes diplomáticos, em nome da Real Casa de Portugal"?É que esse monarca convicto tinha um projecto que me parece de relevante interesse para os meninos do cartaz. Ele "tem entre os seus projectos a criação de um mini-Estado, possivelmente numa ilha no Mediterrâneo, onde instalaria o "Principado de Bragança"(...)"Chegou a estar em negociações com o Governo da Macedónia para comprar uma ilhazinha onde se instalaria"

Que tal uma união entre os dois movimentos(?!?) e....até nunca mais!

i2.jpgi4.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 09:23 AM | Comentários (0)

março 28, 2007

Somos tod@s clandestin@s...

Para que possamos ao menos fingir que sabemos o que é emigrar ilegalmente, sem nos esquecermos da sorte que têm os que conseguem, que ao irem receber comida de uma instituição acabam numa carrinha da polícia, como já foi referido abaixo.

(...)contrabandistas, que transportavam em quatro barcos cerca de 450 imigrantes, lhes terem apontado facas, forçando-as a saltar para o mar(...)a maior parte das vítimas não sabia nadar, pelo que se tornaram presas fáceis da violência das águas e, sobretudo, dos tubarões

sanspapier.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 02:45 PM | Comentários (2)

Sarkozy s'en va, le printemps renaît!

Ontem a Gare du Nord em Paris foi palco de confrontos entre polícia e várias dezenas de jovens. Segundo algumas testemunhas que falaram para a tv e podem vê-lo facilmente no youtube, a revolta dos presentes deveu-se à brutalidade policial perante um passageiro sem bilhete ao qual partiram um braço.

paris5.jpg

O tema da actuação policial em França, especialmente para com os emigrantes, não é novo. A Helena Romão com o mar ao fundo e os média franceses, vão denunciando algumas das estratégias sarkozystas, prender emigrantes "ilegais" que recorrem às distribuições alimentares de associações de voluntariado, marcar objectivos para a deportação de emigrantes e pressionar os municípios a cumprirem os números (sim, números!) estipulados, ir buscá-los à porta das escolas dos filhos...

Enfim, o degredo não tem limite nem vergonha, aliás, podemos dizer até que nunca teve se nos lembrarmos de tácticas similares que foram usadas noutros tempos para perseguir certos grupos étnicos, religiosos, etc.Mudam-se os tempos mas mantém-se a vontade. Discriminar, dividir, reprimir, tudo serve para ganhar votos e ao mesmo tempo enfraquecer a oposição. Uma acção recente da polícia à porta de uma escola de belleville teve uma reacção negativa por parte da directora que agora também ela tem um problema judicial por resolver e já há um apelo à greve nas escolas primárias para sexta-feira, tal é o número de controlos policiais nas mesmas por todo o país...

Voltando à notícia de ontem na estação de comboios, um dos devotos sarkozystas, de nome Jean-Louis Borloo, apela a que não se confundam uns incidentes na estação com o banlieu parisiense...ora, 9 feridos, confrontos que duram do fim da tarde até à uma da manhã, 13 detidos e o aparato que podemos ver nas fotos??? nada de mais, umas pequenas escaramuças...

paris2.jpgparis4.jpg

O ambiente em França é mesmo sarkozyano, a repressão não se mostra tímida mas afinal…quem ganha com isto?? Será que é mesmo o sarkozy e as suas tentativas de ganhar eleitorado à extrema-direita??

Joystick, num post abaixo, interroga-se sobre se os palhaçotes nazis que têm montado a banca na faculdade de letras nos últimos dias vão sentir-se mais à vontade agora que o ditador ganhou aquele programa estúpido da RTP. Pergunta mais do que legítima, no fundo, aqueles montes de esterco devem adorar reality shows e coisas do mesmo género e nível cultural, aquela cabeça rapada por dentro e por fora não dá para muito mais…ao Saboteur, que não quer perder uns minutos a rasgar mais um cartaz xenófobo, digo-lhe que muito embora ele possa estar farto de ver os cartazes, é isso ou confiar na população que faz aquelas percentagens de abstenção e cujo activismo se resume a mandar uma posta de pescada no balcão das finanças uma vez por ano…pois é amig@s, não sendo mentira que eles não têm nada senão força bruta, também não deixa de ser verdade que à força bruta (ou até só com a ameaça de...) conseguiram ganhar umas cadeiras num bar duma faculdade, conseguiram mais divulgação gratuita das suas actividades na comunicação social e conseguiram amedrontar amig@s e companheir@s desta cidade que já é um circo mas onde os palhaços não andam de bisnaga…Não estamos em França, os faxos não têm o apoio duma polícia sempre pronta a tentar expulsar mais uns números inconvenientes e nunca terão a percentagem de votos que tem o Le Pen…mas também não queremos que chegue a esse ponto, ou queremos?

sp.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 02:01 PM | Comentários (3)

world wide web dot spoken word dot com

It wasn't my mistake
I shouldn't have to pay
The consequence is so unfair
See, I've tried for all these years
And I still can't breath the air
It's gettin' really hot in here

Ok, class, let's review the words of the day
Can everybody say:
Poverty
Pharmaceutical Companies
Industrial Prision Complex
Not enough love, too much sex
Pornography
Music is now industry, suffering from the lack of
Artistry
Gun Culture
Capitalism
Sexism
Racism
Clear Channel
War
War
War
Fallujah
Baghdad
Abu Ghraib
Civil War
Sudan
AIDS
Africa
AIDS
Africa
AIDS
Homeland Security
Privacy Act
Where the fuck is my privacy?
Where the fuck is my privacy... at?
Misogyny
And oh yeah I forget... Sodomy
Cause we all bein' fucked in the ass right now
That's right, I said it
Somebody gotta
Put all these knuckled heads on blast
Start a
Revolution
Revolution
Revolution

Ursula Rucker actuou ontem no Lux. O bilhete foi uma prenda do Saboteur.

Publicado por [Joystick] às 11:51 AM | Comentários (1)

Nojo

Está um outdoor no Marquês de Pombal com a fotografia de um monte de merda (com a mania que é um grande lider fascista) a dizer "Basta de Imigrantes" (ou será emigrantes? Aqueles cretinos são capazes de tudo...)

Espero bem não ter de ser eu, quando voltar de férias, ainda a ter de ir foder o cartaz. Eu trabalho, tenho outras responsabilidades para além do emprego, que me custam a dar resposta com o pouco tempo que tenho.

Espero não ser o único a não andar-me a enganar a mim próprio com a confortável teoria de "é melhor não lhes dar importancia".

Publicado por [Saboteur] às 11:00 AM | Comentários (3)

março 26, 2007

Acabamos todos numa sardinhada ao integralismo Lusitano, a estender o braço, meio Rolão Preto, meio Steve McQueen, ok boss, tudo ok?

Salazar lá subiu ao pódio do programa-excremento da televisão pública. Foi tudo tão estúpido, sobretudo para o próprio programa que, naquela de expiar os seus erros, contrata um estudo de opinião à Eurosondagem, daquelas com amostras "equalizadas" (com distribuições proporcionais entre géneros, idades, origem geográfica), que desdiz o resultado do próprio programa: Salazar colhe 6,6 % das votações. Através deste esquema de merda, a RTP assume, finalmente e depois de meses a passar "verniz de seriedade" que saía com cuspo, que o programa "Grandes Portugueses" era uma espécie de entretenimento-palhaçada-variedades.

A diferença, assim, entre programas de entretenimento-palhaçada-variedades como "Grandes Portugueses" e "A Bela e o Mestre" é que o segundo, apesar de veicular uma certa ideia de mulher fútil e de intelectualidade prêt à porter é muito mais inconsequente. Ou seja, apesar de ser um programa que retrata exageradamente um estereótipo, ele parece não ter "agido" muito sobre o real. A história do outro programa é ligeiramente diferente. Desde que arrancou que começou a infestar o ar, subrepticiamente. Se é verdade que não é por Salazar ter ganho "Os Grandes Portugueses" que há uma lista fascista para a associação de estudantes de Letras, à qual o Público dedica hoje duas páginas, é igualmente verdade que o "conforto" de quem pertence a essa lista é ligeiramente diferente do que sentiria antes do programa.

Publicado por [Joystick] às 05:04 PM | Comentários (5)

A Santanete

Continuo espantado como é que um gajo como Santana Lopes chegou a presidente da Câmara da capital e depois a Primeiro-Ministro de um país... mesmo sendo esse país Portugal.

Depois, reparem, para além de Santana, tínhamos os e as Santanetes, em variados lugares de responsabilidade, por aí abaixo, pela máquina do Estado. Um exército de tios e tias do Jet-set, suficientemente medíocres, para se deixarem liderar por um tanso como aquele.

Uma dessas Santanetes foi a (hoje Deputada) Helena Lopes da Costa.

Arguida múltipla, ainda hoje aparece nos jornais com assuntos relacionados com Lisboa: Ora recebeu prémios indevidamente da EPUL e tem a lata de não os devolver, ora acumulou cargos e ordenados, ora arranjou empregos a dezenas de militantes do PSD nas Empresas Municipais, etc, etc, etc...

No domingo passado deu uma entrevista-choque ao 24 horas que, aparentemente, está a gerar uma onda de Solidariedade com a ex-Vereadora.

Publicado por [Saboteur] às 12:52 PM | Comentários (6)

Renovação Comunista

Ontem, a Renovação Comunista - entretanto constituida formalmente como Associação Política - fez a sua primeira Assembleia Geral para eleger os corpos gerentes.

Finalmente, também, passaram a actualizar o seu site, parado há meses, cujo link temos aí ao lado, nos High Scores.

Uma coisa boa do site é que dá para colocar comentários na maior parte dos textos, o que não é habitual neste tipo de organizações políticas.

Publicado por [Saboteur] às 12:18 PM | Comentários (3)

março 22, 2007

Na parede

"O Ecstasy provoca perda de memória e outras coisas que agora não me recordo"

Publicado por [Saboteur] às 04:29 PM | Comentários (1)

Previsões sarkozystas

1fr.bmp

P.S.- Obrigado patatrou!

Publicado por [Chuckie Egg] às 02:56 PM | Comentários (1)

março 21, 2007

Temos Director!

Ao abrir a Focus de hoje dou de caras com a foto (meio Kim il Sunguica) do novo Director da revista.

Sinceros votos de boa sorte e muitos sucessos.

Apesar de tudo, acho mesmo que foi a melhor coisa que aconteceu ao Movimento nos últimos tempos…

nra.gif

Publicado por [Saboteur] às 06:13 PM | Comentários (1)

março 20, 2007

Liberal ma non troppo

Activista, a fascinante palavra

"O «ex-ativista» Cesare Battisti foi condenado em Itália por quatro assassinatos. Na sequência dessa condenação Miterrand deu-lhe o estatuto de exilado político. (Sobre os projectos e relações de Miterrand com estes e outros 'exilados' aqui se escreverá mais tarde).
Em que se baseia 'O Globo' para garantir que ele é um 'ex-ativista'? Alguma vez 'O Globo' chama ex-assassino a um fugido à justiça que não tenha invocado Marx?
De qualquer forma aqui fica parte do curriculum do 'ex-ativista':
«Battisti è stato condannato all'ergastolo dalla Corte d'assise e d'appello di Milano per aver personalmente ucciso il gioielliere Torreggiani, ferito suo figlio oggi paraplegico, per l'omicidio di un guardiano di prigione, Santoro, e di un agente della Digos, Campagna. Faceva parte inoltre del commando che fece irruzione nella sede del Msi a Mestre, uccidendo un membro del partito, Sabbadin. »

Helena Matos sente-se em condições para se pronunciar acerca do processo judicial que condenou Cesare Battisti à prisão perpétua. Incomoda-a que a imprensa brasileira não acompanhe o tom da imprensa italiana. Trata-se de um "assassino", assim, sem mais nem menos. Se Helena Matos não fosse uma liberal obtusa, dar-se-ia ao trabalho de se informar um pouco melhor do que realmente está em causa na condenação e perseguição a Battisti, em vez de se dedicar a análises semânticas.

Para que se compreenda, Cesare Battisti não é acusado pela justiça de ter assassinado, por exemplo, Torreggiani, mas, numa muito democrática interpretação judicial, de ser cúmplice desse assassinato por pertencer à mesma organização política que os indíviduos que o mataram. Torreggiani foi executado por um comando dos Proletari Armati per il Comunismo, após ter morto a tiro Orazio Daidone, um jovem autónomo que assaltava um restaurante. Fazia parte de uma associação de auto-defesa de comerciantes milaneses ligada ao MSI, partido neo-fascista. O filho de Torreggiani foi baleado pelo próprio, acidentalmente.

Boa parte do processo de acusação contra Battisti foi recusado pelos tribunais franceses que rejeitaram o pedido de extradicção. Vários acusados denunciaram ter sido torturados durante os interrogatórios e foram utilizadas com grande relevo as declarações de um "arrependido", contra o qual existem provas materiais de envolvimento no assassinato de Campagna, um dos agentes da polícia secreta participante nos interrogatórios e torturas.

Se Helena Matos gosta do Estado de Direito compreende-se mal como possa subscrever de forma aparentemente tão ingénua condenações emitidas por tribunais ao abrigo de leis de excepção. Já a sua capacidade de tomar partido, relativamente ao que foi na prática uma guerra civil difusa e prolongada, não nos merecem qualquer dúvida. Helena Matos está do lado dos vencedores. A sua lei é a do mais forte.

A expressão «assassino» continua a ser utilizada para designar pessoas que foram real, material e directamente responsáveis pela morte de outras. Apoiar, concordar, não criticar, ter dúvidas, não podem ser colocadas no mesmo patamar que o gesto de disparar uma pistola ou colocar uma bomba. Fazê-lo é sair do domínio do direito e entrar no domínio da política. Sabendo que há mais a ganhar na confusão entre um e outro, Helena Matos faz do direito a continuação da política por outros meios. Liberal, ma non troppo.

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:05 PM | Comentários (2)

Pornografia política

A reunião do CN decorreu à porta fechada, mas Maria José Nogueira Pinto veio ontem revelar que há filmagens do encontro dos centristas. E que poderão vir a ser usadas: "A partir de hoje [ontem], as falsidades serão rebatidas uma a uma com gravações."

Publicado por [Rick Dangerous] às 03:10 PM | Comentários (1)

Tourada em Óbidos - 6 Toiros 6

Estala o verniz! Rebenta a bolha! Outrora um espectáculo bem composto, com damas em tecidos finos, leques para afrontamentos e cavaleiros à séculos dezanove, amantes da lavoura e do gado bravo, muito católicos, com missais e rosários na mão, a arena de uma "corrida de toiros" transforma-se em "largada de touros" que, para quem é de Vila Franca ou da Moita sabe bem o que é. As damas-amazonas dão lugares a cavalonas que galopam de perna aberta (as ordinárias!), e os cavaleiros rendem-se aos encantos das tascas de sandes de courato, sugam os restos de copo-3 do bigode farto, coçam os tomates esmagados por aquelas calças justinhas de lycra, e agridem-se mutuamente. O sangue escorre pelas calçadas e é um espectáculo.

Publicado por [Joystick] às 11:15 AM | Comentários (7)

março 16, 2007

4 anos de holocausto com agá pequeno - à atenção de Durão Barroso, Pacheco Pereira e outros cúmplices de assassinos de curta memória

+ 650 000 iraquianos mortos.

+ 800 000 iraquianos feridos.

c. 2 milhões e 500 mil refugiados.

3.500 soldados do exército de ocupação mortos.

7% da população do país está morta. Em algumas zonas + de 10%.

* andei às voltas com fotografias, palavras de ordem, vídeos...mas tudo me pareceu redundante

Publicado por [Renegade] às 06:59 PM | Comentários (1)

Efeméride III

O dia da efemérife já passou mas, para memória futura e especialmente para aqueles que, no limite da razoabilidade, continuam a defender que os fascistas europeus foram homens da sua época, com comportamentos próprios dos tempos que decorriam...

"In some parts of Europe, and as far away as Argentina, there were demonstrations demanding the commutation of the execution, but Franco stayed firm and did not concede. Puig Antich, then 25 years old, was executed by garrote in a cell of the central Barcelona jail on March 2 at 9:40 am."

spa.jpg

Por más que callen
por más vueltas que de el mundo
por más que nieguen los acontecimientos
por más represión que el Estado instaure;
por más que se laven la cara con la democracia burguesa;
por más huelgas de hambre que callen;
por más que tengan saturadas las cárceles;
por más pactos que desarrollen con los controladores de clase;
por más guerras y represión que impongan;
por más que intenten negar la historia y la memoria de nuestra clase;
Más alto diremos:
asesinos de pueblos
miseria de hambre y libertad
negociadores de vidas ajenas
más alto que nunca, en grito o en silencio,
recordaremos vuestros asesinatos
de gentes, vidas, pueblos y naturaleza.

De labio en labio, paso a paso, poco a poco.

Salvador Puig Antich

Publicado por [Chuckie Egg] às 04:46 PM | Comentários (2)

Brevemente, num Ateneu perto de si

Mayday

Publicado por [Rick Dangerous] às 04:17 PM | Comentários (2)

Um suave odor a bafio

A PSP da Amadora deteve um dirigente sindical, Pedro Miguel, tendo-o levado para a esquadra da Venda Nova na sequência de alguns desacatos frente à empresa MB Pereira da Costa, na Amadora.
A detenção deste sindicalista ocorreu quando a oficial de justiça presente na empresa se preparava para fazer uma declaração a um canal de televisão, tendo os trabalhadores reagido com exaltação, obrigando à intervenção de alguns agentes da PSP para proteger a funcionária do tribunal.

in Jornal de Notícias
Pelas 16 horas, um grupo de alunos afectos ao URAP tentou pintar um mural alusivo ao 25 de Abril, mas foi proibido pelo conselho directivo da faculdade, que pediu a intervenção da PSP. Para o local foram destacadas Equipas de Intervenção Rápida da 3ª Divisão.
Entretanto, chegou à Faculdade de Letras um grupo de simpatizantes do PNR, alguns dos quais fizeram a saudação nazi e conseguiram pintar cruzes suásticas. Ninguém foi identificado ou detido.

in Jornal de Notícias


Publicado por [Rick Dangerous] às 03:39 PM | Comentários (4)

Efeméride II

Publicado por [Saboteur] às 12:49 PM | Comentários (2)

O anão e os gigantes

1. Quando a maré se levanta, o primeiro a afundar é o anão

O PSD afunda. Eu regozijo-me com o facto. De regresso do mundo dos mortos-vivos, Santana Lopes, o senhor das incompetências insanas no governo, responsável pelo despertar activo e enérgico da magistratura-bela-adormecida de Sampaio, vem falar sobre "diferenças insanáveis" no PSD. Não é a primeira vez. A sua voz, outrora remetida para um ausente "ando por aí", está de volta. Ecoa na imprensa. Junta-se a outras vozes que não estão com Santana mas, sobretudo, não estão com Marques Mendes. Ninguém está com ele e nem com qualquer outro potencial líder. Um partido sem rumo é um partido sem futuro e um país com um PSD sem futuro próximo é um país com sorte. Resta saber se a esquerda saberá aproveitar a ocasião para liderar a oposição e oferecer-se como alternativa ao PS ou se deixam todos os louros para a maioria.

2. Cinema

Ontem houve uma antevisão da programação do IndieLisboa 2007 com a exibição de "Wild Life", de Shinji Aoyama. Não sei como descrever o filme. A história era sobre mafiosos japoneses, yakuza, que perseguem um ex-boxeur (peso pluma, pelo aspecto do protagonista) que leva bastante pancada durante grande parte do filme até que decide dar cabo de todos os maus com murros poderosos e... uma lata de cerveja.

Outra notícia é que "Ensaio sobre a Cegueira", de Saramago, vai ser adaptado ao cinema por Fernando Meirelles, realizador de "Cidade de Deus" e "Fiel Jardineiro". Com James Bond (Daniel Craig) e Julianne Moore nos principais papéis. E isto é muito estranho para mim. Eu tinha uma imagem totalmente real sobre como eram estes personagens e não se parecem nada com estes actores. Julianne Moore parece demasiado frágil e Daniel Craig demasiado duro, o que parece inverter totalmente a ordem de força do livro.


Publicado por [Joystick] às 12:25 PM | Comentários (4)

março 15, 2007

Não apaguem a memória III

Que se vayan todos, que no quede ni uno solo...

21.jpg
20.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 01:47 PM | Comentários (0)

março 14, 2007

Efeméride

Publicado por [Saboteur] às 11:14 PM | Comentários (1)

Não há luta sem...banho?

Modelo peruana toma banho nua numa fonte em Lima, Perú, como forma de protesto contra as pretensões expansionistas do Chile.

lima.jpg

No centro da Avenida
No cruzamento da rua
Às quatro em ponto perdida
Dançava uma mulher nua

A gente que via a cena
Correu para junto dela
No intuito de vesti-la
Mas surge António Capela

Que aproveitando a barbuda
Só pensa em fotografá-la
Mulher na democracia
Não é biombo de sala

Dizem que se chama Teresa
Seu nome e Teresa Torga
Muda o pick-up em Benfica
Atura a malta da borga

Aluga quartos de casa
Mas já foi primeira estrela
Agora é modelo à força
Que o diga António Capela

T'resa Torga T'resa Torga
Vencida numa fornalha
Não há bandeira sem luta
Não há luta sem batalha

Publicado por [Chuckie Egg] às 04:21 PM | Comentários (6)

Aquele abraço

As imagens filmadas no dia 2 de Fevereiro à porta da Assembleia Geral de Accionistas da PT, onde é possível ver os activistas e delegados sindicais do SINTAVV a aplaudir, abraçar e saudar Joe Berardo e Henrique Granadeiro, bem como os comunicados do SINTAVV onde se assume como estratégia a "defesa do grupo PT" contra a OPA da SONAE, parecem o trailer de um film noir sindical.
É verdade que trabalhei durante um ano em call centers (incluindo no grupo PT) e nunca vi um delegado sindical nem recebi qualquer tipo de propaganda sindical. Lembro-me vagamente de um comunicado do SINTAVV, afixado num placard a caminho da casa de banho, onde se reivindicava a vitória dos trabalhadores relativamente ao funcionamento do ar condicionado, mas para além dessa dura batalha pelos 20º C no local de trabalho, pouco ou nada.

Entretanto descubro no site do SINTAVV a proposta de Contrato colectivo de trabalho em negociação com a associação patronal dos call centers. O costume.
Entre várias formulações piedosas (nenhum trabalhador pode ser impedido de exercer os seus direitos constitucionais e legais, deve ser assegurado o direito ao estudo e formação, etc...) o CCT consagra a fórmula de dedução da quota sindical directamente do salário, pela entidade patronal, permitindo à Vedior e à Randstad a rápida elaboração de uma base de dados de sindicalizados, cuja renovação de contrato ficará por certo facilitada. Sindicalices...

Relativamente ao resto, mais do mesmo. A figura do trabalhador que o CCT pretende defender é a do trabalhador a tempo inteiro, integrado nos quadros da empresa e que, presume-se, trabalhará num call center para o resto da sua vida. O trabalho temporário é tratado como um apêndice marginal, em vez de ser considerado, como é na realidade, o grupo maioritário da força de trabalho dos call centers. Para nos entendermos, há call centers (TV cabo, SAPO ADSL, praticamente todos os serviços de telemarketing) onde as próprias funções de chefia estão confiadas a pessoas com contratos de 1 ano, 6 meses e até 1 mês. Mesmo os engenheiros e técnicos de informática, sem os quais nada funciona, trabalham frequentemente com vínculos altamente precários. O CCT não vem alterar isto, porque pura e simplesmente faz de conta que isto não existe.

Fazer de conta está-se a tornar uma actividade sindical de relevo. Dia 2 de Março por exemplo, fez-se de conta que o insucesso da OPA foi uma vitória dos trabalhadores ao mesmo tempo que se fazia de conta que um sindicato existe para felicitar accionistas. Infelizmente, não houve a mesma preocupação em fazer de conta que os trabalhadores da PT estão dispostos a lutar até ao fim, independemente do resultado da OPA e das mudanças de accionistas, pelos direitos que ainda não lhes conseguiram tirar.
Felizmente há boas razões para profetizar um longo período de desemprego para tão insignes representantes da burocracia sindical. De tão cheia de si, a burguesia portuguesa não parece disposta a lançar qualquer migalha para o chão à volta da sua mesa. E sem migalhas não há negociação possível, o que evidentemente torna o terreno mais movediço sob os pés de quem ensina aos trabalhadores as vantagens da concertação.
Quem está menos informado acerca da história do capitalismo pode interpretar isto como um desastre. Quem sabe um pouco mais tem poucas razões para lamentar semelhante tendência.
Sem representantes nem mediadores, sem estruturas nem dirigentes, o vazio será preenchido pelas formas que os trabalhadores sentirem ser as mais eficientes para lutar pelos seus objectivos.
É bom não esquecer que foi a luta dos trabalhadores que criou os sindicatos, e não o contrário. Nos abraços a Joe Berardo e a Henrique Granadeiro está o fim da linha para o sindicalismo. Os trabalhadores saberão dar-lhes algo mais do que abraços.

Publicado por [Rick Dangerous] às 01:38 PM | Comentários (4)

março 13, 2007

A Cidade é para Tod@s

O Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nordica do Parlamento Europeu, ou antes, o seu representante português, o Bloco de Esquerda, organizam esta Sexta e Sábado uma Conferência sobre Cidade.

A programação, podem vê-la aqui, no blog do José Sá Fernandes.

Vou com curiosidade de ouvir o Jordi Borja e o Léon Krier.

Publicado por [Saboteur] às 02:38 PM | Comentários (3)

Não apaguem a memória II

Segundo os jornais da semana passada, a Teixeira Duarte vai receber uma indemnização do Estado na ordem dos 12,6 Milhões de Euros, porque o Ministério da Justiça decidiu abandonar o projecto da Cidade Judiciária e ampliar antes as suas instalações já existentes.

Recorde-se (para que ninguém esqueça dos miseráveis Governos PSD/PP), que o contrato da Cidade Judiciária foi assinado em finais de 2003 pela então ministra da Justiça, Celeste Cardona. Contrato que teve logo os seus primeiros precalços quando alguém reparou, mais tarde, que a obra contradiava o PDM...

Publicado por [Saboteur] às 11:00 AM | Comentários (0)

Smash the system


http://www.myspace.com/jarvspace
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoID=954348936 (ao vivo)

Running the world de Jarvis Cocker. É a última música utilizada no genérico do filme Children of Men. Este gajo é o maior! E já agora vejam o filme que é muita bom. Os críticos não gostaram mas eu digo que se fodam os críticos.

Publicado por [Renegade] às 12:18 AM | Comentários (3)

março 10, 2007

Comunismo prático

Sou um grande adepto da partilha de recursos, desde a dentada na sandes do amigo até ao empréstimo da varinha mágica para a sopa do vizinho de baixo. Mas na maioria das vezes é difícil avançar para além destes exemplos mais óbvios. Como vivemos sob o império do consumo privado, que é por natureza individualista e narcísico, o fetichismo do ter acaba por afogar qualquer modo de vida que se esforce por incorporar práticas alternativas.
Aqui em casa, por exemplo, propusemos aos vizinhos uma partilha da ligação sem fios à internet, visto que tanto eu como o gajo com quem vivo temos comps equipados para isso e em frança a internet é ilimitada (curioso arcaísmo, o português, de ter limite de downloads...). Infelizmente ninguém se chegou à frente e tivemos que instalar a coisa contra 30 euros por mês. E já nem vou falar de partilhas de automóvel, de troca de serviços (através de bancos de tempo ou outro sistema), compras de bens básicos em associação colectiva etc. Tentei falar disto recentemente com um engenheiro que se afirma liberal e, compreensivelmente, recebi uma gargalhada de volta e comentários pouco edificantes sobre a natureza humana. Mas acho engraçado como as esquerdas comunistas de raíz marxista-leninista-trotskista-maoista etc, organizadas como andaram e andam à volta da luta pelo poder nas instituições "burguesas" abandonaram qualquer tentativa de promoção de quotidianos alternativos, a partir das instituições ou fora delas. Lembro-me de alguns debates há uns anos no Sector Intelectual de Lisboa do PCP em que se invocava o caso do PC italiano. E mais recentemente houve coisas interessantes na casa ocupada do passadiço.

Anyway, o que queria mesmo perguntar era isto: pessoal, alguém tem uma assinatura do Público na internet? E do Expresso? E que tal partilhar essa assinatura aqui com o vosso amigo renegade? Podemos encontrar-nos quando voltar a portugal e socializar os custos. Vá lá, just do it!

Publicado por [Renegade] às 08:31 PM | Comentários (5)

março 09, 2007

Descubra as diferenças...

Sarkozy, o facho à paisana, propõe a criação de um ministério da emigração e identidade nacional.

virus-lepen.jpg
sark.JPG

Publicado por [Chuckie Egg] às 04:35 PM | Comentários (4)

E os outros?

Ilha estava dividida há mais de 30 anos

1.jpg
2.jpg

P.S.- O stencil/graff é da autoria do grande BANKSY, vejam mais no site.

Publicado por [Chuckie Egg] às 02:32 PM | Comentários (1)

Miséria do liberalismo

A investigação da história económica em Portugal tem feito grandes progressos nas últimas décadas e é hoje possível reconstituir com razoável grau de aproximação os principais indicadores económicos e sociais do país nos últimos três séculos. Ao analisá-los, eu não tenho dúvida em proclamar que o período do Estado Novo foi, a grande distância de todos os outros, o período de maior prosperidade de Portugal nos últimos trezentos anos.

“A industrialização conduziu à acumulação do capital financeiro que deu um poder extraordinário aos grupos que dominam os grandes bancos comerciais.[…] Na sequência deste processo de concentração capitalista, a maior parte da riqueza nacional está hoje nas mãos de uma dezena de grandes grupos económicos ou é por estes controlada através do crédito. […] A exemplo da evolução anterior do capitalismo mundial e sem aprender as suas lições, o desenvolvimento capitalista em Portugal preferiu, sempre que pôde, explorar o trabalhador em vez de alargar o mercado interno, aproveitar a dominação dos produtores de matérias-primas em vez de progredir tecnologicamente, exaurir os recursos em vez de planear a evolução.”
in Programa do PPD às eleições para a Assembleia Constituinte, Abril de 1975.


Publicado por [Rick Dangerous] às 02:02 PM | Comentários (4)

março 08, 2007

L'orda d'oro 1968-1977

Franco Berardi, Nanni Balestrini e Sergio Bianchi organizam uma série de seminários em Barcelona. Aqui fica o texto (em castelhano) no qual compilaram o movimento de 77 e que servirá de base para os seminários. A não perder para quem quer saber e perceber o porquê da "grande ondata rivoluzionaria e creativa, politica ed esistenziale"

Download file

MURAL13.jpg
70.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 03:30 PM | Comentários (0)

RAP é o maior!

Publicado por [Saboteur] às 01:22 AM | Comentários (2)

março 05, 2007

Até porque a IVG ainda não é legal, este debate vale a pena...

ivg.bmp

No dia do referendo a esquerda comemorou e foi para casa. O terreno ficou mais livre para a direita, a igreja e o Presidente da República nos "passarem a perna"... Iniciativas como esta são extraordináriamente importantes.

Publicado por [Saboteur] às 06:40 PM | Comentários (1)

Fractal enlightment

Keep it real Clyde.

In colloquial usage, a fractal is "a rough or fragmented geometric shape that can be subdivided in parts, each of which is (at least approximately) a reduced-size copy of the whole"[1]. The term was coined by Benoît Mandelbrot in 1975 and was derived from the Latin fractus meaning "broken" or "fractured".

Publicado por [Rick Dangerous] às 01:59 PM | Comentários (3)

Orgulhosamente...emplastro!!!

Hoje o El Pais relata que o inspector-chefe do inquérito ao 11 de Março disse, em declarações ao tribunal, que os terroristas escolheram Espanha "por ser el eslabón más débil" (elo mais fraco), do chamado trio dos Açores. Complementam indicando que o inspector se refere à reunião em que Bush, Blair e Aznar prepararam a guerra no Iraque.

lajes.jpg

Certamente pensaram que o senhor à esquerda seria o dono do hotel...

Publicado por [Chuckie Egg] às 12:10 PM | Comentários (3)

março 04, 2007

Ok... este não "é estupido"

Publicado por [Saboteur] às 06:59 PM | Comentários (1)

março 03, 2007

Entrevista ao Prof. Noam Chomsky

Agora que já sei postar vídeos, um pouco de cultura...

Publicado por [Saboteur] às 11:58 PM | Comentários (4)

março 02, 2007

Atropelo democrático

Já falei aqui sobre a okupação e posterior desalojamento desta casa. Estas imagens valem muito mais do que as minhas palavras, acrescento apenas que a luta continua, houve manifestações de solidariedade um pouco por toda a europa e amanhã esperam-se mais mobilizações.

Ungdomshuset Blir!

Publicado por [Chuckie Egg] às 05:32 PM | Comentários (4)

março 01, 2007

Paulo Portas


Retirado do Aspirina B

Paulo Portas, o homem que disse que acabava com a criminalidade violente num ano se estivesse no poder, anunciou hoje, em directo, nos 3 canais, que ía voltar à política partidária, para ganhar a liderança da direita.

Creio que falo por todos os editores do Spectrum, se disser que vamos voltar, a partir de hoje, à oposição cerrada ao mais perigoso e demagógico político português.

Publicado por [Saboteur] às 08:22 PM | Comentários (8)

Personal Jesus

Goamumbaifebruary2007 074.jpg

Publicado por [Rick Dangerous] às 02:58 PM | Comentários (3)

You miss too much these days if you stop to think

Para o Andre et pour cause

Haven't seen you in quite a while
I was down the hold just passing time
Last time we met was a low-lit room
We were as close together as a bride and groom
We ate the food, we drank the wine
Everybody having a good time
Except you
You were talking about the end of the world
I took the money
I spiked your drink
You miss too much these days if you stop to think
You lead me on with those innocent eyes
You know I love the element of surprise
In the garden I was playing the tart
I kissed your lips and broke your heart
You...you were acting like it was
The end of the world
In my dream I was drowning my sorrows
But my sorrows, they learned to swim
Surrounding me, going down on me
Spilling over the brim
Waves of regret and waves of joy
I reached out for the one I tried to destroy
You...you said you'd wait
'til the end of the world

Publicado por [Rick Dangerous] às 02:31 PM | Comentários (0)

Um saudavel culto da personalidade

Goamumbaifebruary2007 093.jpg

Publicado por [Rick Dangerous] às 02:24 PM | Comentários (4)

Goan gay pride

Nem a forte implantacao local da extrema-direita conseguiu calar o movimento LGBT nas ruas de Pangim.

Goamumbaifebruary2007 010.jpg

Goamumbaifebruary2007 112.jpg

Goamumbaifebruary2007 009.jpg

Publicado por [Rick Dangerous] às 01:28 PM | Comentários (0)

Brooklyn em Hollywood

Já se falou de Óscares e de bons filmes, de cinema que nos prende e de narrativas que nos tocam particularmente. Esta não me impeliu a uma reflexão mas teve o mérito de abrilhantar uma noite serena.

hn.jpg

Half Nelson é acima de tudo um óptimo desempenho do personagem principal. Mr. Dunne é um professor branco de classe média numa escola de Brooklyn, adepto dos movimentos sociais e contrário à política externa americana, que nas suas aulas de história tenta ensinar aos alunos do 8º ano as leis da dialéctica, numa altura em que o programa da cadeira passa pelos movimentos dos direitos cívicos, isto ao mesmo tempo que é treinador de basket da equipa da escola, factores importantes na relação próxima que mantém com os seus pupilos.
Acontece que ele é viciado em crack e uma das alunas descobre o seu segredo. A partir daqui, gera-se uma amizade peculiar entre um viciado em crack desiludido com o rumo da sua vida e uma jovem de um bairro suburbano cuja família está ausente e os amigos mais próximos são traficantes, os mesmos que abastecem o seu professor.

nosleep.jpg

O filme tinha um orçamento baixíssimo em comparação com Babel e The Departed, por exemplo, apesar disso foi nomeado para os prémios da academia (melhor actor - Ryan Gosling) e ganhou inúmeros prémios em festivais de cinema na Europa e Estados Unidos. A luta de classes expressa no enredo foi mais além do que o filme, chegou aos Óscares...

class_struggle.jpgcrm.jpg

Publicado por [Chuckie Egg] às 11:26 AM | Comentários (4)

Orientalismo

Tempos profanos
Templos mundanos
incenso e coca-cola
saris de 3a geracao
um elefante chamado progresso

Publicado por [Rick Dangerous] às 07:14 AM | Comentários (2)