agosto 31, 2005

PROCURA-SE RENA ALGARVIA

Mede a altura média rénica, é um morenão podre de bom, que não deve ter mãos a medir na época alta lá dos Algarves. No entanto a sua presença é essencial no próximo Concílio Rénico Extraordinário a realizar em breve, pelo que se pede que dê sinal de vida o mais rápido possível. Pode mandar recado através de algum bife engatado, e nesse caso dá-se recompensa ao bife. Obrigado.

Boss, Pagan e veado_das_alfarrobas

Publicado por renaseveados em 03:36 AM | Comentários (28)

agosto 30, 2005

BOAS NOTÍCIAS DO IRÃO

A revista francesa Têtu avança com a notícia de que duas novas execuções de homossexuais iranianos foram travadas (embora ainda não de forma definitiva) graças às pressões internacionais, nomeadamente a desencadeada por Bertrand Delanoë, maire de Paris e o mais importante político francês abertamente homossexual. Esta onda de indignação face às execuções de Ayaz Marhoni et Mahmoud Asgari teve um grande suporte on-line, o que prova uma vez mais que um gesto tão simples e aparentemente insignificante como assinar uma petição na internet, pode acabar por dar os seus frutos. Há ali ao lado outras acções on-line ao alcance de um clicar de rato, cliquem que vale a pena, se salvar uma vida que seja, já mudaram o mundo dessa pessoa.

Boss

Publicado por renaseveados em 10:21 PM | Comentários (2)

SICK NEWS

Corre por aí um boato de que nos EUA terá havido 4 mortes relacionadas com o uso da RU 486, a pílula abortiva. A confirmar-se não será a primeira vez que um medicamento usado a nível mundial, e legalizado em vários países com o que isso implica de burocracias e procedimentos de segurança realizados por "n" instituições farmacêuticas, se revela perigoso quando usado em determinadas circunstâncias. Já vimos este filme antes, e o conselho quando surgem este tipo de boatos é usar o medicamento só em caso de absoluta necessidade e aguardar informações mais credíveis.

Ora do boato específico relativamente à RU 486, a SIC constrói uma reportagem, perdão, um anúncio de propaganda alarmista pró-vida, tendo como principal alvo as Women on Waves. Quem viu a reportagem diria que as activistas holandesas dirigiram-se a Portugal no ano passado com a intenção premeditada de matar umas quantas portuguesas. Quem viu a reportagem julgará que a pílula só é legal a bordo do Borndiep (que conhecerá apenas como "barco do aborto"), quando o é em quase toda a Europa. Quem viu a reportagem nem terá percebido que o que a Dra. Rebecca Gomperts explicou aos espectadores da SIC precisamente, não foi o uso da RU 486, mas o uso de medicamentos legalizados em Portugal e que têm o mesmo princípio activo. Curiosamente a segurança destes medicamentos não foi posta em causa... Não haveria porquê sequer referir as Women on Waves. Informação assim não informa ninguém, apenas baralha e alarma, enfim, é uma sickness!

Boss

Publicado por renaseveados em 09:12 PM | Comentários (8)

Votre soirée

Hoje no arte, dose dupla: Au Bout De L'Arc-En-Ciel e Être Turc Et Gay
Não estou a aconselhar, porque desconheço ambos os documentários. Estou antes a servir de locutora de continuidade, ou lá como é se chamava às Serenelas e Roquetes.

Waltz

Publicado por renaseveados em 06:53 PM | Comentários (3)

A Educação de Max Bickford - último episódio

edumaxbickford.jpg

Hoje termina a melhor série que a TV nos deu este Verão, The Education of Max Bickford. Talvez por ser Verão, talvez por ser uma repetição (não sei como me escapou a estreia), talvez por ser na 2: e sobretudo talvez por não ter muito sexo e ainda menos violência, ela tenha parecido pretty dull à maioria dos espectadores, como se queixam algumas críticas citadas pelo Adufe, e passou despercebida mesmo na blogosfera. O que é pena, tal como é pena não ter sobrevivido às audiências nos EUA, porque é mesmo muito boa. O cenário é a feminina e feminista Universidade de Chadwick (fictícia e filmada no campus da Wagner College), e o elenco inclui o Richard Dreyfuss e a Marcia Gay Harden (a Lee Krasner de Pollock). Quem ainda quiser educar-se um bocadinho tem hoje a derradeira oportunidade, mais cedo que o costume, às 22h30.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:10 AM | Comentários (10)

TVI quer explicar sexo aos portugueses

Diz o DN, e parece que não esquece os gays e as lésbicas. Alguém por aí viu o Dos Rombos na TVE? Por cá vai-se chamar ABC do Sexo.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:43 AM | Comentários (1)

KATRINA'S COLATERAL DAMAGES

weatherman.JPG

Clique na imagem e verá. E eu que achava que os metereologistas seriam aqueles para quem a notícia de um furacão é uma boa notícia... parece que não. Via Towleroad. Onde também se descobre que a Pamela Anderson organizou o casamento dos seus dois "cães gay" (sic) (password via bugmenot.com), e que um candidato autárquico de Manhattan diz-se anti Bush, progressista, etc, mas na hora de apresentar projectos para o cargo a que se candidata limita-se a mostrar-nos a família, tal como os outros. Ou talvez não, vejam o vídeo.

Boss

Publicado por renaseveados em 12:56 AM | Comentários (848)

agosto 29, 2005

WHERE DO YOU COME FROM?

cidades.PNG

A minha funcionalidade favorita dos contadores de visitas sempre foi a determinação da origem geográfica das mesmas. Por isso sempre preferi o Nedstat, apesar de ser considerado menos rigoroso por confundir visitantes com páginas vistas, mas onde se descobre que já tivemos uma visita de Aruba e duas das Fiji. Ainda mais surpreendentes as visitas oriundas dos países onde a homossexualidade é punida com a pena de morte: Iémen 1, Nigéria 1, Mauritânia 2, Paquistão 7, Sudão 10, Emiratos Árabes Unidos 100, Irão 108 e Arábia Saudita 117, só falta o Afeganistão. Provavelmente a esmagadora maioria destas visitas foram devidas buscas no Google que nada tinham que ver com homossexualidade, outras ainda deverão ter sido feitas na segurança das embaixadas, mas é arrepiante pensar que já houve quem corresse risco real de vida ao espreitar este blog. Ainda mais óbvio quando se tratam de blogs ou sites com a palavra "gay" no endereço, e se espreitarmos esses contadores, encontramos igualmente visitantes dessas bárbaras terras.

Bom tudo isto para dizer que descobri com satisfação que agora o Sitemeter também tem novas funcionalidades geográficas, provavelmente há muito, mas só hoje as vi. Identifica a cidade dos últimos 100 visitantes e também é capaz de os apontar no mapa mundo. Não sei até que ponto esta identificação é fiável, já que me parece suspeito o esmagador domínio de visitantes lisboetas, suponho que quando não têm mais dados usam a sede do fornecedor de internet. Mas mesmo assim a nossa curiosidade agradece, e o pormenor das bandeirinhas é delicioso.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:47 PM | Comentários (24)

Um problema de física nuclear?

“Eu até concordo com a liberdade e tal, mas depois do 25 de Abril o povo abusou da democracia. É por isso que o país está no estado em que está”

Conversa entre três tugas, imigrados na Alsácia, alguns nascidos já depois da revolução.
Como se não bastasse a popularidade da extrema direita alsaciana, nomeadamente da Frente Nacional, alguns dos portugueses que ali aterram partilham também do mesmo fascismo primário e básico. Enfim, a Alsácia é um viveiro de fachos. Haverá factores ambientais na base de um possível fenómeno “bio-físico-sociológico”? A sobreposição, mais ou menos perfeita, entre as regiões francesas mais afectadas pelo acidente nuclear de Chernobyl de 1986, e aquelas em que a Frente Nacional reúne o maior eleitorado, poderá ser mais do que pura coincidência.

Waltz

Publicado por renaseveados em 12:03 PM | Comentários (43)

A AGENDA NEO-CON DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Não satisfeito com das Neves, agora o DN até traduz do russo as mais acrobáticas cambalhotas do maravilhoso mundo do neo-con.

César (o abominável das Neves que defende acerrimamente a cadeia para as mulheres que abortam, a discriminação dos homossexuais ou que a masturbação é um pecado grave) vem pôr a nu (salvo seja) que os verdadeiros moralistas e censores do nosso tempo são os movimentos alter-globalização, ecologistas, de libertação sexual, e sobretudo, claro, o Bloco de Esquerda. Eles sim perseguem, impõe a sua moral aos outros, vão contra a liberdade. Pelo meio ainda consegue dar um novo significado à palavra moralismo (s. m., doutrina ou atitude que considera a moral absoluta, valendo-se a ela mesma), referindo-se a ela como uma "caricatura da moral". Tanta cambalhota nem no Kama Sutra. Que andarás tu a ler César? Por deus!

Da Rússia chega-nos a angústia do professor Sergei Kapitsa com o baixo crescimento da população russa. E não lhe falem no terrível custo de vida do país (pior que no tempo da URSS) que o professor não se convence. A culpa é do hedonismo egoísta das sociedades de hoje, e tem até o cuidado de referir a taxa de natalidade espanhola (porque será?). Concluindo, em breve o Ocidente cairá nas mãos do Oriente, e a culpa é da democracia, liberdade e essas coisas.. ou seja, o nosso modelo devia ser o do nosso inimigo. Enfim, é o putinismo a chegar à imprensa portuguesa.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:24 AM | Comentários (1)

Now Playing

Ojos de Brujo - Bari
Loopless - Loopless
Jacinta - Bessie Smith Tribute
Nitin Sawhney - Philtre
Malcolm McLaren - Waltz Darling
Alison Moyet - Voice
Tarkan - Karma
Marta Dias - Aqui

Soltas...
The Room 74 - Deep Inside
Julie Deply - Ocean Apart
Nina Simone - Just in Time [Live in Paris]
Maria Isabel - Antes Muerta que Sencilla
Ismael Lo - Tajabone
La Cubanita - Toca Me
Diego Torres - La Ultima Noche

Drocas

Publicado por renaseveados em 01:13 AM | Comentários (3)

agosto 28, 2005

ROME

rome_01.jpg

Os sortudos espectadores da HBO vão poder ver hoje a estreia de uma co-produção desta com a BBC (que só a porá no ar em Novembro), Rome. Com estes dois selos a qualidade está mais que garantida. O Mr. dot já se está a preparar para viajar no tempo, e o San Francisco Chronicle garante que há sangue e sexo a rodos (mais, só se se chamasse Vatican). Can't wait!

Boss

Publicado por renaseveados em 05:06 AM | Comentários (1)

ALEGRAI-VOS, EM MENOS DE 2 GERAÇÕES A ICAR QUINOU!

«Vatican plan to block gay priests» - Que é como quem diz, a igreja católica deixará de ordenar padres homossexuais.

Boss

PS: Menos de uma geração, caso comecem a expulsar os já ordenados :)

PS2: Caso implementem também essa política, o renas prontifica-se desde já a ajudar a ICAR na busca e denúncia dos padres prevaricadores.

Publicado por renaseveados em 04:22 AM | Comentários (5)

agosto 27, 2005

NÃO É FETICHE, SÃO FARDAS A SÉRIO

police300300.jpg

Na foto, polícias a desfilarem na marcha LGBT de Manchester do ano passado. Este ano também o Exército de Sua Majestade participou, numa tentativa de conquistar novos recrutas. Só falta mesmo a família real.

Boss

Publicado por renaseveados em 10:38 PM | Comentários (1)

HOME OF THE TWISTED FILMS OF PES

É aqui, e é de morrer. Obrigado Sonasol Verde ;)

Boss

PS: Um link a não perder pelos nossos novos comentadores espíritas, pois contém provas irrefutáveis da existência de espírito em amendoíns e mobília, entre outros ;)

Publicado por renaseveados em 03:40 AM | Comentários (237)

A SEGUIR É NO TALHO

«Jardim Zoológico exibe grupo de seres humanos»

Boss

Publicado por renaseveados em 02:54 AM | Comentários (24)

agosto 26, 2005

A direita saco de gatos

Cada vez acho mais importante a candidatura de Maria José Nogueira Pinto, apesar dos óculos no cartaz. As declarações da candidata que o Público de hoje reporta, foram óptimas, quando se pronunciou a propósito da oferta de cargos em empresas municipais a PND's (finalmente, servem para alguma coisa).

Em declarações aos jornalistas ontem à tarde, no termo de uma visita à Baixa, Nogueira Pinto disse que o vice-presidente da câmara "insistiu muito na sua independência e contudo declarou na entrevista [recentemente dada à revista Sábado] que comprou votos, não com lugares, mas com consultadorias, com mensalidades. Isto é uma nova forma de "mensalão"", acusou.

Entretanto no Porto, Paulo Morais, recentemente afastado das listas de candidatura de Rui Rio, denuncia as pressões exercidas pelo lobby imobiliário, e também personificadas em partidos (menciona o próprio PSD), governos, personalidades. Depois afirma que os nomes em questão são objecto para as suas memórias. Pergunto-me: não serão objecto de investigação criminal? Maria José Morgado pensa o mesmo e parece-me particularmente lapidar nesta frase (em entrevista ao Público): "Há uma viscosidade cada vez maior em certas zonas da vida político-partidária portuguesa"... A viscosidade, de facto é grande, mas não pode ser combatida, apenas com umas declarações em entrevistas na imprensa...

Direita está um saco de gatos? hummmm... parece que os tempos da Forca Portugal passaram definitivamente. Prefiro-os assim, assanhados...

Pagan

Publicado por renaseveados em 08:27 PM | Comentários (2)

BROKEBACK MOUNTAIN

brokebackmountainonesheet[1].jpg

O filme de Ang Lee, de que falámos em Abril, está quase a estrear nos EUA, e o trailer já pode ser visto na net. O André tem uma série de links úteis, mas o mais útil é este, que contém a novela de Annie Proulx, que inspira o filme, na íntegra. Devorei-a ontem à noite, mas a minha leitura já estava completamente influenciada pelo visionamento do trailer, o que acabou por ser bom já que foi muito mais o interesse pelos personagens (encarnados pelo Heath Ledger e Jake Gyllenhaal), do que a escrita de Proulx, que me fez perder o sono e sonhar com as paisagens do solitário Wyoming. Recomendo, embora possa ser encarada como um spoiler para o filme... Por falar em short-stories, aproveito para recomendar também o site www.short-stories.co.uk, onde se podem ler gratuitamente muitos grandes pequenos nacos de literatura anglófona. Alguém conhece algum site equivalente em português?

Boss

Via CNN.

Publicado por renaseveados em 03:57 PM | Comentários (30)

FOLEIRO E CASTO

Temo-nos aqui esquecido de referir as acções do novo cabecilha do CDS, sabem quem é? É aquele partido fundado pelo ministro dos negócios estrangeiros, e pronto, tem agora um novo número 1 (ao todo são 12), Ribeiro e Castro (o "e" é para parecerem mais, mas são mesmo 12, contei-os duas vezes). O senhor está agora por aí nuns cartazes a dizer "De novo a seu lado.", e lá me esforcei por lembrar quando tinha sido a última vez que isso tinha acontecido, e não consegui mesmo lembrar. Só pode portanto ter sido num desses lugares de má fama onde não se consegue ver quem está ao lado ou num desses momentos menos dignificantes em que a bebida nos tolhe a vista, melhor nem tentar imaginar a situação...

Adiante. O "novato" (chamemos-lhe assim a bem da reputação de ambos) anda por aí de bicos de pé a querer fazer notar-se, sem contudo enveredar por manobras arriscadas à la Cristiano Ronaldo (já bastou Paulo Portas). Se o país ardia Ribeiro logo apontava a solução, "Volte o primeiro-ministo das suas férias!" O PM lá voltou, mas o país continuou a arder, assim, nada como mudar de assunto antes que alguém lembre os submarinos-bombeiros.

E os assuntos do momento são outros: presidenciais e aborto. Depois de ter garantido o apoio a Cavaco Silva, RC diz agora que «o CDS não vai fazer fila atrás de ninguém», e que querem um candidato independente e que são contra a partidirização das presidenciais... Talvez apostem numa "criança por nascer", já que o dia nacional das ditas não vingou, e maior independência face aos partidos não deve haver...

Mantendo a temática, RC está irado com o Tribunal Constitucional, por este não ver inconstitucionalidades na alteração da lei dos referendos, que permite que se realize um sobre a interrupção voluntária da gravidez antes do final do ano. A sua aposta para travar o movimento está em S. Bento, e o meu medo também lá mora... Ribeiro, e Castro também, não hesita em falar em "atentado à democracia", o que se entende, é que isto dos votos nunca foi muito do agrado deste partido. Olhe-se para Reguengos de Monsaraz, onde «Por "lapso" e "inexperiência", como alega a mandatária, as listas do CDS-PP concorrentes às assembleias de freguesia de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz (sede de concelho) apresentavam quatro candidatos repetidos.» Eu não dizia que eles eram só 12?

Boss

Publicado por renaseveados em 02:04 AM | Comentários (4)

Chaves no pensamento neo-con

Muito elucidativa do modo como a direita neo-conservadora escreve em Portugal, é Fátima Bonifácio, arauta do regresso às soluções autoritárias na educação, pelo fim do rega bofe e pela promoção da iniciativa privada (ain't they all?). A sua crónica do Público, que não me parece ter uma periodicidade definida começa assim: "Portugal transformou-se num rol interminável de problemas de toda a ordem, sem solução à vista. (...) Reler as Farpas nos dias que correm faz sorrir, mas há nisso um certo masoquismo. A caricatura que Eça nos deixou do Portugal Regenerador ainda hoje faz largamente sentido." (Público, site pago)

E assim damos os primeiros passos numa teoria explicativa das atitudes neo-cons do país. Etapa, apenas 2 essenciais:

1- o péssimo estado do país

2- e o diagnóstico do Eça, la grande référence, em francês que é para ser mais claro.

A partir destas premissas básicas, assentes no diagnóstico e legitimação queirosiana, começa a ladainha do costume: a educação, a iniciativa privada, a economia, a falta de valores... enfim, a velha litania de que tudo está mal e que já não há quem endireite (no sentido literal) isto. Enfim, nada a fazer. Tudo é auto-evidente e segue-se a lógica do taxista: tudo vai mal, não há quem endireite isto. O que era preciso era um Salazar!

É claro que a politesse não admite que os ilustres cronistas neo-conservas usem este tipo de expressão, nomeadamente a da última frase. Falam em Eça, sempre é mais dandy!

Pagan

Publicado por renaseveados em 12:41 AM | Comentários (9)

agosto 25, 2005

Genética de Populações: época de recurso

A análise do padrão de transmissão hereditária da patologia X em 10500 famílias britânicas ao longo de 14 anos revelou os seguintes dados:

(i) A descendência de dois progenitores que não sofrem da partologia X é saudável;
(ii) 50% da descendência de um casal em que ambos apresentam a patologia X, desenvolve sintomas da mesma;
(iii) Se apenas um dos progenitores apresenta a doença, a probabilidade de transmissão à descendência é de 25%.

Com base nos dados apresentados, caracterize o modelo de transmissão da mutação patogénica que está na base da patologia X. Justifique.

Já estou a imaginar os meninos:
- Mas que raio! Não se trata de uma mutação autossómica dominante nem recessiva. Muito menos de uma sex-linked mutation, ou mesmo espontânea. A penetrância não faz sentido! Este gajo lixa-nos sempre a vida! É que não se percebe! Será imprinting? Será a expansão de um trinucleótido?

Pois bem, o padrão de transmissão da hipotética patologia X é idêntico ao modo de transmissão familiar da religião organizada, segundo um estudo recente da Universidade de Manchester. Os resultados, aparentemente válidos para qualquer religião, mostram que a transmissão de crenças religiosas está condenada a uma espiral de declínio sem retorno, uma vez que o tempo de semi-vida de qualquer religião organizada é de apenas uma geração. Pelo menos no UK. Segundo David Voas, o responsável pela investigação, estes resultados demonstram o actual avanço da secularização.
O estudo conclui ainda que um em cada doze descendentes adquire uma “mutação espontânea”, acabando por adoptar uma religião que não é partilhada por nenhum dos dois progenitores. Efeito de factores genotóxicos???

The Church of England veio a terreno para refutar as conclusões do estudo, anunciando um estrondoso aumento de 1% no tamanho das suas congregações em 2003. Um por cento??? Pfff... You’ll certainly need more than that, mate.

Waltz

Publicado por renaseveados em 11:54 PM | Comentários (2)

VALORES LETAIS À FAMÍLIA

"Os valores" e "A Família" são as duas expressões favoritas dos neo-conservadores. "A Família é a base da sociedade, e esta deve-se reger segundo os valores tradicionais/morais/católicos" (escolher o que rimar na frase a aplicar). Estes "valores" são usados para negar o direito de escolha às mulheres (IVG) ou protecção legal aos casais homossexuais (casamento), e também já o foram (e são-no ainda em algumas partes do globo) para negar o direito ao divórcio, entre outros. Qualquer um dos direitos atrás referidos são vistos como "ataques à família", "a base da sociedade".

No entanto basta estarmos atentos às páginas dos jornais para percebermos que "a família" é o mais comum local do crime neste país. E ninguém parece estar muito preocupado com os ataques dentro da família. Desde que começamos a nossa campanha "Acabemos com a violência contra as mulheres", que pretende dar mais visibilidade ao tema, contamos já 9 mulheres assassinadas pelos maridos, companheiros ou namorados só em Julho e Agosto deste ano, e o mês ainda não acabou. Reparem que esta contagem tem por base apenas os jornais, aliás, quase que se limita ao Jornal de Notícias (pois os outros são demasiado sérios para meterem a colher entre marido e mulher), e não são contabilizadas as tentativas de assassinato, algumas das quais poderão tornar-se assassínios consumados sem que os jornais voltem a noticiar o caso.

Mas não é só de violência de género que escrevo agora. Outro exemplo de violência que merece profunda reflexão é o frequente abandono de recém-nascidos, provocando a morte deste não poucas vezes, se não for morto antes disso (se alguém fizer essa contagem chegará a números surpreendentes). Porque acontece isto? A actual lei do aborto não tem nada a ver com isto? Ou os padres que garantem que abortar é pior que matar uma criança? A inexistência de educação sexual nas escolas? A dificuldade em encontrar métodos contraceptivos? Que não podem ser distribuídos nas escolas porque isso seria um ataque "à família" e iria contra "os valores"...

As mentalidades não mudam por decreto, é certo. Mas há decretos que criam ferramentas essenciais para prevenirem casos como os relatados. De saudar assim a lei contra a violência doméstica aprovada agora na Índia. Mas além dos decretos existem as campanhas mediáticas, que se eficazes podem fazer ainda mais que um decreto, e alterar vários. Assim é também de saudar o destaque de hoje do JN dado à violência doméstica. No entanto esta expressão continua a falhar no seu propósito de denúncia, parece-me mesmo um eufemismo.

Nós podemos falar de violência contra as mulheres, e de uma forma mais abrangente de violência familiar. Estes são os termos mais correctos, que melhor descrevem a realidade, não há que ter medo de os usar. O problema combate-se não atenuando o seu aspecto, mas identificando-o correctamente. Se 9 mulheres são assassinadas em Portugal, em menos de 2 meses, por quem lhes era mais próximo, o termo correcto é violência familiar contra as mulheres, e não esse domesticado "violência doméstica". Pois se 9 mulheres são assassinadas em menos de 2 meses neste país, o problema não é apenas de 9 casas (doméstico vezes 9), é um problema nacional que requer a mobilização de tod@s para o resolver.

No ano passado o Conselho da Europa identificou a violência familiar contra as mulheres como sendo a maior causa de morte e invalidez entre mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, acidentes de viação e até a guerra (para não falar do terrorismo... outro neo-con's favorite). E um tribunal português considerou a recusa de sexo como atenuante na condenação de um homem que matou a esposa. De lá para cá o que mudou em Portugal? O que fizemos para que mudasse? Há que manter "os valores" custe o que custar? Doa a quem dói sempre?

Boss

Publicado por renaseveados em 03:07 AM | Comentários (35)

agosto 24, 2005

Darwinismo vs Intelligent Design

Lembrei-me de um debate inter-rénico que data de Março desde ano, quando soubemos que a revista Scientific American na sua edição de Abril 2005 pediria desculpas pelo enviesamento darwinista que dera nas suas edições anteriores. Após pensarmos que só poderia tratar-se de uma piada do dia das mentiras, verificámos que, de facto, há um pedido de desculpas aos defensores do Intelligent Design (ID).

Desde aí só me recordo de ver este debate crescer e culminar numa reportagem especial do NY Times de ontem.

Podemos ser bons Cientistas e acreditar em Deus? Herbert Hauptman (Nobel Química 1985) responde com um redondo "Não"! This kind of belief is damaging to the well-being of the human race. Richard Dawkins associa a crença religiosa à doença. Por outro lado, no Discovery Institute, em Seattle, 350 cientistas assinam uma delcaração de intenções: We are skeptical of claims for the ability of random mutation and natural selection to account for the complexity of life.

A principal diferença nestas duas perspectivas reside na intenção da origem da vida. ID significa intenção, nas explicações evolutivas não há intenção. Não há nada nas teorias evolutivas que sugira a necessidade de um designer, no entanto, também não há nada que afaste essa hipótese. Questões como: qual o nosso papel na Terra? não se dirigem à ciência, mas à espiritualidade. Da mesma forma, "science is not a system of certain, or well-established, statements (...) We do not know: we can only guess. And our guesses are guided by the unscientific, the metaphysical (though biologically explicable) faith in laws, in regularities we can uncover/discover…" (Popper via Kuhn).

Face a este debate para o qual não tenho respostas, há uma frase de Niels Bohr que faz todo o sentido: O Universo é construido de forma a que o oposto de uma afirmação verdadeira seja uma afirmação falsa, mas o oposto de uma grande verdade é, habitualmente, outra grande verdade.

Drocas

Publicado por renaseveados em 08:47 PM | Comentários (155)

Auschwitz-Birkenau

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

miss detective

Publicado por renaseveados em 08:39 PM | Comentários (1)

Guess who's back

E pronto.. Agosto está quase no fim. De volta ao blog, segue dentro de momentos uma série de posts sobre as minhas vacances. Posts em forma de reportagem fotográfica, porque lá dizia o outro, uma imagem vale mais que mil palavras.

miss detective

Publicado por renaseveados em 08:34 PM | Comentários (8)

Insanidade autárquica

A aproximação das autárquicas fazem-nos suspeitar o pior àcerca do que nos espera. Caciquismo, enriquecimento fácil, negócios escuros, corrupção, you name it! Há vários exemplos desse poço sem fundo em que algumas autarquias se transformaram. Mas mais curiosa é mesmo a campannha.

1- Avelino Ferreira Torres impedido de concorrer a Amarante. Esta parece ser uma boa notícia. ACTUALIZAÇÃO: afinal parece que pode...

2- Movimento Sempre Presente de apoio a Fátima Felgueiras. Sempre presente, uma presidente de câmara fugida à polícia, no Brasil?

3- Barões do PSD, desacreditados e não apoiados pelo líder do partido: Isaltino Morais e Valentim Loureiro.

E em Lisboa... (desculpem o destaque, mas em Lisboa a situação merece-me enorme preocupação por motivos egoístas...)

4- Carmona nega ter prometido lugares a membros do PND (do PND, do PND, do PND... please, and may I ask why? Mais valia que o PSD se coligasse com o MRPP, porque teria de certeza mais votos...)... mas ele nega!

5- Zezinha Nogueira Pinto desanca em Carmona e no sr. Lopes (e bem)! É sempre bom ver a direita em versão saco de gatos...

6- Zezinha 2, porquê este susto de imagem de cartaz? Porquê os óculos? Mostrar trabalho intelectual?
www-1.cds.pt.jpg

7. O pior é que Carmona já tinha arregaçado as mangas, para mostrar trabalho braçal... Qual Peron, descamisado! A direita adora mostrar trabalho, é o que vos digo.
carmona.jpg

8. Depois há o candidato das hortinhas, sobre o qual não falo, porque hortinhas e Lisboa, please!! O mix BE- MPT a mim só me faz pensar em emigrar!

9. As Carrilhadas têm sido várias, desde o episódio Dinis (Maria)... Encontro diariamente um cartaz chistoso, que não encontro na net, com Carrilho e uma sorridente Maria de Bélem com a frase: Prioridade aos idosos... O pior é que mesmo almas bem intencionadas, quando o olham não podem deixar de pensar se a prioridade é para os candidatos idosos, ou se é mesmo para os idosos. Parece a gozar...

10. Do PC pouco há a dizer... Plus ça change, plus c'est la même chose... pelo menos, os cartazes...

Conclusão: não faço a minima ideia em quem vote...

Pagan

Publicado por renaseveados em 03:52 PM | Comentários (7)

CENSURAS VÁRIAS

dolcegabbana1.jpg

1) A revista Esquire não gostou dos promissores pêlos púbicos deste anúncio da Dolce & Gabbana, e decidiu publica-lo com uma "folha de adão" a tapa-los. Não saberão que a imaginação alimentada pela púdica folha vai sempre mais longe que a púbica realidade?

2) Um canal de TV de Salt Lake City achou inapropriado para a sua audiência um anúncio contra a guerra do Iraque, e assim recusou-se a passa-lo. Suponho que a Paz não seja um moral value em alta no Utah. Speaking on moral values, a Christian Broadcasting Network por seu lado, não hesitou em exibir o apelo de um tele-evangelista para que os EUA assassinem Hugo Chávez. It's in the bible, I guess...

3) Mais grave a situação na Bielo-Rússia, depois da polícia ter feito várias apreensões de material informático de jovens que operavam um site de cartoons políticos, na semana passada, é agora encerrado um semanário independente por ordem das autoridades. Alexander Lukashenko, mais um doberman de Putin, está disposto a tudo para evitar um fim semelhante ao do seu homólogo ucraniano. Provavelmente acabando apenas por precipitar isso mesmo... let's hope so!

Boss

Publicado por renaseveados em 01:56 AM | Comentários (39)

agosto 23, 2005

Arrastões são pão nosso de cada dia

Que credibilidade dar aos media quando estes se baseiam em:

1. Testemunhas que se apresentam consciente e confortavelmente à frente das câmaras, descrevendo Jean Charles Menezes como sendo de origem asiática, vestindo um casaco de inverno, e transportando uma mochila de onde espreitavam cabos eléctricos (via BBC world e Sky News - eu deveria ter vergonha de admitir que vejo a Sky News, mas enfim...)?
2. Pessoal de um hospital psiquiátrico que descreve o famoso “piano man” como um exímio pianista, enquanto que este afinal só sabia tocar a four-hour version do sambinha de uma nota só?
3. Mórbidas mensagens de telemóvel, que mais tarde se prova serem falsas?

A lista continuaria, mas não há tempo nem pachorra.
Os media estão doentes, já sabemos. Mas tratar-se-á de uma patologia degenerativa, sem possibilidades de recuperação? Ou haverá cura possível?
E ainda não menos intrigante: O que leva esta gente a disparatar assim sem mais nem menos? Puro delírio? Sede de protagonismo mediático? Histerismo colectivo? Ataques de caspa?

Waltz

Publicado por renaseveados em 10:03 PM | Comentários (3)

GOOD BYE MSN MESSENGER

talk_logo.gif«Google to Deliver Instant Messages - The service may start as early as Wednesday, sources say.»

Actualização: o download pode ser feito aqui. Informações em português no Público.

Boss

Publicado por renaseveados em 07:25 PM | Comentários (27)

ESTRANHOS FENÓMENOS

radar_sept.jpg

Esta é a capa da mais recente edição da revista Radar, com o nosso São Sebastião, perdão, com o Tom Cruise deles fotomontado por George Lois na mesma pose de Muhammed Ali na capa da Esquire em Maio de 1968. Eu digo que o Tom é deles e não nosso, e espero mesmo que tal assim seja. Pois embora se diga que o rapaz anda a perder a fé, se ele fosse dos nossos e visitasse o renas durante a madrugada e manhã de hoje era capaz de levar um valente susto com a nossa invasão de OVNI's. Além disso o rapaz vai casar com uma moçoila, por isso, plizzz, nada de bocas do tipo "o radar está a apitar" ou whatever.

Voltando à invação alienígena, quero pedir desculpas pelo incómodo da mesma, mas rejeitamos qualquer responsabilidade. Ela foi fruto da nossa morosa passagem do Movable Type 2.661 para o Movable Type 3.11 (ainda não finalizada), que entre outras coisas nos obriga a criar um clone temporário do renas. Junte-se a isto uma pitada de cultura ursina, e temos o caldo entornado, ou o café. Mas em todo o caso podemos dar todos graças a nossa senhora de Fátima, bem, nem todos, por terem sido inocentes OVNI's e não a odiosa criatura que dá pelo nome de Crazy Frog. Os leitores residentes na Alemanha devem antes agradecer à MTV. Obrigado pela compreensão.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:56 PM | Comentários (113)

Missal no Público

O Público de hoje trazia brinde. Um missal escrito por Graça Franco. Quando jornalistas empregam expressões como "Imagino que para um não crente deve ser difícil aceitar a participação do Espírito Santo", "velha Europa descristianizada, gélida e triste", "A Paz é possível. Aquela Paz que os anjos prometeram numa noite em Belém. Reservada aos homens de Boa Vontade. Sejam eles crentes ou não." (Público, edição online paga), a mim só me faz pensar que tivemos direito a brinde não solicitado. Mas com o Público, de hoje em dia, tudo isto é expectável. A actual direcção não olha a meios para nos prover de leituras neo-cons. Até à simpática figura de Vasco Pulido Valente temos direito. Agora é Graça Franco, num registo Áurea Sampaio, a promover o Bentinho (este sim, o papa da minha vida, até porque sempre amei watchdogs) a ardente estrela da fé a combater o ateísmo da velha Europa, que ela reputa de de gélida e triste.

Not any more. Um milhão (!) de "jovens" (palavra a ser usada de modo prudente, por nunca sabermos bem o que quer dizer) em Colónia, a salvarem esta velha Europa. A aclamarem o Bentito. Tão só.

Agora daí a que cheguemos ao ponto a que Graça Franco chega ao dizer que estes são os jovens que não preferem o facitilismo, por, muito simplesmente terem ido a Colónia gritar loas papais e que estes jovens são o futuro não só da Europa, mas de todo o mundo... Enfim, só me fez pensar: Espero que a ICAR lhe tenha pago bem para fazer tão benta propaganda ao evento.

Estas minhas pias leituras são um hábito que agora se criou, na esquerda. Lerem-se os patéticos panfletos neo-conservadores, servidos pelo Público. Dá jeito, para conversas de circunstância, em que se discutem banalidades alheias. Das noites em Belém, das Europas descristiniazadas, e dos homens de boa vontade. Imagino que o Bentito seja um deles. Pena é não lhe ver tantos rasgos de Boa Vontade como seria desejável, nomeadamente na rapidez na condenação da vida d@s outr@s. Mas, helas, os valores neo-cons não são isso mesmo?

Pagan

Publicado por renaseveados em 12:35 AM | Comentários (1)

agosto 22, 2005

Os Guês dos anti-rides

Breve momento de interrupção nas actividades de ócio...

Estando eu, nos meus days off blog, gozando o Verão, bebendo as minhas caips, quando azar dos azares, resolvo, sem perceber muito bem por quê, ligar a caixa preta, a que alguns chamam televisão e que eu chamo tédio. É claro que estava a dar uma qualquer imbecilidade das que nos habituaram quer a Sick TV, quer a TVI. De repente, começam os anúncios e vê-se uma pessoa, na ordem dos 40 anos com uma bandeira arco-iris, de compleição física a dar para o forte e a dançar ao som do YMCA ou algo assim. Fundo verde. E de repente, do nada, surgem 5 ... e agora vou ter que começar a meditar mais na adjectivação... criaturas (calma, calma) vestidas do piorio possível, até havia a grande echárpe à la Isadora Duncan (beauty tip: ela morreu enforcada pela dela numa ponte... watch out!), peitos descobertos, com casacos pretos e camisas desabotoadas. É claro que a figura da bandeira arco-iris saiu de cena, suplantada pela chegada das criaturas, que clamavam por estilo. Cada um tinha um utensílio, que ia desde o so typical rolo da massa, até ao secador de cabelo. E querem tratar da imagem dos homens (o que pelo tom macho, parece logo excluir os gays). Enfim, adivinharam é o esquadrão Guê (não gê, guê).

esqbarco.jpgA sensação é a de ver uns meninos armados em beautiful people que querem pegar nos machos e transformá-los em metrossexuals. Não confudir estes gays com os outros. Os outros têm todo o tipo de profissão, gostam ou não gostam de imagem, de moda, de penteados, querem ou não querem ser beautiful people, e acredito que muitos não se revêem de todo na imagem gay metrossexual. Que é mesmo o que os senhores parecem. Preferiamos ter mais diversidade. Por exemplo, que tal alguém cuja única preocupação na vida não fosse a ruguita ou o Holmes Place? Alguém que não parecesse um Ken de borracha? Alguém capaz de mostrar que qualquer um pode ser gay e não precisa dos anti-rides para se divertir?

Enfim, prometem inúmeros posts, estes bonequinhos de plástico, armados em beauty queens (preferia beauty queers, por exemplo) a virem dizer o que fica bem e o que fica mal. Claro que as àreas de especialidade são do mais tradicional que há: decoração, penteados, modas, culinária... Preparadas para acorrerem alegremente à revistas do coração, estas criaturas prometem intensificar o esteréotipo até mais não poder. Daqui não se espera mais nada, tal como não se esperou nem se obteve com esse outro grande querido (não queerido) José Castelo Branco. Nada a não ser futilidade, anti-rides aos molhos e muita pseudo bichice carregada de preconceito.

Pagan

Publicado por renaseveados em 09:53 PM | Comentários (30)

GAY WATCH 4

1) Depois de Viseu, Portalegre. Muito grave a denúncia lançada pelas Panteras Rosa e Opus Gay. Polícia negligente, aliás, cúmplice, um homossexual de 60 anos agredido, e um forcado cadastrado a querer passar-se por vítima.

2) Afinal foi recebido com uma ovação no Festival de Sarajevo, o filme bósnio que todos queriam censurar. Boas notícias de Leste, para variar.

3) O enigmático "homem do piano" que há meses faz manchetes pela Europa fora, desde que "deu à costa" na ilha de Sheppey, Reino Unido, revelou finalmente a sua identidade. Depois de várias pistas falsas, sabe-se agora que é um jovem homossexual alemão, de 20 anos, que tentou suicidar-se na altura em que foi encontrado pela polícia, e que padece de uma grave depressão. Regressou no passado Sábado à Baviera.

4) O GRIP questiona os candidatos à autarquia portuense, a carta aberta pode ser lida na íntegra aqui em baixo.

Boss

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DO PORTO

Exmos(as). Senhores(as)

Como saberão, a última revisão constitucional levou a uma alteração do art. 13º (Princípio da Igualdade) da Constituição da República Portuguesa. Este artigo enumera as razões pelas quais "ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever (...)" e passou agora a incluir a orientação sexual. Esta inclusão, votada por todos os partidos do espectro político com representação parlamentar, implica a necessidade de lutar activamente contra a discriminação baseada na orientação sexual, que continua a existir na sociedade e na própria lei.

Nesse sentido, o GRIP – Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto da Associação ILGA Portugal – vem, por este meio, junto de S. Exa. procurar conhecer a posição e propostas que apresenta na sua candidatura para as próximas eleições autárquicas de 2005, sobre as mais prementes questões que envolvem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT).

O GRIP é um grupo de interesse integrado na Associação ILGA Portugal, que se pretende constituir como uma resposta de âmbito local para as questões LGBT a partir da cidade do Porto. Entendendo que o nível de desenvolvimento de uma cidade também se avalia pelo grau de reconhecimento da sua diversidade, consideramos urgente a criação de condições, junto da população, para uma vivência mais saudável dessa pluralidade e da orientação sexual e identidade de género de cada indivíduo. Assumindo o estatuto de segunda cidade do país, consideramos que o Porto deve procurar representar o mesmo espírito de abertura e acolhimento de outras cidades europeias, tal como se esforçou por manifestar durante o evento da capital europeia da cultura, em 2001.

De acordo com o que perspectivamos ser um bom caminho nesse sentido, consideramos fundamental:

- a criação de um centro comunitário ou de um espaço de atendimento e aconselhamento, pela defesa dos direitos da população lgbt contra qualquer discriminação em função da orientação sexual ou identidade de género;

- a parceria da Câmara Municipal do Porto com as Associações LGBT nos projectos de sensibilização da população no combate à homofobia;

- a responsabilização e acompanhamento da autarquia no cumprimento do processo de reconhecimento das uniões de facto de casais homossexuais;

- a promoção de iniciativas na área da educação sexual, junto das escolas da cidade do Porto, que permitam uma maior abertura das futuras gerações à diversidade, combatendo as limitações atentatórias da autodeterminação sexual e promovendo o livre desenvolvimento da personalidade do indivíduo;

- reforçar a protecção dos cidadãos contra a violência homofóbica.

Desta forma, consideramos pertinente apurar quais as propostas que apresenta nesta candidatura, para as eleições autárquicas no Porto, em relação às questões LGBT, sabendo de antemão que se trata de um assunto de grande interesse para muitos munícipes da cidade do Porto. Como tal, a sua resposta será publicitada, nomeadamente junto dos meios de comunicação social, assim como as respostas dos restantes candidatos às eleições autárquicas do Porto de 2005.

Gratos pela colaboração neste assunto, com os melhores cumprimentos,

GRIP – Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto
TLM: 913 334 698 / 912 461 591
EMAIL: grip.ilga@gmail.com
http://grip-ilga.web.pt

Publicado por renaseveados em 05:45 PM | Comentários (255)

BATMAN & ROBIN

Já todos sabíamos que eles se amavam, mas há quem insista em esconder a verdade, e em manda-los Directly to the Closet.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:26 AM | Comentários (6)

Chlamydosaurus kingii

frill_necked_lizard.jpg

Boss

PS: Vocês sabiam que a União Europeia (a mesma que recusou ajudas a Portugal devido à seca) financiou as Jornadas Mundiais da Juventude (CATÓLICA) com 1,5 milhões de €uros? [via Briteiros]

Publicado por renaseveados em 02:50 AM | Comentários (492)

agosto 21, 2005

DEMASIADO LONGE DE AMESTERDÃO

Aruba_map.png

Assim se poderia localizar Aruba. Esta ex-colónia holandesa das Caraíbas tem actualmente o estatuto de território autónomo do Reino dos Países Baixos, o que entre outras coisas a obriga a reconher os documentos produzidos por outras partes do reino.

Mas foi isso mesmo que tentaram sem sucesso Charlene e Esther Oduber-Lamers, duas mulheres que casaram na Holanda há 4 anos, e que quando procuraram o reconhecimento da união na ilha natal de Charlene receberam apenas pedras e forte oposição do governo local. As duas acabaram por regressar à Holanda traumatizadas com as perseguições de que foram alvo. No entanto o processo continua nos tribunais, sendo esperada uma decisão na próxima Terça-feira.

Apesar da ligação à Holanda, a sociedade de Aruba nada tem que ver com esta. Os grupos gays locais recusaram-se até a comentar este caso com medo de represálias. O neerlandês é a língua oficial, mas a mais falada é o papiamento, um crioulo português. E a religião maioritária é o catolicismo. Estes dados são também comuns às Antilhas Holandesas, onde a situação da população LGBT não deverá ser muito diferente. Recentemente a participação de um casal gay num programa de televisão holandês foi censurada na retransmissão para aquelas ilhas.

PS: Convém no entanto notar que na região caribenha Aruba é considerada uma das ilhas menos homofóbicas. Na classificação do Gay Times recebe 3 estrelinhas rosa, ao passo que a Jamaica recebe apenas 1, e Cuba 2. Portugal tem 3,5 e Espanha 5.

Actualização: O Supremo Tribunal de Aruba deu razão às duas mulheres, declarando que Aruba está obrigada a reconhecer os casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados na Holanda. O governo local promete agora recorrer para o Supremo Tribunal Holandês.

Boss

Publicado por renaseveados em 04:36 PM | Comentários (3)

agosto 20, 2005

agosto 19, 2005

Mo Mowlam

mo.jpg

Morreu Marjorie Mowlam, que sempre preferiu ser chamada simplesmente de Mo. A antiga ministra britânica para a Irlanda do Norte foi uma figura fulcral no bem sucedido plano de paz para a região. Nada como uma "devota ateísta", como a própria se definia, para apaziguar cristãos fratricidas.

Mo foi uma das primeiras figuras políticas britânicas a assumir ter fumado cannabis em estudante, e era a favor da legalização da mesma.

A sua popularidade chegou a superar a de Tony Blair no Partido Trabalhista, e muitos imaginavam-na a habitar futuramente o número 10 de Downing Street. No entanto divergências com Tony Blair, que se sentia ameaçado pela sua popularidade, acabariam por ditar o seu afastamento da vida política no final dos anos 90.

O tumor cerebral que provocou a sua célebre queda de cabelo, levaria a melhor apenas em 2005. Como boa ateísta que era, tinha deixado escrito em testamento a vontade de não ser mantida viva artificialmente. Sendo um exemplo de dignidade até na hora da despedida. Até sempre.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:36 PM | Comentários (3)

É O QUE DÁ USAR SAPATOS VERMELHOS

«Sporting aposta no ataque para se defender de investidas 'cristãs'» - manchete do Diário de Notícias

Boss

Publicado por renaseveados em 02:32 AM | Comentários (0)

OS SAPATINHOS, MEU DEUS, OS SAPATINHOS

18popel.jpg
Via Proceed at your own risk

Para quê tanto exibicionismo? Para quê querer ser sempre diferente dos outros? Para quê esta recusa em usar o calçado tradicional masculino? Não podia ser mais discreto? Rezar em casa? Dentro de casa cada um faz o que quer, e calça o que lhe for mais confortável... Mas isto!? Só serve para chocar as outras pessoas...

Boss

Publicado por renaseveados em 01:40 AM | Comentários (24)

THE BIG GAY READ

Integrada nas celebrações do Gay Pride de Manchester, vai começar uma caça ao melhor romance homossexual britânico, inspirada no projecto da BBC, The Big Read, que revelou que "O Senhor dos Anéis" é o romance preferido pelos britânicos, e que "O Alquimista" de Paulo Coelho está em 94º na lista de preferências. O projecto poderá ser acompanhado no site biggayread.com a partir de dia 26. Mas já existe uma "lista prévia", que pode ser consultada aqui. Vários dos livros listados já foram adaptados ao cinema ou televisão, e um deles é o vencedor do Booker do ano passado. O objectivo de tudo isto é promover as obras com temáticas LGBT junto do grande público. No site da BBC a discussão já vai longa.

Boss

Publicado por renaseveados em 01:33 AM | Comentários (2)

agosto 18, 2005

LA VIDA ES UNA TÓMBOLA

Se ainda alguém duvidava que o futebol português é um jogo de azar, pode deixar de duvidar. Nas próximas quatro épocas o campeonato terá a designação "Liga 'betandwin.com". A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é que não gostou da brincadeira, pois apesar de parecer mesmo uma brincadeira de Carnaval, isto é a sério, e a SCML é muito zelosa do seu monopólio.

Já a minha preocupação neste momento é, valerá a pena apostar noutra canção que não Waterloo, dos Abba, para vencer o Espectáculo do 50º aniversário do Festival Eurovisão da Canção?

Boss

Publicado por renaseveados em 10:50 PM | Comentários (2)

QUAL BRAVURA? QUAL FESTA?

banner_tourada.gif

Ou como dizia um amigo meu, não é preciso foder o touro para se foder o forcado, e não é preciso ser forcado para se ser encornado. Sim ao sexo bestial, não à bestialidade na arena.

Boss

Publicado por renaseveados em 09:45 PM | Comentários (15)

Festa Brava

Como calor e as actividades ao ar livre, a dedicação à blogage decresce. No entanto, não queria deixar passar a oportunidade de revelar que estive no fim de semana passado nas Festas do Barrete Verde em Alcochete. No Domingo à tarde, assisti a uma corrida de touros onde participaram os forcados amadores de Alcochete. Nem sempre mantemos relacionamentos saudáveis com os nossos ex, mas ainda consigo que um tal forcado me convide para estas festarolas bravas. O convite estende-se também a quem quiser estar em Samora Correia na Segunda-feira à noite para uma corrida à portuguesa com o mesmo grupo de forcados. As festas em Samora decorrem desde hoje.

Drocas

Publicado por renaseveados em 08:54 PM | Comentários (4)

Willkommen in Köln!

bem_vindo.jpg
B16 na chegada a Colónia. Foto: El País

Estamos contentes por não o ver. (Não se aplica a quem sintonizar a RTP1).

Boss

Publicado por renaseveados em 04:16 PM | Comentários (5)

agosto 17, 2005

Ainda assim prefiro a Isabel II

Nesta página dirigida aos mais jovens resume-se a vida do rei bíblico David. Qualquer criancinha com o mínimo de bom senso percebe que o homem era um valente escroque e um criminoso do piorio. Mas não é essa a ideia que se faz passar. O homem é apresentado como um verdadeiro herói.
David é um destemido guerreiro e hábil político, que mata todos aqueles que considera seus opositores. A sua história tem porém uma nódoa: o adultério cometido com a mulher de um dos seus generais, o que lhe trouxe efectivamente alguns problemazitos. Mas o bravo David não esteve com meias medidas e cortou o mal pela raiz, matando o marido da amante; afinal o homem era um transtorno. Ah g’anda David!! Apesar deste acidente de percurso, David era extramente crente (felizmente!), e um músico e poeta notável.
O que é extraordinário é o final do texto: “Dadas estas qualidades [crimes de guerra, adultério, assassínio dos seus rivais], David permanece nas escrituras bíblicas como o modelo do rei ideal, que deus enviará para salvar o seu povo. O messias anunciado pelos profetas é frequentemente conhecido como o filho de David”
Depois deste texto tão belo, desta história tão comovente, ainda me pergunto por que raio não sou cristão?

Waltz

Publicado por renaseveados em 06:48 PM | Comentários (11)

IN KÖLN, FAR AWAY FROM TEXAS

b16_koln.jpg
Preparativos para as Jornadas Mundias da Juventude em Colónia Foto: Público

É amanhã que Bento 16 chega a Colónia para celebrar o catolicismo junto dos seus mais jovens seguidores. O evento não podia ter calhado em melhor data, pois dado o seu mediatismo acabará por abafar um outro acontecimento relacionado com os mais novos, a decorrer bem longe da Alemanha. Refiro-me ao pedido de imunidade para B16, num caso de abuso sexual de menores no Texas. O papa é acusado de cumplicidade no encobrimento do caso, e contra ele existe uma carta escrita em latim em que apela precisamente ao secretismo na forma de lidar com os casos de pedofilia envolvendo a igreja católica apostólica romana (ICAR).

Casos esses que são mais que muitos, e este pedido em relação a B16 não é caso único, veja-se o do Kentucky, envolvendo 240 vítimas, referido pelo Diário Ateísta. A impunidade de muitos clérigos pedófilos e seus cúmplices acaba por ser facilitada pelo estatuto especial do Vaticano na ONU, que o reconhece como um estado, ao contrário das outras religiões. Como já havíamos indicado, existe uma campanha de uma organização católica para que esse mesmo estatuto seja revisto: seechange.org

Boss

Publicado por renaseveados em 05:18 PM | Comentários (6)

JEAN CHARLES MENEZES

menezes2.jpg

Afinal ele não correu, afinal o casaco era de ganga, afinal picou bilhete, afinal foi apanhado pela polícia ainda vivo, afinal foi atingido pelos tiros quando estava sentado, afinal...

Boss

Publicado por renaseveados em 04:59 PM | Comentários (4)

NÃO ESTÃO LOUCAS, SÓ UM BOCADITO PEDRADAS...

mari.jpg
Mosnews

Em Sverdlovsk, nos Urais, as vacas passarão a ser alimentadas com rações que incluem marijuana. Isto porque os serviços federais de controlo das drogas concluiram que caso destruíssem toda a plantação no meio da qual estavam as 40 toneladas de marijuana encontradas, não haveria alimento suficiente para o gado. Assim, apesar de não conhecerem os possíveis efeitos no leite que vier a ser produzido, decidiram alimentar as vacas com a mistura resultante. Aguardemos por novas de Sverdlovsk para mais conclusões...

Boss

Publicado por renaseveados em 02:30 AM | Comentários (4)

agosto 16, 2005

Happy/Unhappy Birthday

Madonna faz 47 anos hoje e toda a família foi festejar para a sua Ashcombe House no english countryside. Parabéns!

Por pouca sorte, montou um dos seus novos cavalos e foi atirada ao chão. Esse impacto partiu-lhe 3 costelas, um osso do pescoço e ossos de uma mão.

02m.jpg

Com alguma sorte, tem um marido que a levou de imediato para um hospital, de onde terá alta esta noite.

17m.jpg

Notícia via Reuters
Fotos via Style.com

Drocas

Publicado por renaseveados em 09:00 PM | Comentários (10)

O AMOR CATÓLICO COMOVE-ME

E não me refiro ao amor universal, "amai-vos uns aos outros", que todos os católicos sentem por todas as pessoas coff coff, nem ao seu amor pelo papa B16, que os faz gastar 100 milhões de €uros numa festa, nem mesmo ao seu amor pelo sexo sem barreiras, que torna o preservativo um objecto raro em Colónia por estes dias. Refiro-me sim ao amor mais simples e honesto de um católico por outro católico, aquela cumplicidade que só dois católicos poderiam partilhar. É assim um testemunho desse amor que quero homenagear aqui, Seltsame Gäste beim Weltjugendtag ["Bizarros convidados nas Jornadas Mundiais da Juventude"] para quem souber alemão, ou a tradução comentada em inglês, Wolves in sheep's clothing ["Lobos em pele de cordeiro"]. Bonitos artigos de sites católicos sobre uma organização irmã, a KJGay - uma organização de jovens alemães LGBTS, aliás, LGBS apenas - Trans não entram.

[Nota: Já agora uma advertência para quem seguir os links, e para tornar mais clara a ironia do post, inspirada na advertência usada num dos sites. My apologies that such distasteful material follows. I have avoided, when possible, making links to catholic sites but necessarily must refer to some of their content.]

Boss

Publicado por renaseveados em 08:26 PM | Comentários (4)

BRAIN SIN WASH AT KÖLN'05

catolicos.jpg
Jovens católicos norte-americanos na chegada a Colónia [via Correio da Manhã]

Está quase a começar a grande festa dos jovens católicos na Alemanha. Onde como já havíamos anunciado, haverá indulgências para os participantes, i.e., perdão de todos pecados a troco da participação nas celebrações. Não se percebe bem qual será a intenção dos jovens da foto, se fazer uso dessa benesse aproveitando para profanar símbolos religiosos na véspera das celebrações, se uma tentativa psicadélica de agradar a Bento 16. Enfim, venha o Diabo e escolha! Só não os pode levar, pois o lugarzinho no céu veio de bónus com a passagem de avião...

Boss

Publicado por renaseveados em 04:28 AM | Comentários (2)

agosto 15, 2005

The Education of Max Bickford

educationbickford.jpg

A Educação de Max Bickford está em repetição na 2:, mas é a primeira vez que a acompanho. Foi a presença no elenco da Marcia Gay Harden que me chamou primeiro a atenção, mas depois o ambiente académico da universidade feminina onde se desenrola a série (a ficcionada Chadwick College) prendeu-me definitivamente como espectador. Esta é também a única série televisiva que conheço onde a transexualidade é tratada de forma séria e positiva. Erica, na foto de casaco vermelho, é a personagem transexual e professora universitária. Começa daqui a 10 minutos, e passa de Segunda a Sexta.

Boss

Publicado por renaseveados em 11:20 PM | Comentários (0)

RED AND BLUE

mn_bizarro_cartoon.jpg

Dois textos para um só desenho, à esquerda a versão blue state, denunciando a discriminação dos casais homossexuais em relação às visitas hospitalares, e à direita a versão red state, sem qualquer referência à homossexualidade. Hoje em dia na América se um cartoonista quer ser publicado em todo o país tem que se versatilizar, que é como quem diz, fazer cartoons para alguns jornais, e derivados de cartoon para outros. [via San Francisco Chronicle]

Boss

Publicado por renaseveados em 11:07 PM | Comentários (1)

E que tal uma psicanálise?

O arcebispo de Riga, o cardeal Janis Pujats, criticou hoje duramente a primeira marcha gay organizada na Letónia no mês passado. Na marcha desfilaram corajosamente cerca de 50 gays, debaixo de violentos insultos homofóbicos de centenas de contra-manifestantes.
O cardeal acusou os homossexuais de terem ido demasiado longe na exibição ridícula da sua sexualidade. Durante a homilia da festa da assunção, transmitida em directo pela televisão e rádio públicas, Pujats afirmou: “Durante o domínio soviético o ateísmo reprimia a religião. Hoje, vivemos uma forma de ateísmo sexual, ainda mais perigoso e infectante. Os valores espirituais desaparecem no meio das anomalias sexuais”.

Para mim é inacreditável que um arcebispo que exibe abertamente a sua castidade, critique quem exibe a sua sexualidade publicamente. É ainda formidável que considere anormal uma prática sexual entre duas pessoas consentidas, enquanto que ele próprio decidiu reprimir, de forma anti-natural, a sua sexualidade. A mim parece-me apenas mais um homenzinho infeliz, que tenta transpor as suas frustrações sexuais a terceiros.

Waltz

Publicado por renaseveados em 10:26 PM | Comentários (2)

E a mãe do Pluto era a Pluta

12% of adult Americans believe that Noah's wife was Joan of Arc

No país onde 92% dos lares possui pelo menos uma cópia da bíblia, são estas as pérolas do conhecimento americano sobre o velho e novo testamentos.

Waltz

Publicado por renaseveados em 06:15 PM | Comentários (2)

agosto 14, 2005

NOVAS EXECUÇÕES DE HOMOSSEXUAIS NO IRÃO

O projecto GayRussia.Ru recebeu uma mensagem urgente da Persian Gay and Lesbian Organisation indicando que há indícios fortes do Irão sobre novas execuções públicas de homossexuais. Ahmad Choka e Farbob Mosta'ar serão executados no Irão no dia 27 de Agosto de 2005 na praça central de Arak. Foram presos três meses antes.

Entretanto novas informações e fontes iranianas têm negado a versão das autoridades do país, de que os dois adolescentes enforcados no mês passado teriam sido condenados pela violação de um terceiro adolescente. Esta versão aliás, contradizia ainda a sharia, a lei islâmica, segundo a qual a honra desse "suposto violado" teria que ser reposta, o que passaria pela sua morte.

O impacto das imagens do enforcamento de Ayaz Marhoni e Mahmoud Asgari (assim se chamavam os jovens) foi grande, e é provavelmente por isso que a oposição iraniana tem agora trabalhado na denúncia de outros casos, e não por especial simpatia com os direitos LGBT. No entanto as teorias que têm surgido em alguns blogs americanos, de que seria a administração Bush a facilitar estas informações, carece de qualquer sentido. Bush nunca usaria a execução de homossexuais como desculpa para invadir o Irão, até porque, que se saiba, é na Arábia Saudita que mais homossexuais são executados.

Em todo o caso é bom termos em mente que uma invasão norte-americana do Irão não seria nunca a solução para resolver a homofobia assassina do país, senão apenas para matar mais pessoas inocentes. Basta olhar para o Iraque onde os direitos das mulheres e dos homosexuais estão em risco de ficarem piores do que na era Saddam, com a possível introdução da sharia na constituição do país.

Boss

Publicado por renaseveados em 04:06 AM | Comentários (3)

À ATENÇÃO DE QUEM VOTA EM LISBOA OU AMARANTE

Contos policiais (1) e (2) - leitura obrigatória para se perceber melhor porque o voto na CDU é o melhor voto em Lisboa, e porque o voto em Avelino Ferreira Torres é um atestado de... I have no words for it. Cada voto em Avelinho Ferreira Torres em Outubro próximo deve envergonhar-nos e fazer-nos pensar sobre o estado da nossa democracia. Ruben de Carvalho chama os "bois pelos nomes", como quase ninguém tem coragem de fazer.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:34 AM | Comentários (10)

agosto 13, 2005

PRAGMATISMO PECUÁRIO

«A minha opinião de fundo está tomada. [sou contra] Em relação ao aborto tenho uma solução muito pragmática: temos um problema demográfico gravíssimo, uma população envelhecida ao ponto de colocar em risco as pensões de reforma e, por outro lado, temos o dobro de pessoas interessadas em adoptar crianças em relação ao número de crianças disponíveis para adopção. Por isso, uma solução óptima é agilizar o sistema de adopção que ainda é péssimo.» Matilde Sousa Franco, viúva e deputada do PS por Coimbra.

Acrescenta ainda a deputada católica do Partido Socialista, sobre casamentos homossexuais:

«Mas isso não são casamentos! Usa-se uma técnica que tem séculos e que consiste em baralhar os termos para baralhar as ideias. Não estamos perante casamentos! São uniões, pronto. Não posso concordar com esse tipo de coisas, nem pensar! Cada pessoas faz a sua vida, dentro de portas. Acho graça que se fale disto como uma situação moderna. Isso é ignorância histórica. Sempre houve homossexuais.»

E o que Matilde não disse: Sempre foram discriminados, e assim deve continuar a ser.

E agora a pergunta, que mais-valia trazem estas católicas militantes, como a Matilde ou a Rosário, ao Partido Socialista? Trazem algum voto? Simpatia icariana? É com essa esperança que são recrutadas, mas está por provar essa mais-valia. Já o ranço que acrescentam ao PS é inegável e de qualidade.

E assim se prostitui a alma de um partido a troco de nada, e se intensifica o cheiro a peixe podre no país, muito para além de Matosinhos.

Boss

Publicado por renaseveados em 04:05 PM | Comentários (161)

agosto 12, 2005

JULIETA & JULIETA

1123828751_2297.jpg
Foto: John Tlumacki/The Boston Globe

Estes dois cisnes vivem num parque, o Public Garden, em Boston, e são um casal-mascote muito popular, tendo sido baptizados de Romeu e Julieta. No entanto há alguns meses foram feitos testes que mostraram que afinal tratava-se de um casal de duas cisnes fêmeas (cisnesas?), resultados esses que foram mantidos secretos. Porquê? Diz Mary Hines, porta-voz do parque: «Todos os anos quando os cisnes aparecem as crianças perguntam: "Qual é o Romeu e qual é a Julieta?" É como um conto de fadas, para quê estraga-lo?» Ou seja, para a porta-voz o casal perde o encanto tratando-se de duas fêmeas.

No entanto o grande número de ovos do casal, e a inexistência de pintos, acabou por denunciar o que os responsáveis do parque quiserem ocultar. O director da Article 8 Alliance (associação homófoba que conseguiu censurar um outdoor gay recentemente, e que usa o argumento "anti-natura" para atacar a homossexualidade) goza com a situação dizendo que deve ser "algo errado no ambiente de Massachusetts" (o único estado dos EUA onde existe casamento homossexual). Mais feliz nas suas declarações é Emma Stokien, de 15 anos, que afirma que "se estão felizes assim não devem ser obrigadas a trocar de parceiro. E que seria bom ter os cisnes como símbolo da tolerância de Massachusetts."

Os cisnes são uma espécie monogâmica, sendo que os casais (independentemente de serem constituídos por cisnes do mesmo sexo ou não) permanecem unidos até ao fim da vida dos indivíduos (20 a 30 anos). [Via Towleroad]

No ano passado também o Roy e o Silo, pinguins nova-iorquinos habitantes do Central Park, causaram furor, sobretudo depois de adoptarem uma cria abandonada pelos seus progenitores. A sua história acabou por ser publicada num livro infantil: And Tango makes three.

Boss

Publicado por renaseveados em 08:30 PM | Comentários (1909)

agosto 11, 2005

PETIÇÕES CONTRA O FANATISMO

A Palmira chama-nos a atenção para uma petição contra a introdução da sharia na constituição iraquiana (o objectivo são 5.000 assinaturas, está quase). Isto significaria um enorme retrocesso dos direitos das mulheres, mesmo relativamente à ditadura de Saddam, o exacto o oposto do que foi prometido por Bush. Pode ainda enviar uma carta ao embaixador americano no país e escrever ao The New York Times para que continue a denunciar esta situação.

Entretanto a petição de protesto contra a execução de dois adolescentes iranianos corre a bom ritmo, mais de 22.000 assinaturas. Recomendamos ainda esta contra a execução de mulheres no Irão por adultério e outros "crimes terríveis". E esta contra a pena de morte para actos homossexuais consentidos entre adultos, que continua a existir em 9 países: Irão, Arábia Saudita, Afeganistão, Mauritânia, Sudão, Nigéria (estados do Norte), Iémen, Paquistão e Emiratos Árabes Unidos. Se assinares todas elas perdes no máximo 5 minutos, e no mínimo expressas publicamente a tua repulsa por todas estas barbaridades.

Boss

Publicado por renaseveados em 05:54 PM | Comentários (1509)

FAZENDO JUS À DESCRIÇÃO DE COITO PITA

«Agora, a masturbação já não é pecado.» - José Manuel Rodrigues (deputado do CDS-Madeira). No entanto diz o catecismo da igreja: «No sexto mandamento, exorta-se os fiéis a evitar "adultério, masturbação, fornicação, pornografia, prostituição, violação e actos homossexuais".» Bom, a não ser que estejam a planear ir a Colónia este mês, nesse caso podem fazer isso e tudo mais que lhes apeteça.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:49 PM | Comentários (11)

FAZENDO JUS AO NOME

«O nariz dele já está a crescer. O Zé Manel é homem de uma mulher só... Ele é democrata-cristão. Cristão da barriga para cima, e democrata da barriga para baixo...» - O deputado Coito Pita (do PSD) dirigindo-se ao colega do CDS, num debate organizado pelo Púlpito da Madeira. O segredo é não levar o disparate a sério, vale umas boas gargalhadas. Se se levar a sério, chora-se. [via JA/El GêBêTê]

Boss

Publicado por renaseveados em 02:29 PM | Comentários (7)

ISTO ESTÁ TUDO LIGADO

Até porque nem só do Esquadrão G se fala hoje na imprensa: «Preço do petróleo atinge novo recorde de 65,30 dólares»; «Verões cada vez mais quentes nas cidades europeias» e «Nevão nas praias australianas». «As reservas [de água em Espanha] estão apenas a 45,9 por cento da sua capacidade.» e «Avestruzes morrem à fome em exploração abandonada [no Crato]». Em Felgueiras há um bairro social chamado "João Paulo II" (não sei se é por isso que os moradores não querem lá ciganos); e last, but not least, «Sandy & Junior desfazem dupla» - o fim de uma era portanto.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:03 PM | Comentários (252)

ESPERO QUE NÃO LIXEM A DOS GAYS NO PROCESSO

«SIC vai ajudar a imagem dos heterossexuais»

Boss

Publicado por renaseveados em 01:41 PM | Comentários (15)

POR FAVOR COMECEM PELO DA PT

esquadrao.jpg

«Esquadrão G transforma sapos em príncipes»

Boss

Publicado por renaseveados em 03:38 AM | Comentários (4)

ELES VÊM AÍ, SALVE-SE QUEM PUDER!

«Homossexualidade invade ecrã», ou em linguagem não alarmista, de quem já passou por isso e sobreviveu, «Las tres telenovelas de mayor audiencia [en Portugal] exhiben la homosexualidad»*.

Actualização: O Correio da Manhã não conhece outro verbo para se referir a homossexuais na TV? «Cinco gays invadem televisão».

* Notar que a notícia da agência espanhola EFE foi reproduzida em vários meios de comunicação sul-americanos, da Venezuela ao México. Esperemos que influencie a produção telenoveleira destes países, pois como disse Vargas Llosa, una telenovela puede hacer más por mi pueblo que uno de mis libros.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:37 AM | Comentários (16)

agosto 10, 2005

QUE FORMA PATÉTICA DE CONSEGUIR UM AUTÓGRAFO

«U2 vão ser condecorados por Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade»

Boss

Publicado por renaseveados em 07:09 PM | Comentários (5)

Manifestações contra a pena de morte e criminalização da homossexualidade no Irão

Amanhã Paris, Montpellier e Londres serão palco de manifestações de protesto contra o enforcamento de dois adolescentes homossexuais iranianos. Mais pormenores aqui e aqui.

Waltz

Publicado por renaseveados em 12:46 PM | Comentários (21)

agosto 09, 2005

Lavas a alma, aproveitas e comes umas salsichas

Segundo a Agence France-Press , o papa-bento decidiu atribuir indulgências especiais (i.e. remissão total ou parcial das penas a cumprir como resultado dos pecados cometidos) aos participantes das jornadas mundiais da juventude, a decorrer em Colónia este mês. O perdão só será porém atribuído aos fiéis que participarem nas celebrações com suficiente devoção.
Mas fiel que ficaste para trás, e que já não vais a tempo de organizar a tua vidinha (caso a tenhas), não podendo por isso estar presente nas jornadas (damn it!!), não desesperes! Há outra solução. Estejas onde estiveres, Colónia, Freixieiro ou Patagónia, podes sempre rezar muito, muito e fervorosamente, para que os jovens apregoem a fé cristã por esse mundo fora, respeitem os seus pais e vivam em conformidade com as normas do evangelho. Se o fizeres, terás assim direito a uma fantástica indulgência parcial, de acordo com um decreto do Vaticano publicado esta semana. Porém, se tens sido mesmo mauzinho, e fizeste um rol de malvadezes de que te envergonhas, o melhor é mesmo enfiares-te num voo da Ryanair ou da Air Berlin e dar um pulinho à Alemanha.

As indulgências, que estiveram na causa da reforma protestante no século XVI, foram relançadas por JP2 no ano 2000, como forma de “recompensar” o arrependimento sincero dos fieis. Esta treta só me faz pensar que a religião é mesmo formidável. Um criminoso que dê ares de arrependimento sincero será sempre mais bem tratado do que um não crente que jamais tenha feito mal a alguém (já para não falar de um gay honesto...).

Waltz

Publicado por renaseveados em 06:31 PM | Comentários (6)

ACABEMOS COM A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

No café oiço um homem protestar contra os assaltos que lê no jornal. Nesse mesmo jornal uma notícia sobre mais uma mulher assassinada pelo marido não lhe merece mais que um encolher de ombros. É assim Portugal, um país revoltado contra arrastões inexistentes, e indiferente em relação à violência doméstica. Precisamente por ser doméstica é um mal dos outros, ou melhor, das outras. O marido bate na mulher, o arrastão se existisse, seria para todos.

Em Espanha 68 mulheres assassinadas num ano foram motivo de uma grande campanha e mobilização nacional contra a violência de género. E o governo de Zapatero avançou ainda com várias medidas legislativas preventivas, podendo a agilização do processo de divórcio ser incluída no pacote. Em Portugal não existem estatísticas oficiais, mas o levantamento realizado pela UMAR indica um número próximo ao obtido em Espanha, apesar da população ser quatro vezes menor. Para chamar a atenção para este tema, teremos a partir de hoje uma estrela por cada vítima mortal de violência doméstica abaixo do nosso banner da campanha "Stop Violence Against Women" da Amnistia Internacional. Em poucos minutos, e procurando apenas em dois jornais, encontrámos 6 vítimas só em Julho e Agosto deste ano [sem contar com as sobreviventes]. Outras não terão sido notícia. Veremos quantas mais estrelas serão somadas até ao final do ano, a esta vergonha nacional que nos devia fazer corar a tod@s.

Boss

Publicado por renaseveados em 05:28 PM | Comentários (3)

SOBE O TACÃO, DESCEM OS LUCROS

criscris.JPG
Estas ainda se podem publicar

Os tablóides britânicos têm-se divertido com as revelações de uma ex-namorada de Cristiano Ronaldo, fotos incluídas. Mas parece que os patrocinadores do rapaz não gostaram nada de o ver de tacão alto, e o valor publicitário de Cristiano está em baixa. O Banco Espírito Santo exigiu mesmo explicações, tendo sido «justificado apenas que tudo aconteceu noutros tempos e que agora Ronaldo já está mais maduro.» Coisa de crianças em suma... De qualquer modo parece-me que a providência cautelar levantada pelo jogador, para impedir republicações das fotos, não é um caso de masculinidade ameaçada, mas da carteira mesmo...

Boss

Publicado por renaseveados em 12:21 PM | Comentários (7)

AUTÁRQUICAS PRESS (1)

«Candidatura de Mário Soares a Belém não entusiasma Carrilho» (Diário de Notícias)

«Carrilho considera "brincadeira de mau gosto" notícia do DN» (Diário Digital)

«"Candidatura de Soares tem todo o meu apoio", diz Carrilho» (Portugal Diário)

«Homossexuais querem saber que propõem os candidatos» (Jornal de Notícias)

«PS-Felgueiras retira confiança política ao candidato José Campos» (Público)

«José Campos acusa líder concelhio do PS de precipitação» (RTP)

«PSD-Porto Número dois da câmara afastado das autárquicas» (TSF)

«Isaltino Morais pede suspensão da militância no PSD» (Jornal Digital)

«Honório Novo acusa Câmara de Matosinhos de financiar campanha socialista» (O Primeiro de Janeiro)

«Rosa do Aleixo desiste da candidatura» (Jornal de Notícias)

Ou seja, em 10 notícias sobre as autárquicas, 9 são sobre tricas e apenas 1 sobre cidadãos que querem conhecer as propostas dos candidatos. Lendo a imprensa será difícil conhecê-las está visto... E ainda faltam as notícias que garantem que Nogueira Pinto fica como vereadora em Lisboa ou dos apoios suspeitos do PND a Carmona Rodrigues. Tricas e mais tricas.

Boss

Publicado por renaseveados em 11:33 AM | Comentários (21)

agosto 08, 2005

DE MAL A PIOR

1) Willie Garson está farto de acharem que é gay, coisa que arruina a sua vida amorosa. (Se bem se lembram, ele representava o Stanford Blatch na Sex and the City).

2) David Akinsanya é o protagonista de um documentário da BBC porque está cansado de ser gay. Assegura que não se trata de vergonha ou homofobia internalizada, mas apenas cansaço. Talvez o David devesse questionar se os seus fracassos amorosos têm a ver mesmo com a sua sexualidade, ou antes com a sua personalidade... a mim parece-me um desistente nato.

3) Polacos não são bem vindos - diz a diplomacia bieolo-russa.

4) Nacionalistas ucranianos (incluindo várias figuras públicas) querem a expulsão de líderes judeus do país, proibição de organizações judaicas, e ainda tem a lata de chamar "nazis" aos judeus. Não muito diferentes dos nacionalistas russos (incluindo alguns parlamentares), que dizem que o judaísmo é uma religião "anti-cristã" e "desumana", pelo que deve ser banida. Mas não se aprendeu nada com o Holocausto?

5) Milhares de adolescentes iraquianos estão a ser obrigados a prostituirem-se sob a ameaça de ser revelada a sua homossexualidade à família. Se acham que esta ameaça não é assim tão grave vejam este depoimento de um zeloso pai iraquiano: «Se descobrisse que um dos meus filhos andava a fazer algo desse tipo, matava-o logo, porque é uma ofensa ao nosso "deus" e à nossa honra. Os homossexuais não são nada mais que animais». Palavras de Kudaifa Abdul Lateff, com três filhos.

Boss

Publicado por renaseveados em 10:54 PM | Comentários (3)

ATÉ O INFERNO TEM OS SEUS REQUISITOS MÍNIMOS

cartaz_bush_nz.jpg
Inferno: demasiado bom para alguns cabrões demoníacos

Este é o cartaz de uma companhia de pizzas neo-zelandesa, a Hell Pizza. E os slogans são ainda melhores que o nome. Um excelente golpe publicitário e uma bonita mensagem política, por isso já sabe, se for à Nova Zelândia, prefira pizzas do inferno.

Boss

Publicado por renaseveados em 10:21 PM | Comentários (1)

Creepy Summer

Discutia há pouco no MSN com o Tiago como a beleza pode ser perigosa. Ele lá acabou por se render aos meus argumentos... Há pessoas que nunca desejaríamos encontrar por aí.

veado_

Publicado por renaseveados em 03:57 AM | Comentários (3)

agosto 07, 2005

Saia uma sandwich de papelão, ora faxabor.

Há dias ria-me sozinho com a ironia mordaz de uma personagem de um livro hilariante (aliás, sugerido por uma rena). Philip Sparrow argumentava que ratos alimentados com cornflakes morriam mais cedo do que ratos alimentados com as embalagens de cartão dos próprios cornflakes.
- “Este tipo tem mesmo piada, pá” – pensei.

Hoje, navegando pela world wide web, descubro o seguinte:

Another unpublished experiment was carried out in 1960. Researchers at Ann Arbor University were given 18 laboratory rats. They were divided into three groups: one group received corn flakes and water; a second group was given the cardboard box that the Cornflakes came in and water; the control group received rat chow and water. The rats in the control group remained in good health throughout the experiment. The rats eating the box became lethargic and eventually died of malnutrition. The rats receiving the Cornflakes and water died before the rats that were eating the box! But before death, the Cornflakes rats developed schizophrenic behaviour, threw fits, bit each other and finally went into convulsions. Autopsy revealed dysfunction of the pancreas, liver and kidneys and degeneration of the nerves of the spine, all signs of insulin shock. The startling conclusion of this study is that there was more nourishment in the box than there was in the Cornflakes. This experiment was actually designed as a joke, but the results were far from funny. The results were never published and similar studies have not been conducted.

Afinal, parece que o livro não é só ficção.

Waltz

Publicado por renaseveados em 11:10 PM | Comentários (211)

Impossível andar de metro estes dias...

... tudo por causa das malditas feromonas

Um grupo de investigadores do Karolinska Institutet estudou a resposta cerebral a um químico derivado da testosterona. A suposta feromona, detectada principalmente no suor masculino, induz padrões de activação neuronal semelhantes no hipotálamo tanto de mulheres heterossexuais, como de homens homossexuais. Um comentário do artigo está disponível no caderno de ciência da TV Guia.
Por isso já sabem, caso se sintam a bit horny nos transportes públicos, a culpa é do mal cheiroso do lado.

Waltz

Publicado por renaseveados em 10:40 PM | Comentários (0)

CANIBALISMO ANFÍBIO

No Causa Nossa lemos o título: «Dezenas de filhos de governantes nos quadros da PT». E n'Os Tempos que correm temos um resumo: «O filho de Teixeira dos Santos; a filha de Edite Estrela; o irmão de Santana Lopes; o filho de Jorge Sampaio; o filho de Guterres; o filho de Marcelo Rebelo de Sousa; o filho de Otelo; e, e, e... trabalham na PT.» Mas onde ela devia estar, não está! Resumindo, o Sapo engoliu o sapo.

Boss

Publicado por renaseveados em 05:40 PM | Comentários (3)

Assina a petição para mudar o Irão

Lembram-se da execução de 2 adolescentes por enforcamento no Irão? Um assunto que não mereceu dos principais órgãos de comunicação social (nacionais e estrangeiros) grande ou até qualquer destaque, convém não esquecer. Decorre uma petição online (usando os mesmos meios da bem sucedida petição Buttiglione) dirigida aos líderes políticos ocidentais no sentido de pressionar o governo iraniano a acabar com as execuções e descriminalizar a homossexualidade naquele país. Eu já assinei.

veado_

Publicado por renaseveados em 01:35 AM | Comentários (0)

SOMMERSTURM (2004)

Sommersturm-2.jpg

Retomo as sugestões cinematográficas para o Verão, com um produto da cinematografia alemã, e que belo produto! Sommersturm é muito provavelmente o mais belo filme sobre adolescência que já vi, bate por exemplo a anterior sugestão, Krámpack. Tem planos lindos de morrer, uma estória estimulante, e interpretações tão reais que arrepiam... Já precisavamos de uma tempestade assim no nosso Verão. Obrigatório.

Boss

PS: Se calhar devia escrever mais qualquer coisa sobre o filme, mas não vale a pena, é ver pelos próprios olhos!

Publicado por renaseveados em 01:17 AM | Comentários (5)

agosto 06, 2005

UMA IMPOSSIBILIDADE INEVITÁVEL

No Público de hoje vem uma entrevista sobre casamento homossexual, desta vez com Pedro Vasconcelos, sociólogo da família do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) [reproduzida aqui].

Em geral está boa, mas há um ponto comum a outros artigos recentes, e do qual discordo profundamente. Ponto esse que é dizer-se que "não é possível o debate em Portugal" e que "tão cedo não haverá lei do casamento para tod@s". Sobretudo desde a legalização em Espanha e no Canadá que o casamento homossexual é uma inevitabilidade no Ocidente a médio prazo, depois dependendo das especificidades de cada país o processo poderá demorar um ou dez anos. Mas existem em Portugal todas as condições para que sejamos o 5º país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, só está a faltar uma "forcinha". Aliás, esta inevitabilidade vai muito para além do chamado Ocidente, e actualmente já se discute esta medida em sítios tão improváveis como a Roménia ou a China.

Outro ponto da entrevista a merecer reparo é a afirmação da jornalista: «São poucos os países que legalizaram os casamentos de pessoas do mesmo sexo e ainda menos os que permitem a adopção de crianças por parte destes casais.» Isto não é verdadeiro, existem 4 países onde o casamento homossexual está legalizado (Holanda, Bélgica, Espanha e Canadá) e ainda o estado de Massachusetts (EUA). Destes, só a Bélgica não permite a adopção por parte de casais homossexuais (o que poderá deixar de acontecer ainda este ano), mas vários países escandinavos permitem-no. E nos Estados Unidos são dez os estados com adopção gay, para apenas um com casamento. Mesmo em Espanha a adopção foi autorizada na Catalunha, País Basco, Aragão e Navarra antes da aprovação da lei do casamento. Ou seja, este assunto só se complica onde o preconceito e informações erradas abundam, porque quer a nível social, quer mesmo a nível económico, a adopção por parte de casais homossexuais é uma vantagem para qualquer estado civilizado.

Boss

Publicado por renaseveados em 06:42 PM | Comentários (12)

DA PERPETUAÇÃO DA HUMANIDADE

Enquanto aguardo vez para me cortarem o cabelo folheio uma "revista feminina", e encontro um artigo sobre as diferenças entre homens e mulheres. A coisa lá mistura alhos com bugalhos, i.e. factos científicos com meros preconceitos, e tira muitas conclusões erradas. Depois termina com uma frase magistral, do tipo, "Estas diferenças sempre existiram, e sempre existirão, talvez a bem da perpetuação da espécie".

Na verdade artigos deste tipo apenas garantem a perpetuação do machismo e heterossexismo, além de gaffes pseudo-científicas. Mas como estou de insónia por causa do calor, deixem-me cá escarafunchar o patético argumento da "extinção da espécie" por via do casamento homossexual. Era esta uma das ideias nas entrelinhas do artigo, e já muitas vezes ditas claramente em comentários por essa blogosfera fora.

Eu não sou um obcecado pelo "fim do mundo", mas a sustentabilidade do planeta é um assunto que me preocupa. É por isso que me considero um ecologista (ex-militante), é por isso que me preocupa o aumento populacional excessivo ou a proliferação das armas nucleares. O curioso é que estes são temas que nada dizem às pessoas que vão buscar a "extinção da espécie" como argumento contra os direitos homossexuais, ou contra os homossexuais simplesmente. A minha dúvida é, mas será que acreditam mesmo e vêem algum tipo de validade no seu discurso?

Eu diria que sim, a religião não precisa de racionalidade para fazer sentido, basta ter fé. E não duvidem que a religião é o busílis da coisa. E é por isso que por mais homossexuais com filhos ou heteros sem eles, e por mais estudos que mostrem que a homossexualidade além de não ser doença, não é contagiosa, continuaremos a ouvir a ladaínha da "extinção da humanidade por via da homossexualidade". E enquanto isso perco horas de sono graças ao efeito de estufa que não parece preocupar ninguém...

Boss

PS: A propósito disto descobri aqui uma dicussão entre "liberais" sobre homossexualidade, e onde de novo se constata o que digo. Pessoas auto-denominadas liberais, i.e., a favor da liberdade plena de p.ex. um neo-nazi se manifestar na rua etc. e tal, mas incapazes de fugirem um milímetro ao dogmatismo católico se o assunto é homossexualidade. É por isso, pelo catolicismo, que enquanto vemos que alguns países se tornaram pioneiros em matéria de direitos LGBT graças aos seus governos liberais, em países como Portugal ou Itália terá que ser inevitavelmente a esquerda laica a fazê-lo (olhe-se para Espanha), porque tão cedo a direita dita liberal, não deixará de ir à missa e rezar o terço.

Publicado por renaseveados em 03:44 AM | Comentários (20)

POR FAVOR NÃO DIGAM AO PACHECO PEREIRA QUE A GRIPE DAS AVES ESTÁ A ALASTRAR PELA RÚSSIA

Ou ainda faz um post mais sensacionalista, alarmista e tonto do que este. Obrigado.

Boss

PS: No ano passado parecia mais calminho...

Publicado por renaseveados em 02:30 AM | Comentários (165)

AOS VENCEDORES PERDOA-SE TUDO?

hiroshima.jpg
Hiroshima, 6 de Agosto de 1945

Boss

Publicado por renaseveados em 12:41 AM | Comentários (9)

agosto 05, 2005

BUSH E OS ESCUTEIROS

bush_e_os_Escuteiros.jpg
Virginia, EUA, 31 de Julho de 2005. © Reuters

Boss

Publicado por renaseveados em 06:45 PM | Comentários (56)

Need a job?

“Procura-se embaixador britânico para a Cidade Santa. Para além de uma série de capacidades sobre-humanas, exige-se ainda o domínio do francês e italiano. E com o Bento à cabeça da companhia, um bocadito de alemão também ajuda.”

O anúncio não será bem assim, mas poderia ser. O original pode ser encontrado aqui (escrever ambassador em keywords).

Quebrando com a tradição, o governo britânico recruta pela primeira vez o seu representante no Vaticano através de um anúncio, já publicado no Sunday Times. Desta vez o diplomata não será escolhido por inspiração divina. Os candidatos passarão antes por uma entrevista com um psicólogo e por uma bateria de testes psicométricos.

Seguindo a sua política de igualdade de oportunidades, o governo britânico aceita candidatos devidamente qualificados, independentemente do seu sexo, estado matrimonial, raça, idade, estado de saúde, religião ou orientação sexual. Os candidatos são ainda assim avisados pela agência Capita (caso concorram por distracção) que devem estar preparados para assistir a inúmeras cerimónias religiosas (which may cause severe drowsiness, acrescento eu).

Anyone interested, by any chance?

Waltz

Publicado por renaseveados em 06:31 PM | Comentários (11)

Hoje o criacionismo, amanhã o Pai Natal

George W. Bush promoveu mais uma vez a introdução do criacionismo inteligente (intelligent design), nos programas de biologia das escolas públicas americanas, com apoio dos conservadores cristãos.

O criacionismo propõe que a origem da vida na Terra se deve ao trabalho árduo (e provavelmente não remunerado) de uma inteligência superior, que criou todos os animaizinhos e plantinhas. Todos! Sem excepção. Mas a divindade trabalhadeira não se ficou por aí: @ pobre coitad@ ainda hoje por aí anda, num verdadeiro frenesim, introduzindo mutações “aleatórias” (qual slot machine) nos genes dos mesmos animaizinhos e plantinhas, para que as espécies possa assim evoluir. Enfim, uma canseira descomunal e... uma grande treta! Este intelligent design, história da carochinha, ou evolução para dummies (como queiram), não é mais do que um disfarce rebuscado do fundamentalismo bíblico, e serve o propósito de introduzir descaradamente a religião no ensino público da biologia.

“No meu tempo” (alto lá, nada de tirar conclusões precipitadas sobre a minha idade) o criacionismo fazia parte do programa de biologia, e imagino que ainda faça. Era referido numa perspectiva histórica, assim como a hipótese da geração espontânea e o Lamarckismo. Nesse contexto, ensinar o criacionismo nas escolas não me choca. É assim como estudar a astronomia de Ptolomeu nas aulas de História. Pronto, confesso que até tinha a sua piada. Porém, Bush defende que igual importância deve ser dada a esta hipótese anedótica do creacionismo inteligente e à teoria da evolução das espécies (Darwinismo ou neo-Darwinismo), com o argumento de que os alunos devem ser expostos as diferentes escolas ideológicas: uma baseada em dados científicos reais; outra fruto da imaginação e sem qualquer fundamento científico. Lá está, seria o mesmo nos dizerem que a hipótese geocêntrica de Ptolomeu é tão verdadeira como a hipótese heliocêntrica de Copérnico.
Esta igualdade entre factos e pura ficção sim, é grave.

Para quando o estudo dos efeitos do atrito no trenó do Pai Natal nas aulas de Física?

Waltz

Publicado por renaseveados em 05:24 PM | Comentários (6)

PARECIA UMA MARCHA

«Mais de cem candidatos gay a programa da SIC»

Boss

Publicado por renaseveados em 05:19 AM | Comentários (20)

42,4º

Ontem foi o dia mais quente do ano, e hoje promete ser pior. 42,4º foi a temperatura alcançada na Amareleja, o forno de Portugal. E não são apenas insónias aquilo que provoca esta onda de calor, uma vez mais Portugal arde de lés a lés. Não vejo TV para escapar às horas de reportagens sobre incêndios, mas aos ditos não é possível. Ontem ao princípio da tarde fez-se "anoitecer" onde vivo, tal a quantidade de fumo no céu. O que vale é que no Outono já não lembramos nada disto.

Boss

Publicado por renaseveados em 05:13 AM | Comentários (2)

NOVA GOVERNADORA GERAL DO CANADÁ

governor_general.JPGjean_michaelle050803.jpg

O Governador Geral do Canadá é o representante oficial do chefe de estado no segundo maior país do mundo. O chefe de estado como sabem é a raínha de Inglaterra, mas o Governador Geral é visto como o chefe de estado de facto. Ontem foi anunciado que a próxima Governadora Geral será Michaëlle Jean (à direita na imagem), sucedendo a Adrienne Louise Clarkson (à esquerda). Será a terceira mulher a ocupar o cargo, a primeira foi Jeanne Mathilde Sauvé, e a primeira pessoa negra. Tal como Clarkson (nascida em Hong Kong), Michaëlle Jean nasceu fora do Canadá, mais concretamente no Haiti.

A sua carreira política está longe de ser comum, já que foi enquanto jornalista televisiva da Canadian Broadcasting Corporation que se tornou famosa. Trabalhou quer no serviço em francês, quer em inglês, tendo ganho um prémio atribuído pela Amnistia Internacional. Ou seja, a sua carreira política começa agora. (Um exemplo a ter em conta por Portugal, um PR não tem que vir necessariamente do meio político.) A sua eleição não é directa, mas antes por indicação do Primeiro-Ministro e aprovação da Monarca inglesa.

Um país onde uma mulher negra (e nova!) pode chegar ao mais alto cargo de soberania, imediamente a seguir a uma mulher asiática, só pode ser aquilo que escreveu Mr. dot: O mais parecido à utopia. Viva o Canadá!

Boss

Publicado por renaseveados em 04:24 AM | Comentários (9)

agosto 04, 2005

FUNDAMENTALISTAS DE TODA A AMÉRICA: UNI-VOS!

sc.gif

A bandeira parece de um país fundamentalista islâmico, mas fica-se pela parte do "fundamentalista", e ainda não é um país. Mas há quem queira que seja. Falo da Carolina do Sul, estado norte-americano na mira dos fundamentalistas cristãos dos EUA, que estão a empreender um êxodo para aquela terra. A ideia é criar um estado com uma clara maioria fundamentalista cristã, que esteja representada no governo (o partido já existe) e onde a homossexualidade seja criminalizada, tal como o aborto ou o ensino do Evolucionismo. O ensino da religião deverá ser obrigatório, e os "dez mandamentos" a lei máxima da terra. Perde a Carolina do Sul, ganham os outros 49 estados. Este projecto substitui assim o curso de exorcismo do Vaticano, na nossa sub-secção dedicada aos fachos, na secção "Take Action", aqui ao lado.

Boss

Publicado por renaseveados em 07:31 PM | Comentários (13)

MORAL DA HISTÓRIA:

Nunca cases com um/a católic@.

Boss

Publicado por renaseveados em 06:46 PM | Comentários (0)

socialist feminist claim of the day

Equal pay is not enough. We want the moon. (Sheila Rowbotham)

Pagan

Publicado por renaseveados em 04:11 PM | Comentários (0)

CAPITALISMO DE LESTE

Na Rússia um homem queimou cerca de 20 quilos de dinheiro (correspondentes a pelo menos 100.000 dólares), só para se vingar da sua esposa.

Na Ucrânia os símbolos da "Revolução Laranja" estão devidamente protegidos pelo copyright, sendo que os lucros das vendas revertem directamente para os bolsos do filho de Viktor Yushchenko.

Boss

Publicado por renaseveados em 03:22 PM | Comentários (4)

A DEMOCRACIA CHEGOU AO MARCO?

O Jornal de Notícias classifica de inimaginável a manifestação que ocorreu ontem em Marco de Canavezes. Pela primeira vez na história do feudo de Avelino Ferreira Torres, as pessoas saem à rua para se manifestarem contra o seu executivo. Lamentavelmente não será possível ver uma "derrota em casa" de Avelino nas próximas autárquicas, já que decidiu candidatar-se em Amarante. Esperemos que os eleitores e eleitoras amarantinos dêem provas de boa saúde mental, e que este triste personagem desapareça do nosso panorama político. A Câmara de Marco de Canavezes tem um défice de 45 milhões de euros.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:21 PM | Comentários (7)

A GOSTO

image097.jpg
© Greg Thompson

Demasiado calor para blogar.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:18 AM | Comentários (80)

agosto 02, 2005

MAIS UMA RAZÃO PARA NÃO VER DESPERATE HOUSEWIVES

Esta série já me anda a irritar há uns tempos. Primeiro a culpa foi da SIC que a passa quando calha. Depois foram os erros do argumento, como aquele (repetido!) em que se conclui que a personagem X era a chantagista porque tinha um bloco de notas da mesma marca do bilhete da chantagem (!)... Em seguida o tom moralista que ia aumentando de episódio para episódio, anti-adultério mas pouco condenatório do fogo-posto em casa alheia. Finalmente as declarações em estilo "bicha-tonta" do criador da série, aqui referidas.

O cenário ultra-clean e o Jesse Metcalfe lá me faziam resistir como espectador. Mas depois de mais uma dose de "bichice-acéfala" de Marc Cherry acho que não dá mesmo para aguentar. Para o autor, tentar passar uma mensagem anti-homófoba na sua série é uma perspectiva "assustadora" (sic). Percebe-se agora melhor o porquê da ridicularização de um personagem (figurante aliás) activista gay logo num dos primeiros episódios. Lá porque uma série não tem uma mensagem ou consciência social, isso não significa que não tenha uma mensagem política. E se dúvidas houvesse, ficou clara qual é a desta.

Boss

Publicado por renaseveados em 02:45 PM | Comentários (92)

EU DEVO SER ISLANDÊS

«Jorge Sampaio disse ter tomado conhecimento da notícia da morte do rei Fahd "com profunda consternação" e apresentou, em seu nome e em nome do povo português, as "sinceras condolências e sentida solidariedade".» É que a minha única consternação é saber que não faltam na Arábia Saudita outros tiranos sanguinários prontos a substituir-lhe o rabo no trono do país.

Boss

Publicado por renaseveados em 12:23 AM | Comentários (398)

OLHA QUE A "COISA" AINDA ANDA POR AÍ

«Carmona Rodrigues diz que "Santana Lopes é uma coisa do passado"»

Boss

Publicado por renaseveados em 12:15 AM | Comentários (947)

agosto 01, 2005

E uma camisinha de forças para este senhor, não se arranja, não?

condom.jpg

Os preservativos são invenções de brancos, e deveriam ser por isso mesmo proibidos, afirmou recentemente Ramadhan Kajembe.

Num exemplar ataque de diarreia verbal ao bom estilo da ICAR, o deputado queniano defendeu a proibição do preservativo, cujo uso considera mesmo uma experiência dolorosa. Mais grave ainda, vários membros do parlamento, incluindo o próprio vice-ministro da educação, não só concordaram com estas afirmações, como classificaram a publicidade a preservativos de ofensiva e prejudicial à moral e bons costumes dos quenianos.

Mais de um milhão de quenianos seropositivos parece-me razão mais do que suficiente para o uso e abuso de campanhas publicitárias, por mais imorais e ordinárias que possam parecer na cabecinha tacanha destes senhores. Ou será que a castidade, a moral imaculada, e o conforto peniano valem mais do que a saúde pública?

Waltz

Publicado por renaseveados em 09:55 PM | Comentários (549)

WELCOME BACK LENIN!

lenin.jpg
cube.org

Depois do adeus em 1991, parece que alguns políticos alemães de esquerda querem a estátua de Lenine de volta a Berlin. No entanto a motivação é de direita, sad, sad, sad...

Boss

Publicado por renaseveados em 08:45 PM | Comentários (114)
Contador