« «Reveillon na Neve» na Serra da Estrela | Entrada | Está a nevar com força no Sabugueiro. Toca a vir para a Serra... por Seia »

dezembro 30, 2004

Nas televisões continuam a dizer que não há neve na Serra, mas é totalmente MENTIRA!

A Turistrela induz os jornalistas televisivos a dizerem ao povo aquilo que os Irmãos Costa Pais querem.
Mas é tudo mentira. Documento aqui com fotos tiradas a 27 deste mês que, embora não haja neve nenhuma para os lados da Covilhã, há muita neve logo a seguir ao Sabugueiro, se entrar na Serra da Estrela por Seia.
É claro que aos Irmãos Costa Pais - Turistrela - concessionários da exploração turística na Serra, porque investiram apenas na encosta Sul, só lhes interessa publicitar essa encosta que, de facto, só tem neve se houver grandes nevões.
Paciência. Investiram mal. Investissem na nossa encosta que tinham neve para oferecer aos seus clientes de Novembro a Abril, pelo menos. E agora?
Agora enganam-se os turistas incautos, desviando-os para a Covilhã, dizendo que não há neve em lado nenhum. Nada mais falso!
No seu próprio site indicam que as pistas estão abertas! A grande sorte dos irmãos Costa Pais é que as pistas, como tudo o mais que é lindo na Serra, estão na encosta NORTE - entrada por Seia Não enganem as pessoas.
A Serra é linda! Mas não é do lado "deles". É do "nosso". Infelizmente, mais uma vez não temos nenhum organismo em Seia que defenda esta terra maravilhosa e reponha a verdade dos factos. Estou para aqui eu, que nem um maluquinho, a berrar com quanta força tenho as verdades insofismáveis que ninguém parece estar empenhado em defender. Não faz mal. Até que a voz me doa, que as Verdades, mesmo numa terra dominada por caciques, são para se dizerem.


Publicado por joaotilly às dezembro 30, 2004 10:35 PM

Comentários

Bom dia,

Vou estar~brevemente na Serra da Estrela, e gostaria de saber se há neve com fartura e em que locais.
A serra é sempre muito bonita, mas com neve torna-se única.
Gostaria então, se for possível que o João me desse essa informação.
Fico a aguardar notícias,

Cumprimentos,
Catarina Santos

Publicado por: Catarina Santos em janeiro 4, 2005 10:44 AM

Caro João,

já desesperava, indo com o meu filhote para a Serra no próximo dia 7. Mas estas fotos e os teus comentários deixaram-me mais bem-disposto.

Thanks!

Publicado por: Ringthane em janeiro 4, 2005 02:19 PM

Antes de mais Bom Ano 2005!!
Amigo João Tilly muitos parabéns pelo excelente trabalho e pela coragem de mostrar e falar do que outros calam e consentem!
Eu sou alentejano, mas desde a minha primeira visita à Serra no longínquo ano de 1981 que me afeiçoei de tal modo a ela que considero ter sido como um amor à primeira vista e dura até hoje. Não sou muito informado, nem tenho encontrado muita informação sobre a nossa espectacular serra.
Por isso tudo o que conheço daí, tem sido através das minhas próprias experiências e visitas. Agora que tenho a vida mais ocupada, seja a nível familiar seja a nível laboral, as minhas visitas que antes eram semanais, são agora raras. E isso deixa-me profundamente triste.
Na net houve há uns 2 anos um site que me pareceu poder vir a ser de referência, sobre a Serra da Estrela, mas ao que parece acabou cedo. Por isso ao descobrir agora este blog fiquei bastante satisfeito. Espero que este projecto consiga ir em frente e que se torne de referência. Mesmo sendo mais especificamente sobre a cara norte da serra é de louvar e apoiar, até porque para mim é a cara menos conhecida, visto eu ir do Alentejo e entrar sempre pela Covilhã. Já tive a oportunidade de conhecer mais em pormenor toda essa zona de Seia e o Sabugueiro e claro a cara norte da serra que realmente é mais fria, logo com mais hipótese de encontrar-mos neve, no fundo o chamariz de muita gente que a visita.
Vou seguir pois atentamente este site com um carinho especial, pois ele fala da nossa Serra, na qual me sinto tão em casa como se realmente aí tivesse nascido.

Obrigado.

Publicado por: kimcarvalho em janeiro 4, 2005 04:32 PM

Queria começar por referir que este blog é de facto muito interessante...mas na verdade não é esse o motivo pelo qual decidi escrever este comentário! A verdade é que as fotos com que justifica a afirmação:"Nas televisões continuam a dizer que não há neve na Serra, mas é totalmente MENTIRA!" são fotos das pistas de Neve, e portanto, deveria saber que essa neve visivel nas fotografias é quase na totalidade neve artificial produzida pelos canhões ai existentes!! Portanto, é normal e correcto a televisão avançar com a noticia da falta de neve na SE...porque é essa a realidade!

Publicado por: Bárbara em janeiro 11, 2005 07:41 PM

boa noite antes demais...
gostaria de felicita-lo por este blog e de lhe dar os parabens por nao ter papas na lingua e dizer o que todos pensam mas não dizem, por sermos uma pais de cobardes...tanto respeito nas palavras e nunca se diz o k eh absolutamente necessario...
mudando de assunto pois não é sobre este assunto que aki escrevo...
gostaria de saber se uma pessoa que se encontre em paranhos da beira poderá aceder ás pistas sem ter de se deslocar de carro particular ou taxi?? penso k não mas agradecia que, se pudesse, me informa-se dos transportes k eventualmente existem para a serra...

Publicado por: Rita Nunes em janeiro 23, 2005 11:42 PM

Não havia nenhuma neve. Apenas a das pistas. Onde é que o senhor viu neve ? Eu estive lá no dia 28 e 29 de Dezembro. Foi uma decepção. Mas espero voltar lá qdo nevar. A televisão está correcta. O senhor é que parece não saber do que está a falar. Certo ?

Publicado por: lara em janeiro 27, 2005 11:13 PM