« Polícia para quem precisa | Entrada | Descobertas »

agosto 23, 2006

Morreu Vasco Carvalho

vascocarvalho.jpg

Para quem não conhece este Secretário Geral do PCP apagado das fotografias, fica aqui este texto de Paulo Fidalgo, membro do Movimento de Renovação Comunista.

Publicado por [Saboteur] às agosto 23, 2006 07:43 PM

Comentários

O texto do Paulo Fidalgo apresenta vantagens face ao que já tinha lido do Pacheco Pereira sobre o camarada Vasco Carvalho.

É de facto um momento da história do PCP do qual se sabe muito pouco. Aliás, as mudanças nos partidos comunistas nos anos 40 passaram por uma questão que acho premente: ou associar-se ao grande movimento comunista internacional e suas vitórias e atropelos a leste, ou associar-se ao movimento libertário claramente vencido, fragmentado e às voltas.


Por um lado havia alguns sinais de que toda a direcção do PCP estaria a ser controlada pela PIDE, mas por outro lado não é possivel pensar a reorganização do PCP sem um saneamento de pessoas e modelos que nada tinham a ver com o Cunhal e seus comparsas.

Infelizmente parece que o PCP não mudou desde então: a discussão política e ideológica (que me fez entrar para lá) é substituída pela calúnia, pelo "diz que me disse", pelas acusações não provadas, pela substituição pura e simples de pessoas e projectos.

São exemplos como destes camaradas que tornam cada vez mais premente uma refundação/ renovação / reconstrução do movimento comunista!!

Publicado por [Pinkidawinki] às agosto 24, 2006 11:51 AM

O funeral é amanhã. Sabem onde? hora?

Publicado por [Anónimo] às agosto 24, 2006 12:29 PM

Alto de S. João. Será cremado por volta das 10

Publicado por [Anónimo] às agosto 24, 2006 06:00 PM

Tucohdown! That's a really cool way of putting it!

Publicado por [Frenchie] às maio 26, 2011 05:44 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)