abril 30, 2004

Yes

" A lingua da Europa è a traduçao" - Umberto Eco
Com o alrgamento da Europa a 25 paises -POLONIA, HUNGRIA, REP. CHECA, LITUANIA, LETONIA, ESLOVAQUIA, ESTONIA, ESLOVENIA, CHIPRE e MALTA - as traduçoes nao sao feitas lingua a lingua que exigiria a existencia de 360 combinaçoes mas por intermedio de uma lingua pivot, em geral o frances ou o ingles.
As novas geraçoes do mediterraneo preferem o Ingles, os novos funcionàrios de Leste tem a vantagem de se poderem formar em Harvad ou Oxford à Sorbonne.
O frances depois do alargamento da Uniao e da recusa em 1995 dos cidadaos da Suecia, Austria e Finlandia em adoptarem a lingua francesa, perdeu influencia apesar do ambiente francofono de Bruxelas - taxa inferior a 30%.
O alemao e o frances serao linguas de trabalho na futura comissao europeia . O espanhol quatro vezes mais ensinado que o frances nos EUA conhece um forte crescimento na Europa, sete vezes mais ensinado que o alemao.

Publicado por orphic em 09:25 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 29, 2004

Edificios mais altos do mundo

O seis edificios mais altos do mundo estao concentados na asia.
O Tapei 101 de Taiwan com 508 m torna-se o edificio mais alto do mundo em 2004 e jà um novo record se anuncia : em Djakarta na Indonesia esta previsto a construçao de um edificio com 558m e os fins dos trabalhos estao previstos para o fim de 2009.

Lista dos edificio mais altos do mundo por sequencia cronologica:
1. Torre eifel - 318 m (1889) - Paris, France
2. Empire State Building -381m (1931) - NY, EUA
3. John Hancock center - 343,5m (1969) - Chicago, EUA
4. Sears Towers - 442m (1974) - Chicago, EUA
5. Tunkex 85 Sky Tower - 375m (1997) -Kaushing, TAiwan
6. Citic PLaza - 391,1m (1997)- Guangzhou, China
7. Jin Mao Towers - 452m (1998) - Shangai, China
8. Petrona Towers- 452m (1998) - Kuala Lumpur, Indonesia
9. International France- 413,8m (2003) - Hong Kong, China
10. Tapei 101 - 508m (2004) - Tapei, Taiwan

Publicado por orphic em 08:31 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 28, 2004

Escutas

A luta contra o terrorismo intensificou o uso das escutas telefonicas como instrumento previlegiado dos serviços secretos no combate aos grupos terroristas, nomeadamente, à Al quaeda. A Nataional Security Agence (NSA) americana que tem cerca de 30000 empregados intercepta segundo o seu sistema Echelon cerca de 10% das comunicaçoes telefonicas em todo o mundo ( 180 milhares de minutos em 2003).
As intercepçoes realizadas jà permitiram o desmantelamento, pelo menos, de dois ataques terroristas na europa; mas se hà alguem que continua a nao acreditar na sua eficàcia è o proprio Bin Laden que pretende continuar a usar unicamente o correio humano como forma de transmitir as suas mensagens.

Publicado por orphic em 01:53 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 27, 2004

Vaticano : mulher promovida

Uma mulher foi pela primeira vez promovida a desempenhar um cargo de alta funçoes no Vaticano. O papa Joao Paulo II promoveu a irma Enrica Rossana a subsecretaria da congregaçao para os assuntos religiosos, o facto representa uma evoluçao pois è a primeira mulher a ser promovida ao seio de um ministerio relativamente importante da Igreja.

Publicado por orphic em 08:21 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 26, 2004

TROVA DO VENTO QUE PASSA

Pergunto ao vento que passa
Notícias do meu país
O vento cala a desgraça
O vento nada me diz.
Mas há sempre uma candeia
Dentro da própria desgraça
Há sempre alguém que semeia
Canções no vento que passa.
Mesmo na noite mais triste
Em tempo de servidão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não.

Poema de Manuel Alegre

Publicado por orphic em 12:20 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 23, 2004

Cibernetica

A noçao de cibernetica dada pelo dicionario Robert :
"ciencia constuida por um conjunto de teorias relativas às comunicaçoes e a regulaçao entre o ser vivo e a maquina".

Publicado por orphic em 05:02 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 21, 2004

consciencia manipulada

Em mèdia 70% da populaçao nao se identifica com nenhum partido politico, e uma das razoes principais è o baixo indice de escolaridade. A mais recente polèmica que surgiu entre as forças partidarias politicas portuguesas teve como razao o facto de a coligaçao de direita utilizar a expressao de " força portugal" na sua campanha as Europeias. A reacçao do principal partido da oposiçao foi intervir junto do tribunal Constitucional suscitando a ilegalidade do acto de campanha. O tribunal constitucional recusou o pedido mas o partido socialista considera abusivo o uso da expressao e a sua identificaçao com a campanha para euro 2004. Se ao menos tivermos consciencia do que a percentagem representa, as coisas mudam.

Publicado por orphic em 10:52 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 19, 2004

Big Brother

A falta de rigor no uso da palavra, o abstracionismo, è uma caracteristica do mundo em que vivemos. As palavras representam o contràrio do seu significado e acentuam o dualismo.
È cada vez mais dificil representar este ou aquele ideal, quanto mais a realidade. A manipulaçao è a sua consequencia invisivel que inflencia de ou outra maneira o evoluir de uma sociedade. Como mecanismos de desenvolvimento estes processos estao bem enraizados no nosso crescimento que vai criando novas formas de adaptaçao.às novas formas que vao surgindo. As novas tecnologias sao um factor determinante, sao expressao do desenvolvimento cientifico que caracteriza a sociedade actual e a que nao sera alheio o forte desenvolvimento dos ultimos anos.

Publicado por orphic em 09:08 AM | Comentários (1) | TrackBack

abril 15, 2004

Apatia

Apatia ou consciencializaçao, aqui poderemos encontrar a diferença mais marcante entre a guerra do Iraque e a guerra do vietname. A apatia generalizada da sociedade face aos acontecimentos e desenvolvimentos da guerra do Iraque è diferente de um processo de conscienlizaçao que permite colocar um fim ao conflito. Os mèdia voltaram as suas atençoes para outros acontecimentos que tem gerado a sua atençao, e o conflito continua sem ter um fim.

Publicado por orphic em 11:43 AM | Comentários (0) | TrackBack

abril 14, 2004

Mensagem errada

A comparaçao entre a guerra do vietname e a guerra do Iraque suscitou a reacçao de G. W. Bush : " eu penso que o paralelo è falso, e penso tambem que o paralelo envia uma mensagem errada as nossas tropas e inimigos".
A guera do vietname fez 60 000 soldados americanos mortos e milhares de lesados. Os mesmos numeros demorariam dez vezes mais tempo a serem atingidos na actual guerra do Iraque. Se a guerra do vietname teve algum simbolismo foi a falta de dignidade que foi atribuida as tropas norte americanas. e esta tem reflexo nos dias de hoje, pois, uma retirada do iraque representaria uma vitoria para os iraquianos e seus inimigos., segundo o actual presidente norte americano.
Se è verdade que os Estados Unidos nao vao sair do Iraque de boa vontade a pressao interna e da comunidade internacional podem ajudar a colocar, na guerra do Iraque, um ponto final

Publicado por orphic em 01:51 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 10, 2004

Sentimentos

" Je me trouve à un moment de très grande clartè de vision de choses ( ...) Ce sont des ouvres qui sont à l'ètat d'embrion, repulsives et incomprènsibles comme des foetus."
Joan Miro à J. F. Ràfols, Montroig, 26 sept. 1923

Publicado por orphic em 02:50 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 05, 2004

Paris

O orphico chegou em alta velocidade a Paris ...

Publicado por orphic em 06:16 PM | Comentários (0) | TrackBack

abril 01, 2004

Quarta dimensao

È o tempo! No mundo em que vivemos, a posição de qualquer ponto do espaço fica bem definida com três dimensões: largura, profundidade e altura. Galileu e Newton criaram a mecânica a partir dessa visão tridimensional do espaço. Para eles, a mudança na posição de um corpo no espaço em relação ao tempo era traduzida pelo conceito de velocidade. Entretanto, no final do século XIX, os físicos notaram inconsistências entre a mecânica e a teoria do eletromagnetismo que só foram resolvidas pela teoria da relatividade espacial de Einstein, em 1905. Nessa teoria, o tempo torna-se uma dimensão equivalente às coordenadas espaciais. O resultado é chamado de continuidade espaço-tempo. A relatividade tornou-se imprescindível na descrição de corpos que se deslocam a velocidades altíssimas, próximas à da luz (300 000 km/s). ?Mas, no nosso dia-a-dia, as velocidades são muito menores que a da luz e a mecânica de Galileu e Newton, bem como a noção de espaço tridimensional, são aproximações que ainda funcionam?, diz Alex Antonelli, do Instituto de Física da Unicamp.

Publicado por orphic em 03:02 PM | Comentários (0) | TrackBack