Reiki - O que é?

O Reiki é uma técnica de cura natural, através de imposição das mãos. Cura doenças físicas e actua nos níveis mental, emocional e espiritual.

A palavra Reiki significa Energia Vital Universal. ‘Rei’ significa universal e ‘Ki’ é a energia vital, que existe em todos os seres dando-lhes vida, também conhecido por Prana ou Qui. O Reiki é a essência energética que existe em todas as coisas.

Durante uma sessão de Reiki, o terapeuta capta esta energia e transmite-a ao paciente, eliminando os seus bloqueios energéticos, equilibrando e vitalizando a sua energia.

Além de ser usado na cura de variadas doenças físicas, muitas pessoas utilizam o Reiki para aumentar o seu bem-estar físico e emocional, melhorando a sua vitalidade e paz interior ao longo do dia, e como ferramenta de desenvolvimento pessoal ou espiritual.

O Reiki foi desenvolvido no Japão, pelo Dr. Mikao Usui, que fundou a escola de Reiki Usui Shiki Ryoho, também conhecido por Reiki Tradicional, e trazido para o ocidente no século XX. Posteriormente foram desenvolvidas outras correntes de Reiki, na Europa e nos EUA, pelo que actualmente se pode ouvir falar de vários tipos de Reiki com variações em relação ao Reiki Tradicional. O Reiki e os seus efeitos benéficos são reconhecidos pela OMS – Organização Mundial de Saúde (órgão da ONU).

Topo

Para que Serve o Reiki

O Reiki actua em níveis diferentes:

1 - Físico: doenças e dores

2 - Emocional: aquilo que a pessoa sente

3 - Mental: aquilo que a pessoa pensa

4 - Espiritual: capacidade de se amar a si próprio e aos outros


De um modo geral podemos dizer que o Reiki aumenta a paz interior e o relaxamento, vitalizando o corpo e a mente.

Ao nível físico, o Reiki cura diversas doenças, desde uma simples dor de cabeça ou cicatrização de uma ferida, passando por uma vasta gama de doenças, até às doenças graves como o cancro.

O Reiki melhora os resultados dos tratamentos médicos de várias formas. Acelera o tempo de cura e diminui as dores e o stresse causado pela doença. Melhora o efeito dos medicamentos e reduz os seus efeitos secundários.

O Reiki é eficaz nos tratamentos de ansiedade, stresse, cansaço físico e mental, angústia, depressão, na eliminação de sentimentos de culpa, medos, dúvidas, inseguranças, raiva, ressentimentos, confusão mental e dispersão.

Melhora a vivacidade e a clareza mental, concentração, memória, produtividade, auto-confiança e auto-conhecimento.

O Reiki não cura só os sintomas, mas também a causa da doença. Desse modo, evita que a mesma doença reapareça mais tarde.

Topo

Como Actua o Reiki

O nosso corpo é percorrido constantemente por energia vital. Esta nutre os nossos órgãos e células e mantém a nossa vida, equilíbrio e bem-estar.

As doenças, ansiedade, stress e as mais diversas situações desagradáveis que ocorrem ao longo da nossa vida, criam energia negativa. Quando esta energia negativa não é dissolvida, provoca bloqueios energéticos, que impedem a energia vital de circular livremente no nosso corpo.

Quando há uma redução de energia vital ou a sua circulação é afectada pelos bloqueios energéticos, o corpo enfraquece, fica debilitado, perde vitalidade e começam a aparecer os mais diversos tipos de doenças, desordens físicas, emocionais, mentais e espirituais.

Durante um tratamento de Reiki, o terapeuta capta energia Reiki e transmite-a ao paciente. O Reiki actua sobre as necessidades específicas do paciente, eliminando os bloqueios energéticos e restabelecendo o fluxo da energia vital. Desse modo promove a cura, o relaxamento e o bem-estar.

Topo

Tratamento de Reiki

De modo geral, os tratamentos Reiki são compostos por quatro ou seis sessões, que ocorrem ao longo de duas semanas. Claro que, casos muito simples podem ser resolvidos numa sessão e outros, mais graves ou situações que existam há muito tempo, requerem a continuação do tratamento.

Em geral, cada sessão dura uma hora. Mas nos casos de pacientes em estado grave, idosos, crianças e animais, as sessões são reduzidas no inicio, e podem aumentar de acordo com a necessidade.

Durante a sessão o paciente fica deitado. Mantém-se vestido e apenas tira os sapatos e objectos metálicos, por isso é importante que traga roupa confortável.

Não há uma maneira específica de se sentir o Reiki. Cada pessoa pode senti-lo de maneiras diferentes, e o mais provável, é que o sinta de maneira diferente em sessões diferentes. Em geral, o Reiki proporciona um grande relaxamento durante a sessão e muitas vezes o paciente adormece. Também pode sentir paz e amor intensos, ver cores agradáveis ou ficar muito emotivo, recordando situações passadas. Seja como for, o Reiki está a actuar e em relação ao resultado final, nenhum modo de o sentir é melhor que outro.

Depois do tratamento algumas pessoas sentem-se vitalizadas e cheias de energia, outras em paz e relaxadas, e até sonolentas.

Durante o tratamento o terapeuta capta e transmite energia Reiki ao paciente, colocando as mãos sobre o seu corpo. Não há qualquer tipo de massagem ou transmissão de energia pessoal.

O Reiki também pode ser enviado à distância, mas sempre que possível o tratamento deve ser feito ao vivo e com contacto directo.

Muitas pessoas optam por receber Reiki regularmente de forma a manterem os benefícios do tratamento e um elevado nível de bem-estar, vitalidade e relaxamento ao longo do seu dia-a-dia.

Topo

Efeitos Secundários

O Reiki não tem efeitos secundários nocivos.

Em geral, gera apenas bem-estar e relaxamento.

Nalguns casos, o paciente pode sentir algum desconforto, físico ou emocional, devido à adaptação ao nível de energia e saúde mais elevado. Quando isso acontece, essas reacções desaparecem rapidamente e o tratamento deve prosseguir normalmente.

Por exemplo, quando pomos álcool numa ferida infectada podemos sentir dor, mas a infecção é curada. Do mesmo modo, ao receber Reiki, uma pessoa com artrite pode sentir o aumento da dor. Mas isso é porque o Reiki aumenta a circulação sanguínea da articulação, que durante alguns anos esteve sujeita a má circulação. O súbito aumento de circulação pode ser um pouco doloroso, mas é temporário e o resultado final é a cura.

Do mesmo modo, pessoas com muito stress e dificuldades emocionais podem sentir uma agitação inicial ou recordar emoções e padrões de comportamento antigos. Mas estes sintomas manifestam-se porque essas energias se estão a dissolver e a libertar, para ficarem saradas.

Durante o tratamento, é natural que se sintam algumas sensações nos chacras, ao longo da coluna vertebral, pois o Reiki abre-os, limpa-os e equilibra-os.

Topo

Contactos & Preços

Ler "Contactos & Preços"

Comentários (0) | Topo

Acompanhamento ao Domicilio

Ler "Acompanhamento ao Domicilio"

Topo

Grupos de Reiki (para pessoas com iniciação)

Ler "Grupos de Reiki (para pessoas com iniciação)"

Topo

Os 5 Princípios do Reiki

Os Cinco Princípios do Reiki foram definidos pelo Dr. Mikao Usui, o fundador do Reiki. São linhas gerais que ajudam os Mestres de Reiki a manter uma postura ética e bondosa no seu dia-a-dia, e a manter a sua própria energia equilibrada para que possam ser bons terapeutas de Reiki.

- Hoje não me zango nem critico

- Hoje não me preocupo

- Hoje sinto-me grato por tudo o que tenho e por tudo o que me rodeia

- Hoje sou honesto e trabalho para me tornar uma pessoa melhor

- Hoje sou bondoso para todos os seres vivos

Topo

Quem Sou

Ler "Quem Sou"

Topo

Leitura da Aura

Ler "Leitura da Aura"

Comentários (0) | Topo