junho 15, 2012

C'est pas faux

Image and video hosting by TinyPic


Publicado por andre belo às 01:35 PM | Comentários (0)

junho 06, 2012

Fw: Crise

Esta noite, entrou-me um ladrão em casa, à procura de dinheiro.

Levantei-me da cama e pusemo-nos os dois à procura...

Publicado por andre belo às 04:35 PM | Comentários (0)

junho 01, 2012

Atlântico Sul

Não sei se já tinha falado disto aqui, mas deixo um link para o blogue de uma das minhas jornalistas portuguesas de eleição, Atlântico Sul, de Alexandra Lucas Coelho, correspondente do jornal Público no Rio de Janeiro. Nos seus textos, Alexandra vai estabelecendo, com paixão e inteligência, finas pontes entre o Brasil e Portugal, esses "dois países separados pela mesma língua",

A última crónica é sobre a exposição que o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo dedica à obra e à figura de Jorge Amado, no centenário do seu nascimento.

Há uns dias, saiu também este texto dela, com Isabel Coutinho, sobre Dalton Trevisan, escritor e contista brasileiro galardoado por estes dias com o Prémio Camões.

(Também não sei se já tinha dito, mas em outubro próximo, nós aqui na universidade vamos celebrar Jorge Amado, com um grande colóquio organizado por Rita Godet.)

PS: se algum dos ilustres leitores brasileiros me quiser mandar um depoimento sobre Dalton Trevisan, 6 a 10 linhas apenas, eu sou agarrador (neolusismo para "je suis preneur")! Colaborações prò blogue são benvindas!

Publicado por andre belo às 08:58 AM | Comentários (0)

maio 29, 2012

Livros percorridos: O Retorno + Estive em Lisboa e Lembrei de Você

Image and video hosting by TinyPic

Mandei vir para a biblioteca da Universidade o romance O Retorno de Dulce Maria Cardoso. Editado pela bela editora Tinta da China e considerado pela crítica portuguesa um dos melhores romances do ano passado, conta a história de uma família de Retornados, isto é, daqueles portugueses-colonos que foram obrigados a partir de Angola e Moçambique após a revolução de Abril, entre 1974 e 75, deixando tudo ou quase tudo lá. A história da família é contada pelo filho, Rui, um adolescente, que nos transporta desde os últimos dias passados em Angola a um hotel de 5 estrelas na região de Lisboa, onde foram alojadas à pressa centenas de pessoas. Um livro importante, que ajuda ao entendimento e reconciliação com uma memória difícil, até hoje.

Outro livro que li há pouco, por sugestão da Paula, aluna do "Master Amériques": Estive em Lisboa e lembrei de você, do escritor mineiro Luiz Ruffato (Companhia das Letras, 2009). Livrinho que se percorre de um fôlego, com uma escrita muito ágil, embora nem sempre fácil de entender para leitores pouco familiarizados com um certo vernáculo... de ambos os lados do Atlântico aliás. Conta a história de um brasileiro que, ao decidir deixar de fumar, provoca uma série de efeitos imprevistos e picarescos na sua biografia, entre os quais emigrar para Portugal e comer, em Lisboa, o pão que o diabo amassou.

Image and video hosting by TinyPic


Publicado por andre belo às 05:04 PM | Comentários (0)

maio 23, 2012

Image and video hosting by TinyPic
Algunos dirán, que no viene a buen tiempo este tratado de excelencias de Portugal, pues segun los infortunios presentes, mejor pudieramos tratar de sus miserias: pero yo contesto que con un poco de disciplina post-colonial llegamos lá.

[o velho António de Sousa de Macedo com uns pózinhos meus]

Publicado por andre belo às 04:32 PM | Comentários (0)

maio 21, 2012

5000

Image and video hosting by TinyPic

Este bloguinho acaba de superar as 5000 visitas. Não por dia, não por mês, não por ano, mas... desde que existe... há 4 anos e meio ou, mais rigorosamente, desde que instalei nele um programa para medir o n° de visitas.

5000 é pouco, pouquinho. Mas nem por isso deixa o blogue de existir nem de ter sua modesta ambição. A de ir criando ligação entre uma comunidade de leitores unidos em torno do interesse pelo ensino das línguas e culturas das línguas portuguesas (assim mesmo, língua no plural), em Rennes e no mundo inteiro.

Não é afinal tão modesta ambição, como se vê.

A todos os (inumeráveis, incontroláveis) leitores o meu obrigado e a promessa renovada de irmos continuando juntos por amor do tal "lien".

PS: imagem surripidada daqui.

Publicado por andre belo às 03:06 PM | Comentários (0)

Na morte de Jean-Michel Massa

Image and video hosting by TinyPic

Faleceu no passado dia 16 o professor Jean-Michel Massa que, durante quase quarenta anos, ensinou na nossa universidade. Professor de literatura brasileira, especialista em Machado de Assis, formou e orientou várias gerações de alunos de Estudos em Língua Portuguesa. Ele foi também, com a sua mulher Françoise, um grande dinamizador dos estudos sobre a África Lusófona em Rennes, estando na origem da constituição da biblioteca "Bernardino Chiche", um fundo especializado com mais de 3 mil títulos. Massa coordenou ainda uma série de dicionários sobre português e crioulos na África Lusófona.

Para ler mais reações ao falecimento de Jean-Michel Massa, sigam este link.


Publicado por andre belo às 09:38 AM | Comentários (0)

março 23, 2012

Compromisso

O candidato compromete-se a respeitar os compromissos por ele assumidos na sua declaração de compromisso.

Publicado por andre belo às 02:50 PM | Comentários (0)

Ai não nos calam

Ontem foi dia de greve geral (mais uma) em Portugal, contra a austeridade, o desemprego, a precariedade, os baixos salários. Porque este blogue não é neutro, aqui fica a versão sindical do hit sertanejo global de Michel Teló.


Publicado por andre belo às 11:50 AM | Comentários (0)

Nenhum Manuel, nenhum Joaquim, não sei o que é que se passa...

Para quem se diverte com as relações entre portugueses e brasileiros, aqui fica a entrevista (quase sem legendas) do grande humorista brasileiro Jô Soares ao grande humorista português Ricardo Araújo Pereira.

Publicado por andre belo às 11:32 AM | Comentários (0)