« "Fumar prejudica gravemente a saúde" | Entrada | 6-1 4-6 6-1 »

maio 01, 2005

1º de Maio revisited

trabalho.bmp

Muito ao contrário do que outrora diziam os socialistas, isto é, que o capital se concentraria dentro em pouco num tão reduzido número de possuidores que bastaria expropriar alguns desses milionários para que todas as riquezas fossem comuns, - o número dos que vivem à custa do trabalho alheio aumenta cada vez mais.

Kropotkine, A Conquista do Pão

Temos de libertar as nossas várias personalidades é o facto de termos de exercer no mundo uma profissão, de termos de ter um trabalho.
(...) então o segredo para nós podermos desenvolver a nossa personalidade vai ser o de ver de que maneira vamos abolir no mundo a obrigação do trabalho, de que maneira vamos organizar as coisas de modo a que as coisas materiais, digamos, as máquinas, trabalhem para nós. Ora, para construir máquinas, só podemos fazê-lo sob o império do imprevisível. Nunca ninguém enamorado do imprevisível conseguiu construir uma máquina. Então foi preciso que a Humanidade vivesse completamente no domínio do previsível e no qual provavelmente, vai ter de continuar ainda algum tempo, anos ou séculos, não sabemos,para que realmente a máquina chege à sua máxima elaboração, cujo fim será o de nunca nos oprimir. em que só tenham de trabalhar com ela os homens que lhe tenham amor, homens que estejam apaixonados pela máquina.


Agostinho da Silva, Vida Conversável

Publicado por [Paradise Café] às maio 1, 2005 12:34 PM

Comentários

Saudações e um bom 1º de Maio
um abraço
2rosas

Publicado por [pr] às maio 1, 2005 10:52 PM