julho 18, 2005

Esperma de porco no espaço

Espaço: China envia esperma de porco no próximo voo para analisar mutações.
Pequim, 17 Jul (Lusa) - O proximo voo tripulado chinês, previsto para Outubro, levará a bordo amostras de esperma de porco com o objectivo de analisar possíveis mutações genéticas no espaço, informa hoje a imprensa oficial chinesa.

O objectivo sera examinar as alteraçõs sofridas pelos espermatozoides no espaço e depois usar o esperma para fecundar um óvulo, para ver se os animais resultantes desta experiência apresentam ou não caracteristicas especiais.

A experiência poderá servir para observar os possíveis efeitos da concepção de um animal no espaço, tendo em conta que o código genético do porco é um dos mais parecidos com o do ser humano.

Esta investigação, a primeira do seu género no pais, será realizada pela Academia de Criadores de Gado de Chongqing (centro do pais), que acordou com a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China o transporte de 40 gramas de esperma na nave espacial "Shenzhou VI".

Os porcos escolhidos para a experiência pertencem ao tipo "rongchang", um dos mais apreciados pelos criadores de gado chineses devido à qualidade da sua carne e tambem é usado na exportação.

"Espera-se que sob os efeitos da microgravidade e dos raios cósmicos, os genes do esperma sofram alterações diversas", disseram os responsaveis pela experiência, citados pela agência noticiosa oficial chinesa (Nova China).

O projecto representa um investimento de 240.000 dolares (cerca de 200.000 euros), segundo o director da academia de Chongqing, wang Jinyong.

Embora seja a primeira vez que a China realiza uma experiência deste tipo com animais, ja enviou em missões espaciais anteriores plantas, sementes, arroz e outras cargas semelhantes, para estudar as alterações da materia organica no espaço.

CM.

Lusa/Fim

  go_up.gif  Voltar ao topo

Publicado por:Primeiro Blog - em julho 18, 2005 11:08 PM
Comentários

Olá! Estava sumida dessa cantinho... mas estou voltando! beijos

Afixado por: lua... em julho 30, 2005 04:02 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?