outubro 31, 2003

A visao ...

As relaçoes entre a Uniao Europeia e a china estreitam-se no dominio da cooperaçao civil. A participaçao da china no projecto Galileu e o reconhecimento do vistos turisticos a chineses na Europa sao apenas algumas medidas que visam combater o embargo decretado apos o massacre de tienamen. A cooperaçao visa o levantamento do embargo imposto à china sobre vendas de armas.

PS : Acordo para jà adiado.

Publicado por orphic em 04:51 PM | Comentários (0) | TrackBack

A outra face ...

No momento da candidatura de Portugal à realizaçao do euro 2004 algumas vozes se levantaram para criticarem a face oculta da realizaçao do evento. O dinheiro dos contribuintes iria ser gasto em estadios de futebol novos e o pais necessitava desse dinheiro para desenvolver outras àreas socio-culturais importantes, independentemente da opniao conhecida dos lobbies.
Os estadios estao ai, a prova nao tarda em começar e os numeros a serem apresentados. Antes de mais penso que seria importante desenvolver uma transparência relativamente a estes processos; as obras dos estadios jà acabaram ou estao para acabar e as derrapagens orçamentais sao inevitaveis. Quem paga, quem vai pagar, na minha opniao sao sempre os mesmos.
Que a economia vai beneficiar deste novo impulso è uma realidade incontestavel mas tambem è verdade que a sensibilizaçao e formaçao de todos os agentes è necessaria para que se crie novas estruturas que viabilizem a economia.
Por fim, o relatorio da comissao Europeia afirma que Portugal è o pais mais pobre da uniao, numa altura em que o pais atravessa um periodo de reformas è necessàrio acautelarmos o desenvolvimento dessas estruturas para o fortelecimento da economia e precavermos situaçoes como a da mà utilizaçao dos fundos estruturais.

PS : È tudo uma questao de memòria.

Publicado por orphic em 04:12 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 30, 2003

Faz o que eu digo nao faças o que eu faço ....

A Coreia do Norte tem um total de 23 milhoes de pessoas. As noticias de hoje dao conta da intençao do seu governo continuar as negociaçoes sobre o seu programa nuclear. Um governo que gasta milhoes em orçamento militar e tem de recorrer a ajuda internacional para alimentar 6,5 milhoes de pessoas segundo o Programa Alimentar Mundial alguma coisa faz de errado. A Coreia do Norte designada por a Admnistraçao Americana como fazendo parte do chamado eixo do mal juntamente com o Iraque e o Irao... o uso que se faz das palavras nomeadamente pela imprensa internacional è deploravel mas aqui o exemplo deste caso è preocupante o governo aceita continuar as conversaçoes relativamente ao seu programa nuclear ao mesmo tempo milhares de pessoas morrem de fome. Ao mesmo tempo os Estados Unidos tem estima-se 43 milhoes de pessoas que vivem na pobresa e gastam milhoes para alimentar a industria Militar...

Publicado por orphic em 04:11 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 29, 2003

ESTA CEGUEIRA TEM CURA

A Justiça é cega ... Todos sabemos que a justiça nao é cega, mas tem uma venda, alguem quer fazer o favor de a tirar.

Publicado por orphic em 03:18 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 23, 2003

Angustia

Um pouco por toda a europa os governos se tem manifestado contra o fluxo de emigrantes. Em Italia "De 1 à 1,5 million de personnes au moins sont potentiellement prêtes à quitter le nord de l'Afrique pour gagner l'Europe par le canal de Sicile." A situaçao é dramatica do ponto de vista humanitario. As situações multiplicam-se o drama humano pela luta pela sobrivencia é nos relatada todos os dias atraves de reportagens que nos dão a conhecer a realidade da vida dessas pessoas que muitas vezes so querem fugir de regimes não democraticos que se instalaram nos seus paises. A angustia destas pessoas não é compativel com hipocrisias.

Publicado por orphic em 04:04 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 17, 2003

Continua ....

Continuam a morrer pessoas no Iraque. As noticias confirmam tres militares Americanos e dois soldados mortos em Kerbala... O numero de militares mortos na guerra de "prevençao" ao regime Iraquiano sao 100 pelo menos aqueles que sabemos... mas a guerra nao tinha terminado no dia 1 de Maio?

Publicado por orphic em 04:59 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 09, 2003

Emigração

Em frança debate-se o projecto de lei Sarkozy em que se preve a aplicação de uma coima no valor de 3750 euros e a interdição para entrar em territorio Frances durante 3 anos aquele que for encontrado em territorio a trabalhar sem autorização. O projecto tem a contestação da esquerda francesa porque em vez de criar um clima favoravel a integração dos emigrantes propicia uma precarização dos mesmos. Envolto em polèmica encontra-se este texto mas não me admirava que em Portugal qualquer dia se discuta a mesma coisa.

Publicado por orphic em 04:34 PM | Comentários (0) | TrackBack

Femenização ...

Portugal tem uma percentagem pouco elevada face aos paises do Norte em relação a representatividade de mulheres a frente de cargos publicos. Existem paises do Norte da Europa que tem ja na sua historia mulheres como Primeiro Ministros. Portugal tem uma percentagem de cerca de 13% de mulheres a ocuparem cargos no parlamento. O PSOE partido Espanhol criou uma regra a que se subsumia 24%, percentagem essa superior a Francesa que e de 12,9%.
Não esquecendo o recente assassinato de Anna Lindt que ocupava um cargo no governo da Suecia; a Islandia que tem uma maior tradição na Indenpendencia da mulher ja teve uma mulher como Presidente da Republica.

Publicado por orphic em 03:49 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 06, 2003

SINTONIA

O Le monde expunha a propòsito da campanha de Le Pen para as legislativas em França em 2004 "... ses argumentaires socio-économiques conformément à la stratégie définie par le FN pour les élections de 2004 (Le Monde du 4 octobre). Elle a dépeint une "situation critique de l'Ile-de-France" en pointant "l'augmentation du taux de chômage", la "baisse des investissements", "les délocalisations" et "leur cortège de licenciements". Elle n'a pas oublié de stigmatiser "le poids de l'immigration clandestine, mais aussi légale (...) pour l'économie et les structures sociales..."
Não vos lembra ou não tera alguns pontos de contacto com o discurso de Paulo Portas- o tão famoso PP atè se podia traduzir pela sintonia de discurso entre Portas e Pen.

Publicado por orphic em 04:49 PM | Comentários (0) | TrackBack

Markting para a Portugal - Precisa-se

Numa altura em que o primeiro ministro vem a publico afirmar que podera referendar a questão da constituição Europeia tambem seria a altura indicada para produzir uma acção de marketing que se possa traduzir em politicas reais. Isto porque, esta na altura de se deixar de ouvir falar sempre mal a titulo de exemplo com outros paises da comunidade europeia; podemos ainda nos debater com algumas questões estruturais deficientes mas somos bons em muitas coisas... não è verdade... e sò conseguimos fazer isso se estivermos abertos para outras realidades de paises estrangeiros. Nomeadamente quando realçarmos os seus aspectos negativos. Mas tambem sobrevalorizando outros e nunca è demais sublinhar o exemplo da Irlanda. Pois e' tudo uma questão de imagem... è bom sublinhar que estamos em fase de alargamento a novos paises e a novas realidades.

Publicado por orphic em 03:29 PM | Comentários (1) | TrackBack

ABSURDO

A medicina è hoje um dos cursos em que a nota de acesso è mais elevada e isso acaba por produzir certos fenomenos interessantes. Um deles è o facto de haver pessoas sem vocação nenhuma a quererem exercer medicina porque o status social das pessoas que exercem esta profissão è elevado; Existe um conflito pois existem pessoas com grande vocação a ficarem de fora. Numa altura em que assistimos a uma serie de reformas em Portugal, não estariam os numeros clausulos à espera de uma reforma.

Publicado por orphic em 03:11 PM | Comentários (0) | TrackBack

Oposição sem convicção

A tão propalada discusão à volta da questao do favorecimento da filha de um ministro na entrada num curso de medicina, gerou muita polèmica mas alèm de ter levado à demissão do ministro que tutelava a pasta da educação podia ter levantado outros problemas ligados à questão. Nos estados Unidos tem-se assistido a um caso muito mediatizado que envolve uma antiga agente da CIA, porque o seu nome foi divulgado. O presidente Bush podera ver a sua posição ainda mais fragilizada porque como è sabido a oposiçao Democrata jà requereu a promoção de um procurador para investigar a situação ... Clinton caiu numa posição identica, lembre-se. Em Portugal a principal oposição nada faz cedendo essa posição e responsabilidade para o Bloco.

PS : Infelizmente e por motivos de força maior este texto devia ter sido editado na sexta-feira passada

Publicado por orphic em 02:53 PM | Comentários (0) | TrackBack

outubro 02, 2003

Blog no exilio ...

A partir de hoje o ORPHICO passa a ter nova residencia ... Deixa de ter residência em Lisboa e passa a refectir a partir de LYON - FRANCE ... A identidade e o caracter mantem-se o local de emissao è alterado por motivos de força maior ...

Publicado por orphic em 04:35 PM | Comentários (2) | TrackBack