« Ulysses Grant | Entrada | Manuel Pereira da Silva, a imagem e a poética do ser humano »

novembro 05, 2006

Coliseu do Porto e Teatro Rivoli

Baixos-relevos em Pedra da autoria do Escultor Henrique Moreira com quem Manuel Pereira da Silva colaborou, no Coliseu e Teatro Rivoli, no Porto. (1945)

Arlindo Rocha e Manuel Pereira da Silva foram colegas de curso na Escola de Belas Artes do Porto e até esporádicamente companheiros no atelier do escultor Henrique Moreira, aos Guindais, como o regista a fotografia publicada na Galeria de Arte Perira da Silva com o URL: http://www.pereiradasilva.net/30504.html, da responsabilidade do então muito popular repórter fotográfico de "O Primeiro de Janeiro", António Silva.

Manuel Pereira da Silva foi um aluno brilhante tendo terminado o curso na Escola de Belas Artes do Porto com a classificação de 18 valores.

O Mestre Joaquim Lopes, Director da Escola de Belas Artes do Porto foi o professor de Desenho de Manuel Pereira da Silva, até ao final do curso.

Era um clássico, pelo que as suas aulas assentavam na correcção do desenho, deixando para depois do curso concluido a liberdade de expressão que cada um quisesse tomar. Soube dar a todos os seus alunos a base necessária para cada um ser, pelo menos, um bom executante.

Para a cadeira do Desenho de Ornato calhou a Manuel Pereira da Silva mestre Acácio Lino, que foi fortemente influenciado pela força atractiva do Impressionismo quando esteve a estagiar em Paris.

Nas aulas de Escultura teve como mestre Rodolfo Pinto Couto que tinha sido aluno de Teixeira Lopes e colega de Oliveira Ferreira e Alves de Sousa.

Durante o curso, Manuel Pereira da Silva foi sempre um aluno brilhante, daqueles de quem os professores gostam, sendo por isso contemplado com os prémios Soares dos Reis e Teixeira Lopes.

Do primeiro guarda grata recordação, por se tratar de um relógio de pulso Omega que usou sempre ao longo da sua vida e que, segunda as suas palavras , não o venderia nunca fosse por que preço fosse, por assinalar uma época muito importante na sua vida de aluno da Escola de Belas artes do Porto; do segundo já a recordação tem mais de estimulante que valor material, porquanto o seu valor monetário era de tal modo escasso que nem para um fato chegava.


A sua tese final - a figura de Nuno Alvares Pereira - mereceu-lhe nota alta, mas não a sua predilecção, em virtude de ter sido um tema sorteado e nunca aquele que se coadunaria melhor com a sua sensibilidade.

Publicado por pereiradasilva às novembro 5, 2006 07:18 PM

Comentários

AFAIC that's the best aswner so far!

Publicado por: Johnie às outubro 30, 2011 03:38 AM

iXmVRU , [url=http://jaxpmdojrqwn.com/]jaxpmdojrqwn[/url], [link=http://cezerphektct.com/]cezerphektct[/link], http://hptnlskxaisr.com/

Publicado por: btlifxmuqo às novembro 1, 2011 07:00 PM

9j803Z , [url=http://boahcjulrlwj.com/]boahcjulrlwj[/url], [link=http://azvndgcxllxx.com/]azvndgcxllxx[/link], http://tjfajzyofqsl.com/

Publicado por: etyirccztl às novembro 6, 2011 04:28 PM

Comente




Recordar-me?